
Por formação ou deformação profissional, não gosto de juntar a minha voz ao linchamento público da jovem aluna que empurrou e agrediu a professora! Sendo certo que as imagens falam mais exuberantemente que belas palavras, sem conhecer o contexto da aluna e as suas circunstâncias especiais, acho prematuro lançar a jovem na fogueira da vergonha! E aplico o mesmo raciocínio à professora: se resulta da observação das imagens a sua total imperícia para conseguir exercer uma réstia de uma autoridade sobre uma turma de miúdos, uma inaceitável incapacidade para exercer a sua função pedagoga, admito que o inusitado da situação, tenha adulterado o discernimento da docente!
Não se procure nas minhas palavras, uma desvalorização dos factos: mas sem outros elementos, sem mais nada conhecer do que 1 minuto e 50 de imagens, não vou presumir culpa gravíssima de uma jovem que devia viver na idade da inocência! Sem mais elementos, devo admitir a possibilidade de a jovem aluna ter sentido profundo receio por algo que o telemóvel escondia, o que podia justificar o ataque de pânico tonto que as imagens reflectem; como, será bem possível, que a docente, seja competentíssima na sua função e tenha sido surpreendida por um momento infeliz!
Para o que não encontro justificação é para o comportamento da trupe ruidosa que berra no vídeo! Um adolescente ter comportamentos tontos e inadmissíveis é algo que não deve provocar estranheza: condenável, mas constrangimentos normais na vida de uma criança! O que me deixa perplexo no vídeo, é o facto de em toda uma turma de adolescentes, não encontrar um jovem com racionalidade para apaziguar os acontecimentos, para procurar dirimir o conflito, tendo todos eles decidido adoptar uma postura desrespeitosa, incitando à continuação da violência, juntando ao acto criticável da jovem aluna, urros inomináveis e impropérios inaceitáveis, devidamente registados em vídeo e difundidos na Internet como uma enorme conquista!
O que aquele vídeo exibe ao Pais, mais preocupante que um acto tresloucado de uma miúda de quinze anos, é o comportamento de toda uma turba, de total desrespeito por uma professora, por uma senhora, pelos limites mais elementares e básicos da vida em sociedade, com total perda da noção de respeito, sem resquícios do conceito de autoridade!
O que me inquieta e envergonha naquelas imagens, não é um acto de indisciplina em que uma aluna agride uma professora; o que me assusta é ver naquele vídeo que aquele acto não é uma excepção, mas uma inaceitável regra!
Curiosamente, a sua análise é parecido a que ouvi ontem do Sousa Tavares! (ouvi a sua antes, não insinuo plágio!!)
ResponderEliminarSe houvesse uma "Mocidade Portuguesa", era por que havia. Não há, é porque não há? E que tal haver uma disciplina de "Disciplina na escola, tal como existem as outras disciplinas? Que é coisa que se aprende e ninguém nasce ensinado.
ResponderEliminarEsqueceste-te de um importante facto: o próprio vídeo e a sua divulgação. Ora, qualquer pessoa pode, de hoje em adiante, gravar um vídeo de uma cena qualquer, meté-lo no Youtube, divulgá-lo e - já é uma superstar!
ResponderEliminarNão achas que se não houvesse esse vídeo no youtube, daqui a uma, duas ou três semanas seria outro vídeo qualquer que incendiava o país todo? Podia ser um qualquer político conhecido "apanhado" numa cena caricata, um médico a dar uma informação brusca ou errada a um familiar de um doente e depois dar para o torto, ou outra coisa qualquer.
São os tempos modernos...
A mim parece-me uma encenação, algo premeditado pela turma para "gozar" com a professora! A miúda estava descontrolada, mas o que a fez ficar ainda pior foi exactamente o apoio de toda a turma! Foi uma exibição de liderança para toda a turma.´É lamentável e assusta... Trabalho na área de educação e vejo crianças de menos de 10 anos a medir forças com professores. Cada vez tenho menos vontade de ter filhos!!!
ResponderEliminarÉ o mundo em que vivemos...
Vai daí que a situação até já se está atornar "pop": musicas e t-shirts com o "Dá-me o telemóvel, já!"
ResponderEliminarEstamos num grande país...
http://armpauloferreira.blogspot.com/2008/04/da-me-o-telemovel-ja.html