segunda-feira, setembro 20, 2010

Politica Regional de Eventos!

Em três linhas, que esta semana é das terríveis!
1. Defendo uma lógica 12 meses, 12 eventos, realizados sempre no ultimo fim-de-semana de cada mês. Criar uma rotina: divulgar a ideia de que no ultimo fds de casa mês há sempre algo de diferente para fazer em Beja! Uns eventos seriam anuais, outros bianuais, uns esporádicos, o que quiserem!
2. Não basta criar eventos: é preciso divulgá-los! Porque sem divulgação é uma parvoíce fazer eventos! A divulgação faz-se em sítios da Internet, em redes sociais, na Agenda Cultural, nos media, em outdoors (gosto da ideia de um outdoor nas entradas da cidade e divulgar os eventos mensais).
3. Há gente que percebe muito mais disto que eu! Como mais tempo e mais paciência que eu! Façam chegar ideias! Enviem propostas para o executivo! Escrevem aqui comentários. Usem os blogues que têm para algo de positivo, porque não serve apenas para achincalhar e defender caninamente! Beja têm de ser mais importante que a mera politiquice parva, as intrigas de igreja e os amuos tontos!
4. Não tem nenhuma relação com o que fica escrito, mas tenho de dizer isto! O único Zé Manel que conheço é um taxista feito pela Maria Rueff: mas parece que em Beja também há um Zé Manuel que é enfermeiro e voluntário do Cantinho dos Animais. Não o conheço! Mas ouvi dizer coisas absolutamente maravilhosas sobre ele, da sua entrega e dedicação aos animais. Zé Manel, não faço ideia quem és, mas sei que Beja precisa de mais gente como tu!

24 comentários:

  1. Anónimo14:50

    Amigo Hugo, estou enganada ou estás farto de lutar por Beja e pelo IPB?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:01

    H, pode explicar melhor isso dos 12 meses, 12 eventos?!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:47

    um zig qq

    ResponderEliminar
  4. Pedro16:22

    Boa ideia, apesar de não chegar a bom porto.
    Mas mesmo não chegando a bom porto, continue a pensar, a dizer, a lutar. É com pessoas como você que um dia esta cidade vai mudar, para melhor. Não falo em partidos ou em politiquices, porque independentemente do Partido que esteja, os erros, as falhas, as mentalidades, a cunha, o "amigo que ajuda amigo" são sempre as mesmas.
    Sou de Beja, e penso como você. Luta, à minha maneira para o bem desta cidade, assim como você o faz. Talvez um dia cheguemos a algum lado.

    ResponderEliminar
  5. Pedro16:23

    Correcção: * Luto, à minha...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:16

    A falta que você faz na Câmara...
    PC

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:42

    É pena que só agora alguns venham apelar e afirmar que "Beja têm de ser mais importante que a mera politiquice parva, as intrigas de igreja e os amuos tontos!" Pode ser muito boa a intenção mas como é natural haverá sempre quem queira pagar na mesma moeda do passado.

    ResponderEliminar
  8. 3º anónimo: um zig qq?? Só há um, que sou eu e mais nenhum (lol), pelo menos por cá (no Brasil há outro mas isso já é outra conversa...)

    Certo, o nosso Zé é único, tem os seus defeitos mas no fundo é boa pessoa (lol) e, como é pequeno o chamo de Zezito :) para divulgação da causa da ACAB não há melhor!

    Essa de 12 e 12 meses não entendi também. Porque é complicado planear algo assim, nem na "Planwirtschaft" do antigo Bloco do Leste o conseguiram, e por cá seria muito menos praticável. Eventos, sim, claro que sim, sempre, agora, teimosamente planeá-los para 1 por mês e (ou) de 12 em 12 meses é um absurdo, em meu ver. E, não te esqueças do Pax, em que sítio ficariam os (grandes) eventos desse teatro nessa lógica?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo20:15

    Tontaria esta planificação 12 meses 12 eventos em semana certa, a programação de eventos é uma coisa um pouquinho mais do que isso.

    ResponderEliminar
  10. @anónimo 18:42 - Haverá sempre tontos e pessoas preparadas para dizer mal de tudo! Mas vamos deixar que seja essa gente a determinar as nossas acções?!
    Por mim, mantenho o que sempre disse: vamos congregar vontades, juntar a gente boa da cidade e tentar fazer alguma coisa por Beja. Que merece! E precisa tanto!

    ResponderEliminar
  11. Zig - A coisa complica de explicar num post ou em comentários: mas aqui vai..
    A ideia seria todos os meses a cidade ter um evento de média dimensão: Ovibeja, RuralBeja, Vinipax, BandaDesenhada, Andarilhas, Wine Night, FEstival do Amor, etc, etc, etc! E apontar para que todos os eventos fossem no ultimo fds de cada vez, criando rotinas, uma imagem de marketing do tipo: o ultimo fds é em Beja! Concomitantemente a esse evento, durante esse mês, deviam surgir mais actividades relacionadas com esse evento! E aqui o Pax teria uma importância crucial!

    ResponderEliminar
  12. @anónimo 20h15 - E o seu contributo para isso é chamar tontaria?! Se tem ideias boas.. partilhe! Não seja um sábio solitário!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:50

    A ideia é fantástica, mas era importante que o H desenvolvesse um pouco mais, que fizesse um relatório sobre isso, propondo mais iniciativas para além daquelas que fala!

    ResponderEliminar
  14. @anónimo - Depois marcamos uma hora e, se quiser, depois do relatório posso lavar-lhe o rabinho com água de malvas! ehehehe
    (agora a sério: eu ando a pedir que "mos cocem" que ando sem tempo para isso, quanto mais para relatórios: há tecnicos na CMB que recebem e bem para pensar estas coisas é a esses que deve pedir relatórios!)

    ResponderEliminar
  15. Anónimo22:02

    É uma boa ideia !
    E PQ NÃO ?
    Aqui vai uma ideia, pegar um pouco naquilo que Beja já teem como bons espaços culturais ( embora estejam sempre a por defeitos ) a cada um deles dedicar um fim de semana por ano intensivo.
    Galerias de arte
    Cine teatro Pax Julia
    Conservatório de musica
    Casa da Cultura
    Biblioteca
    Museu, igrejas
    Estádio de futebol
    Politécnico
    Jardim publico / Bacalhau
    Portas de Mértola
    Praça da Republica
    Castelo
    Sempre em contacto com o espaço exterior aproveitando toda a parte histórica da cidade para movimentos de rua .
    Vamos conhecer Beja e saber das suas tradições, tenho a certeza que a grande população residente em Beja que não é natural de cá ia adorar saber das tradições da terra da história e as varias culturas que por aqui passaram.
    Talvez coisas simples como
    Quem são as maias ?
    O pk de apanhar a espiga e fazer o ramos?
    Com certeza os mais novos ião adorar passar um dia no campo apanhar espigas ,papoilas e malmequeres .
    De coisas simples podemos muitas vezes tirar grandes resultados.
    Cada vez mais o turista nacional quer é estar em contacto com culturas locais e cada vez mais o Alentejo é procurado…

    ResponderEliminar
  16. Anónimo22:15

    Defendo que é importante mobilizar a comunidade para produzir eventos e assim terá um papel fundamentar nas decisões e concretizações de projectos.
    O pessoal esta sempre a criticar e falar mal.
    Então vamos lá
    fazer bom bem-feito e genuíno.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo22:17

    Uma Rosa para si H ;)

    ResponderEliminar
  18. Muito interessante. E podem chamar pessoas de outras localidade e cidades.
    Mas...
    Estas férias interceptei algumas pessoas de Beja, para me indicarem locais, onde jovens/ou pessoas com recursos mais "contados" pudessem ficar/permanecer em Beja.
    Só Hoteis e com preços elevados. Ou um parque de campismo com fracos recursos. Falta cá mais qualquer coisa...

    Mas pronto ... uma coisinha de cada vez.
    A tua ideia é muito muito interessante.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo22:49

    Pousada da juventude !
    Já existe alguns anos é sempre uma boa alternativa

    ResponderEliminar
  20. Anónimo22:53

    http://bomcaopanheiro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Anónimo 22:49 é uma ideia sim, não me foi apresentada esta alternativa.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo23:39

    Mais uma arbitragem escandalosa a beneficiar o Porto! Assim está ganho!

    ResponderEliminar
  23. Olá,

    Desde já agradeço os rasgados elogios ainda por cima vindo de um sitio e de pessoas que não esperava... é sinal que os cabelos brancos que tenho em abundância aos quase trinta anos servem para alguma coisa.
    Como diz o Zig e muito bem não sou uma pessoa fácil... mas qual é a pessoa que tem uma visão/missão na cabeça é? Defeitos todos temos!

    Depois acho que seja como for, ou seja o que for, o associativismo e as pessoas que o movem não podem parar, não são os políticos os principais actores da sociedade, não são as instituições públicas, são estas miseras instituições (associações locais e regionais) que movem a sociedade, que alertam para problemas, que mudam as coisas... muitas vezes sem um tostão de apoio, pelo que ... voluntariado é preciso... como é que fazemos os eventos... alguma ideia surgirá!!! Hehehehe.

    ResponderEliminar
  24. @josé, não faço ideia porque não esperava, nem isso me parece relevante! Concordo com tudo o que escreveu e junto mais uma frase: sempre entendi, que quem merece, deve ser elogiado!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!