segunda-feira, dezembro 03, 2007

Venezuela...

Hoje está um dia bonito na Venezuela. O povo falou e a premissa do Rei da Ibéria tornou-se uma realidade...

8 comentários:

  1. Parece que na venezuela o povo pode falar, e as eleições não são ganhas com trafulhice, como a maioria assim quer fazer crer em relação a anteriores actos eleitorais…não é???

    ResponderEliminar
  2. Adorei o discernimento desse povo. Tiraram o tapete ao Chavez e ainda devem ter repetido as palavras do rei de Espanha.

    ResponderEliminar
  3. @Mazdak - penso que no V&P não, mas em outro espaço levantei dúvidas sobre a existência de uma verdadeira democracia na Venezuela. As eleições de ontem e confirmando-se o acatamento de Chavez do resultado, são a prova de que estava errado! E... fiz um post de mea culpa!
    Se o "SIM" tem ganho, era, em minha opinião, o caminho para a NÂO democracia!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:08

    Vocês andam a desculpar-se cedo demais.. é que os Venezuelanos ainda o têm que aturar senão me engano até 2011 acho... Por isso até lá ainda a procissão vai no adro.

    Fairwind

    ResponderEliminar
  5. Sr. h,"o caminho para a NÂO democracia!", então na europa já fizemos esse caminho, ou seja, já vivemos na NÃO democracia, se não vejamos:

    1-VENEZUELA: é proposta uma Constituição; no referendo, a maioria vota «Não»; os proponentes reconhecem a derrota.

    2-UNIÃO EUROPEIA: é proposta uma Constituição; em referendo, os povos de dois países votam «Não»; o processo é interrompido: os proponentes impõem a Constituição sem mais referendos.

    3-Assim fica demonstrada a razão daqueles que todos os dias nos dizem que o regime venezuelano é uma terrível ditadura e a União Europeia é um exemplo de democracia...

    hst

    ResponderEliminar
  6. @Caro Mazdak - tem razão, mas teve azar! E explico!
    Por um lado, mantenho: a proposta de revisão, iria conduzir a Venezuela para o caminho da não democracia, tal como a entendo e defendo!
    Sobre a UE - não é por sua culpa, mas desconhece a minha posição, que é mais académica que "política ou ideológica".
    Tenho fundadas dúvidas sobre a legitimidade democrática da UE (que me parece mais formal que material). Não gosto de um sistema em que o único órgão directamente eleito, quase não tem competências legislativas! Não gosto de um sistema em que o Órgão político é tecnocrata, sem legitimidade directa. Desde há mto que sustento que o melhor da UE é o Tribunal!
    Sobre o referendo... já o defendia em 95, continuo a dizer que é incontornável!

    ResponderEliminar
  7. Caro sr. h., sendo assim, nós cidadãos europeus vivemos uma democracia algo duvidosa e o povo venezuelano pode estar a caminho de…então nos estamos numa situação mais preocupante, correcto?, tem graça, ainda não dei por nenhum dos policias do mundo vir em nossa defesa…
    ah! e já agora, acho que há para ai um pessoal com um jeitinho para a gincana, são uns mestre na arte do contornar.
    hst

    p.s: caro sr. h, isto são apenas opiniões de âmbito geral, não leve isto para o plano pessoal.

    ResponderEliminar
  8. @Mazdak - não levo! Não tenho a mania da vitimização, nem acho que todos conjuguem contra mim!
    Vou dizer pq discordo: os Estados da UE são democráticos! MAs.. não gosto das regras da UE. Sinteticamente, preferia uma Comissão eleita pelo voto e que a legislação comunitária fosse do Parlamento! Por fim: existe essa coisa do cidadão europeu, que nos querem impingir?

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!