quinta-feira, setembro 02, 2010

Mais um post sobre a Beja Wine Night

Às 9h40 já reclamavam que eu não tinha emitido opinião sobre um relatório, que não é público! Fico lisonjeado por a minha opinião ser tão valorizada, por sentir que há pessoas ansiosas em saber o que penso sobre tema relevantes sobre a nossa cidade! Anónimo, aceite as minhas desculpas, mas quando estou de férias, gosto de me levantar mais tarde, ir passear para a praia, ver as mamocas da menina do café e só durante a tarde faço a ronda pelos blogues e sites das rádios!
Escrevi aqui sobre a Beja Wine Night e após as notícias de hoje (gostaria de ver a notícia também no site da RPax*) não sinto necessidade de mudar uma virgula ao que deixei escrito no passado! Mas há quatro notas que quero acrescentar:
1. Defendi no passado que fosse apresentado um relatório sobre o evento - que deve ser público - e fico feliz por o mesmo existir! No passado não era assim, mas uma autarquia que se quer transparente deve explicar aos munícipes os seus actos!
2. Confirma-se que a CMB gastou 15 Mil Euros com o evento! Um valor irrisório para a dimensão do evento! Seria bonito que quem aldrabou nos valores, fizesse mea culpa! Mas claro que isso não vai acontecer!
3. Defendi sempre que as empresas do concelho tivessem, nos limites da legalidade, um tratamento privilegiado, pelo que obviamente preferia que a festa tivesse sido organizada por uma empresa de Beja! Em Beja há, salvo erro, duas empresas de eventos: ** estou convencido, que nenhuma das duas empresas tinha capacidade para, no primeiro ano, organizar este evento! A empresa escolhida foi, presumo, do Porto, sem qualquer tipo de ligações estranhas com a CMB ou os seus eleitos: não percebo a razão o PCP levante questões sobre a escolha da empresa, excepto o facto de estar no ADN protestar por toda e qualquer razão! (já agora: imaginam tudo o que seria dito se fosse o Cocas ou o Mantinhas a organizar o evento?? Ou que fosse a misteriosa empresa que organizou o Festival da Juventude?)
4. Fiquei estupefacto ao ler que não foram vendidos bilhetes! Isto é verdade? Até porque em comentários li pessoas que garantiram que tinham comprado bilhetes... Escrevi na altura e mantenho: não me chocava que a festa tivesse sido apenas por convites! Mas se se entendeu que não se iam vender bilhetes, devia ter sido assumido em Julho!

* Não vi a notícia por burrice, porque a RPax fez noticia sobre isto! Fica um pedido de desculpas publico ao seu Director e aos Jornalistas! Penso que não preciso de dizer que foi lapso!
** Post alterado para não ferir (mais) susceptibilidades!

17 comentários:

  1. Anónimo16:09

    Algumas verdades absolutas que até agora ninguém desmentiu:
    1- O custo da festa (só o que é conhecido, ou seja o pago à empresa).
    2 - Não se confirma que o evento custou à Câmara 15.000 euros, porque não é garantido em nenhum documento a aprovação de qualquer financiamento comunitário( até prova em contrário); não são especificados os custos indirectos com a organização do evento( compras;mão de obra; materiais etc.
    3 - As receitas que se apregoaram durante semanas provenientes da venda de bilhetes e patrocinios foram iguais a zero.

    4 - Sobre os bilhetes, como o h ouviu e muita gente ouviu o vereador dizer que se estavam a vender a bom ritmo, prova-se que o mesmo mentiu.
    Por isso bem pode continuar a jogar com o passado, mas há uma coisa de que não se pode fugir é do presente e do futuro.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:10

    A notícia foi divulgada ontem na Rádio Pax e actualizada após a reunião de câmara (http://www.radiopax.com/noticias.php?id=9980&pageNum_noticias=1&d=noticias&c=1)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:15

    Discordo muitas vezes de si, mas mais uma vez provou que é um Homem com caracter e verdadeiro!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:51

    Quem não se lembra do Concurso Publico Internacional lançado para a festa de encerramento do POLIS ???? (quantas foram consultadas???)

    Em termos de valores foi o dobro...
    Mas esse foi a uma empresa local, que por mero acaso era a do regime... (a qual sub-contratou em Lisboa o trabalho)

    Eu imagino se tivesse, como o H disse, sido adjudicado ao Cocas ou ao Mantinhas....

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:07

    Você como pessoa inteligente que é não lhes dá "troco". Mas farta-se de gozar á custa dos tansos e da gente "poucachinha" aí de Beja. E ainda lhe agradecem e aplaudem ... hehehe

    Até parece que são de Beja, só têm um neurónio e foi de férias ...

    hehehehe

    ResponderEliminar
  6. @primeiro anónimo -
    1. não percebi!
    2. reli a notícia e nem os vereadores CDU contestam que a Câmara gastou 15 mil, como você é o único a duvidar do financiamento comunitário! Mas se fica feliz assim?!!
    3. Não houve patrocínio? É o primeiro que oiço a dizer isto! Aliás.. eu fui convidado por um patrocinador...
    4. Na semana da Festa tive fora do País e não tenho nenhuma referência ao que diz! E não fujo do presente, sendo claro e inequivoco ao dizer o que penso! Mas tenho memória.. e pouca paciência para virgens ofendidas!

    ResponderEliminar
  7. @anónimo - Rádio Pax - AS minhas desculpas! Não vi a notícia!
    PS - já viram se fosse ao contrário? Se fosse com a radio da resistência! O que não me chamariam...

    ResponderEliminar
  8. Eu não sei se o Cocas e o Mantinhas vão ficar chateados contigo… mas eu já estou!
    Eu não me interessa quanto é que a CMBeja gastou directa e indirectamente nessa famigerada noite do vinho. Se 15 mil euros, ou 20mil, ou 50mil, ou 90mil (nem se o dinheiro saiu do bolso do contribuinte local, do contribuinte nacional, ou do contribuinte comunitário). O que me interessa é que, juntando o dinheiro das entidades e programas públicos mais o dos patrocinadores envolvidos, essa empresa do Porto recebeu cerca de 100 mil euros para organizar a festa do vinho, uma noite de animação no Castelo de Beja.
    E o que tu afirmas, é que nem a empresa do Cocas nem a do Mantinhas (produtoras de eventos da nossa cidade) tinham “capacidade para, no primeiro ano, organizar este evento”.
    Pois bem, conheço muita coisa que o Mantinhas organizou e não tenho dúvidas que ele, com 100 mil euros, faria muito mais e melhor.
    E quanto à Cocas Produções, de cuja capacidade para organizar este evento tu também pões em causa, entre dezenas de exemplos que podia dar-te e testemunhados pessoalmente, pois sou colaborador dessa empresa, vou só referir-te um:
    O Festival do Amor, concebido e produzido pela Cocas Produções, custou 20 mil euros à RTPD. E consistiu em três dias de eventos e iniciativas (espectáculos de música, teatro, exposições, lançamentos de livros, colóquios e debates, feira temática, animações, etc.) pela cidade de Beja, e conseguiu : directos televisivos , notícias e reportagens em jornais e revistas nacionais, antevisão e conversa sobre o Festival no programa da manhã da TVI, e na Antena 3. E contou com a presença de artistas, especialistas convidados e público de todo o país.
    Com 20 mil euros, meu caro!!!
    E com 100 mil euros, essa empresa do Porto (ainda havemos de saber as razões por que foi convidada…), organizou uma festa de uma noite no castelo, com um grupo de cordas e uns DJ´s… e uns jogos de luzes… e fez alguma publicidade nas revistas cor-de-rosa. E o grande argumento para a escolha desta produtora, eram as tais figuras públicas cuja presença a empresa asseguraria! Farsa! Fiasco! Duas ou três figuretas do social e da comunicação social.
    E tu ,que como eu, não estiveste lá, dás-te ao à vontade de achares que nem o Cocas nem o Mantinhas, com 100 mil euros nas mãos, têm capacidade para organizar uma coisa daquelas!!
    Pois eu, que conheço a capacidade dos dois, reitero que qualquer um deles faria muito melhor com muito menos dinheiro. E com a substantiva diferença de que esse dinheiro seria destinado a empresas de cá, a técnicos de cá, a artistas de cá, a colaboradores de cá, a trabalhadores de cá.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21:30

    É que isto até chateia. A Wine Night foi um sucesso que dói cada vez mais a muita gente e a cidade e as pessoas deviam estar orgulhosas desse mesmo sucesso. Dizem mal do sasha, dizem mal disto, daquilo e do outro, mas o que é certo é que enchem sempre e levam gente e as cidades ganham com isso. Este evento que se realizou em Beja foi uma verdadeira lufada de ar fresco nesta cidade que como digo às minhas amigas adora dizer mal de si própria. O Festival do amor foi, PARA MIM, um evento para meia duzia de dreads, com um nível baixissimo (q espero que não se venha a repetir, pelo menos da forma como foi), mas mesmo assim não me ouviram a dizer mal dele. ALiás, quem dele disse mal foram as pessoas do costume e que dizem mal de tudo e elas é que sabemm e que são boas... e afinal, se calhar, são quem mais telhados de vidro tem. Já repararam que algo que pode ser muito positivo para a cidade e para a região, é logo atacado por uns e por outros que só o que querem é o que é feito por eles ou para eles? Já estou cansada destas coisas e é por isso que cada vez me chateio mais com este tipo de conversas. Chega destas parvoíces, VIVA BEJA!

    ResponderEliminar
  10. "O Festival do amor foi, PARA MIM, um evento para meia duzia de dreads, com um nível baixissimo"?...
    A menina deve ter-se deixado dormir no solário enquanto decorria o festival... ou então ficou fechada no SPA...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22:29

    Matei-me a rir com a sua frase no Facebook! Confesse, você diverte-se à brava com estas coisas, provocando as hostes!

    ResponderEliminar
  12. @anónimo - Quem ganhou ou perdeu muito com isto, entra em pânico, tem ressabiamentos e leva estas coisas a peito! Obviamente que quem está longe.. acaba por se divertir!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo02:11

    Porque é que não comenta aqui o Parecer? Porque é que, se é jurista, não diz que os seus amigos do PS cometeram um crime de furto?

    ResponderEliminar
  14. @anónimo - Voce por acaso sabe qual o valor jurídico de um parecer?!! E claro que não digo que há furto, porque se o fizesse, corria o risco de perder o diploma de licenciado e de mestre, com base em profunda ignorância jurídica!

    ResponderEliminar
  15. Lamento imenso que venhas dizer mal das poucas empresas que existem em Beja, e que já deram provas do seu bom trabalho.

    Mas tu lá saberás H...

    O que nunca saberás é o que uma ou duas empresas locais fariam com os 100 mil euros. O que nunca saberás é porque é a BEJA WINE NIGHT nunca chegou às televisão e aos principais meios de comunicação nacionais credíveis. Nunca saberás porque anunciaram em revistinhas cor-de-rosa, que não são dirigidas ao público-alvo em questão. O que nunca saberás ... é porque é que uma festa em Beja nunca foi para os Bejenses anónimos e trabalhadores que não eram amigos de x ou de y.
    A festa afinal não era dos Bejenses, nem para os Bejenses ou para o público seleccionado em geral de todo o país.
    É como os tachos e o factor C, só lá foi quem era amigo de alguém. Portuguezinhos. E isto tudo com o dinheiro de todos. Até o meu.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo12:38

    Concordo plenamente consigo Ana!Digo e repito.......tratou-se de uma festa de elite.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo19:29

    Pois gente! Estou agoniada com tanto conhecimento...
    Por acaso alguém me sabe dizer como estão as contas públicas da nossa Autarquia? É público o estado financeiro desta Edilidade. Este estado crítico pode ter sido causado seja lá por quem for (... lá terá a sua quota de culpa)mas o certo é que as contas estão no vermelho... Senão vejamos! Quem pré avisa o pagamento a fornecedores locais, daqui por mais 4 meses, dívidas com mais de 1 ano e uns miseros Euros, dá-se a luxos de pagar (segundo sei está pago) "INventos" glamorosos mas elitistas sem dúvida, a Empresas de fora que vêm á terrinha sacar uns cobres e saiem com os bolsinhos a tilintar e um sorriso maroto por ter enganado mais uns quantos deslumbrados! Eu cá acho que quando a pobreza nos atinge e os dinheiros são parcos, primeiro honram-se compromissos anteriores e depois "INventa-se". Mas lá diz o ditado Santos de casa...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!