terça-feira, junho 22, 2010

O raio da rotunda!

É mais forte do que eu: aquela rotunda maravilha que plantaram ao lado do MacDonald`s dá-me prisão de ventre, mas ao contrário! Nunca escondi que embirro com a rotunda: e sem deixar de entender que quem teve aquela brilhante ideia devia ser tratado como Cristo, i e, pregado a uma tábua e levar umas verdescadas, a rotunda está lá, existe e tal como pensam as mulheres casadas, vamos ter de levar com ela!
Pelo que fica escrito, até morrer alguém naquela curva idiota, a rotunda vai ficar por lá! Mas, pergunto: será que não se pode fazer nada para que aquela coisa não fique tão feia?! Estamos condenados a conviver com aquele descampado que lá plantaram? Não é possível colocar lá uma relva, um menir, uns pastéis de nata, as fotos da Carla Matadinho, fazer naquele terreno uma reforma agrária ou um painel em betão a dizer "o exército saúda Beja"...

19 comentários:

  1. Eu gosto mais da rotunda do largo da cooperativa. Se bem que devia chamar-se só rot ou então tunda.

    ResponderEliminar
  2. moi - mas é uma bela tunda...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:38

    Boa noite.
    Sugeria que fosse utilizada pela prostituição! que ali todas as meninas que se dedicam a vida faustosa sexual tivessem um cantinho aonde se expor.

    ResponderEliminar
  4. @anónimo - Infelizmente, não temos cá disso...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:51

    ter até temos! Não estão é a vista ...

    ResponderEliminar
  6. H,

    Tu queres é semáforos à saida da rotunda... Vá, confessa que é isso!!!

    Lisboa está cheia dessa moda e tu tens é inveja...

    Toma uma aspirina ou muda-te para cá, que os inteligentes estão cá todos... ou quase!

    ResponderEliminar
  7. Fernando Figueiredo12:24

    Caro Hugo Lança,
    O assunto deste seu post está em estudo na CM Beja. O actual Executivo assumiu (e bem, na minha modesta opinião) o desafio anterior de em parceria com o RI 3 colocar naquele espaço um elemento escultórico alusivo à presença do Exército na cidade de Beja. A seu tempo, logo que reunidas todas as condições (estudo da maquete, discussão pública, orçamentação, etc) a cidade contará com esse espaço remodelado. Nem os romanos de outrora fizeram a Pax Julia num dia... estou certo que a CM Beja também tem isso como preocupação e que não deixará de honrar o compromisso bem como a necessidade de dar dignidade aquele espaço.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Fernando Figueiredo - Desconhecia. E fico feliz por saber que há algo pensado e que está a ser executado! Deprime-me ver a rotunda naquele triste abandono!
    Obrigado pelo esclarecimento!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Anónimo00:23

    Até se podia fazer uma muralha à volta de toda a cidade, e as rotundas eram as portas de entrada. Porta da Força Aérea, Porta do Exército e só fica a faltar a Porta da Marinha, que não teria muita lógica ser instalada na rotunda para Serpa. Teria de haver aqui uns ajustes. Ao cluster do Azeite, da Energia e ao Aeronaútico, acrescenta-se o da Bala. Trazemos para cá as Academias Militares e os Fuzileiros. Com sorte, ainda metemos cá esses dois submarinos. Porra, votam em mim ou não?
    Ass: Tenente qqcoisa

    ResponderEliminar
  10. Parece que não és de cá...nestas emblemáticas construções esperam sempre alguns anos até mesmo toda a gente se aperceber que ali existe uma rotunda, só depois lá plantam algo vistoso para não ser derrubado por algum automobilista desconhecedor...

    Fernando Figueiredo:

    Penso que este local é da competência da EP, posso no entanto estar enganado já que não sou de cá...lol

    ResponderEliminar
  11. Fernando Figueiredo12:01

    Zig:
    A EP dá parecer nesta matéria também! Analisa se a obra proposta não coloca em causa a visibilidade e outros aspectos que têm a ver com a segurança rodoviária!
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Fernando Figueiredo - já agora, faço-lhe uma pergunta: a solução que está a ser trabalhada é apenas para a rotunda em si mesma, ou inclui aquele descampado disparatado frente ao Mac, onde agora estacionam autocarros e afins?!

    ResponderEliminar
  13. Fernando Figueiredo16:35

    Caro Hugo,
    Isso já me ultrapassa... não o posso ajudar na dúvida colocada! A CM Beja é o local indicado para obter tal resposta.
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. E os semáforos à saida da rotunda?

    Isso é que me parece importante!

    Porque se nós temos que levar com isso em Lisboa, todo o país devia levar também...

    Mas disso ninguém fala... assobiam para o lado...

    ResponderEliminar
  15. Miguel - a inexistência de semáforos irritantes, é uma das muitas vantagens de morar na província!

    ResponderEliminar
  16. Está mal, H!

    Deixo aqui o meu protesto...

    (e ninguém me convence que este crescer desenfreado de semáforos em todo o lado, em sitios onde passam 3 carros por hora, não tem o objectivo unico de encher o bolso de alguém... como acontecia no Porto)

    ResponderEliminar
  17. Há mais uma rotunda, se calhar Beja tenta tirar o 1º lugar a Viseu em matéria de rotundas. Que me diz da pseudo rotunda junto à ponte que passa por cima da linha do comboio, junto à antiga ESTIG. A câmara não tem onde gastar o dinheiro que o dê a quem precisa....a mim.

    ResponderEliminar
  18. Pikas- é uma excelente pergunta, para quem teve a ideia de plantar aquela rotunda!

    ResponderEliminar
  19. Miguel - só para chatear...
    Há uns anitos, havia uma livraria, perto dos semáforos!
    Porque era conhecida por esse nome? Porque em Beja apenas havia UM semáforo!
    Claro que a cidade evoluiu: já temos uns dez...
    Abraço

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!