quinta-feira, março 06, 2008

Envergonhado, confesso: fui ver o pénis erecto

Depois de ter abordado aqui o tema e depois da querela que o "monumento" causou, fiz questão de ir ao local, ver o dito! Deixo três notas breves:
- começo por um elogio: em boa hora (v.g., antes de causar um acidente grave) foi retirada aquela rampa assassina: quem frequenta o Parque sabe bem que só por milagre nunca aconteceu uma tragédia!
- não gosto (embora isto seja tão somente uma questão estética, nunca escondi que não me entusiasma esta coisa que chamam pop art e seus derivados);
- sobre a homenagem ser a Catarina Eufémia, não mudo uma vírgula ao que escrevi há mais de um ano aqui: sendo certo que não sou gaja, honestamente não me parece que as cidadãs da minha cidade a tenham como uma referência! Mas... é o problema de se debater num "circulo ancha apertado"...

Adenda: Em homenagem ao menir, musica nova no blogue: um sexto andar...

7 comentários:

  1. Anónimo16:09

    Independentemente da simbologia que se possa dar ao referido elemento escultórico, e tendo em conta as breves incursões que o autor deste blogue faz no domínio das artes, devo dizer que é do mais elementar bom senso, medir aquilo que se afirma acerca de arte contemporânea porque, tal como os agora aclamados Picassos,Klimts, Van Goghs e similares, foram escarnecidos pela maioria dos seus contemporâneos, o mesmo poderá estar a acontecer agora, no caso concreto desta escultura que, como qualquer obra de arte, está muito para além do nome que lhe dão. Se isto é apenas um pretexto, mais um, para se dizer mal da C.M.B, devo dizer que já chateia, porque, na verdade, há muita coisa para falar...mal. Acontece que, quando for oportuno, já não há paciência para ler seja o que for.A critica, qualquer que ela seja, não se deve deixar cegar por preconceitos ideológicos ou outros, porque a cegueira é a mãe de toda a intolerância...e de alguma ignorância.
    Acerca de Catarina Eufémia ser ou não uma referência para as mulheres da sua terra,isso é outro lugar comum, um labirinto sem saída, porque certamente será para muitas e não o será para outras tantas, isso não invalida que seja uma referência histórica,quer se queira quer não. O tempo, esse eterno fazedor de história, se encarregará de colocar as coisas no seu devido lugar... Se apenas se pretende fazer humor ou avacalhar, tudo bem... Apenas espero que para o autor deste blogue o seu paradigma de arte não esteja plasmado no célebre "Pastor da Ovibeja" sobre o qual, cai um manto de silêncio.Será apenas porque não é obra da C.M.B.? Não quero acreditar!

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Anónimo, respondo educadamente, porque foi com elevação e educação que discordou de mim!
    Em breves notas:
    - a questão estética é de somenos, como afirmo no texto: o facto de eu não apreciar é obviamente irrelevante: mas, não gosto do "monumento", como critiquei o da Força Aérea na rotundo, ou o de Barrancos e, se já tive blogue na época, criticaria o pastor da Ovibeja;
    - sobre o resto (que é o mais interessante) penso que lhe falta razão! E explico: no meu caso não é verdadeiro o argumento de que tenho fixação pela CMB e crítico todas as suas iniciativas; a título de exemplo, ainda terça-feira, num debate público com a ex-vereadora Maria Coelho, não tive pejo em fazer um público elogio às preocupações da CMB com os "menos jovens"! Da mesma forma que na ultima semana critiquei o PS-BEja.
    Mas, já que é da CMB que falamos, convido-o a ler este texto:
    http://ireflexoes.blogspot.com/2008/01/o-h-e-cmara-municipal-de-beja.html

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:04

    Se há coisa que eu gosto numa troca de ideias, para além da elevação e educação que mencionou,e que uso sempre quando falo com gente civilizada, como é o seu caso, é a capacidade de argumentação,a objectividade,o não se cingir a um ou outro argumento, mas responder a todos. Noto que o senhor tem alguma dificuldade, ou será estratégia?, em abordar as questões em apreço na sua totalidade e procurar sempre uma saída airosa,para não se confrontar com os argumentos do oponente.Eu nunca disse que o senhor tinha uma fixação na C.M.B. ou que não enaltecia os eventuais méritos da autarquia quando havia razão para o fazer. O que eu chamei a sua atenção é para a importância e a substãncia da critica, para ela ser tida como séria e pertinente, e não acontecer o mesmo que aconteceu a um blogue da nossa praça que se transformou num baluarte de sectarismo.Penso, que aqui,apesar de muitas vezes não estar de acordo, se vive uma atmosfera bem diferente e, talvez por isso, em minha opinião, este seja o melhor blogue da cidade.E, desculpe a imodéstia, sinto que ele é também um pouco meu, na qualidade de seu leitor.

    ResponderEliminar
  4. Excelência, a arte, tal como outras coisas, passa-me ao lado. Esta arte. Ou gosto ou não gosto. B´sica como isso.
    Em relação a Catarina Eufémia, recomendo a leitura das linhas do Pedro:
    http://caoepulgas.blogspot.com/2008/03/chamavam-lhe-catarina.html

    Em relação a esta nova escolha musical, os meus parabéns! Comprei o cd e não me canso de ouvir!

    E agora com licença. Voltem aos comentários sérios, profundos e conhecedores. :)

    ResponderEliminar
  5. @anónimo: honestamente, não percebo ao que não respondi!
    Sobre o resto, agradeço as suas simpáticas palavras! E, claro que este blogue é de quem o frequenta: muito do mais interessante, está nos comentários!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Excelência Trenga!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Irra que a discussão está boa!!!!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!