quarta-feira, dezembro 05, 2007

O IP8 do meu contentamento...

Este fim-de-semana, com pomba e circunstância, o poder politico nacional armou uma tenda no parque da cidade, para nos oferecer a boa nova: vamos ter IP8, com perfil de auto-estrada, já em 2011.
Eu acho uma excelente notícia: confesso que fiquei em êxtase de felicidade. Depois de mais tempo do que me recordo, ilustres bejenses lutarem por um IP8, entre Beja e Ficalho, sem portagens, pelo que é com extrema alegria comovida que devemos aplaudir a decisão anunciada este domingo.
Desde logo, devemos ficar felizes por a auto-estrada não nos levar até Espanha; desde sempre que o povo diz, que de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos, pelo que, construir o IP8 até à fronteira, apenas teria como efeito útil atrair mais espanhóis, com esta triste mania de investigar em Portugal, de obrigarem os nosso agricultores a venderem-lhe as terras por mais do que valem neste momento, de criarem aqui riqueza e emprego! Irrita-me esta nova moda dos estrangeiros, virem para o Alentejo e criarem aqui produtos de excelência!
Por outro lado, eu gosto de pagar portagens! É um sinal de modernidade e abastança! Abastança porquanto prova o nosso desenvolvimento económico, a prova quase provada de que Beja é uma cidade com elevados padrões de riqueza, uma região farta, ao contrário daqueles tipos do Algarve, parcos de rendimentos, que ainda precisam de uma Via do Infante sem portagens, para conseguirem algum tímido crescimento económico. Por outro lado, é mais um sinal de modernidade: agora vamos deixar de ter inveja dos portugueses de outros distritos e poder pendurar no carro uma via verde e exibir ao País o quão moderno está o baixo Alentejo.
Acima de tudo, acho enternecedor esta tendência cada vez mais marcada de existirem duas Beja; aquela que a maior parte de nós conhece e aquela que nos é vendida pelos olhos dos políticos…

2 comentários:

  1. Anónimo13:52

    o que o governo nao sabe ou quem cobra portagens, e de que se eu ou outro amigo qualquer entrar na auto estrada tirar o tiket e depois sair em qualquer lado pela saida da via verde, paga multa mas so como se tivesse entrado imediatamente antes da saida, assim sendo eles que introduzam as portagens no novo ip8 que nos nao pagamos.

    ResponderEliminar
  2. Essa não sabia!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!