sexta-feira, novembro 14, 2008

A manif dos estudantes...

Esta manhã cruzei-me com a Manifestação Espontânea dos Estudantes, por coincidência quando o Ministro da Falta de Trabalho veio visitar aqui o burgo. Por acaso, do muito pouco que conheço, acho que é absurdo o novo Estatuto do Aluno, que aumenta a irresponsabilidade. Mas não me apetece falar nisso. Prefiro recordar, regressar no tempo aos meus 17 anos, quando também eu desfilava na rua exigindo a demissão da Ministra (curiosamente, a Manuela), salvo erro em luta contra a PGA, numa manif de alunos, em que informalmente organizei na escola (com outros) e fomos juntar-nos aos alunos do Liceu, sob a batuta do António Revez (o mano).
Lembro-me de percorrer toda a cidade (com menos aparato policial que o disparate que vi hoje), gritando na porta do Governo Civil e depois desfilar pela cidade cantando palavras de ordem. Recordo-me que a meio da manif, fui para casa dar uma deliciosa queca: acho que foi nesse dia, que começou a minha ternura pelas mulheres de esquerda!

10 comentários:

  1. Anónimo14:29

    pois é...tb organizei algumas...é certo k cada vez essas manifs tem menos aderentes(por varios motivos nomeadamente medo de represalias)...mas ainda juntamos alguns...vindos de ferreira e das escolas aqui da zona,mais de uma centena...fui um dos principais na luta...a voz acabou...e kem me safou foi tb uma "amigalhaça de esquerda"...mas o k mais gostei foi de ver a cara do presidente la da gaiola(cara de parvo) ao ver todos aqueles jovens a lutarem pelos seus direitos(coisa k todos deveriam fazer)"nunca pensou a luta continuasse"..k sempre me negou "um buraco"como ele se referia ao local onde deveria ser a associaçao de estudantes...nunca a tivemos e pelo k sei a escola ainda n tem esse local...tivemos tb o apoio dos alunos do liceu..poucos mas ruidosos...foi uma manha a lutar pelas politicas mais justas na educaçao...na altura do ensino secundario...
    os alunos conseguem...(ja nem me refiro ao ensino superior...mas gostava de ver uma manif centralizada ou descentralizada unida pela educaçao...todos os alunos..basico/secundario/superior)todos juntos a meta torna-se mais perto e o fardo mais leve...

    ResponderEliminar
  2. @papapedras - Recordo-me bem da Associação PSD que queria que a manifestação fosse feita dentro duma sala à porta fechada!! Boas lembranças!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:00

    Mas afinal quando visto a Manif, o que é que te ocorreu em 1º lugar, a tal manif dos 17, ou a tão deliciosa queca?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:58

    H,
    Não era a Manuela. A Manuela foi depois, já nós andávamos na faculdade e a luta era contra as propinas. Mas lembro-me bem desses dias e tenho deles fotografias memoráveis - como nos vestíamos mal e usávamos penteados tão ridículos... Também me lembro do arremesso de laranjas às janelas do Governo Civil e de nos sentarmos no meio da estrada, à Maio de 68. Curioso: andava também de namoricos com um mocinho de esquerda e, apesar de hoje em dia simpatizar muito menos com o perfil, continuo a preferi-los aos de direita. Acho que são as barbas... Há qualquer coisa que me encanta nos homens de barba. :-)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. @Olá Carlinha, tens toda a razão! A "Manela" foi depois. No nosso tempo, eram dois ministros da Educação por ano, cada um com mil reformas parvas que rapidamente se evaporavam!.
    Olha que, uma fotografia digitalizada dessas, valia milhões!
    Beijo grande!
    PS - Isso de ser cabeludo, já foi mesmo há mtos anos!! ehehe

    ResponderEliminar
  6. @sempreempé - deliciosa, na minha perspectiva. Temo que sobre o tema, a doutrina se divida!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16:30

    @H
    pois é..nessa manif lembro-me do presidente do conselho exec ir ter com um psp e pedir pra ele impor k a manif fosse pelos passeios da rua...lol...mas dentro duma sala fexada ainda é mais emocionante...hehe

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:06

    o que este blog tem de fabuloso é a capacidade do autor usar as entrelinhas: sem dizer nada, foi corrosivo para a manifestação de hoje!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo00:13

    Por acaso os miúdos têm toda a razão. E quando os pápas sofrerem na pele este novo estatuto do aluno que preveligia os alunos maus comportados, podem acontecer manifestações com muito mais gente.

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - do muito pouco que li sobre o Estatuto do Aluno, até não acho que os alunos tenham tanta razão: mas, acho inconcebível aumentar desmesuradamente a carga burocrática do professor, porque uns meninos faltaram!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!