quinta-feira, setembro 30, 2010

BejaGourmet

Segundo rezam as crónicas, a cidade vai receber algures daqui a provavelmente pouco tempo – não tenho presente a data, nem tempo para ir vasculhar – a primeira edição da BejaGourmet!

Mais do que provavelmente por incapacidade minha, desconheço como vai ser o certame em concreto! Mas sei perfeitamente aquilo que eu desejava que este evento fosse no futuro: uma grande montra da excelência do baixo-alentejo, uma espaço afável, com bom gosto, apto a receber a excepcional doçaria alentejana, os enchidos e os presuntos, onde fosse evocado o borrego e o porco alentejano, o nosso mel, as azeitonas e o pão, ainda o queijo, o vinho e o azeite, - apesar de aquele ter a excepcional Vinipax para se exibir e no caso do azeite se repetir uma feira que no ano transacto falhou - ; uma feira onde houvesse lugar para os barros de Beringel, para o artesanato que insiste em sobreviver no meio do abandono, onde a cortiça tivesse espaço, ao lado da arte das peles de borrego, um lugar onde a tradição se encontrasse com a modernidade, onde os saberes tradicionais ensinassem os eruditos e aqueles aprendessem com estes!

A BejaGourmet que eu sonho, não é uma feira estática, quatro dias por ano num Pavilhão nem sempre confortável, onde se mostra aos bejenses o que estes sabem de cor! A “minha Beja Gourmet” é uma feira dinâmica, que sai da capital de distrito e vai percorrer a região e o País, como embaixadora económica da cidade de Beja! A minha Beja Gourmet seria uma loja aberta aos turistas, a montra do nosso património gastronómico e social.

Obviamente que a Beja Gourmet que vos vendo hoje não se faz numa edição: precisa de carinho e respeito para crescer e fazer-se feira, que junte a boa vontade de quem luta por Beja e não contra Beja, que seja um projecto de todos e não de uma maioria conjuntural, apoiada por uns, denegrida por ressabiados conjunturais!

10 comentários:

  1. Todas essas características apontadas cabem na Ovibeja!
    Embora as pessoas já a associem mais à ovinight

    ResponderEliminar
  2. Dinis, a Ovibeja é hoje um mundo, onde cabem produtos de todo o País! O que aqui se deseja é um espaço específico da nossa região! E que não seja uma simples feira de 4 dias! Que seja uma montra a percorrer o País!

    ResponderEliminar
  3. Dica11:03

    As feiras da VINIPAX e GOURMET, serão de 3 dias entre 22 e 24 de Outubro e já só falta menos de um mês.

    Elas só têm razão de existir se forem uma grande montra de qualidade para o exterior e a Vinipax é um bom exemplo com mais de 100 expositores já inscritos, espera-se e deseja-se que a Gourmet nesta sua estreia vá seguir o mesmo caminho.

    A Ovibeja tem outros objectivos e não é comparável com estas duas nos conteúdos.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:40

    Muitas vezes, ficamos com a sensação que o H é vice-Presidente da Câmara Municipal de Beja!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:11

    @anónimo, se o H parece vice-presidente da câmara, não sei, mas era excepcional que tivesse alguma influência no executivo camarário porque parece ter alguma cabecinha

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:08

    É o que já disse variadíssimas vezes: a Dica travestida
    e uma pessoa muito bem informada. Será que trabalha lá para os lados da Praça da República?! Mas deixe-me dizer-lhe: o seu serviço está bem entregue!!!! Vamos assistir ao afundamento tal como aconteceu ao Titanic-

    ResponderEliminar
  7. Dica22:32

    Anónimo das 20.08

    A Dica esclarece:

    Não sou funcionária pública e simplesmente tenho opinião, sou independente e gosto de estar a par do que nos rodeia e partilhar essa mesma informação com os demais cidadãos é uma forma de estar na vida.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:43

    Dica, está a atirar areia para os olhos de quem? Pense (se conseguir) que há pessoas que têm cabeça para pensar e tirar conclusões!
    E essa coisa de ser "funcionária pública" tem muito que se lhe diga.Pelo menos escreva a frase no masculino!!!!

    ResponderEliminar
  9. Dica22:58

    Anónimo das 21.43

    A(O) Dica esclarece :

    Não sou funcionário público, espero que a sua mente fique sem dúvidas e que finalmente tenha tirado as suas conclusões de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:01

    Primeiro diz "funcionária". A seguir afirma "funcionário". Afinal, tenho razão: mais um travestido! Conclusões, já as tirei há muito e nem queira saber quais são!!!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!