quinta-feira, junho 17, 2010

É já este fim de semana: Rasta Fest em Beja (Com Adenda)


Eles não têm lá grande aspecto. Mas se quisermos ser honesto e lhe perguntarmos a eles o que acham do meu aspecto quando me visto todo pipi de gravatinha e lenço no bolso exterior do casaco, quase garanto que também iriam dizer que eu não tenho lá grande aspecto!
Mas e contrariamente ao que as pessoas insistem em pensar, nós somos bem mais do que aquilo que parecemos. Eles são jovens e irreverentes – e a irreverência é provavelmente a melhor das juvenis qualidades – vestem-se com roupas que achamos esquisitas e insistem em não ficar sentados a deixar o tempo e a cidade passar por eles. Não os conheço: apenas o seu trabalho. Começaram por demonstrar preocupações sociais em dois bairros muito problemáticos da urbe, criando um amplíssimo conjunto de ateliês onde jovens de todas as idades pudessem matar os tempos de tédio. Mas nas veias corre-lhes o empreendorismo e tiveram a audácia de arriscaram fazer um festival ambiental que baptizaram de Rasta Fest, oferecendo à cidade uma feira e um ambiente diferente, uma porta para novas gentes e públicos. E de certeza que na gaveta tem novos projectos e muitas ideias. E a coragem de rasgarem o papel e passarem aos actos.

Adenda: O programa está disponível aqui!

21 comentários:

  1. Anónimo00:09

    É mesmo o que faz falta por cá é festas de GENTE RASCA!! Foda-se ...

    ResponderEliminar
  2. Camarada Amigo04:20

    Gostei tio H, gostei do seu post.



    Sal grosso para cima deles todos

    ResponderEliminar
  3. Camarada Amigo04:23

    Anónimo das 00:09

    Respeite para ser respeitado. Olhe que a nivel de "Noites" a cidade está mais calma, não exitem tantos conflitos entre "Bairros" dali e daqui, até bebem os seus copos todos juntos.

    Sal grosso para os meus amigos do PC

    ResponderEliminar
  4. Hugo Fernandes08:56

    Anónimo das 00h09 Para gente Rasca como você aqui vai:

    Realiza-se já nos próximos dias 18 e 19 de Junho a 4ª Edição do Festival da Diversidade - Rasta Fest, uma vez mais no Parque de Merendas em Beja. Uma organização da Associação Juvenil Arruaça que introduz este ano um novo conceito, a Diversidade e muitas outras novidades.

    Como já vem sendo hábito a organização aposta mais uma vez na satisfação dos visitantes, desde logo a redução do recinto criará seguramente condições para vigorar o bom ambiente.

    Este ano o festival inicia mais cedo, começando logo na sexta-feira pelas 14.30 com o workshop “Género, Pobreza e Exclusão Social” que terá lugar no Centro Social do Lidador e contará com a presença da Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

    Para além da Feira de Artesanato, este ano haverá também espaço para uma Feira Social, onde quem nos visita poderá dar o seu contributo para o projecto social que a Arruaça enquanto Associação promotora desenvolve à 3 anos em bairros sociais da cidade.

    Também o famoso Muralismo está presente mais uma vez, uma iniciativa que faz as delícias de miúdos e graúdos e reúne cada vez mais adeptos de ano para ano. Entre uma bebida fresca na esplanada do recinto, os visitantes poderão ainda assistir a filmes e documentários temáticos.

    E como o Ambiente sempre foi o tema central, este ano teremos também Pegada Ecológica. Ao longo do evento, uma equipa de técnicos estará no terreno, a avaliar o impacto do Festival ao nível das emissões de Carbono na atmosfera.

    Musicalmente a edição deste ano traz novidades de vários países europeus em formato dj e sound system. A primeira noite abre com os almadenses Concret Jungle Sound, seguindo-se o som dub step do germânico Saetchmo. Veteran Sound é o projecto que se segue e a noite termina com o projecto londrino Hi Fidel Cartel com o seu inovador drum n’bass.

    A segunda noite abre com Massive Deeztant Sound. Segue-se a actuação do DJ algarvio I-Rick e depois é a vez de Xibata acompanhado pelo francês El Bombassin, uma dupla que promete na edição deste ano. O Festival da Diversidade - Rastafest termina novamente ao som de drum n’bass com Daghetto.

    Assim se realiza mais uma edição deste acolhedor festival, onde diversidade é transversal, sem esquecer uma vez mais o “Bom Ambiente” e qualidade musical de sempre.

    Mais Info: www.rastafest.blogspot.com

    A Arruaça - Associação Juvenil faz muito pela cidade de Beja seja com a dinamização da mesma ou com o seu projecto Social á 3 anos nos Bairros Sociais Beja I e Beja II, ao contrário de si que pouco faz e só critica aqueles que trabalham

    ResponderEliminar
  5. Hugo Fernandes09:21

    Caro H, se quiser publicar o programa completo com tudo aquilo que vai acontecer no Festival da Diversidade – RASTA FEST e com os horários, o mesmo está disponível no Blogue do Festival; www.rastafest.blogspot.com
    Saudações!

    ResponderEliminar
  6. Espinafres c/ fairy12:02

    Prof. H, eu conheço-os e ao seu trabalho também! Acredite que em nada do que disse está enganado! São pessoas bem capazes e inteligentes! E tem muita razão nas suas palavras, principalmente quando refere que têm coragem e mtas ideias interessantes! E ainda lhe digo mais... não se deixam afectar por comentários tristes como o do Sr. Anónimo das 00:09!
    Um beijinho para si

    ResponderEliminar
  7. Hugo Fernandes!
    Obrigado: já está o link!
    PS - tem um primeiro nome, realmente bonito!

    ResponderEliminar
  8. Hugo Fernandes14:25

    Caro H, obrigado pela colaboração e divulgação.
    Saudações!

    ResponderEliminar
  9. ola Hugo

    de facto esta associação tem um trabalho muito valido, social, cultural e artistico. No entanto julgo que mereciam outro apoio, se as coisas continuarem assim tenho duvidas que eles consigam manter a sua actividade, este festival tambem teve um corte de 70% da autarquia de Beja, assim é muito dificil continuar a oferecer actividades á cidade
    abraço

    ResponderEliminar
  10. Revez - Desconhecia o corte!
    Sobre este evento, por alguns muito criticado, fui daqueles que o defendi no passado e aplaudo no presente!
    Sem deixar de assumir.. que apenas o conheço de ouvir falar...

    ResponderEliminar
  11. hugo
    mas tambem só foi mais um dos muitos,
    abraço

    ResponderEliminar
  12. Revez - desde que os cortes sejam justos e justificados, não tenho objecções.
    E acho melhor cortar e cumprir.. do que reiterar a mania de prometer apoios e depois não os cumprir ou demorar meses e meses...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo16:40

    Estou com vontade de passar por lá!
    Estar na mata até as 6 da manhã , com estas noites quentes a
    ouvir musica e fazer sei lá mais o que …
    Já vale a pena ir.

    Obg pela informação

    ResponderEliminar
  14. Anónimo18:22

    Haja bom senso por parte da Autarquia e corte-se não 70% mas de 100% dos apoios a estas "actividades" de merda de PSEUDO CULTURA RASCA E MEDÍOCRE que só serviu para encher os bolsos de muito calão que nunca fez nada na vida senão MAMAR da teta da Câmara!!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo18:25

    "E acho melhor cortar e cumprir.. do que reiterar a mania de prometer apoios e depois não os cumprir ou demorar meses e meses..."
    Isso é o que você acha mas já perguntou a algumas das associações que viram os apoios fortemente reduzidos se não preferiam os anteriores mesmo reccebendo mais tarde...
    Já agora em relação ao sr Revez, quem o viu e quem o vê, tão manso na critica ás politicas culturais do anterior executivo, faltou-lhe o gás foi?

    ResponderEliminar
  16. @anónimo - quem vive ou depende de subsídios, obviamente que vai pugnar para que estes sejam sempre maiores!
    O que defendo é que prefiro uma Câmara pobrezinha mas honesta, do que prometer milhares que não paga ou paga com meses de atraso!

    PS - Sobre o Revez, que tanto quanto sei é militante comunista, tem sido claro nas suas críticas a este executivo!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo10:48

    o sr Revez quanto muito será "sócio" do PCP, militante, não me parece. E se não estou em erro o rapaz bandeou-se para os lados do Bloco, de onde naturalmente já foi "suavemente" encostado.

    ResponderEliminar
  18. Cheira aqui muito a xenofobia!
    Gente rasca é quem tem pensamento limitado e isso, infelizmente, é o que não falta em Portugal.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo21:22

    Esta malta da "mente limitada" e do "sal grosso" que andam a poluir os blogs, poderiam uma vez por outra, ter alguma ideia inovadora, contribuir para uma discusão saudável, em vez de apenas tentarem ofender quem nem sequer conhecem.
    Meus amigos, vocês até podem ser diplomados, mas indfelizmente os cursos superiores não dão educação e pelos vistos os vossos papás também não.

    Também poderia enviar-vos qualquer coisa para cima, mas como ao contrário dos senhores/senhoras tenho um qb de educação envio-vos abraços.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo13:09

    Anónimo disse...
    "Haja bom senso por parte da Autarquia e corte-se não 70% mas de 100% dos apoios a estas "actividades" de merda de PSEUDO CULTURA RASCA E MEDÍOCRE que só serviu para encher os bolsos de muito calão que nunca fez nada na vida senão MAMAR da teta da Câmara!!"

    Amigo Anónimo:

    Não tenho palavras para o descrever e naturalmente como membro da Associação em causa não me vou rebaixar ao seu nível.
    Mas permita-me que lhe diga que só em 2 projectos trouxemos 250000€ para esta cidade investidos em projectos reconhecidos nacionalmente pelas boas práticas por entidades como o Programa Escolhas, a Presidência de Conselho de Ministros, a CIG ou o ACIDI.
    O apoio da autarquia é apenas pontual e sim é pouco.
    A Associação Arruaça não é o Rastafest. É muito mais do que isso.
    Será bem-vindo com as suas ideias isto se, tiver coragem para levantar esse rabo pesado da frente da Tv e do Computador e decidir que está na hora de fazer algo por si, pelos outros e pela cidade.
    Uma última palavra amigo anónimo: são pessoas como o senhor que nos dão ainda mais ânimo para continuar. Se não as houvesse seria porque não éramos ouvidos e a nossa actuação não estava a atingir os objectivos. Bem-haja e uma vez mais muito obrigado.

    ResponderEliminar
  21. Boa resposta!
    E sublinho que pelos Arruaça não ouvi queixume...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!