segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Ai, Timor..

A posição dos portugueses face aos recentes acontecimentos em Timor é o produto da soma de quatro factores: nostalgia do colonialismo, vergonha, ignorância e o complexo do super homem! Independente de o assumirmos, são muitos os saudosistas das colónias, que encontrem em Timor o único território onde podemos ter alguma influência pertinente. Por outro lado, temos todas as razões para sentirmos vergonha da forma como abandonámos Timor, da indiferença com que até ao Massacre do cemitério vetamos aquele povo que fala e sente português. Por fim, os dois últimos misturam-se num único pressuposto: não fazemos a menor ideia do que se passa em Timor e aceitamos sem questionar qualquer história mal contada, mesmo quando se responsabiliza alguém por atentar contra uma pessoa, uma hora depois de estar morto. Na nossa busca de heróis, endeusamos Xanana Gusmão, sendo que todos os que estão contra ele, fazem parte do universo dos Maus. (grupo, no qual também me incluo, porquanto, também me atrai a figura simpática de Xanana, embora ignore por completo o seu pensamento, percurso e prática política).
Se Portugal fosse um País a sério, já teria exigido que uma Comissão Independente investigasse esta história terrivelmente mal contada! Mas, se isto fosse um País, alguém já teria perguntado, porque raio temos militares no Kosovo…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!