domingo, fevereiro 24, 2008

Um Domingo diferente

Num Domingo de chuva, são poucas as opções que a cidade oferece aos bejenses; ir ao parque da cidade não era possível, o Mordelo está fechado, futebol é tabu e os crepes do jardim de Bacalhau são tremendamente maus! Claro que havia a opção de ir a Serpa à Feira do Queijo, mas decidi fazer algo diferente: uma tarde nas Urgências! Ainda ponderei a ida ao Centro de Saúde: sempre é mais baratinho e perto de casa. Quando lá estive este mês, foram simpáticos, afáveis e rápidos: é verdade que fiquei na mesma, mas também não se pode pedir tudo!
Assim, lá foi às Urgências do Hospital de Beja. É giro é animado e sempre dá para ver uma imensa quantidade de pessoas conhecidas. O preço do consumo mínimo, não é mau: 8,20 €, mais 1,70€ do consumo: confesso que pelo preço, sempre deviam oferecer pelo menos um shot, mas, tirando os reformados, desempregados e milhares de pessoas com salários baixos, nem se pode dizer que o preço seja mau!
Pago o consumo, fui para a triagem: gostei! A enfermeira valia o preço! E aguça o apetite: faz regressar ao tipo à adolescência, recordando tantas e tão boas fantasias, que terminavam … nas boxers! A simpática enfermeira, depois dos meus sorrisos melosos, teve a amabilidade de me oferecer uma pulseira amarela. Fiquei encantado: fez-me sentir que estava num daqueles hotéis paradisíacos das Caraíbas, onde a pulseira dá direito a comer como uma besta, beber Margaritas e dançar com mulatas.
A espera, foram três horas muitíssimo agradáveis. É verdade que teoricamente, o máximo devia ser uma hora na esplanada, mas é tão bom estar na Urgências, que nem damos pelo tempo passar: excepto, duas ou três pessoas que a meio da seca, trocaram a chuva do Hospital por um qualquer médico particular. Das três deliciosas horas que estive de pé encostado à parede, enterneceram-me dois momentos: a excitação nervosa, sempre que a voz sexy de uma enfermeira esganiçada chamava alguém (sendo que, o escolhido, desfilara arrogante por meio dos mortais, verdadeiro premiado no Euromilhoes) e a análise da fauna das urgências: os inexperientes totalmente perdidos, os curiosos vasculhando os cantos da casa, os sensíveis que passam o tempo na rua a fumar, os ratos da Urgência que já conhecem todos os que por lá andam, os queixinhas que dizem mal dos Governos e o educadinho, que chama nomes as funcionários do Hospital!
Infelizmente, as minhas meditações foram interrompidas, como logo três horas depois, fui convidado a transpor a porta verde, penetrar no Vale Encantado das Batas Brancas e Azuis (aquilo é mesmo assim ou é o resultado da má lavagem das batas?).
Entrei e simpaticamente fui convidado a deitar-me na Marquesa! Olhei ao lado e só via plebeias, pelo que perguntei, onde estava a Marquesa com a qual me podia deitar! Lá me explicaram, que era apenas uma marquesa.. O Senhor Doutor, falava castelhano! O meu leitor que me admita o preconceito, mas apesar de gostar muito das espanholas, adorar espanholadas, nunca tive especial estima por espanholitos! Ainda tive para picar o gajo e falar-lhe de Aljusbarrota, mas tive um ataque de bom senso: não me pareceu precavido, estar a irritar o tipo, porquanto a dor era nas costas e não estava com vontade de tirar as calças e virar-me de costas para um espanholito excitado…
Ele gostou de mim! Tanto, que quis imortalizar-me e mandou-me ir tirar umas fotos especiais. E eu, fui, que sou parvo mas bem mandado!
Quando regressei da sessão de fotografias, o meu espanholito já me tinha trocado por outro paciente qualquer (estes gajos não são de confiança), pelo que fui conduzido a outro doutor! Que tinha cara de especialista! Sei pouco dos métodos da Pide, mas desconfio que este tipo fez lá o estágio: se aquilo que o gajo me fez não é tortura, então não sei o que a palavra quer dizer! Uma amiga dizia que a pior dor do mundo era ser enrabada por um preto: um dia logo lhe apresento este médico! É que com este, não dói ao inicio e depois melhora: cada segundo, foi pior que o anterior! E, deitado noutra marquesa, sendo penetrado pela pila fininha de um enfermeira que me injectava, dei comigo a perceber: com tanto local para ir num Domingo à tarde, porque razão as pessoas decidem ir a um Hospital?
A resposta, veio depois, num papelinho: cinco dias de gazeta a expensas do Estado. Agora, se um gajo não se consegue mexer, nem para dar uma mal dada, que faz 5 dias na cama?!!!

11 comentários:

  1. Mais um delicioso texto, parabéns!

    Bem, já há muitos anos que não vou às urgências, graças a Deus! Mas, pelos vistos, o que é bom nunca muda!

    ResponderEliminar
  2. Gabo-te o gosto... Realmente ainda tou para saber que fiquei eu em casa todo o dia a fazer, sendo o Hospital relativamente perto... Enfim!
    Mas agora 5 dias de cama?? Sozinho e mal acompanhado por essa inibidora de movimentos....

    Sinceramente... acho que alguém te rogou esse castigo... :)

    Beijokas da babe

    ResponderEliminar
  3. Com textos como este ninguém pode ficar indiferente. Na "má sorte" de ficar 5 dias de cama, o riso desponta pela forma como escreves...
    Levanta-te depressa da cama.
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  4. Senti ,que no sábado não estavas nos teus melhores dias .
    Não me enganei !.
    Rápidas melhoras .
    No sentido de minimizar a tua dor recomendo ,o tratamento com assistençia de enfermagem ao domicilio ,não precisas de fazer nada , elas fazem-te TUDO .

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:57

    Como é possível ter este senso de humor depois de uma crise de dores? Só mesmo tu!
    Boas Melhoras

    ResponderEliminar
  6. Após leitura de como passou a sua tarde de domingo, passei para deixar votos de rápidas melhoras... Qto ao Sr. Doutou espanholito é o que há mais plo nosso Alentejo, deixe.me dizer q as urgências de Évora estão bem apretechadas... Há uma semana tb tive um episódio, a minha pulseirinha era de esmeraldas (verde) mas só aguardei 10 minutos e fui mto bem atendida....

    Bjinho e até p a semana
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:04

    força h...vai ver k 5 dias d cama n vao ser axim tao maus =)...as melhoras...bjs

    k

    ResponderEliminar
  8. Desejo-lhe rápidas melhoras.

    ResponderEliminar
  9. Bem, para colmatar essa (minha) falha: BOAS MELHORAS!!!

    ResponderEliminar
  10. Que grande texto!!! Muito, muito bom!!

    As melhoras!!

    ResponderEliminar
  11. Ahahahah....esta merece comentário só pelo inicio em que se fala em ir ao Mordelo quando não há nada para fazer... em Évora passa-se o mesmo e entre amigo a designação para tal supermercado á a mesma....

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!