domingo, novembro 23, 2008

Saudades do Herman...

Os mais jovens leitores deste blogue deverão pensar que estou a ficar um cota esquizofrénico; os meus leitores de cinquenta anos, provavelmente vão ficar com a certeza certa da estupidez deste que vos escreve: mas, para a minha geração, aqueles que andam na casa dos trinta, Herman José é mais importante nome do humor nacional, porque nos recordamos que o Tal Canal e o Herman Enciclopédia foram muito melhores do que os Gato Fedorento algum dia serão e não temos idade para apreciar o melhor de Vasco Santana ou a genialidade do pai do stand up, Raul Solnado.
Porque falo nisto agora? Por motivações profissionais acabei por ter de ver o novo programa no Herman na última sexta-feira: às vinte horas ia "iluminar criancinhas" e enquanto enganava o estômago as opções era o Fernando Mendes em ceroulas, uma histérica a berrar nos Morangos com Açúcar (quem será que dorme com elas para conseguirem ser "actrizes"??!!) e na TV2 estava a dar um programa de comunistas de uma qualquer religião. Deixei a TV ligada enquanto grelhava a lagosta (que por acaso era comidinha rápida de um take away, que felizmente estava ruim como tudo!).

Pois bem. Na roda da sorte o Herman entretinha-se a grelhar um frango (literalmente, estava a cozinhar), com um rádio a tocar música pirosa dos anos cinquenta, desrespeitando os concorrentes, perante um público que fingia rir, mais por piedade do que por compreensão. Absolutamente patético! Deprimente! Vergonhoso. Entristece-me ver alguém que foi ( e ainda pode ser!) tão grande, arrastar-se para um patamar tão baixo e abjecto.
Estou profundamente convencido que se o Herman se der ao trabalho de rever os programas que fez, no silêncio da solidão, vai sentir vergonha pelo seu passado e fazer-se ao espelho o sinal da foto. Porque se ninguém merece descer tão baixo, o Herman será provavelmente o que menos merece!

10 comentários:

  1. Figura única em Portugal. Qual gatos qual quê...

    ResponderEliminar
  2. Meu caro H.:
    Um homem também se esgota!
    É mais fácil criticar que criar.
    O mal é o "bicho" - "do palco", "da política", "do negócio", "do jogo", ...
    Em muitas situações a máxima deveria ser: "You are as good as your last performance!"

    ResponderEliminar
  3. @capitão - Tem toda a razão! E se hoje tive este desabafo, é devido à profunda admiração que nutro, por aquele que na minha modesta opinião é o melhor de todos!
    Herman não tinha necessidade de aceitar fazer este tipo de programa ridículo! Podia perfeitamente fazer uma sabática, porque recuso-me a acreditar que ainda não tem muito para dar.
    Deixe-me oferecer-lhe um exemplo: Nicolau Breyner. Soube parar, tirar um tempo, para regressar, muitíssimo melhor! Herman merece a imortalidade e não ser recordado por espectáculos tristes como este!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:23

    Hoje estou de acordo consigo: que saudades do velho e bom Herman José!
    MR

    ResponderEliminar
  5. Eu cresci com o herman. Acredito que se não tivesse havido herman, não haveria gatos. Não pelo menos com esta graça (porque são bons), mas se analisarmos bem, a base, o pilar da coisa é o humor do herman. Deixei de assistir aos programas dele já há uns tempos. A decadência já se arrasta há uns anos e é mesmo muito triste. E se calhar por saber da qualidade atingida há uns anos é que me irrita tanto vê-lo a apelar ao mais básico, a dizer "porra" ou "merda" para sacar umas gargalhadas pouco mais que simpáticas, a elogiar as mamas das convidadas...
    Era bom essa tal sabática de que já aqui se falou. Não acredito que a coisa tenha esgotado. Precisa de descanso. Fazer rir 10 milhões durante tantos anos não é tarefa fácil.

    ResponderEliminar
  6. Completamente de acordo! Vi, há dias, um pouco dessa "roda da sorte" e fiquei com muita pena dele, a sério!

    Também sou daqueles que tem saudades do "Tal Canal", por mais estranho que pareça. Posso dizer que aprendi português com ele, sentado num certo sofá em Benfica / Lisboa, em bela companhia, hehehe!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:45

    A propósito, foi agora decidido retirar do ar a emissão da Roda da Sorte.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo17:49

    http://fama.sapo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2705&Itemid=17

    ResponderEliminar
  9. Post sem espinhas!

    Concordo perfeitamente com tudo o que o Mr. H disse.

    É pena ver realmente o que tem acontecido nestes ultimos anos ao Grande e Unico Herman José. Não sei se tem sido más apostas por parte dele, os escribas que para ele trabalham que já não tem o jeito de outrora, ou se terá sido obrigado a sujeitar-se a algumas coisas impostas por parte do canal onde trabalha mas... anda mesmo numa roda sem fim em direção ao fundo... espero que consiga encontrar o caminho certo o mais depressa possivel pois rir faz mesmo muita falta aos portugueses!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!