segunda-feira, junho 28, 2010

Porque o saber não ocupa lugar...

Concordo com isto. Quando há dúvidas, devemos pedir esclarecimentos. E estes devem ser dados!
Bem sei que no passado reinou o obscurantismo! Mas já é tempo de abraçar a transparência! Porque os valores públicos, dizem-nos respeito a todos...

37 comentários:

  1. Anónimo14:08

    Também concordo, mas se sta festa custar os 70.000 euros que esta senhora fala vou ficar seriamente preocupado com a sanidade mental e politica dos (ir)responsáveis que decidiram isto. Mas como diz vamos esperar pelos esclarecimentos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:37

    Transparência nas contas e nas adjudicações totais, é o que é admissível !

    Contudo, nos milhões em débito em várias frentes, nos cerca de 500.000 Euros que não têm aprovação escrita e nem requisição documental, por parte da gestão anterior da CDU e do PCP, em Beja ?

    As centenas de milhares gastos nas campanhas políticas com dinheiros de todos nós no Gabinete Informação e Relações Públicas, na Câmara de Beja, nãodeveriam ter o mesmo procedimento ?

    A primeira não invalida a segunda, pede-se honestidade política e cívica.

    ResponderEliminar
  3. Primeiro anónimo - desconheço os valores em causa!

    ResponderEliminar
  4. @segundo anónimo - Obviamente que a transparência se aplica a todos! E recordo o que escrevi no texto: foi contra o obscurantismo das contas que muitos lutámos.
    Daí que seja ainda mais importante dar o exemplo!

    ResponderEliminar
  5. Ola Hugo,

    acho muito bem a transparência das contas, faz parte da cultura democrática, mas o que acho interessante nesta festa, é o que ela deixa a nu.
    Vou tentar ser breve, embora o tema seja bastante rico em analises.
    1º- As contas da câmara estão pelas ruas da amargura, aceitemos isso como um facto, com base neste argumento foram cortados ou diminuídos drasticamente os apoios a muitas das colectividades do nosso concelho para 2010. Pronto, já sei que esta iniciativa foi candidatada a fundos e que a autarquia pouco ou nada vai gastar, no entanto o que me parece curioso é que não se tenham chamado a participar artisticamente e de outras formas as colectividades, associações e criadores do concelho. Não achas que esta era uma boa oportunidade para minimizar os prejuízos causados pelos cortes que este executivo efectuou? Ou o programa ao qual foi apresentada a candidatura so permite fazer pagamentos a “FIGURAS PUBLICAS”, do tipo mituxa, gaguxa, cucuxa, pixuxa etc? Quando foi das festas da cidade, ainda recentemente, como não havia dinheiro, estas foram feitas com a “PRATA DA CASA”, agora que existem 150 mil euros para 3 eventos, compram-se “FIGURAS PUBLICAS”, será que este é um Pilar da BEJA CAPITAL? É este o modelo de desenvolvimento cultural que queremos para a cidade?

    Abraço

    Revez (o mais novo, do teatro e comunista, para que não haja confusões )

    ResponderEliminar
  6. Olá Revez, mais novo e mais comunista!
    Desconheço os valores e nem sei qual é a terceira iniciativa de que falas (baseando-me na presunção que a 2ª foram as Misses!).
    Como desconheço qual a participação da CMB nos respectivos custos!
    Mas, não fujo à tua resposta, concordando num ponto, discordando em outro!
    Onde concordo: dou sempre primazia a que se procure apoio na região: quer das associações, quer das empresas! (e só mesmo os hipócritas jogam para o ar que os empresários podem ter apoiado JPV!)
    Sobre as figuras públicas, já não sei se concordamos: se a coisa for bem feita, pode ser inteligente! Correu muito bem com Portimão e VRSAntónio por exemplo! Como não me recordo de, nos sítios onde há Carnaval, ter ouvido críticas aos cabeças de cartaz! Por isso, no que diz respeito a este ponto, cito o futebolista: prognósticos só no fim!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:50

    Leu o texto que o Miguel Ramalho lhe dedicou? O tipo não se enxerga! 5000 Euros mais carro e despesas!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18:42

    Hugo hipocrita estás tu a ser, quando afirmas que empresários não apoiaram a campanha BejaCapital.
    Podes utilizar outras formas de contribuir para o bom nome do executivo, mas não este.
    Não foste o único, e até sabes aquilo que outros tantos sabem.
    Falemos a verdade, deixando coisas que podem ser desmentidas para não cairmos no obscurantismo...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:43

    Não vale a pena pagares nem com veículos, nem com café, ou outros géneros!!! nem vale a pena responderes.

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - quando não perceber algo que lê aqui, peça a alguém para lhe explicar. Se os seus amigos não forem capazes, peça-me com respeito, que eu explico-lhe!

    ResponderEliminar
  11. Antonio Pedro19:30

    Sem ter conhecimento pormenorizado do evento em si pois estou em Lisboa e não acompanho em Beja o dia a dia, fui ler pela net e desculpem os pessimistas mas tenho que dar os parabens à organização. Em primeiro lugar porque está a ser notícia por cá e foi no Expresso e noutros orgãos de comunicação. Depois porque estão a aproveitar fundos comunitários e penso que isso é muito bom dada a execução do QREN. Levar gente conhecida (pela positiva) a Beja beneficia a cidade e eu não acredito que seja a Lili Caneças como alguns brincalhões por aí dizem. E, mais importante ainda, é fazer com que a nossa terra também organize eventos capazes de atrair públicos do mundo empresarial!
    Eu sinceramente não compreeendo esta mania de algumas pessoas em quererem jogar abaixo iniciativas de grande valor. Mas, pronto, é só a minha opinião!

    ResponderEliminar
  12. Anti-esquerdalha II19:51

    Esta notícia faz-me lembrar as birras de putos pequenos quando se zangam por algum motivo!" e quero e pronto e quero"!!!

    Ainda bem que se discute transparência nas contas,mas que não se fique só pela discussão. Pena é que os comunas só "exijam" isso agora, porque antes a transparencia não fazia parte do vocabulario vermelho. Como disse , é só para marcar território, há que dar a mijinha no canto da casa!


    Quanto ao invento, não achei nada de transcendente, para além de concordar que se devam organizar festas do genero, em prol do desenvolvimento cultural JUVENIL!!!

    Para os comunas qualquer coisa serve, desde que não dê muito trabalho, aliás tem-se visto pelo maravilhoso desenvolvimento desta capital de distrito...um lixinho, desculpem luxinho...

    Será que é desta que isto evolui?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo20:32

    Vai uma apostinha como o António Pedro de Lisboa pertence à empresa que vai organizar o evento?

    ResponderEliminar
  14. Anónimo20:35

    Já percebi que o Hugo é da facção Bejacapital que apoia o evento é que há outra metade ou mais incluindo alguns membros do executivo estão pior que fodidos com esta festa.Isto pretendia ser jet 7 mas o primeiro petisco foi "beiço de porco".

    ResponderEliminar
  15. Anónimo21:43

    Depois das bandeiras penduradas nas varandas e janelas da nossa cidade só nos faltava mesmo aturar os brazucas das obras a soprar nas vuvuzelas. Irra .. que é demais! Esta merda de cidade está cada vez pior!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo22:26

    @H,

    "Mas, não fujo à tua resposta, concordando num ponto, discordando em outro!"

    essa é de fazer lembrar o "tio" Marcelo

    ResponderEliminar
  17. Anónimo23:00

    Kerido H
    Concordo em absoluto com a noite do vinho.
    Pelo produto e pela divulgação do territorio.
    O preço de entrada acho excessivo 25 € por pessoa.
    Mas é mais um passo num programa que irá ter o seu ponto MAIS alto na Vitifrades, a verdadeira festa do vinho, em Dezembro de 2010 em Vila de Frades / Vidigueira
    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Anónimo23:00

    Kerido H
    Concordo em absoluto com a noite do vinho.
    Pelo produto e pela divulgação do territorio.
    O preço de entrada acho excessivo 25 € por pessoa.
    Mas é mais um passo num programa que irá ter o seu ponto MAIS alto na Vitifrades, a verdadeira festa do vinho, em Dezembro de 2010 em Vila de Frades / Vidigueira
    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Anónimo00:30

    Hehehehehehe
    É sempre assim todos querem mamar e quando não estão há mama criticam e pedem esclarecimentos
    Querido H acho muito bem que este tipo de evento aconteça na nossa Cidade.
    Cheira-me que é investimento a médio longo prazo.
    Enquanto aqui se discute números estúpidos , é só dar uma vista de olhos pelos patrocinadores
    não me parece que estas empresas façam investimentos a toa, a Ana tem todo o interesse em vender viagem para Beja só assim justifica o investimento da gerência do Aeroporto. Por sua vez tem que haver interesses em Beja para que se possa receber cada vez mais pessoas de toda a parte do Mundo.
    Pelo meu entender esta iniciativa é o inicio de muito mais que possa aparecer por cá.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo00:34

    Quando a 1º viagem corre bem há sempre motivos para voltar...

    Kiss simpáticos ;)

    ResponderEliminar
  21. Caro Hugo
    A grande questão que aqui se coloca é a da opção politica. Pessoalmente não tenho nada contra este tipo de eventos, embora os ache muito chatos. Não podes comparar o investimento e as iniciativas promovidas em Portimão e em V.R.Santo Antonio, com esta.
    Portimão faz esta aposta, porque o que lhe interessa é um turismo de massas, e estas mituxas, guiguxas, fifuxas etc, infelizmente, ainda conseguem levar atrás de si (salvo seja) muita gente.
    Agora em Beja esta iniciativa, não se destina ao turismo de massas, quer pelo preço praticado, quer pela lotação do castelo. A minha grande preocupação são as opções politicas, que numa situação de grande endividamento camarário (como este executivo diz que existe) e depois de apresentado um plano de austeridade, quando existe uma candidatura a fundos externos, a câmara de Beja, não o utilize em minimizar os cortes injustos que efectuou no apoio ao associativismo do concelho, e utilize os poucos recursos com festas pagando a FIGURAS PUBLICAS. Por mim tudo bem, fiquei esclarecido quanto as opções culturais deste executivo, tenho pena.

    Abraço

    Revez

    PS. Não fiz nenhum comentário relativo ao teu post “Noites da Sogra”, aproveito agora a oportunidade. A Beja Wine Night, prova que a diferença que existe entre Beja e Serpa, possivelmente não é entre as companhias, mas sim na postura das Câmaras Municipais, muito provavelmente se este evento fosse realizado em Serpa, esta contava com a colaboração estreita de alguma associação do concelho, e aqui? Pois são perspectivas diferentes…

    ResponderEliminar
  22. Por um anónimo lá em cima - onde leu a minha posição?!

    ResponderEliminar
  23. Revez - não nos podemos reduzir ao facto de ser para "massas" ou não! Esta iniciativa tem uma vertente de promoção económica!
    Mas é claramente uma escolha política! E vamos aos factos: é preferível a Beja Wine Night ou trazer a Beja os Xutos e Pontapés?

    PS - Só hoje falo nisto, porque já o assumiste em público: se não existem problemas de tesouraria, porque é que o ano passado, no mandato PCP o teu grupo fez greve? Achas que havia dinheiro na autarquia e vocês foram perseguidos?!

    ResponderEliminar
  24. @anónimo - Se comparar-me com Marcelo Rebelo de Sousa é uma tentativa de ofensa, ofenda-me todo!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo13:18

    "é preferível a Beja Wine Night ou trazer a Beja os Xutos e Pontapés?"
    Esta é uma pergunta de retórica tipo gosta mais do paizinho ou da mãezinha. Eu faço outra pergunta, também de retórica se quiser.
    Concorda no actual quadro se gaste 70.000 euros numa festa como esta. Mesmo com todas as variantes de eventuais patrocínios e financiamentos comunitários?

    ResponderEliminar
  26. Caro Hugo
    Fiz greve no passado , como faço agora, e continuarei a fazer sempre que considere que existem injustiças que carecem de ser alteradas, independentemente da cor do poder, os meus princípios, não foram nem serão comprados por nenhum partido politico.
    Sabes perfeitamente que não podemos comparar as duas iniciativas, sabes isso tão bem como eu, e não é uma questão de gosto, porque esse é sempre discutível, trata-se de comparar dois eventos com objectivos, com contextos, com alcances totalmente diferentes.
    Acho que estas errado na analise dos factos, os factos não são comparar os dois eventos, que, como disse anteriormente nada tem em comum. Os FACTOS são que num ano em que a câmara esta com problemas financeiros, em que lança um plano de austeridade, opta por gastar (as informações disponíveis apontam para 150 mil euros em três iniciativas) verbas significativas em passadeiras , FIGURAS PUBLICAS e muito glamour.
    P.S. só para ser cruel, sabes que o plano rigoroso de austeridade da CMB, prevê que os artistas e técnicos que actuam no pax Júlia, só tem direito a 2 aguas de 0,25? São opções...
    abraço

    ResponderEliminar
  27. @anónimo - Desculpe, mas a questão é tudo menos retórica!
    É uma questão de política pura, de escolher opções e prioridades!
    Sobre a sua pergunta, que também não é retórica, não posso responder! Porque não faço ideia quanto é que a CMB vai gastar com o evento!

    ResponderEliminar
  28. Revez - A questão das águas é ridícula! (não a tua, de quem criou a regra!)
    Sobre as outras questões, penso que respondo no comentário supra!

    PS - Sobre a greve, por respeito por ti e pelos teus colegas, opto por não opinar!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo15:20

    Segundo sei, a Câmara de Beja atribuiu a produção da Miss Vindimas a uma empresa de Beja: a Cocas Produções. Só que a verba total inscrita para o evento foi apenas de 5 mil euros. O que levou a duas coisas diferentes. Por um lado lá ficou o Cocas a Ganir, por outro acabou o vereador magrinho e a sua nova secretária a arrumar as cadeiras da plateia.
    Já que se fala na secretária do vereado da cultura e em planos de austeridade: quanto recebe a dita cuja por mês? 1500€? multiplique-se a sua duvidosa competência por 14 meses e teremos, ao fim de um ano, 21 mil euros (isto por baixo). Que é uma verba superior aos cortes orçamentais que esta câmara fez nas pequenas associações do concelho. É tudo uma questão política, dirá o Hugo. Mas eu digo diferente - é tudo uma questão de tino e de saber fazer.
    E o Pulido não se apercebe disto? Não vê, como todos Vêem, que está entalado com a malta que escolheu para a cultura?
    Romeu Santos Sousa
    Rua Capitão João Francisco de Sousa
    no coração da cidade de Beja

    ResponderEliminar
  30. Romeu - acho o valor demasiado inflacionado! Alias, por esse valor, eu encontrava alguém com óptimo CV!

    ResponderEliminar
  31. mais uma vez ola hugo,

    deves opinar sobre a greve, quando respeitamos as pessoas devemos ser sinceros, mesmos que tenhamos opinão contraria. Ja basta a hipocrisia para com aqueles que não respeitamos.
    abraço

    ResponderEliminar
  32. Revez -Então, faz-me um favor para confirmar algo: manda-me um link com a notícia da vossa greve!

    ResponderEliminar
  33. Algo onde fale sobre a greve!

    ResponderEliminar
  34. a greve como sabes é um acto privado

    ResponderEliminar
  35. Revez - estou em profundo desacordo com a tua premissa!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo11:17

    "a greve como sabes é um acto um privado"!?
    Uma greve ser um acto privado chama-se birra caro Revez. E birras é o que mais se vê os 'agentes culturais' subsidiados fazerem.
    Caso queira dizer que fazer ou não fazer greve é uma opção pessoal e assim de certa forma privada, isso é outra coisa.
    Agora em forma de conselho, caso a comida e o alojamento não lhe agradem em Cuba (se realmente for para Cuba) não caia na tentação de fazer greves privadas muito menos públicas.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!