terça-feira, agosto 31, 2010

A arrebatadora e irresistível vontade de dar tiros nos pés!!!

A ser verdadeira esta notícia (a fonte suscita esta introdução), estamos perante aquilo que escrevi no título e repito no texto: uma arrebatadora e irresistível vontade de dar tiros nos pés!
Não é a primeira vez que no fim do Verão temos aí no burgo uma obtusa guerra de cartazes: recordo-me desta e mantenho tudo o que aí escrevi!
Não tenho presente a lei da propaganda partidária, mas em tese até posso admitir que tenha existido alguma infracção por parte do PCP ao colocar os cartazes da Festa do Avante! Mas os cartazes não fazem mal a ninguém e a coisa resolvia-se com uma coima ou uma declaração! Enquanto coço o testículo esquerdo, consigo pensar em duas dezenas de coisas mais importantes para os funcionários da CMB estarem a fazer do que a retirar cartazes! Mas nem sequer é esta a questão!
A democracia não é uma camisa que se veste ou uma palavrinha que se grita com ar indignado! A verdadeira democracia, tal como a defendo, é algo que se pratica, e algo que está subjacente às nossas acções! Se o executivo PCP branqueava cartazes, defender a democracia não é fazer o mesmo que eles faziam: a vantagem moral dos democratas é aceitar a diferença e demonstrar com actos que se é diferente!
Se o PCP só apoiava o grupo de teatro do partido, ser democrata é apoiar os grupos por igual! Se o PCP apenas convida camaradas para o Pax Julia, ser democrata é convidar todos! Se o PCP apenas contratava camaradas, ser democrata é contratar pessoas pela sua competência, sejam comunistas, fascistas ou democratas! Se o PCP durante anos foi um visceral inimigo da transparência, ser democrata é praticar a transparência!
E foi por estes valores que muitos lutámos, que demos o nosso melhor, sem pedir nada em troca! Ou nalguns casos, recusando tudo!
Não sei quem teve a ideia peregrina de retirar os cartazes! Mas seja quem for, errou! Errou politicamente porque lhes deu legitimidade para chorar e gritar perseguição! E muito mais grave que isso: errou porque hoje foram iguais a eles! E dizer isto, é o pior que se pode dizer!

59 comentários:

  1. Anónimo19:10

    O H diz "...consigo pensar em duas dezenas de coisas mais importantes para os funcionários da CMB estarem a fazer do que a retirar cartazes!"

    Concordo a 100% ... e podemos dar uma ajuda:

    - O parque da cidade está ao abandono!
    - A cidade no geral está porca!
    - Há milhares de buracos abertos em calçadas para tapar!
    - A área envolvente dos contentores está um nojo!

    E já tinham aqui trabalhinho para uns dias.

    ResponderEliminar
  2. @anónimo - Sobre o parque, contaram-me uma gira! Sempre que nascem patos, vão lá e roubam-nos!! Com gente desta...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:18

    Eu peço desculpa, H, mas chamei "parque" a uma área que de parque não tem nada.
    ... há para lá qualquer coisa ... heheeh
    Em relação aos patos, será para fazer um bom arroz?

    ResponderEliminar
  4. Esqueceram-se das árvores! Enfim... tanto que havia para dizer sobre aquele parque! Mas, ainda assim, de toda a Polis é a única coisa que se aproveita!

    Sobre os patos.. gosto com laranja! LOL

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:47

    Apetecia-me dissertar sobre esta decisão da CMB mas… Limito-me a dizer que concordo integralmente contigo.

    ResponderEliminar
  6. Carlos T20:51

    Caro H, considero que devem antes ser colocadas algumas questões:
    1. Pediu o PCP autorização para a colocação de cartazes?
    1.1 Foi autorizada?
    2. Sendo uma festa cultural, deve obrigatoriamente solicitar autorização para a colocação da referida publicidade.
    2.1 Sendo uma feta política, deve o município ser informado da colocação das mesmas. Foi!?
    3. Sendo uma festa política e cultural(como afirma a estrutura comunista de Beja), uma índole não se pode pressupor à outra, pelo que deveria ter havido lugar ao pedido de autorização. Houve?

    Considero, contudo, que as declarações do Sr. Madeira do Partido Comunista são um verdadeiro tiro nos... pés, pois não diz que tipo de festa é a festa do Avante. É as duas coisas: cultural por um lado, política por outro: ou seja, é conforme o que mais lhe der jeito! E este é um problema debatido a nível nacional.
    Eu que não sou nem de um partido nem de outro, considero dos pontos de vista legal e ético que o PCP tinha a obrigação (isto se não o fez) de, no mínimo, ter comunicado à edilidade a intenção de colocação dos ditos materiais.
    Aproveito para acrescentar que, enquanto cidadão, acho de um mau gosto extremo e que é uma poluição visual terrível aquelas estruturas metálicas escarrapachadas por toda a cidade que a CDU e o PCP utilizam.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:59

    Sei que as eleições foram há "relativamente" pouco tempo... Mas o tempo tem o mau hábito de nunca parar... E novas eleições serão em 2013 E uma coisa é certa, quero muito que a actual equipa camarária possa dar nessa altura continuidade ao seu trabalho... Mas será que nessa altura o balanço convence? Isso é a pedra angular de toda a questão... Porque contar com outros factores que não o trabalho apresentado seria contar com o "ovo no cu da galinha", pois não se sabe que candidato apresentará a CDU, (que poderá estar mais inspirada que na presente corrida Presidencial), nem o PSD, e qualquer "força viva" destes dois sectores pode desequilibrar a balança... Por isso a unica "politica" da actual equipa deve ser a preocupação... ganhem cabelos brancos, deem o melhor que puderem e mereçam o voto de confiança que seguramente nessas condições será renovado... Fora disso não deveria haver estes reflexos de cotoveladas politicas...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:31

    Não consigo entender de todo o que se passa na nossa cidade. Confusão, provocações constantes de parte a parte, decréscimo da qualidade dos serviços prestados, e esta enorme má lingua que envolveu a cidade numa saliva pestilenta. Se bem me recordo, quando exerci no ano transacto o meu direito de voto, não me recordo de ter sido questionada sobre se estáva disposta a aturar palhaças e guerrinhas infantis.
    É a vossa obrigação como políticos e refiro-me a todos (com ou sem pelouro) darem o vosso melhor no sentido de tornarem a vida deste povo que em vós votou, a melhor possível. Até à presente data, falharam. Cresçam de uma vez por todas e deixem de violar as nossas mentes. Não há quem os aguente!!!

    ResponderEliminar
  9. CARLOS T - cito uma frase que escrevi, que penso que lhe responde "Não tenho presente a lei da propaganda partidária, mas em tese até posso admitir que tenha existido alguma infracção por parte do PCP ao colocar os cartazes da Festa do Avante! Mas os cartazes não fazem mal a ninguém e a coisa resolvia-se com uma coima ou uma declaração! "

    ResponderEliminar
  10. Dica22:20

    Aqui e Agora,

    Só está à vista a ponta do iceberg.

    Para uns a " coisa " é política e para outros é cultural.

    Mas, uma coisa é certa, a matéria exposta carece de licenciamento prévio ou suspensão da publicidade.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22:26

    UMA VERGONA
    POLÍTICA E CULTURAL
    AONDE ESTA A LIBERDADE ?

    ResponderEliminar
  12. Dica - Não está em causa a natureza híbrida do Avante, nem o facto de se lhe pretender colocar o autocolante que dá mais jeito! A ser verdade - e parece que é - este executivo fez o mesmo que o anterior! E, se achei errado no passado, acho errado no presente!
    Se os cartazes estavam ilegais, chamava-se o PCP e comunicava-se o facto e a coisa resolvia-se! Aliás, o que Rui Rio fez no Porto com as pinturas na parede a que chamam qualquer coisa bonita!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo22:42

    Frontal, corajoso e inteligente: há uma enorme diferença entre o H e os outros blogs de Beja!
    Continue sempre igual a si próprio!

    ResponderEliminar
  14. Dica23:03

    H,

    Existe um regulamento publicitário aprovado pelos próprios comunistas em Assembleia Municipal de Beja, por isso eles sabem as regras do jogo só que politicamente provocaram o conflito entre as partes.

    A casca de banana foi lançada com intenção previamente bem defenida, que é a da confrontação política, é e vai ser assim durante os 4 anos de gestão do JPV.

    A questão era e é, cumprir ou não a lei publicitária de 2007 ?

    ResponderEliminar
  15. O sol em Beja bate forte e é implacável. Tomemos isso em consideração.
    Mas à noite, com a fresca, devemos, desassombradamente, rever algumas coisas que nos sairam ainda certamente com a soalheira a latejar nas têmperas...

    "Se o PCP só apoiava o grupo de teatro do partido, ser democrata é apoiar os grupos por igual!"

    Esta ideia não é séria e não é verdadeira.
    Devo lembrar-te, porque talvez na altura estivesses focado noutras matérias, que nos longos e muitas vezes penosos anos do reinado "Carreira Marques", o "PCP" encheu as nalgas do grupo-farsa "Arte Pública". Quererás assumir que nessa época o "Arte Pública" era "o grupo de teatro do partido"??
    E se é um facto que no mandato do Chico Santos a teta da câmara secou (e muito bem) para essa caricatura chupista denominada Arte Pública, daí não deriva nem se deve pressupor que os "Lendias d´Encantar" são ou foram o grupo de teatro do PCP. Tal insinuação/afirmação velada, é ofensiva para os que, como eu, colaboraram e colaboram activamente com o grupo e NÃO PERTENCEM ao PCP, ou até, veja-se só, foram ferozes adversários políticos desse partido!, pelo menos no contexto autárquico local (Beja).
    Mais,tal raciocínio enferma de um vício que facilmente torna o "acusador" em "acusado". Ou seja, não poderás dissociar o apoio que o "PS" deu neste mandato ao Arte Pública, do apoio expresso e publicamente ostensivo que a dirigente desse grupo deu ao candidato do PS à Câmara de Beja.
    Mais, nem este executivo passou a ser "democrata" por "apoiar os grupos por igual". Em primeiro lugar, existem 4 grupos de teatro em Beja, e eles não recebem todos o mesmo. Em segundo lugar, (e mesmo que assim fosse) o critério da distribuição equitativa de verbas, não é um critério democrático, umas vezes traduz-se num critério salomónico politicamente correcto, e outras vezes não passa até de um critério de "falta de critério" estético-cultural.

    Desejam-se, rapidamente, dias outonais...

    ResponderEliminar
  16. Dica, se era casca de banana, quem mandou retirar os cartazes, escorregou e caiu! Tive o cuidado de afirmar que não conheço o Regulamento, mas havia formas mais inteligentes de dar a volta isto!
    Fazer o mesmo que eles é, na minha opinião, uma imensa parvoíce!
    Eles não têm ideias e vão passar 4 anos a criticar tudo, por todos os meios! O que JPV tem de fazer é fazer-se notar pelas soluções que apresenta e não dar importância a quem não a tem!

    ResponderEliminar
  17. @meu kerido -
    Afirmei há uns anos e ganhei a "estima" de muita gente, que o Arte Pública numa dada altura era o braço cultural da CMB! (algo parecido a isto!). Sobre os Lendias, é verdade que tiveram de levar contigo, mas, sabes bem, que havia uma enorme proximidade política!
    Sobre as verbas, escrevi a minha opinião na altura e não mudei! Como deixei claro na altura e repito hoje, que a responsável do Arte Pública não colaborou em nada no Beja Capital! Porque se ela fizesse parte, eu não tinha feito! Mais: a ser verdade que apoiou publicamente JPV, temo que tenho oferecido votos ao Xico Santos!
    E mais não digo, porque no passado já dissertei sobre os apoios ao teatro, profissional e amador!

    ResponderEliminar
  18. "nas têmporas", queria dizer.
    E os Lendias "não tiveram de levar comigo", por imposição ou condescendência. Convidaram-me e convidam-me (o que muito me honra), mesmo não sendo eu do partido.

    ResponderEliminar
  19. Revez - como dizias o sol de Agosto tem nefastos efeitos! (faz como eu, frequenta a praia de noite!).
    Quem teve de levar contigo não foram os Lendias, foi a Câmara e o Pax!
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Pedrada no Charco ...23:50

    A prática deste tipo de atitudes políticas e publicitárias tem como é mais do que óbvio um cariz partidário, informativo e provocante, porque " o actor conhecia o palco e o contéudo do texto da peça " que tinha sido proposto e aprovado pelo Xico Santos e seus boys, numa assembleia municipal.

    Cada cabeça a sua sentença e nestas matérias não podem e devem estar em causa partidos políticos.
    A " Lei " deve ser igual para todos em direitos e deveres.

    ResponderEliminar
  21. Ok, aceito que o teu "português" foi equívoco...

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Amigo H, já sabes que em termos de cultura não temos a mesma opinião, agora, dizeres sem mais nem menos que só camaradas receberam subsídio estás a simplificar a coisa. O "meu" coro SEMPRE recebeu ajudas da CMB, seja com o PCP no leme ou agora com o PS. Não tem nada a ver com cores partidárias, apenas com cultura! Não podes meter tudo no mesmo saco, porque isso roça a injustiça.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo09:32

    As excepções à liberdade de propaganda estão expressa e taxativamente previstas no artigo 4º
    da Lei 97/88 que, contudo, devem ser interpretados com rigor, mas não de uma forma restritiva
    para os direitos, liberdades e garantias.
    As entidades apenas podem remover meios amovíveis de propaganda que não respeitem o
    disposto no nº 1 do artigo 4º quando tal for determinado por tribunal competente ou os
    interessados, depois de ouvidos e com eles fixados os prazos e condições de remoção, o não
    façam naqueles prazos e condições, sem prejuízo do direito de recurso que a estes assista.
    Excepcionalmente poderão ser removidos meios amovíveis de propaganda que afectem directa
    e comprovadamente a segurança das pessoas ou das coisas, constituindo
    perigo eminente,
    situação incompatível com a observância das formalidades legais, sem prejuízo da imediata
    notificação dos interessados.
    Contudo, não pode remover-se material de propaganda sem primeiro notificar e ouvir as forças
    partidárias em causa.

    ResponderEliminar
  25. @anónimo - o que está em causa é publicidade a uma festa! É o avante, como podia ser o Rock in Rio! Da mesma forma que critiquei a remoção no passado aos cartazes das Festas de Cuba, fiz o mesmo com o Avante!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo12:30

    A questão é se estamos a falar de Publicidade ou Propaganda. E penso que a resposta é simples a Festa do Avante é, para além da festa, um evento de natureza politica, não quere reconhecer isto não é sério.
    Já assim era quando o Pulido Valente andava na CDU, como eleito e como nomeado em cargo de confiança politica do PCP.
    Nem o anterior regime da ditatura conseguiu silenciar o PCP não vai ser um qualquer aprendiz de feiticeiro a faze-lo.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo15:04

    "Se o PCP apenas contratava camaradas, ser democrata é contratar pessoas pela sua competência, sejam comunistas, fascistas ou democratas! Se o PCP durante anos foi um visceral inimigo da transparência, ser democrata é praticar a transparência!"
    Caro H, afinal não é tão acertivo quanto o pretende demonstrar ser, você que conhece relativamente bem muitos dos funcionários da CMB, e as suas orientações ou simpatias politicas sabe que a CDU não contratava apenas camaradas, olhe para o Pax Julia, olhe para o edificio principal da autarquia, olhe para o DT e veja quantos camaradas a CDU lá tem. Agora vamos ver o que é feito num tão curto espaço de tempo pelo executivo que você defende, todos os trabalhadores comunistas sem execepção, os que tinham uma situação de trabalho precário, são postos na rua, os restantes que têm uma situação de estabilidade laboral são transferidos de serviços sob o controle do executivo camarário,armazenados em prateleiras com o falso argumento de mau profissionalismo, como se pode avaliar alguém sem conhecimento do trabalho das pessoas? Quem são estes senhores para avaliar o que quer que seja, quando eles próprios desconhecem na pratica o funcionamento de uma autarquia e o trabalho que desenvolvem é pura e simplesmente o de contrariar o que foi feito apenas porque foi feito por comunistas. Pergunte aos trabalhadores da CMB em geral, como se sentem com este executivo, estão em contagem decrescente para o dia da libertação, o comentário mais ouvido na surdina e muito a medo é " já só faltam tantos dias, do calendário eliminámos mais um." Arrogantes, mal formados, atitudes pidescas e prepotentes, numa guerra psicológica com todos.Questione os trabalhadores da autarquia sobre a forma e o respeito com que sempre foram tratados anteriormente, independentemente da sua orientação politica e questione como estão a ser taratdos os trabalhadores comunistas, questione da forma como os mesmos estão a ser confrontados pelo executivo camarário da democracia e da liberdade em Beja. Quanto à questão da transparência, o resultado do trabalho agora feito ficará para posterior avaliação e aí sim vamos ver com que transparência trabalhou o seu executivo.

    ResponderEliminar
  28. @anónimo - Cada um acredito no que deseja! As suas convicções são as que anonimamente escreveu, as minhas foi as que assumi ao escrever este e outros textos!

    ResponderEliminar
  29. Fonte do PCP15:19

    A Luta continua!
    Hoje a CM de Beja retirou novamente os pendões da Festa do Avante!
    Esta tarde a partir das 17.30h vamos colocar os pendões na praça da república.

    Concentração por volta das 17.25h na Praça da República. Participa porque, A Luta continua...

    ResponderEliminar
  30. A ser verdade, não sei se é para rir ou para chorar!!!

    ResponderEliminar
  31. Anónimo15:28

    Se tem alguma coisa contra quem aqui escreve de forma anónima tem bom remédio, não o permita ou pela cópia do BI antes.

    ResponderEliminar
  32. @anónimo - esta é uma casa onde se recebe de braços abertos toda a gente, seja anónimo ou não! Apenas acho graça a algumas corajosos...

    ResponderEliminar
  33. Se a questão do caro H é uma questão de "coragem" ou falta dela então gostaria muito de aqui dizer, identifícadíssima, que grande parte do que foi dito pelo anónimo das 15.04, creio já eu ter-lhe referido em tempos, quando contrariei a sua afirmação (ou se calhar não foi a si e foi noutro blogue qualquer mas pronto, hoje vem aqui a talhe de foice...não de martelo!)da Câmara CDU contratar só camaradas. Ó H você não pode estar a ser honesto consigo próprio ao afirmar uma coisa dessas! Então acha que:
    João Margalha; Ana Maria Ramôa;Luis Barriga e esposa; Engenheiro Bengala - e isto só para mencionar CHEFIAS - são camaradas????? Olhe, muito me conta que eu não sabia...nem eles!

    Quanto às atitudes do actual executivo para com os comunistas funcionários na Câmara...estão á vista. Não é "cada um acredita no que deseja" caro H (e dái, vem a dar no mesmo, talvez seja) é mais "Só não vê quem não quer!"...

    ResponderEliminar
  34. Mar - começo pelo mais importante: gosto de pessoas frontais e cada vez tenho menos paciência para cobardes!
    Obviamente que há na CMB (como na Amalga, como na EMAS, quiçá até no DA), não comunistas! E alguns, como os referidos, até ocupam cargos de chefia! Mesmo sem serem do Partido, mesmo que no passado não tenham sido assumidos eleitores autárquicos da CDU! Pelo obviamente a minha expressão foi uma generalização, como já no passado assumi!
    Mas a Mar é uma pessoa culta e sabe o que são figuras de estilo: da mesma forma que a CMB contratou nao comunistas, também foram ao Pax não comunistas, foram apoiados não comunistas!
    O que digo e mantenho é que durante anos (com algumas excepções, que elogiei no passado) havia uma prática habitual, reiterada, concertada de privilegiar as pessoas do partido ou aquelas que o partido queria cortejar! E isto ... só não vê quem quer ou quem por proximidade com as pessoas, não consegue ter a isenção e a distância para analisar!
    Sobre fim é consabido que não sei o que se passa no interior da CMB; oiço pessoas que me dizem que piorou, como oiço pessoas que dizem que finalmente se consegue respirar! Se eu tivesse responsabilidades, garanto-lhe que trataria todos de acordo com a sua capacidade e competência: sem temor a queixumes!

    ResponderEliminar
  35. Anónimo19:05

    H, esta resposta foi brilhante!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo19:06

    Parece que o seu amigo pulido não gostou deste texto!

    ResponderEliminar
  37. @anónimo - Não faço a menor ideia se o Pulido leu ou não leu, se gostou ou não gostou, nem é coisa que me tenha passado pela cabeça ou preocupe!
    Não presto vassalagem e penso por a minha cabeça! Mas não o deixo sem resposta: da minha experiência a trabalhar com ele, sempre senti que sabia ouvir opiniões contrárias!
    Porque ele sabe que os seus "amigos" não são aqueles que lhe dizem sempre que sim, mas que são frontais e dão a sua opinião sem temores reverenciais!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo19:17

    Hugo, eles têm-te um pó, que mesmo quando os defendes, não resistem em vir-te ofender!

    ResponderEliminar
  39. Anónimo22:57

    Meu Kerido H
    Concordo inteiramente consigo.
    Casca de banana e o Pulido caiu que nem um patinho.
    Devia reagir com fair play.
    O meu Presidente então convida para as iniciativas da Câmara todos os ex-presidentes.
    TODOS.
    Sem excepção!
    Imagina um presidente comunista a convidar um ex-presidente do tempo do antigo regime?
    Passa-se na Vidigueira, sempre.
    Será por isto que é tão desejado em Beja?
    Responda quem saiba.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  40. Anónimo23:59

    Os pendões foram esta tarde pendurados na Praça da Republica. Pulido Valente mandou na noite de hoje retirá-los. Está isto bonito está.

    ResponderEliminar
  41. Anónimo00:44

    Perante aquilo a que se vem assistindo,já se comenta na meia laranja que o Pulido Valente vai começar a andar com seguranças.A nossa cidade está animada,só pode ser efeito das altas temperaturas que tem feito.
    João M.

    ResponderEliminar
  42. Não há festa como esta12:05

    cof cof...

    Ver, ler e perceber:

    http://ez.vozdaplanicie.pt/files/206/39460.pdf

    ResponderEliminar
  43. H: -Também eu prezo a frontalidade e inteligência como contrapartida à boaçalidade e má-formação sectária que grassam aí em alguns blogues da nossa praça.
    Por isso gosto de trocar pontos de vista consigo de vez em quando e por isso gostei muito desta sua resposta, para desgosto quiçá do pressuroso anónimo que lha elogiou rejubilante, julgando ele, que ela teria representado um KO no round final deste debate.
    Mas enganou-se proque julgo que merece a pena ainda continuar:
    Percebi o seu ponto de vista apenas não concordo com as ditas generalizações. POr isso lhe apontei os exemplos concretos. Como não concordo com a sua afirmação de que "havia uma prática habitual, reiterada, concertada de privilegiar as pessoas do partido ou aquelas que o partido queria cortejar!". Por não ser assim e as provas disso estarem disponíveis nos procedimentos concursais a que as pessoas se submetiam. Se me disser que existiam colaboradores na CMB do Partido ou de outros partidos que demonstravam competência e exerciam as funções que lehs estavam cometidas com rigor e profissionalismo e, por esse facto, qualquer executivo preferiria admitir um funcionário já com experiência profissional, provas dadas e merecedro de confianç a(não política, atenção) face a um qualquer candidato desconhecido, sou capaz de concordar consigo. Mas isto aplica-se a pessoas que trabalharam na autarquia ao abrigo de diversas modalidades de emprego repito, de TODOS os quadrantes políticos - e, enquanto lhe digo isto, estou a lembrar-me de uns quantos nomes de admissões efectuadas ao longo dos 12 anos em que lá trabalho e que o comprovam, que rpela presença das pessoas quer nos dossiers do recursos humanos.
    Portanto, para concluir este meu ponto e raciocínio. Só intervi aqui no primeiro comentário porque, reconhecendo ao H algumas posturas de isenção e corajosas, não me parecem conciliáveis com estas outras que de vez em quando toma, pouco correctas e generalistas.

    Por fim: Das pessoas que refere ouvir de dentro da Câmara, eventualmente, nenhuma delas será comunista. Daí o que lhe dizem e lhe chega. Se falar concretamente com funcionários militantes comunistas - que era o assunto em apreço - todos lhe dirão o que lhe disse eu. E como estamos aqui os dois, numa de cidadãos a comentar notícias, posso dar-me ao luxo de lhe mencionar apenas os dois ultimso exemplos:

    - o que me diz do Paulo e do Miguel (nomes fictícios ou reais, é só escolher) funcionários comunistas, o primeiro com 7 anos de serviço e o segundo com 12, liminarmente dispensados por cartinha a partir de Outubro das funções que sempre desempenharam? Que são tão necessárias que logo de seguida é aberto concurso para as preencher?? Conclurso ao qual eles não podem aceder porque, pasme-se é para técnico SUPERIOR, categoria que eles não tinham, ganahndo por isso um vencimento muito menor do que agora a câmara irá dispender? Conheço de cor o rol de justificações: Das licenciaturas, dos citérios, da (des)confiança, etc. Que não se ofenda a inteligência da spessoas - a justificação é só uma: apoio aos anteriores executivo. Révanche política, gostinho de "já varremos mais dois".

    De si, o que refere que praticaria é o que até ao momento me tem levado a acreditar que sim.

    ResponderEliminar
  44. (relevem-se os erros pelo facto de ter passado a minha hora de almoço a responder-lhe e não ter verificado antes de publicar...) :-)

    ResponderEliminar
  45. Anónimo18:44

    Quem falou antes é a dona do tacho do tal centro social do Lidador???
    Concursos isentos na era do PC?????
    Isentos desde que não houvesse militantes do PC no concurso...
    Ela que explique como foi o seu... Ou já está esquecida??

    ResponderEliminar
  46. Anónimo20:55

    Afinal o parecer da CNE legitima o protesto do PCP? E que eu assumia a Festa do Avante como uma festa... assim temos de dar a mão à palmatória... foi uma emboscada e a malta "deslizou" sem dar por nada?

    ResponderEliminar
  47. MAR - Só agora vi a sua resposta! O meu GMAIL está a censurar comentários!
    Não vou entrar em pingue-pongue: já há muito debatemos e há muito que discordamos e penso que nenhum tem pretensões de convencer o outro!
    Quer casos concretos? Veja um concurso em que fui um dos candidatos, há cerca de 11 anos e veja a ginástica que foi preciso fazer para eu não ficar em primeiro! (não vou garantir porque foi há muito, mas acho que a minha entrevista foi a pior de todas.. de forma a que o facto de ter a média de curso mais elevada se tornar irrelevante!)
    Há uma parte que concordo inteiramente consigo: eu se tivesse na CMB também preferia um candidato já com provas dadas do que um desconhecido! Mas a pergunta fica: como entram esses "precários" para a CMBeja!
    Concordo consigo em algo: a CMB não fazia pior do que faziam e fazem outras coisas, do que se faz em grande parte do Estado! Sempre o reconheci: mas MAR um boy para mim é um boy, seja socialista, comunista, do PSD, da maçonaria ou da opus gay!

    Sobre o seu exemplo concreto, se as pessoas em causa são do GIRP, repito aqui o que já escrevi: em Almodovar (PSD) uma pessoa no GIRP faz sozinha melhor trabalho do que 15 faziam em Beja! E... olhe que se me puxa pela língua, provo-lhe A mais B a profunda incompetência que lá reinava!

    ResponderEliminar
  48. @anónimo - Com ou sem parecer, penso exactamente o mesmo!

    ResponderEliminar
  49. Mar - Escrito em 31/10/2008, quando já era um reputado anti-comunista primário, a acreditar do que se escrevia nos comentários anónimos:
    "no caso de Francisco Santos, nos primeiros meses de mandato, foi inequívoca a tentativa de moralizar algum clientelismo municipal."

    ResponderEliminar
  50. Mar - E ainda lhe digo uma ultima coisa, com todo o respeito: nunca se esqueça de uma coisa: muitas das pessoas que a encontram na rua e lhe dizem que as coisas agora estão muito piores, são as mesmas que quando se cruzam comigo, dão-me os parabéns porque agora sim as coisas estão bem!
    Escrevi no rescaldo das eleições e mantenho: muita gente naquela noite saiu da casa para ir à manifestação, sem saber se ia à da CDU se à da BejaCapital...

    ResponderEliminar
  51. Anónimo23:53

    Hugo, se tivesses na Câmara, merdas destas não aconteciam! Pensa nisso!

    ResponderEliminar
  52. Anónimo09:32

    "Com ou sem parecer, penso exactamente o mesmo!"
    Isto nem parece seu, não se deixe contaminar pela cegueira.

    ResponderEliminar
  53. H - sem entrar em pingue-pongue, sem querermos nada convencer-nos um ao outro, apenas porque o debate limpo é entusiasmante: volto cá na hora de almoço. :-)(e não, queriduxos anónimos, não estou na câmara mas na pausa para o café da manhã, não estrebuchem já de alegria)

    ResponderEliminar
  54. @anónimo da cegueira - sabe qual é a força jurídica de um Parecer?!!
    E repito, com ou sem penso o mesmo, porque mesmo antes algumas pessoas conhecerem este parecer, já pensava o que penso e assumi de forma clara! Até porque q questão não é jurídica é politica!
    Onde há cegueira nisto?!!

    ResponderEliminar
  55. @anónimo - só faltava mesmo dizer que a culpa disto é minha!!! É verdade que decidi afastar-me em Outubro: mas nunca deixei de atender o telefone!

    ResponderEliminar
  56. H:
    Muito rápido então para lhe dizer que concordo consigo: sim, há uma massa de gente sem princípios e qualquer ética que funciona assim, pende para onde der mais jeito. Sem qualquer dúvida.
    Mas não me refiro a esses, H. Falo-lhe de casos concretos, que conheço, de pessoas com nome, rosto e percusros de vida. É por isso que lhe falo com tanta segurança do que lhe digo, porque me baseio em situações específicas que comprovam a minha convicção.
    Da incompetência: também lhe dou alguma razão. mas atenção! Não nos tais casos específicos. Aí nem pense H porque por mais voltas que lhe dê não tem razão! Pode te ropinião formada por motivos vários ams os factos são claros: estas duas pessoas são competentes, bons profissionais! E daí lhe dizer que não há qualquer razão para os afastar. A não ser as tais. E são apenas essas atitudes que condeno aqui, repare. Não estou do contra em geral, estou a analisar UMA situação concreta que está em curso na autarquia neste mandato. Outras analisarei de outra forma e, se correctas, claro que as saberei elogiar.

    Do resto: o anónimo(zinbo) saltitante, rejubilante, inefável, queriduxinho fã, amori: mande emial que lhe envio o meu curriculo e toda a documentaçãod os vários concursos por onde passei.
    Da tarefa que refere o resultado está à vista e é da MINHA responsabilidade: um Centro social aberto de raiz em 2007, centenas de utentes, dezenas de actividades, um trabalho reconhecido em Beja e no exterior.
    Veja lá se tou preocupada´, coisa máááálindinha venenosa....

    ResponderEliminar
  57. Mar - Quer mesmo debater comigo o GIRP? Tem a certeza? E falar de casos concretos?!
    (não destes dois rapazes em concreto, que não faço ideia quem sejam!)

    ResponderEliminar
  58. Mar - Reflecti estes dias, cheguei a escrever na cabeça um texto, mas... não vou alimentar aqui no blogue uma discussão pública sobre o Girp, passado e presente! Se sempre tive dúvidas, reflecti e desisti! Porque sei que a caixa de comentários iria ser usado como vomitódromo, com um bando de ordinários (dos dois lados!) a vomitar aqui porcaria! E não me apetece!
    Se quiser a discussão, faça-me chegar o seu email e teremos a mesma em privado!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  59. Claro que faço H.
    E só não lhe respondi antes porque fui prá Festa do Avante, pois...
    Também não me apetece dar para esse peditório, já disse e reafirmo que só comento aqui porque gosto do debate consigo.(bem, às vezes porque me apetece picar alguns dos tais anónimo(zinhos)...)
    O email segue dentro de minutos. :-)

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!