quinta-feira, setembro 16, 2010

Regresso às aulas...

Ponderei bastante se escrevia aqui umas tolices sobre o regresso às aulas e decidi que seria melhor não o fazer: até que me enviaram esta foto e senti que era um pecado não arranjar um pretexto para a colocar no blogue!
Por estes dias, crianças de todas as idades regressam à escola e ao IPBeja, para mais um ano escolar! Não vou tecer comentários sobre ensino superior: o IPB tem pessoas com vocação ou incumbência para pensar o tema, sendo que como se sabe a minha opinião é absolutamente irrelevante! E se algum dia a considerarem pertinente, será dada nos locais próprios!
Mas para aproveitar a foto, escrevo dois desabafos sobre aquilo que se insiste em chamar ensino em portugal, aquilo que tecnicamente se chama ocupação de tempos livres para crianças, criaturas e sindicatos!
Não gosto, nunca gostei e presumo que nunca vou gostar destas mega-escolas! Como não gostava das mega-esquadras, das mega-tetas ou mega-junções de associações culturais: oiço a treta toda da pedagogia avançada e a coisa que os pariu, mas continuo a achar que é parvo, estúpido, imbecil, contraproducente, pedagogicamente errado, juntar na mesma escola crianças de 6 e 18 anos! A primária deve considerar a ser primária, o secundário, secundário! (a preparatória sempre me pareceu uma coisa um bocado parva!).
Mais. Se as aulas de condução começarem a ser dadas com Ferrari`s, a qualidade dos condutores em Portugal não vai melhorar, Senhor Engenheiro Sócrates! Serve a metáfora para demonstrar uma tese: sendo certo que há lugares muito mais tontos onde gastar dinheiro, o ensino em Portugal não melhora com quadros interactivos, magalhães, energia solar e a despedir professoras que se despem para a Playboy! Até porque temo, muitos dos docentes depois não sabem trabalhar com aquele material! (refiro-me ao material informático, não à professora de Mirandela!).

Sobre a questão do encerramento das escolas, duas breves palavras! Há muito que critico as sucessivas políticas de Lisboa que geram a desertificação do interior: sempre que um serviço público encerra o interior fica mais pobre e o País mais triste! Dito isto, não acho que devam ser os putos a comer o pato da desertificação: escolas com 10 alunos espalhados por vários anos, todos ao molho numa sala com um só professor, devem ser encerradas! O que se devia ter lutado e não houve capacidade, porque a politica partidária era mais importante do que os interesses das populações, era para que as pequenas escolas se fundissem entre si, não que fossem engolidas por a porcaria das mega-escolas, todas nas cidades mais habitadas!
Posto isto, bom ano lectivo para todos! E que seja um ano de muito trabalho, mas com alegria e boa disposição! Aliás, uma boa ideia era abandonar o deprimente preto académico e começar a usar uma roupa mais fresca e colorida...

4 comentários:

  1. Anónimo00:48

    Também subscrevo!

    ResponderEliminar
  2. Eu já achei mau que passassem a existir a C+S.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:59

    a professora de mirandela este ano está em peniche a dar aulas de musica e exp dramatica... q chatice q na altura do meu estagio no secundário esta professora não tava na lourinhã. ;)

    BG

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!