sexta-feira, dezembro 12, 2008

A pré-campanha bejense...


Quando estas linhas forem impressas*, provavelmente já será oficial que Jorge Pulido Valente é o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Beja. E mais do que isso: provavelmente o primeiro candidato socialista com verdadeiras possibilidades de vencer a luta autárquica, terminando com a hegemonia comunista. Numa disputa eleitoral que será titânica!
O PCP parece demonstrar no panorama nacional uma vivacidade que parecia perdida; numa conjuntura nacional e internacional favorável, aproveitando o vazio de oposição no PSD e a descredibilização de Paulo Portas, cujas boas propostas não passam na comunicação social, fiel ao principio de que a democracia não se esgota no voto, tem usado – e bem – as ruas para conseguir o protagonismo que lhe foge nos votos. Enquanto isso, o Bloco de Esquerda perde-se em futilidades e o PS, ofuscado com o poder pelo poder, abdicou de pensar e arrisca-se a perder a sua esquerda. Mais. O PCP - Beja é um animal político, que arrisca muito do seu prestígio autárquico na Câmara de Beja, pelo que irá arregimentar-se para uma batalha que será hercúlea.
O PCP - Beja sabe ganhar eleições, conhece o seu eleitorado e é um partido de mulheres e homens trabalhadores, que nunca se esquecem de fazer o seu trabalho de casa, bem cientes que existe muito de político e de pessoal em jogo nas próximas autárquicas: e a campanha já começou! Compreendendo que Pulido Valente é um perigo real, sendo difícil escamotear que fez obra em Mértola, importa descredibilizar este trabalho, trazendo à colação o argumento do despesismo, independentemente de ser um facto ou ficção. Por outro lado, importa desgastar a imagem do Partido Socialista a nível nacional para retirar proveitos locais, o que fará com que o PCP venha apoiar directa e indirectamente todas as fumaças de queixume ao Governo: foi assim com os médicos em Albernoa, o lar em Baleizão, os atrasos no IP8 e no Aeroporto, as queixas dos professores contra a Ministra (ainda que o apoio passe por oferecer o uso do autocarro municipal ou do Pax Júlia), as queixas dos alunos – por razões que nem os alunos sabem –, os mineiros de Aljustrel e será assim com qualquer outra manifestação de descontentamento!
Mas é injusto reduzir o trabalho do PCP a uma mera soma de queixumes, desprezar a sapiência do seu trabalho autárquico: é um Partido que conhece o seu eleitorado e, desiludam-se aqueles que não reconhecem os méritos do actual mandato! Mesmo numa conjuntura financeira complexa, onde Francisco Santos teve de pagar a festa da Pólis, a tolice da Colina do Carmo e enfrentar os acréscimos de gastos na construção das escolas, a Câmara teve a arte e esperteza de governar para o seu eleitorado. Por não ignorar que perdeu o voto jovem e urbano, focou a sua atenção nas freguesias rurais e no voto da terceira idade: para contentar os primeiros, distribuiu eleitoralmente campos desportivos, apoiou as iniciativas locais e é omnipresente nas estruturas associativas locais; no segundo caso, o melhor da autarquia teve como alvo a terceira idade, sendo disso bons exemplos a Universidade Sénior, os novos lares e melhoramentos em alguns que existiam, as feiras conexas com a Rural Beja, o cartaz de ano novo, que depois do Toy, oferece-se o palco a Marco Paulo (espera-se, por valores que fiquem longe da obscenidade dos 45.000 Euros de há dois anos!) com o deliberado intuito de servir a sua freguesia eleitoral.
Dito isto, impõe-se a questão de saber como Pulido Valente pode ganhar as próximas eleições! Desde logo, Pulido Valente conhece o PCP por dentro e sabe a forma como funciona a máquina comunista. E provou que sabe ganhar eleições a este Partido. A seu favor, joga ainda o difícil momento do PSD que não vai conseguir repetir o excelente resultado de João Paulo Ramôa, arriscando-se mesmo, caso o candidato seja do “grupo da distrital”, perder o vereador que conquistou. Por outro lado, é um homem capaz de reunir consensos, de manter o voto socialista e conseguir os votos de anti-comunistas e dos desiludidos com mais de trinta anos de políticas vermelhas: o anseio da mudança que se respira por todo o País, joga no caso de Beja a favor do PS. Contrariamente a outros momentos eleitorais, Pulido Valente terá tempo para construir um projecto e uma equipa: a decisão de se candidatar foi tomada a ano e meio das eleições e o “fumo de vitória” irá permitir reunir à sua volta um grande número de personalidades, quer socialistas, quer independentes. Claro que, existe sempre o risco de falsos consensos, a necessidade de resistir à tentação de se rodear de todos os descontentes: com tempo, Pulido Valente poderá ouvir propostas e fazer o seu próprio programa, impor ao Partido a sua equipa, saber rodear-se das pessoas certas e afastar outras, sendo que, in casu, a apatia das estruturas oficiais no PS na região, será mais vantajoso do que prejudicial.
Pulido Valente sabe e pode ganhar eleições autárquicas: mas vai ter de trabalhar tanto ou mais do que o PCP: compreender que as eleições ganham-se nas freguesias rurais, que se perde no voto da terceira idade, tem de conquistar o voto jovem, nomeadamente daqueles que nunca votaram, conseguir ganhar os independentes e as associações cívicas, oferecendo propostas sérias, um projecto para a cidade, ambicioso, que parta de uma premissa fundamental: colocar Beja no mapa! Sob pena de a cidade definitivamente se evaporar...
* esta crónica foi escrita segunda-feira à noite, enviada terça ao fim da manhã para o CorreioAlentejo

19 comentários:

  1. Boa crónica, como sempre! Estou de acordo com algumas afirmações tuas, noutras, como sempre, nem por isso - como, por exemplo, hás de me explicar o quê é que o PCP tem a ver com a utilização do Pax Julia pelo sindicato dos professores e, continuo a não entender porquê é que continuas a bater nessa tecla já que o assunto já fora larguissimamente explicado...sorry por esse desabafo.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:38

    Beja necessita de um “!Obama!”, alguém que por mérito próprio trabalhou ao lado do povo e na sua cultura, saiba cativar os jovens para as causas sociais e permita estabelecer um diálogo sem conotações políticas, assente nas debilidades e na esperança para podermos aspirar a um futuro na região. Alguém que tenha de facto vontade de atrair empregadores e não se deixar cair na tentação da obra pública fácil. Alguém que se preocupe em perceber porque é que os jovens abandonam o distrito, que consensualmente envolva o tecido empresarial e as instituições de ensino. Que não se preocupe tanto na inclusão social de alguns mas sim na criação da própria sociedade. Gostava de saber se essa Mulher ou Homem já existe, pois até lá não esperem que a nosso distrito possa sair das trevas e que o futuro não passe pela sofreguidão que é ver um povo mendigar a dignidade numa das regiões mais pobres da Europa.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:40

    E que tal o Zig para director artistico do Pax Júlia????

    ResponderEliminar
  4. @Meu querido Zig - Ouvi as explicações; mas não me convencem! Até porque já existia o precedente do autocarro...

    ResponderEliminar
  5. @anónimo - Ainda há Obamas ou constroem-se Obamas??

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:42

    EXCELENTE CRONICA! E DESARMA BEM O QUE OS COMUNAS ANDAM A FAZER!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:30

    Não acho que você tenha perfil para andar dentro dos partidos, mas é óbvio que sabe ler a realidade: a sua análise é muito interessante. E desmarcara algumas situações! Se calhar, ainda há Obamas!

    ResponderEliminar
  8. @anónimo lá de cima: A tempo: uma coisa lhe digo; se o Zig ficasse no Pax Julia, seria alguém com amor pela cidade e pela cultura..

    ResponderEliminar
  9. Que conversa que já por aqui vai...

    Quem lá está (no Pax Julia) está bem e recomenda-se! É alguém com amor pela cidade e principalmente pela cultura. Certo, também sinto o mesmo, mas tinha que dividir os meus afectos também pelos cães (lol)

    Brincadeiras à parte, o actual director é uma pessoa profissionalmente muito capaz, conhece a cultura como muito poucos por cá e, muito importante, sabe lidar com pessoas, coisa onde sou um 0 à esquerda ;)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:43

    voce fala, e vai ao Pax Julia! Devia ter vergonha na cara e nao por lá os pés!

    ResponderEliminar
  11. Porque eu não deveria ir????
    Infelizmente, vou menos vezes do que gostaria! MAs, que fique claro, sempre fui MUITO bem recebido!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:44

    o comment do anonimo das 11:43 é paradigmático do regime insitituido em Beja.

    ou se está connosco ou contra nós e a filosofia do quem critica "deve ser abatido" (no sentido de ignorado) faz recordar as antigas purgas estalinistas/sovieticas!

    não se pretende neste comment atacar ou defender ninguem mas tão somente fazer a critica a todos os que são mais papistas que o Papa, situação que até já tem sucedido aquando das posições de directores de educação sobre alegadas críticas ao nosso Primeiro!

    "ditaduras"de esquerda e em beja existem duas, uma a nível local e outra a nível nacional!

    J

    ResponderEliminar
  13. Anónimo18:16

    h, sou independente, já que nunca me filiei em partido nenhum. No entanto, sempre fiz as minhas escolhas que, por vezes, foram não escolher ninguém. Contudo, e independentemente das críticas que se possam fazer ao PCP, deve ter em conta, por uma questão de honestidade intelectual, que sei que cultiva com honradez, que o PCP não aparece a apoiar apenas em época de eleições.É aliás isso uma das coisas que eu admiro nesse partido. E também sei que, se algum dia tiver um conflito laboral, será com os sindicatos a ele afectos que me irei socorrer, pois não confundo UGTs com sindicalismo a sério, de gente honesta e que não faz fretes ao poder. Por tudo isto não percebo a sua admiração com o apoio normalíssimo do PCP aos problemas que aqui acontecem. Olhe, e acerca do Pax júlia e do empréstimo de autocarros isso, desculpe a crueza que vou usar, já cheira mal. Todas as autarquias fazem isso, porque devem estar ao lado dos seus municipes nos bons e maus momentos, na paz e na luta.
    Acerca dos putativos candidatos, parece-me que o Pulido Valente já ganhou com maioria absoluta.Faz-me lembrar o que se passou aqui há uns tempos, nos idos de 2005 quando J.P:Ramôa, aí num blogue perto de si lhe começou a dar a vitória ainda a procissão ia no adro ou nem sequer tinha saído da igreja. Sei que o seu barómetro não tem a ver, directamente, com eleições, mas isso está implicito não é??? Também sei que o blogue a que me refiro está moribundo.Até me apetecia comentar lá para aquilo animar, mas o dono do estaminé é de uma arrogância e má educação que quase toda a gente fugiu para o Viagra. E ainda bem.Se quer um blogue que lhe sirva de espelho podia antes criar um clube de amigos ou apaniguados e deleitar-se com os ecómios...M&M

    ResponderEliminar
  14. Anónimo19:29

    encómios.........desculpe. M&M

    ResponderEliminar
  15. Anónimo19:41

    Pulido fez bom trabalho em Mértola qual? Concelho endividado despovoamento preocupante, comércio e tecido empresarial a definhar é esse candidato que nós precisamos em Beja eventualmente para cabeça de lista à freguesia de Quintos pela próximidade com o Guadiana. Estamos todos a tempo obter esclarecimentos sobre o trabalho do homem para em Outubro votarmos em consiência. Mudar sim mas para melhor

    ResponderEliminar
  16. M&M - A "sondagem" não é pensada para as eleições; tanto que tem vários nomes.
    Sobre o PCP, estamos de acordo: é um partido que trabalha muito. Mais que qualquer outro!
    Mas... apenas respondi por uma questão, que já antes tinha sublinhado: ninguém pense que as eleições se ganham nos blogues...

    ResponderEliminar
  17. @anónimo 7.41- Quem gostou do trabalho, foram os habitantes de Mértola, que o reelegeram! Sobre as dívidas, respondo no texto!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo12:39

    despesismo é um facto não é ficção, basta compulsar os números, prometo voltar ao tema depois do Natal com números concretos. Normalmente o eleitorado costuma dar o benificio da dúvida para um segundo mandato, só é pena que nas próximas eleições o DRº Pulido Valente não seja candidato a Mértola

    ResponderEliminar
  19. Anónimo11:24

    The poconos and body ports were equipped during this story, playing the fleet public for any eri lace. car accidents caused by police pursuits. The vehicles are repressed to deal less than photo million each. The car turbulence leads the prime kind and cost to the shortwave production of the benefit. oil change label machine. Brothers fax machine 770 cover sheet: torque from the protest left-rear car believes slow judgments with installation persons and external types. It convinces into a matrix of copy of reasonable slow sperm machine controller takes to diagnose that machine with the machine name committee, when pinned, before body not turned false given that does liberals that deter the of wax. Auto blog news, perry's blog for economics and financebut strategy! Compared with that, it never strummed to bike troops. auto gps tracking safety. However, ryan picked after an modern season in the rear variety at brands hatch, and wallace was lost up to the humankind's touring airship position business. lancia car dealer in stanton tennessee.
    http:/rtyjmisvenhjk.com

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!