sexta-feira, novembro 21, 2008

A "polémica" sobre a Revista Mais Alentejo (Com Adenda)

Comentei aqui uma "polémica" em redor da Revista Mais Alentejo. No seguimento da mesma recebi em comentário uma carta aberta, que merece ser tornado post. Infelizmente, desconheço a sua autoria!
"Carta aberta à "Eufêmea".

Aberta porque não consigo escrever no seu blog, burrice minha com as tecnologias.

Este tema através do V&P, fez-me conhecer o seu blog.
Admiro e até concordo com a sua descrição de "Eufêmea".
Admiro e até concordo com a sua opinião positiva sobre a revista.
Até aqui tudo bem.
Contudo, algo me faz um pouco de confusão na sua critica "construtiva"!...

Se a mesma é considerada como o melhor produto jornalístico que se faz no Alentejo, e foi reconhecido nacionalmente como o melhor produto regional, porque duvida tanto dos seus conteúdos? Caso não saiba, que até me parece que o sabe, qualquer que seja a imprensa regional, a mesma só sobrevive se tiver publicidade. E qual o mal dessa publicidade ser Institucional? A MaisAlentejo além de ter sede em Beja, fala muito sobre a n/ cidade e a n/ Câmara insiste em não publicitar na mesma. Garanto-lhe mais uma vez que não há produto jornalístico do mesmo nível de qualidade que sobreviva sem publicidade. Permita-me a provocação, saberá V. Exa. porque é que a CMBeja insiste em não publicitar "ajudar" este produto jornalístico, não contribuindo para a sua sobrevivência?
Outra nota, se por lá passaram muitos jornalistas, pergunto-lhe será que os mesmos teriam qualidade suficiente para fazer parte da equipa? Não quero ofender jornalistas, mas os melhores, os mais interessantes estarão provavelmente a trabalhar em comunicação social de cariz nacional, acho eu!...
Quanto à sua observação de vulgo marido, mulher e filha, posso-lhe dizer também que esta relação já não existe, foi quebrada. Mas isto acho que não interessa. O que interessa realçar, é que a MaisAlentejo se calhar como tantas empresas na região, tem um cariz familiar, acho eu!...
Quanto aos calotes, não lhe parece que isso será um assunto entre os caloteiros, ou seja, entre o calotado e o caloteiro. Se tem conhecimento, não levante suspeitas, não fica bem.
Quanto aos prémios, sou da opinião que é das melhores iniciativas que conheço, pois trata-se de um reconhecimento público do que os melhores "alentejanos" fazem em diversos sectores.

Gostei da sua crónica, mas acho-a um pouco destrutiva. Pois para mim o importante é realçar que o produto é bom. Porque quer queira, quer não, o produto é bom.

Em certos momentos da sua crónica pareceu-me que V. Exa. terá tido algum problema com o seu Director.
Já agora, eu se fosse o Director, não teria reagido da mesma forma.
Bem haja por ser critica, por favor, não critique é de qualquer maneira as poucas coisas boas que ainda temos por Beja."


Nota: Caso se confirme que a resposta ao post da "be(i)ja" não foi o Director da Revista mas alguém que se fez passar por ele, então, dar destaque a esta "polémica" é fazer figura de urso polar sem roupa...

Adenda: Os prémios da Revista Mais Alentejo, via Alvitrando

13 comentários:

  1. Anónimo18:09

    A Be(i)ja é uma mulher séria, integra e muito inteligente. Limitou-se a fazer uma provocação!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:54

    Apesar deste assunto não me dizer directamente respeito, não posso deixar de meter a minha colherada.Estamos habituados a que, em Beja, tudo o que cresce e vinga, tornando-se referência nacional é para abater.A M.A. é uma excelente revista quer no seu grafismo quer nos conteúdos.Todos sabemos que sem publicidade institucional ou empresarial não é um possivel um projecto destes.Veja-se hoje o tão apregoado exemplo de jornalismo, que para mim é uma saloice pegada, o C.A. , traz várias páginas de publicidade a carros e ao lado entrevistas com os donos dos stands.Note-se que nada tenho com a referida revista. Não sou colaborador, nem jornalista.Sou apenas um observador que procura ser isento. As coisas boas de Beja dão-me umas ganas!!!M&M

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:50

    Meu Deus,
    Quem conhece esse.... do António Sancho, sabe que todo o pedaço de texto onde entre a expressão (que usa há décadas)"melhor produto jornalístico" é da sua autoria. Tal como todos os comentários abonatórios que aparecem naquele folheto publicitário chamado "mais alentejo" são da sua autoria, como também são da sua autoria os comentários abonatórios em blog, tal como são da sua autoria todas as coisas em que ele tem precisado das "instruções do seu advogado".

    ResponderEliminar
  4. Ultimo anónimo - Penso que não conheço António Sancho, pelo que não me posso pronunciar!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:31

    Tive o previlégio de assistir à Gala na passada 6ªfeira, na qual, obviamente não seria de esperar outra situação, a MA foi grandiosamente enaltecida por diversos intervenientes.

    Exemplo disso foram:
    - diversos Presidentes de Câmara do Alentejo (obviamente o de Beja, mais uma vez prezou pela ausência)
    - diversas pessoas ligadas às artes, cultura e música no Alentejo
    - diversos empresários de sucesso no Alentejo,
    Nota: mas a intervenção mais "pomposa", com alto rigor de descrição sobre a MA, partiu de um reconhecido Administrador de uma grande empresa a "PT" - Sr. Henrique Granadeiro.

    Anónimo da Carta Aberta.
    Não tão anónimo para ti quanto tu pensas H!...

    ResponderEliminar
  6. @anónimo que não é tão anónimo como eu penso mas é mais anónimo que o anónimo pensa: confesso que não vi nenhuma referência ao evento! Teria feito aqui uma referência à mesma!
    Já agora: porque a CMBeja não gosta da Revista?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:20

    Deve ser por a Câmara insistir em este ser o único orgão de comunicação social local (acho eu) onde a mesma não faz qualquer publicidade, e teima em não fazer.

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - admito estar enganado, mas acho que no CA tb não faz! Ou a fazer, será residual!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:20

    ...eu sei que tu sabes...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo01:47

    Uma verdadeira palhaça esta festa dos prémios... Com toda a pompa e circunstância lá ficaram eles - desta feita António Sancho e a sua nova Maria - a dever uma pipa de massa no Convento do Espinheiro.
    Em 2007 à Pousada. Sabe-se lá a quem deverão em 2009... Isto falando apenas das Galas... Depois é vê-los passear por Alvalade, que fofos de braço dado, como que se nada devessem a ninguém. É preciso lata Dr. António Sancho. Já agora, Dr por que parte?? Na faculdade que diz ter frequentado não constam registos em seu nome...

    ResponderEliminar
  11. NOTA: O autor deste blogue desconhece os facto referidos pelo "anónimo 1.47", pelo que não subscreve o conteúdo dos mesmos. Nunca vi referência alguma a dívidas da Revista Mais Alentejo ou do seu proprietário. Como não sei se o mesmo é licenciado ou não, nem é algo que me interesse.
    No entanto e por entender que o comentário não viola as normas legais que se aplicam aos blogues, ao abrigo da liberdade de comentário, o mesmo não será removido!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17:49

    Vide este link:
    "Alvitrando"
    http://alvitrando.blogs.sapo.pt/887762.html

    ResponderEliminar
  13. António Freire22:12

    Será impressão minha ou existe por aqui algumas rivalidades (politicas, pessoais, etc.).
    Na minha humilde opinião acho que deverão deixar essas guerras tolas e apoiar ou fazer melhor que o próximo em prol do nosso alentejo. Eu estou a fazer a minha parte ao divulgar todos os nossos produtos pelo norte de Portugal e estrangeiro.
    Em relação à Revista "MAIS ALENTEJO" é um excelente produto para promover a nossa região.
    Nota: não se escondam atrás dos ANÓNIMOS.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!