sexta-feira, fevereiro 29, 2008

O Diário do Alentejo e o Desportivo de Beja


No passado deixei aqui inquietações quando foi nomeado o novo Director do Diário do Alentejo: hoje faço mea culpa e reconheço o seu esforço em defesa dos interesses da cidade de Beja. Se o meu bom leitor reparar na notícia no canto superior esquerdo, diz que o Desportivo de Beja vai à final com o Castrense. Aplaudo. É verdade que o Beja perdeu e que não vai à final, mas notícias destas ajudam a engrandecer a moral do clube, bem carente de boas notícias! Isto sim é uma intransigente defesa dos interesses da região!

13 comentários:

  1. Anónimo16:46

    Acerca do "Diário do Alentejo" jornal que é alvo de tantos ataques seus e dos seus amigos, tenho a dizer-lhe que também não me revejo no dito jornal.Não pela sua pertença ortodoxia comunista ou pelas qualidades profissionais dos seus directores e jornalistas.Não me revejo pela simples razão de que, em minha modesta opinião, um jornal hoje, não pode ser apenas opinativo, e muito menos, quando as opiniões aí expressas são, na sua maioria, acerca de assuntos nacionais ou internacionais.Para me informar acerca desses assuntos eu leio os jornais e revistas de referência, onde os colunistas do D.A e do C.A. em geral vão respigar aquilo que escrevem.
    Um jornal,tal qual o entendo,deve ter uma forte componente de entrevistas, mesas redondas,reportagens.Tem que ser um jornal interventivo e interactivo.Não pode ser um jornal que tem uma redação que fica sentada á espera que as notícias cheguem.Tem que sair para a rua, ir á procura das pessoas interessantes que há na região, ouvir e relatar as suas opiniões, dar a conhecer as suas histórias de vida,levantar os problemas da região, discuti-los...Mas, tudo isto não existe no D.A., como não existe no "Correio Alentejo".Com a agravante de neste jornal ainda ser mais confrangedora a sua linha editorial: uma salgalhada sem critério, roçando a boçalidade e assente num provincianismo saloio e pretensamente inteligente e modernaço.Trata-se de uma versão do "Campo", só que o "Campo" era de Castro Verde...Posto isto,penso que os jornais que temos reflectem aquilo que somos:invejosos, malidecentes, mesquinhos, periféricos,bacocos...

    ResponderEliminar
  2. @nónimo, concordo com muito do que diz, mas responda-me: quem sao esses meus amigos e que críticas fiz aos profissionais do DA?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:08

    Os amigos a que me refiro são todos aqueles que emitem opiniões idênticas ou parecidas com as suas, acerca do D.A.; não quer dizer que sejam amigos na verdadeira acepção da palavra, mas sim, enquanto defensores das mesmas ideias.Se não faz críticas aos profissionais do dito jornal,pois eu faço.Aquelas que lhe apontei anteriormente.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:09

    Irónico, qb! Gostei! :)

    Não queria tecer considerandos sobre os comentários de outrém, mas não resisto à tentação. É que não resisto mesmo!
    Como tal, deixo aqui uma frase (des)feita!
    Os anónimos ladram, mas a caravana (Blog) passa! ;)

    Um bem haja ao blog mais bem pensado e escrito da cidade de Beja!

    Uma abraço!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:23

    Sabias que o dito Director trabalhou em jornais desportivos de renome nacional. Se calhar aprendeu bem a lição "há que defender as cores defendidas pelo jornal".
    É por isso que o Beja vai à final!....
    Alguém sabe qual é a formação Académica do novo Director do DA. Se calhar isso poderá explicar algo...

    ResponderEliminar
  6. @fcp - o homem trabalhou no jogo ou na sport tv?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:36

    Na "Bola".
    Q2: Antropologia

    ResponderEliminar
  8. Mas, afinal, Beja vai, ou não, à final????

    É que, esqueci-me de comprar este jornal este fim-de-semana. Comprei por engano um outro e nesse, tal como no "Correio" estava publicado um artigo sobre cães de raças perigosas e todas continham uma pequena gaffe: escreveram Rottweiler com um t e Pit Bull com 2.

    Pronto, ok, o Rott emprestou um t ao Pit...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:50

    O engraçado disto é que no interior, a peça do jornalista Firmino Paixao, diz tudo: Desportivo de Beja-1-Castrense-2.
    Mudam os directores do D.A., mas ficam as "moscas". Enquanto estiver aquele incom(pereira)tente, dirigentre da DORBE do PCP e controleiro de Cuba, está tudo dito.
    Paixão perdoa-lhes que não sabem o que fazem.
    Fecharam a gráfica, mudem ou jornal, ou, fechem-no.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:52

    Rectifico o texto:
    O engraçado disto é que no interior, a peça do jornalista Firmino Paixao, diz tudo: Desportivo de Beja-1-Castrense-2.
    Mudam os directores do D.A., mas ficam as "moscas". Enquanto estiver aquele incom(pereira)tente, dirigente da DORBE do PCP e controleiro de Cuba, está tudo dito.
    Paixão perdoa-lhes que não sabem o que fazem.
    Fecharam a gráfica, mudem o jornal, ou, fechem-no.
    E por tabela a socurssal (Alentejo Popular).

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:48

    Esta conversa é familiar. Todos se enganam, nenos este amigo (o que é normal). Já percebeu que não é "Socurssal" mas sim "Sucursal". Vai na volta é por isso que o "amigo" que se julga "perfeito", não bisca em nenhum dos dois.

    ResponderEliminar
  12. @nónimo 5.48 - Confesso que não o compreendi!

    ResponderEliminar
  13. Bem apanhado este post. Um erro tremendo de quem paginou a 1ª página, mas maior ainda de quem fez a revisão. Os comentários têm algum "sumo"... pena serem sempre pela capa do anonimato.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!