quarta-feira, dezembro 10, 2008

Sondagens....

Esta sondagem feita para o Expresso, deu origem a este Conselho de Opinião. Quentinho...
Quer opinar sobre estes números?

4 comentários:

  1. Eu congratulo-me!
    Reconheço a miríade de lapsos, erros e falta de objectividade de muitas das políticas do Governo, mas como conheço o povo ...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:32

    por motivos profissionais não ouvi o programa, mas como tenho alguns conhecimentos técnicos de como fazer sondagens, bem e mal feitas, interrogo sobre qual terá sido a amostra.
    Andei a bisbilhotar sobre o assunto e encontrei este texto com o qual me identifico, espero que não seja maçudo , pois vou transcreve-lo na integra.
    "Porque já está na edição online do semanário, vários «bloggers» já comentaram a sério, a sondagem que o Expresso amanhã publicará com índicios positivos para o PS (+0,7% !!!) e para Sócrates (quanto a este, como já lembrei múltiplas vezes, só as sondagens da Eurosondagem dão tão altos níveis de apreciação positiva ao primeiro-ministro).
    Assim sendo, eu também me apresso a comentar mas sob outra forma de seriedade que, no meu caso, é apenas mais um elemento numa repetida e inútil pregação no deserto.
    Neste sentido, assinalo que o texto do Expresso apressa-se a concluir, como se de uma verdade científica se tratasse, que, tendo a CDU passado de 8,5% para 8,4% e tendo o BE passado de 8,4% para 8,7%, «a CDU perde o 3.º lugar a favor do Bloco de Esquerda» e que «grão a grão, o Bloco vai alargando o seu espaço eleitoral. A vítima tem sido o PCP, ao ponto de se ter invertido a posição das duas forças.»
    Ia a escrever «escusado será dizer», mas na verdade é muito necessário dizer que estamos perante mais um caso de paranóia numérica que, pelos vistos, atinge jornalistas que escrevem há anos e anos sobre sondagens e nunca saíram do mesmo ponto de ignorância e ligeireza.
    É que, se a sondagem tem - como diz a ficha técnica - 1.030 inquiridos, o 0,1% perdido pela CDU corresponde a um-inquirido-um numa sondagem que apresenta uma margem de erro de 3,07% ( o que abrange a opinião de 31 inquiridos) e que, técnicamente, significa que o resultado de qualquer força política pode ser 3,7% a mais (portanto, para cima) ou a menos (portanto, para baixo).
    Por acaso, esta sondagem têm 1.030 inquiridos, mas como há muitas que só têm 600 se esta quebra de 0,1% da CDU tivesse acontecido numa delas, eu teria de estar a escrever agora que a CDU tinha perdido meio inquirido, sendo então insolúvel o mistério sobre se perdeu a parte da cintura para cima ou da cintura para baixo.
    Por fim só acrescento, mas a ERC parece pouco ralada com isso, que nesta divulgação online, em clara violação da lei, voltam a ser omitidos os resultados brutos, isto é, ficamos impedidos de saber qual a percentagem de inquiridos que disse «não saber» ou «não responder» (a qual aliás nos trabalhos da Eurosondagem é sempre anomalamente baixa para a tradição portuguesa)."
    PS: As sondagens valem o que valem, e podem ser manobradas a belo prazer de quem as encomenda.
    PS2: A dúvida da amostra subsiste...será que foram: fúncionários públicos,professores,policias,magistrados,enfermeiros,médicos,metalurgicos,mineiros,empresários de PME's,autarcas,comerciantes,alunos,pescadores, agricultores,militares, e outros lixados mais????nãn,nãn me parece....só pode ter sido banqueiros pseudo-falidos, bancários que por milagre dos nossos impostos salvaguardaram os seus postos de trabalho, ou psiquiatras e psicologos, cujo volume de trabalho é proporcional ás asneiras do nosso governo.
    PS3: penso que estão criadas as condições para o Presidente da Républica intervir no sentido de dissolver a Assembleia.

    ResponderEliminar
  3. @ito - Ontem sustentei que prefiro as sondagens da Universidade Católica, que me parecem mais credíveis: apesar de a Eurosondagens nos ultimos anos ter tido bons resultados. Recordo que a sondagem foi feita há uns mês e como tal podem estar adulterados os valores PCP e BE.
    Sobre o resto... repito o que disse ontem IRONICAMENTE: a democracia é um excelente modelo, só é pena deixarem o povinho votar...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:58

    Não acredito nas sondagen do sr. Oliveira. Eram as mesmas sondagens que davam ao PS nos Açores 57% e ficou com 49%. O povo vai dizer de sua justiça e estes arruaceiros apoiantes dos ricaços vão para o olho da rua.

    Se tiver tempo ainda conto uns detalhes que um amigo da CGD, no edifício sede, e a ocupar um cargo de grande relevo, me contou sobre o BPN e o BPP. Uma corja de verdadeiros parasitas em que o Constâncio se faz de virgem púdica. Alguns deles só pendurados pelo pescoço.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!