terça-feira, agosto 17, 2010

Promessas por cumprir...

Infelizmente o incumprimento de promessas eleitorais faz parte do ADN da portugalidade, uma das mais lamentáveis marcas da lusa democracia, um péssimo hábito que perdura e do qual ninguém pode reclamar virgindade!
Escrevo estas linhas convicto de que apenas no fim de um mandato se deve aferir se o programa eleitoral foi ou não cumprido, sendo prematuras observações conclusivas num mandato de dez meses! Mas há uma promessa da Beja Capital que me parece perdida na gaveta do esquecimento, cuja falha me custa!
O programa Beja Capital tinha imensas lacunas; afirmo-o porque tenho legitimidade para o fazer, com frontalidade e sem qualquer falsa modéstia, sendo que, desde o primeiro dia foi assumido que aquele era um documento por concretizar! Um programa que quando foi redigido era exequível e por mais do que uma vez pedi para que me demonstrassem o contrário, sem que ninguém o tenha conseguido fazer!
Hoje já estou convicto que há coisas que não vão ser feitas: porque a situação do País é pior do que se esperava, com reflexos no orçamento municipal, porque a situação da CMB ultrapassava o pior cenário previsto há um ano atrás e, porque o mandato não tem sido perfeito! E enquanto não se dotar a CMB de massa cinzenta, de técnicos competentes, temo que o cenário não tenha grandes alterações!
A promessa de que falo e que constava do Programa é sentar na mesma mesa TODOS os candidatos nas ultimas eleições e depois a sociedade civil, de forma a assinar um pacto para o desenvolvimento da cidade, que reúna o pensamento de todos e que tenha uma dimensão temporal bem superior a um ciclo eleitoral! Tendo como base o Programa Beja Capital, reunir num documento os contributos de todos - porque de todas as sensibilidades brotam ideias válidas - e assumir o compromisso de caminhar em conjunto na defesa dos interesses de Beja, cidade, concelho e distrito!
Para cumprir esta promessa não é preciso dinheiro! Basta vontade! E pode ser clarificadora: porque permite distinguir aqueles que colocam a cidade antes dos partidos e os outros que apenas se movem por interesses partidários...

51 comentários:

  1. Anónimo01:29

    H´s pensamento bonito, infelizmente impossivel de colocar na prática.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:04

    Dois erros de facto na sua análise:
    A ideia que o aferimento do cumprimento de um programa eleitoral só se faz no final do mandato é uma ideia peregrina, o que se faz no final do mandato é o julgamento desse mesmo mandato. Exemplo: Determinado candidato prometia doze medidas urgentes para implementar se passado um ano não implementou uma, das duas uma ou não eram urgentes ou não conseguiu.
    Segundo erro de facto: Está mais do que demonstrado que a situação financeira da autarquia, não sendo excelente, não é como se provou com o documento oficial de apresentação de contas, esse monstro que o actual executivo tentou vender, e se quiser ser sério tem de admitir isso.
    Depois vem o resto, a incapacidade(para ser meigo)de parte do executivo e dos assessores e o erro estratégico que foi considerar que estava tudo mal e que era preciso mudar tudo, o que gerou uma total desmotivação e apatia da máquina autárquica.
    Depois falta outra coisa "espirito critico" não chega pessoas como o h dizerem ao ouvido dos eleitos o que lhe parece estar a correr menos bem, é preciso que o espirito critico que tiveram no passado continue a ser público pois só assim os seus amigos aleitos o vão ouvir.
    Quando fala em 10 meses, não sei se é muito se é pouco tempo, mas era um tempo fundamental para marcar um estilo, e esse tempo já passou, e por muito que queira não se repete, para além de sigificar 1/4 do mandato.

    ResponderEliminar
  3. @primeiro anónimo - Acho que é realizável!

    ResponderEliminar
  4. @segundo anónimo - divergimos: eu acho que no fim é que se fazem as contas!
    Sobre as contas da autarquia, por mais jogos florais que se façam, estão péssimas (pelas duas premissas apontadas): se o PCP quer falar nas contas, terá primeiro que pedir desculpa por ter mentido no mandato anterior!
    Não sei quem são os assessores que fala: aliás, se há erro é a falta de assessores e, contrariamente ao que diz, não ter mudado muito mais! Porque o pecado capital é ter mudado pouco, não se terem feito rupturas que eram imprescindíveis, para marcar o estilo de que fala!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:32

    Não é uma questão de divergência, não me diga que só apontou falhas e fez criticas ao anterior executivo no final do mandato? Vá lá um pouco de seriedade não fal mal a ninguém. Depois continue com os jogos florais das contas que isso adianta muito, até os seus amigos do executivo, principalmente o presidente, já perceberam que não podem eternamente escudar-se nesse argumento. Sobre o que não mudou, pode dar um exemplo? Sobre os assessores, o quadro que a lei permite está completo, pela primeira vez em muitos anos, e foram os seus amigos que os nomearam, naturalmente. Se não servem é outra conversa, mas ou mandam estes para casa e escolhem outros, ou não dá para meter mais, a não ser contornando a lei.

    ResponderEliminar
  6. @anónimo - já critiquei no passado, como vou criticar e defender no futuro! Como sempre fiz! O que disse e reafirmo é que no fim é que se faz o balanço, como percebeu e "chutou" para o lado!
    Sobre contas.. disse há meses o que tinha a dizer e é peditório que não volto a dar: o meu caro é que falou nisso..
    Não sei se é a primeira vez que o quadro está completo: mas sei que faltam quadros competentes e abundam incompetentes, escolhidos por critérios partidários! E felizmente que o novo executivo travou aquele concurso maravilha das 89 cunhas...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:09

    Mais uma excelente reflexão! Você faz muita falta: foi pena ter recusado ir para a Camara!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:17

    H a mudança faz-se com as pessoas e os funcionarios foram os primeiros a ser atacados. Por uns quantos chefes incompetentes pagam todos. Eu sinto-me desmotivado e nunca senti um ambiente assim na cmb. Seja qual for o partido que esteja a dirigir a cmb deve deixar as pessoas trabalhar. Era necessario controlar muita coisa mas de outra forma. Assim e sem os funcionarios nunca o conseguirao. Voce nao esta ca dentro mas isto assemelha-se a uma prisao.

    ResponderEliminar
  9. @anónimo - Tem toda a razão: não faço ideia o que se passa dentro da CMB! Se trabalha aí, sabe que nunca me viu!
    Como sou o primeiro a reconhecer que abundavam as chefias incompetentes; e claro que por uns não devem pagar todos!
    Honestamente desconheço como foram atacados os funcionários ou se existe o ambiente de prisão de que fala: a ser verdade, ainda há tempo para ganhar os colaboradores: porque sem a participação destes, nada se consegue!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo12:35

    h um dia conto-lhe o meu caso e outros. H ninguem se fala e os cochichos sao inimaginaveis. Existem pessoas com baixas psicologicas. Enfim... Isto nao e forma de trabalhar e continuam a premiar-se os incompetentes. E sabe aqui como em muitos locais as pessoas so falam sob anonimato sob pena de sofrerem represalias. O ambiente na cmb esta mesmo muito mau.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo12:46

    "porque a situação da CMB ultrapassava o pior cenário previsto há um ano atrás" fui eu que falei de contas? Sobre o que não mudou e devia mudar, cortou para canto. Sobre o quadro de assessores diz que " faltam quadros competentes e abundam incompetentes" suponho que tem uma listinha com uns e outros, não quer partilhar connosco? Sobre a competencia dos actuais assessores chutou para canto novamente, não se dizem dos amigos certas coisas em público, só dos outros.
    E agora um desafio diga-me, se não souber pergunte, dos anteriores executivos quantos chefes de divisão ou chefes de serviço eram do PCP ou da CDU?

    ResponderEliminar
  12. Pedrada no charco ...12:55

    No bate papo do dia a dia, consta que tanto nos funcionários como nos eleitores - municipes, o descontentamento e o descrédito começam a corroer o actual estado de coisas.
    Quando existem problemas é urgente encontrar soluções como dialogar e informar, e estas pequenas / grandes coisas não têm custo, é necessário apenas VONTADE, e passar a mensagem !!!

    ResponderEliminar
  13. @anónimo - Tem toda a razão! Durante o longo mandato comunista todas as contratações para a CMB, para o EMAS, para a AMALGA obedeceram a estritos critérios de competência técnica e a CMB está cheia de quadros de reputada competência! Assim fica feliz?

    ResponderEliminar
  14. Anónimo14:55

    Não fico feliz mas daí a dizer que todos os quadros contratados são incompetentes...Concordo com a leitura do Pedrada no Charco mas o que acho é que não há vontade nem capacidade para mudar o rumo inicial.

    ResponderEliminar
  15. @anónimo - Como penso que compreende, desconheço as pressões e perseguições que fala! A existirem, infelizmente, acontecem demasiadas vezes! Quiçá um dia eu fale mais sobre isso...

    ResponderEliminar
  16. @anónimo - Nunca disse que todos os quadros da CMB são incompetentes! Aliás, muitas vezes defendi os funcionários da autarquia! Mas que há muita incompetência, há! Que está mal dimensionada, está! Que falta massa cinzenta: sim, muitíssima!
    PS - já viu como transformou um comentário crítico meu à CMB, no contrário do que pretendia?!!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo15:19

    As coisas não estão a correr bem, isso começa a ser claro. A culpa de quem é?
    Do anterior executivo e do pessoal da autarquia.
    Ao actual executivo e seus assessores nenhuma culpa pode ser assacada. Como diz um outro bloguista " o homem tem o dom de passar entre os pingos da chuva" e isso não está ao alcançe de todos.

    ResponderEliminar
  18. @anónimo - Escrevi o que penso e fui claro! Mas tenho consciência que nem todos conseguem perceber!

    ResponderEliminar
  19. PS - sobre o post que refere, isso sim é um tratado de desresponsabilização...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo19:10

    H, se sabe das incompetências, sabe certamente das imensas pressões a que estão sujeitos os funcionários da CMB. Deve ver toda a realidade e não aquela que apenas quer fazer passar. Julgo-o uma pessoa inteligente para pactuar com actos como aqueles que estão a ser praticados no Município. Não existe método de trabalho. É o espírito do controlo total sem descentralizar. Como sabemos, nos novos modelos de organização, funciona uma estrutura inversa a esta, extremamente flexível e descentralizada.
    O problema é que aqui não existe rumo estratégico e o mais preocupante é que já passou um ano e continua-se a tentar encontrar fantasmas. H é impossível não perceber o estado a que a CMB chegou. Era mau anteriormente, mas agora está PÉSSIMO. Devia informar-se melhor pois não me parece correcto que pactue com atitudes como as que estão a ser praticadas na CMB. Um conselho: Se não conhece, informe-se melhor.

    ResponderEliminar
  21. @anónimo - com que atitudes é que eu pactuei?!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo19:37

    Uiii que dói estes socos secos no estomago

    ResponderEliminar
  23. Anónimo19:38

    H não me entendeu. Como referi, acho que é uma pessoa inteligente e como tal deve contribuir para que muitas das situações que ocorrem na CMB terminem. Informe-se melhor. Cumps

    ResponderEliminar
  24. @anónimo 19.37 - que lhe dói?

    ResponderEliminar
  25. @anónimo 19.38 - Se existem.. não tenho como impedir! Como sabe, não estou ligado à CMB!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo19:53

    H, por isso lhe disse o que disse. Se tiver alguma capacidade de influencia, influencie positivamente. O barco está a ir ao fundo e já não existe muita margem para desculpas. Ou ganham os colaboradores ou então o futuro não será risonho. Sabe eu prefiro encontrar soluções em vez de andar constantemente a procurar culpados.

    ResponderEliminar
  27. @anónimo - acredite, não tenho a menor capacidade de influência! Sou apenas aquilo que escrevo!

    ResponderEliminar
  28. Anónimo21:57

    H, não se substime... Um abraço

    ResponderEliminar
  29. Abraço.. e boa sorte!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo22:18

    H, é legal tirar fotos a uma pessoa sem o seu consentimento?

    ResponderEliminar
  31. Sem o meu consentimento?!! Claro que sim: todos os dias tiram milhares fotos sem ninguém me perguntar se consinto ou não!

    PS - Sei o que pretendia, mas não me leve para esse caminho!

    ResponderEliminar
  32. Dica22:22

    O bom senso aconselha a que a massa cinzenta bejense nos blogs que participa, colabora e constrói com opinião o que constata, deseja e fomenta, é que se consiga ponderar a vários níveis o garante da boa funcionalidade da autarquia bejense.
    Desenvolvimento, emprego e verdade serão impossíveis de concretizar ?

    O quadro político é diversificado e com pessoas, e é necessário encontrar as soluções e convicto estou porque conheço e acredito nessas mesmas pessoas decisoras que gerem os destinos com outras novas poderão ter, um balanço final positivo, demos tempo ao tempo .

    Criticar é fácil mas, construir é um pouco mais difícil mas, tenho fé que é realizável.

    A " ESPERANÇA " não se perde e apesar de certos erros, depois de corrigidos o caminho faz-se caminhando ...

    ResponderEliminar
  33. Anónimo11:56

    Dica, criticar sem construir 'e destruir mas por vezes a critica ajuda a evoluir. Ja passou algum tempo e penso que 'e possivel alterar o cenario se se ganharem os colaboradores. Na actual situaçao e com os actuais metodos pidescos de trabalho 'e impossivel. Espero os colaboradores possam trabalhar com determinaçao sem necessidade de pressoes, tenham a cor politica que tiverem. E isso ate ao momento nao se verificou. Muito pelo contrario

    ResponderEliminar
  34. Anónimo13:55

    ....será que é realmente assim? ...pelo quem me disseram na EMAS as coisas nao se passam assim...os funcionarios estao contentes com as mudanças ...

    ResponderEliminar
  35. H: Mal nos conhecemos pessoalmente, mas penso não exagerar se disser que sentimos alguma estima um pelo outro. Já aqui tenho escrito que gosto da sua irreverência, provocação e responsabilidade. Serve este intróito para dizer que as generalizações poucas vezes dão bons resultados. Tal como falar do que se ouve ou fazer juizos sem conhecer bem a realidade. Parece-me, pelo debate que este post gerou, que foi isso que aconteceu. Se fizer uma autocrítica serena reconhecerá que deu muito o flanco e não conseguiu defender satisfatoriamente as suas afirmações/acusações.
    Nestas situações é aconselhável maior humildade e capacidade de reconhecer que não se foi correcto. Insistir no erro não é o melhor caminho.
    Desculpe o tom, eventualmente paternal, porque não foi essa ma minha intenção, mas que pode parecer.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  36. LG - Deixe começar pelo mais importante: apesar das nossas imensas diferenças, nutro por si enorme estima e admiração e sempre me estimado por si!
    Há uma parte que concordo consigo: generalizei numa resposta e as generalizações são sempre injustas: mas evito personalizar! Admito que seja mais correcto afirmar que A, B e C são incompetentes e que fulano só entrou porque era filho, namorado, amante, irmã, cunhada, etc do senhor ou senhora tal! Mas este é um caminho que nunca foi o meu!
    Tentando ser mais claro: o ano passado havia medo dentro da CMB: quando o Dr Barriga o afirmou, ele sabe porque o fez, eu sei porque ele o fez: os relatos que tínhamos eram conclusivos! Se hoje ainda existe? Admito que sim, mas nunca me chegaram relatos, excepto alguém que anonimamente comentou este post! (aceito que possa haver receio de desabafar comigo hoje!)
    Mas esse não era o ponto do post e os comentários desviaram o que para mim era essencial: tenho pena que o Jorge não tenha feito uma discussão alargada para um pacto de desenvolvimento da cidade!
    Cumprimentos e não se preocupe com o tom: gosto muito de aprender e sei que tenho muito para aprender!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo16:37

    H ja com este executivo foi transferido um funcionario de outra camara com parentesco familiar com um membro do executivo. Qual foi entao o criterio adoptado? Pelo visto tudo se mantem... E coitado do Dr Barriga, se ele pudesse voltar atras...

    ResponderEliminar
  38. @anónimo - Eu sei bem o que o Dr Barriga pensa!
    Sobre o caso da prima, no passado falei sobre isso: pessoalmente não o fazia, mas foi uma mera comissão de serviço em que alguém veio fazer o trabalho que fazia no passado!
    Curiosamente, muita gente falou nisso, mas nunca ninguém colocou a questão: é competente?

    ResponderEliminar
  39. Anónimo17:13

    H tb eu sei o que o Dr Barriga pensa. Quanto 'a competencia apenas posso dizer que existiam muitas soluçoes internas e muito melhores. Mas enfim.
    Por isso ve que fazem todos o mesmo.

    ResponderEliminar
  40. @anónimo - Não conheço as soluções internas: mas muito me surpreende por serem muitas e muito melhores...

    ResponderEliminar
  41. Carlos Felipe21:25

    Ahahahahah... estes comentários são tão falsos quanto o que está por detrás deles. Esta de até o Dr. Barriga voltava atrás dá vontade de RIR!? Eu estou quase todos os dias com ele e desculpem lá meninos dos comentários sempre contra as pessoas que agora estão no executivo que ele não pensa nada disso... muito pelo contrário! Se calhar é daqueles que exige MAIS MUDANÇAS lá dentro... e mais gente com guia de marcha, mas não nos cabe a nós estar aqui a falar de outras pessoas.
    Quanto à Câmara de Beja, parece-me que mesmo com muitas dificuldades a postura é completamente diferente da anterior! E, bolas, estes não estão lá ainda sequer há um ano... os outros estiveram lá quase 40!!!! Já chega. As pessoas já estão FARTAS de tanto dizerem mal de tudo e de todos... e dos boatos que os mesmos "actores" desempre levantam em tudo quanto é sítio. Por favor CHEGA!

    ResponderEliminar
  42. Anónimo22:04

    H, foi uma força de expressão. Muitas não serão, mas existiam algumas. Quanto ao Sr Carlos Felipe, nem comento.
    Quanto ao Dr Barriga, nem falo mais... Sei o que pensa e muito melhor do que poderão pensar. E fico-me por aqui. Um abraço.

    ResponderEliminar
  43. Anónimo22:18

    Não resisto a fazer um comentário final. "A postura (da Câmara de Beja) é completamente diferente da anterior" como diz esse Sr Carlos Felipe. Tem toda a razão. Deixou de existir diálogo. O executivo está numa redoma e inacessível. De facto está muito mas muito diferente. Na vida tudo muda muito rapidamente e neste caso parece-me que esta durará apenas 4 anos, tantas são as "dificuldades". Nem entre os "deles" se entendem. Daqui a 4 anos veremos. Um abraço

    ResponderEliminar
  44. Anónimo22:41

    Previsões como a que foi feita a mais de 3 anos, não serão precepitadas, camarada ?

    Para o dia de amanhã ninguém as tem, quanto mais nesse enorme espaço temporal eleitoral autarquico .

    ResponderEliminar
  45. Anónimo22:44

    Concordo consigo. Mas camarada é que não sou de ninguém.eheheheheh

    ResponderEliminar
  46. Anónimo11:45

    é possível que possa estar a ser injusto mas recordo-me que antes das últimas autarquicas por aqui se dizia que grande parte dos ilustres anónimos assim o eram por dois motivos: eram funcionários da CMB e imperava o medo nessa Instituição.

    Volvido um ano, pelos vistos o anonimato mantém-se e pergunto-me afinal o que terá mudado...

    Por outro lado, a discussão agora está centrada no que pode ou não pode o Dr.º Barriga pensar. Ridículo! As eleições terminaram quando terminaram e não estamos em campanha eleitoral novamente, ainda que pelos vistos todos os anónimos tenham conhecimento privilegiado com esta ilustre figura da nossa cidade.. :)

    Por último, H., acho utópico realizar essa promessa que reinvidica.. Tal modo ódios entre PS´s e PC´s chegaram no último escrutínio autárquico, parece-me inviável sentar estas (e as demais) forças políticas à mesma mesa, ainda que o deveriam fazer, não tenho dúvidas

    jh

    ResponderEliminar
  47. JH - Tem razão em tudo! Mas apenas um reparo: a superioridade moral dos democratas deve ser mesmo essa: saber chamar a si todos os contributos! Porque as eleições deviam ter terminado dia 11!!!

    ResponderEliminar
  48. Anónimo23:04

    Depois de uma série de meses a chorar acerca da situação económico-financeira deixada pelos comunas , aparece agora a falta de qualidade dos técnicos , provavelmente a próxima será a falta de miudas giras nos serviços de limpeza, e assim vamos caminhando para o final de mandato de JPV.
    É claro que independentemente da dificil situação que o País atravessa o executivo da CMB revela total incapacidade politica , técnica , incapacidade de gerir recursos humanos , etc , etc. Acresce ainda que cada vez são mais gritantes as debilidades de JPV em afirmar-se como lider.
    De facto a Presidência de Beja é diferente da de Mertola , de facto é diferente ser vereador ou recortar as noticias dos Jornais para a Administração do Hospital ler, de facto é distinto ser arrogante , mal educada e prepotente numa empresa de camionetas a exercer funções públicas.
    Acresce ainda que o partido que apoiou JPV mais parece interessado na sua queda do que no seu sucesso.

    ResponderEliminar
  49. @anónimo - é a sua opinião! Escolhi não estar dentro da CMB, pelo que há vários aspectos que não posso comentar: mas posso colocar-lhe uma questão: se tudo estava tão bem, porque é que os bejenses quiseram a mudança?

    ResponderEliminar
  50. Anónimo22:56

    Para mim o maior erro cometido por este executivo foi não ter enviado com guia de marcha aqueles que ainda lá ficaram, assessores, directores e chefes de divisão. para mim esses eram os primeiros a sair do lugar e sabe porquê, Hugo? você não sabe mas eu sei muito bem do que falo, no final logo lhe conto.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!