quarta-feira, dezembro 01, 2010

Se eu gostasse do Natal, acharia piada a...

E se de repente numa pastelaria da cidade fossemos convidados para “Ler, ouvir e saborear o Natal”? e se de repente as escolas saíssem à rua para enfeitar montras, espaços interiores e exteriores de estabelecimentos comerciais? E se de repente os hotéis da cidade dessem lugar a espaços expositivos de pintura e escultura, serões literários, com recantos onde fossem testemunhadas memórias de Natal com rosto? E se de repente Beja se enchesse de Pais Natal em duas rodas? Pois é: Beja vai transformar-se e transformar o quotidiano. “Beja Cidade Natal” resulta de uma participação alargada de esforços e vontades para dar mais brilho e alegria ao Natal. Escolas, estabelecimentos empresariais, artistas plásticos, artesãos, pais e filhos, avós e netos, trabalhadores e executivo do Município de Beja são alguns dos muitos participantes no projecto “Beja Cidade Natal”. A partir de 2 de Dezembro, são muitas e muito variadas as iniciativas que vão aquecer o Natal em Beja.
Dezembro vai ser animado em Beja por dinâmicas nunca antes vistas. As tradicionais iluminações de Natal são ligadas no dia 1. De 1 a 18, sempre aos feriados e aos sábados, vários artesãos juntam-se na Igreja da Misericórdia para trabalhar ao vivo a sua arte. Cerâmica, ponto cruz, renda, miniaturas em madeira, cortiça, talha, costura, são algumas das áreas que incluem também a confecção dos tradicionais capotes alentejanos. No âmbito de uma parceria entre o Município e a ARABE, os artesãos – que vão estar ainda diariamente no antigo Posto de Turismo (Portas de Mértola) – contam com um conjunto de acções promocionais das artes e do artesanato regional, de modo a facilitar a aquisição dos trabalhos.

7 comentários:

  1. Carla Reis01:00

    Parabéns. Acho a ideia 5 estrelas!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:41

    (A-NÓNIMO)Esqueceu-se que a igreja da misericórdia também vai apresentar e vender artesanato nos dias feriados e sábados além da venda permanente no interior desta ao longo de todo o ano. ARABE é a unica instituição que realmente não quer deixar morrer o artesanato regional e carolice de uma senhora que teima em vender os produtos e vem diariamente a essa igreja e dá-lhe alguma vida.

    ResponderEliminar
  3. @anónimo - o que me esqueci foi de colocar aspas no texto e referir que o culpado do mesmo é o JVP e que eu apenas fiz copy paste!
    Sobre a ARABE.. a doutrina divide-se!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:35

    Excelente programa !!
    É pena que não haja espaço para todos …

    ResponderEliminar
  5. A propósito da referência ao posto de turismo das Portas de Mértola, não consigo perceber por que razão está fechado. Beja bem poderia ter dois postos de turismo.

    ResponderEliminar
  6. Vitor - concordo consigo! Uma parvoice quando o anterior executivo o fechou! Uma parvoice o actual (ainda?!) não o ter aberto!

    ResponderEliminar
  7. Um dos grandes problemas de BEJA é ter quase tudo fechado, desde os monumentos, às igrejas, aos cafés, às esplanadas.... ABRAM-SE AS PORTAS ; AREJEM-SE OS ESPAÇOS E FAÇAM CRESCER VIDA!!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!