terça-feira, dezembro 18, 2007

Distritalão....

O panorama do Futebol Distrital em geral, da arbitragem em Portugal é o mote do Conselho de Opinião de hoje. Para discutir, convidamos Nuno Lima (jornalista) e José Soeiro, presidente do Conselho de Arbitragem da AFBeja!
Está aberta a caixa de comentários...

19 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:53

    A arbitragem portuguesa não necessita daqueles que escudando-se na qualidade de comentadores-jornalistas ou jornalistas-comentadores lançam constantes ataques e críticas contra os árbitros.
    As análises aos desempenhos técnicos dos árbitros só para encher páginas de jornais ou tempo de antena são nefastas e não elevam quem as faz.
    A comunicação social escrita não precisará, estamos certos, desse tipo de artigos ou opiniões, nem de outros que, escritos de forma algo filosófica, são confusos e pouco objectivos. Além de que, no novo conceito de arbitragem que se pretende implementar não cabem, seguramente, elementos com sede de protagonismo ou que sejam excelentes vendedores de imagem, nem quaisquer outros que, apesar da sua ligação ao sector, nunca apresentaram ideias concretas nem trabalhos para o seu desenvolvimento.
    Em relação à arbitragem distrital está hoje muito, mas mesmo muito melhor do que há 10 anos atrás. Claramente.

    Treinador de Futebol

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:54

    Bode expiatório!

    O árbitro de futebol, aquele que ajuíza os incidentes de uma partida, não pode de modo nenhum servir de bode expiatório para as derrotas ou insucessos que uma equipa possa ter! O árbitro erra na decisão, o avançado erra a baliza, o defesa central erra no alívio, o guarda-redes erra na saída, sobra para outro avançado que não erra… de quem é a culpa? Do árbitro obviamente!!! Errado, nada mais errado!!!
    Sobretudo quando este tipo de mensagem é passada a um miúdo que ainda sonha com a verdade, com a justiça e com a honestidade/imparcialidade dos homens grandes. Eu ainda tenho muito de miúdo sendo assim, mas conheço bem os homens grandes!!! Para os meus miúdos ouvirem, digo que não ganhámos porque fomos inferiores, porque não fizemos tremer as redes adversárias e porque deixámos que as nossas tremessem. Para que eles centrem o seu desapontamento naquilo que eles não fizeram bem, e não naquilo que o árbitro fez mal. Para que possam melhorar, e para que não cheguem a grandes com os mesmos defeitos dos homens grandes. Para que respeitem o trabalho do árbitro. E para que assim o árbitro possa respeitar o deles. Este é o grande problema da arbitragem: o da formação dos nossos jogadores!
    Salientar então o bom nível da arbitragem no distrito de Beja, árbitros jovens, em formação, que querem melhorar naquilo que gostam de fazer, tal como os jogadores. Aqui ficam expressos os nossos parabéns ao Conselho de Arbitragem da AFB.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:58

    Esse Nuno Lima é jornalista? ou é assistente social?
    E para falar de futebol que habilitações tem? Muito menos para falar de árbitros, quantos jogos tem já arbitrados?
    A maior parte das vezes que fala em arbitragem é para criar polémicas, e já vi tantos jogos em que os arbitros estiveram bem mas só ele viu que tiveram mal.
    Para o José Soeiro, deixe-me dizer que eu nunca iria querer o cargo que você ocupa, pois está sempre na mira dos mal dizentes, conduz uma classe de respeito, mas que nunca está imune à desconsideração dos demais.
    Enfim, conhecem aquele tipo de adepto que diz mal do árbitro quando não ganha? é o adepto de futebol português.
    è a nossa mentalidade, sempre assim foi.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:53

    Estive a ouvir com muita atenção o programa e em 1ºlugar quero destacar e agradecer a forma sublime e elevada com que mais uma vez o Presidente José Soeiro defendeu a nossa classe.
    Estou deveras agastado com toda a polémica e o denegrismo que o nosso jornalismo desportivo, provoca na nossa classe. Nós não somos protagonistas,nem pretendemos sê-lo de forma alguma, nós analisamos lances que tem de ser decididos em fracções de segundo. Nós não queremos ser bodes expiatórios para contratações e opções técnicas e tácticas falhadas.
    No Domingo à noite tive de abandonar o café ao lado da minha casa, porque fui incomodado por algumas pessoas sem educação com algumas frases e ameaças menos felizes, 1 das quais pertencente aos corpos sociais de 1 dos clubes em causa, o que ainda é mais lamentável...
    Mas tudo isto porquê???Porque ficaram a ouvir o relato e comentários dos jogos nas diversas rádios locais, onde para variar a arbitragem foi o bode expiatório para treinadores, jogadores,dirigentes e jornalistas parciais...
    Durante o programa alguêm questionou a nomeação e composição da equipa de arbitragem. Pois bem quanto a mim só tenho a agradecer a nomeação e confiança em mim depositadas, e dizer que estou de consciência tranquila e pronto para novos desafios, ao contrário do que as pessoas atrás descritas querem fazer transparecer.
    Seguidamente vou explicar aos diversos comentadores e ao jornalista que se orgulha de possuír 1 curso de árbitro porque o "Bandeirinha ficou com a bandeirola no ar?"
    Em 1ºlugar as chamadas bandeirolas BIP, emitem 1 sinal sonoro para uma receptor que o árbitro transporta no braço, para o avisar de qualquer infracção vista pelos Árbitros Assistentes.Infelizmente nesta situação o sinal não foi emitido e o árbitro não se apercebeu logo da infracção.
    A LEI 5 diz "o árbitro deve deixar o jogo prosseguir quando a equipa contra a qual uma falta foi cometida possa tirar uma vantagem, e sancionar a falta inicial se a presumível vantagem não se concretizar"
    A LEI 10 das leis de jogo diz "Um golo é marcado quando a bola transpões completamente a linha de baliza, entre os postes e por baixo da barra, desde que nenhuma infracção ás leis de jogo tenha sido previamente cometida pela equipa a favor da qual o golo é marcada".
    Pois bem,atendendo a estes 2 excertos das leis de jogo, facilmente se depreende a análise do lance, o jogador do Desportivo vinha a ser agarrado por 1 jogador do Castrense,mas com vantagem no lance.No momento em que este passa a bola para 1 seu colega, que está adiantado em relação à sua posição, perde toda a vantagem, pois este encontra-se na posição de fora-de-jogo, logo sanciona-se a falta inicial-agarrão do defesa do Castrense. Neste caso a Lei 12 diz nas faltas passíveis de expulsão "destruir 1 ocasião clara de golo dum adversário que se dirija em relação à sua baliza comentendo uma falta passível de um pontapé-livre ou de um pontapé de grande penalidade"e mais uma vez foi cumprida a lei,com a expulsão do jogador do Castrense.
    Lógicamente se tenho marcado somente o fora-de-jogo ao jogador do Desportivo, a polémica era "Mas o jogador ia isolado?"Não viram uma falta daquelas" "Era cartão vermelho e nem marcou falta"
    O lance analisado de uma forma ou de outra, nós é que iamos ser sempre a base da critíca.
    Enfim é a velha máxima-"onde há moços pequenos, não se culpa gente grande".
    Por fim dizer ao meu colega árbitro-jornalista, para fazer 1 pequena reciclagem das leis, assim para o próximo jogo que fizer talvez consiga explicar as decisões que o árbitro tomar e não continue a denegrir e a desacreditar o nosso trabalho.

    ResponderEliminar
  6. @sérgio teixeira "o bandeirinha" - sendo você quem eu penso... Então mas desde quando já se viu fazer um comentário que é mais extenso do cinco comentários seguidos deste blog?!?! Cria um blog de discussão futebolistica!!!
    (se tu fores quem eu penso... nem te passa é pela cabeça quem eu sou!!!) eheheheh

    ResponderEliminar
  7. Anónimo13:29

    O tema do programa de ontem é, de facto, merecedor de ser amplamente discutido por todos os sectores e agentes desportivos da região.
    Contudo, parece-me que a escolha não foi a mais feliz em termos de timing, até porque surgiu na sequência do polémico Castrense-Desportivo de Beja, sendo que entre os "conselheiros" do programa se contam dois directores do Desportivo de Beja, Daniel Mantinhas e António Lança, este último com responsabilidades mais que directas na principal equipa do emblema bejense.
    Com estas premissas, a que se juntou a opinião de Nuno Lima (que nem sempre prima pela isenção nos seus relatos), do debate dificilmente resultariam ideias concretas sobre as reais necessidades da arbitragem distrital - e foi isso precisamente que aconteceu.
    Saúdo, contudo, a postura elevada de José Rosa Soeiro, que soube explicar a quem fala, por vezes sem grande base de sustentação, a realidade da arbitargem distrital.
    Que, afinal de contas, não é tão má como a querem pintar...

    ResponderEliminar
  8. @Anónimo 1.29 -
    como se faz com a pescada, respondo-lhe às postas:
    - O CO tem os "conselheiros" que tem! A opção seria não fazer o programa ou assumir o risco de o fazer, não escondendo quem são e as responsabilidade que têm os seus membros!
    - Sobre o timing: goste-se ou não, era a notícia regional da semana! Recordo, que sobre futebol, tb se falou sobre o Desportivo, igualmente num ingrato periodo após a descida de divisão;
    - Sobre a postura dos membros: se bem me recordo o Director-Exonerado Daniel Mantinhas esteve quase sempre em silêncio, excepto para elogiar o campeonato em si!
    - Recordo, que o convidado foi o Presidente do Conselho de Arbitragem que exerceu o seu papel;
    - Sobre o jornalista... é o jornalista desportivo da Radio PAx: teria lógica outra escolha?
    - Termino: elogiou a postura do JOsé SOeiro: como ele ontem repetiu, este que agora lhe responde, sempre pugnou pela defesa da arbitragem!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo17:07

    Sem querer entrar em polémicas com o autor/ gestor deste espaço, apenas mais duas "postas" em respostas às "postas":

    1 - Não será exagerado considerar que um ou dois possíveis erros de arbitragem contra o Desportivo de Beja sejam o tema regional da semana? E se tivesse sido ao contrário? Tal temática seria também o tema regional da semana?

    2 - Penso eu - e é apenas a minha opinião, que poderá até estar errada - mas quando um assunto nos toca directamente, dificilmente seremos racionais a discuti-lo. E não levar isso em linha de conta num programa desta natureza encerra alguns problemas...

    Cumprimentos e Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo18:10

    Não se preocupe!Quando as pessoas são educadas, não faz mal divergirem!
    No que me concerne, não perco objectividade com o CDBeja!
    Sobre o facto de ser ou não o facto da semana, claro que é discutível! Admito-o sem reservas: mas... sinceramente, não me recordo de um com mais impacto! Termino: a conclusão a tirar foi que o CDBeja foi prejudicado ou que algo de errado e grave se passa no clube?
    Honestamente ... acho que errado seria tocar o problema, sem uma pessoa (ou duas)estarem presentes para defenderem a arbitragem!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:25

    o k é certo é que ninguém despe a camisola do desportivo de beja, e tudo gira à volta do clube da rua do sembrano a fazer pressão para que ele volte aos nacionais.
    Por favor... deixem-se dessas coisas, quem tiver que subir sobe, ainda por cima sempre a bater nos árbitros, é sempre a mesma lenga lenga

    ResponderEliminar
  12. Anónimo19:28

    Dinis Gorjão é natural que em jogos de fraca qualidade os árbitros estejam acima dessa qualidade. Se assim não fosse era melhor fecharmos a "loja do futebol".
    Acreditando que, como diz,neste momento a arbitragem distrital esteja muito acima do futebol, menos facilidade tenho em perceber comportamentos adulteradores à sua função e consequentemente ao jogo.
    Assisti a 2 jogos onde um colega seu de equipa, Filipe Aurélio, acumulou essa mesma função com a de "guardião" da cidade.
    Só essa acção cumulativa justifica decisões injustificáveis.
    Lembra-se do penalty que ele como árbitro-auxiliar magicou, no Despertar-Alvito ?
    Custa tanto a batotice.
    Desculpem.

    Boas Festas.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo19:30

    Boa Noite, se os arbitros são sempre tão bons porque é que o Sr, Sergio Teixeira nunca chegou a arbitro assistente do Nacional, parece-me que chumbou sempre .... ou não foi... ou quer passar por aquilo que não é.
    No Domingo fui ver o jogo e ele não assinalou fora de jogo mas a falta, a sua sinalética na bandeirola assim o revelou e por isso só se fosse marcado fora de jogo é que era...como não foi ...
    Já agora contou-me um amigo meu a bela exibição que o sr. teixeira que é tão bom, a exibição que fez com os Juniores do Cuba tambem foi muito boa não foi... vá perguntar a esses dirigentes.
    por ultimo se não consegue aguentar criticas e não consegue ir aos cafés não saia de casa e deve abandonar a arbitragem pois quem se expõe ao publico esta sujeito a todo o tipo de comentários e deve respeitá-los.
    Á classe da arbitragem não se façam de anjinhos pois todos sabemos como voçês são, e se a qualidade fosse assim tão boa, não desciam todos os anos, francamente sou dirigente de um clube à tantos anos e penso que se deviam dar ao respeito e evitar vir com estas opiniões ridiculas.

    A.S

    ResponderEliminar
  14. ehehehehe. Ao tempo que não me deileitava tanto com um post e respectivos comentários.....

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15:35

    Os senhores do Alvito são curiosos! Quem vê o seu site vê que em 7 jogos foram sempre prejudicados! Cuidado senhor Soeiro, veja lá que há um complô para não deixar esse gigante Alvito subir! Essa máquina de jogar futebol que por esse motivo está mais de 10 pontos da linha de passagem! ps: aqui em barrancos se não tem sido a falta que se queixam no 2º golo tinham ganho! Malandros. Assim levaram 5! Coitados

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16:57

    É é assim... Sempre que se fala da arbitragem cada um defende a sua dama:
    -Os árbitros a sua função, espinhosa mas voluntária.
    -Os adeptos , a sua equipa, quase sempre roubada.
    -Os comentadores, a sua maneira fácil de criticar negativamente quase sempre, elogiando raramente.
    E eu que gosto de futebol (já gostei mais) e passei por esses sítios todos vejo que a classe dos homens do apito está condenada ao rótulo ´pré-fabricado da ovelha negra dos pontapés da bola.
    As leis? Depende de quem as quer por em prática, como atrás disse depende da dama que defendem.
    E assim será por tempos e tempos até que se aborreçam...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo17:26

    Confesso que não vi o jogo, mas, já fui interpelado por diversas pessoas para saberem se a decisão do árbitro estava correcta e a pergunta era: deve o árbitro interromper o jogo e expulsar o jogador ou dar a lei da vantagem ? Assim, de forma linear seria a segunda situação.
    No entanto nenhuma das pessoas me falou de um agarrão de um jogador do Castrense, nem de fora-de-jogo de um jogador do Desportivo de Beja, e assim tudo é diferente, basta atentarmos nas explicações do árbitro assistente (Sérgio Teixeira) envolvido no lance.

    O jogador do Desportivo de Beja é agarrado, mas, passa a bola um seu colega que está fora de jogo, diz, e o que deveria ter sido feito:
    1º- A lei da vantagem terminou quando o jogador faz o passe ao seu colega. A partir desse momento é uma segunda jogada e devia ser sancionado o fora-de-jogo.
    2º- Ao interromper o jogo por fora de jogo. Qualquer jogada que se venha a seguir está invalidada. O agarrão ou rasteira do jogador do Castrense ao do Desportivo não é penalizado disciplinarmente, a menos que, se tivesse tratado de uma agressão.
    3º- A falta inicial só deve ser sancionada, quando um jogador é agarrado, continua na posse da bola e depois de ser derrubado, o local da falta é o inicial. Mas, aqui há uma diferença. Não é o jogador que sofre a falta que fica na posse da bola, mas, um jogador que está em fora-de-jogo. Coisas distintas.
    4º- É óbvio que o que deveria ser assinalado, independentemente das críticas, é o fora-de-jogo.
    5º- A eventual falha do sistema electrónica das bandeirolas, não pode ser como desculpa de falha de comunicação. Mesmo sem sistema de voz, os árbitros e os assistentes podem e devem continuar a conversar sempre que existe uma dúvida na interpretação de um lance.

    Em termos meramente pessoais, dizer que as bandeiras usadas pela equipa de arbitragem em Castro Verde foram as mesmas que usei em muitos jogos da Liga e FPF e sempre funcionaram, por isso.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo00:20

    teixeira correia nao se arme agora em catedrático, lá vem vocês ex arbitros com a mania que estão sempre correctos! e que vocês assim saem sempre por cima, dps de voces nao houve melhor, é a imagem que querem transparecer.

    Em relação às bandeirolas bip, já não são as suas, pois essas já avariaram há mais de 4 anos veja bem, estas já o António Coimbra comprou do seu bolso.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. Anónimo11:08

    São muitos mentecaptos como o Zé da Adega que fazem a arbitragem agora. Escudam-se sob a capa do anonimato, entendem que têm sempre razão e que são os donos e senhores das leis, quando muitos não passam de "bobos da corte" e andam a escalfar quilómetros.
    Sem saber quem você é, estou à vontade poara discutir consigo qualquer lance ou lei e fazer estes escritos e fisícos.
    Não é uma questão de os ex serem melhores que os actuais, vocês é que não querem ouvir ninguém porque são uns convencidos que sabem de tudo.
    Aprenda a andar na arbitragem sem a cara tapada. Isso já não se usa.
    Teixeira Correia

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!