sexta-feira, março 06, 2009

100 razões para amar Beja - 37

As fábricas são feias, sujas e más. Fazem barulhos estranhos, poluem o ambiente e demasiadas vezes têm esgotos nauseabundos que chateiam as populações. As pessoas que trabalham nas fábricas acordam cedo ou deitam-se tarde e vestem os fatos, que via de regra, são horrorosos. Às vezes até cheiram mal depois um longo e cansativo dia de duro trabalho!
Acredito que o mundo fosse mais belo se os ingleses tivessem ido a um pub em vez de perderem tempo com a revolução industrial! Mas, nem nos relógios o tempo volta para trás e a industria é uma das muitas fatalidades da vida moderna.
Porque se as industrias são feias, sujas e más, dão emprego e fazem as pessoas mais felizes, as cidades menos despidas e brutas, mais belas e desenvolvidas!
Entristece-me Beja não ter um Parque Industrial. E não diga que aquela coisa onde há um stands e umas oficinas, mal pavimentada e sem acessos dignos é um parque industrial: aquilo é ermo obtuso de especulação imobiliária, que serviu para coisa nenhuma, excepto a gula de alguns endinheirados que compraram barato o que depois venderam caro. E como Beja precisava e merecia de um verdadeiro parque industrial que conseguisse o milagre de chamar desenvolvimento económico, um chamariz do desenvolvimento, um culto para o aproveitamento da água e do ar que nos banham...

14 comentários:

  1. Bem, amigo, parece que não conheces o Parque Industrial...;)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:44

    Concordo. O que existe é tudo menos um parque industrial A SÉRIO. Porque além da Fermentopão, que fábrica o fantástico pão e bolos, que outra empresa há lá e produza algo? Nenhuma.
    Até se falou de uma fábrica de pilhas mas parece que ja não vem para cá. Nem chegou cá e já foi "deslocalizada" para a Hungria.

    Penso que o maior défice em Beja é realmente não haver uma grande indústria. E não há, não por Beja ser do "interior" ou ser uma cidade pequena. Évora tem muitas fábricas. Só a Siemens (para não falar de outras) de Évora emprega 500 trabalhadores. O que faria uma coisa destas em Beja? Muuuiiiito!
    Évora que não tem aeroporto, vai ter uma fábrica de aviões (Embraer). Beja, tem um aeroporto, e o que acontece? Nada.
    Não sei de quem é a culpa, mas alguém tem culpa nisto.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo07:52

    A unica industria que existiu em Beja com alguma expressão tb está em grandes dificuldades e irá brevemente acabar,

    refiro-me ao fabrico de comunistas........

    ResponderEliminar
  4. Anónimo08:34

    O Alqueva está a andar.
    Agora precisamos de rentabilizar o dito "aeroporto", para isso em 1º lugar as acessibilidades, enquanto não houver boas estradas (auto-estradas e afins) não vem ninguém investir em Beja.
    Entretanto concordo contigo, aquela coisa de Parque Industrial não tem nada, chamaria um nicho de empresas de serviços.
    Faz sem dúvida muita falta um grande parque industrial, que obviamente terá de:
    não ser dentro de Beja
    ter faceis e bons acessos
    dotar essa nova zona dos meios de apoio necessários
    pôr à venda os lotes com preços simbólicos, tipo 1€/m2

    Obviamente essas vendas terão contrapartidas/obrigações impostas, para que o nicho de abutres não tire proveito.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:41

    O Hugo ama Beja por não ter um parque industrial a sério ou lamenta-se de a cidade não o ter? Se é esta última hipótese, então esta não é uma razão para amar Beja.

    ResponderEliminar
  6. @anónimo - se ler o que escrevi infra, irá compreender! Cumprimentos
    http://ireflexoes.blogspot.com/2009/02/100-razoes-para-amar-beja.html

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:15

    Pedro: A Fermentopão não é a unica empresa industrial instalada no Parque Industrial. Para sua informação, pelo menos existem mais 3: Cartuchos Sulbeja, a Salsialentejo, a Uniqueijo.

    ResponderEliminar
  8. Terei de admitir a diferença e respeitar aqueles que entendem que o Parque Industrial existe e tem condições. Apesar de estar muito longe de ser a minha convicção!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:30

    Estive presente num debate na Casa da Cultura entre os candidatos às ultimas Autárquicas e ouvi os actuais eleitos falarem que o Desenvolvimento Económico era uma prioridade para o mandato que está quase a terminar. Falou-se em gabinetes de apoio aos empresários/Investidores entres outras coisas.
    Passados 4 anos, como empresário que sou, sinto que absolutamente nada mudou. O Parque está abandonado e feio. Mal pavimentado, sem bermas nem passeios e iluminação nocturna insuficiente.
    Começo a pensar que a minha professora me ensinou mal o significado da palavra prioridade!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo19:19

    Já reparou certamente na incongruência do título genérico "100 razões para amar Beja" e dos últimos post´s sobre o assunto! HEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE

    Quanto às comparações "Évora tem ..." versus "Beja não tem ..." são absurdas e sem sentido. As duas cidades sofrem de problemas em tudo idênticos e, em ambas, os modelos de desenvolvimento seguidos são profundamente errados e não as tornam locais atractivos.

    Por cá é que existe na generalidade das pessoas um patético complexo de inferioridade de cada vez que se fala de Évora que não tem qualquer justificação razoável e sensata.

    ResponderEliminar
  11. @anónimo - como expliquei em cima e na devida altura, há razões que levam a que tenha decidido fazer assim as 100 razões para amar Beja.
    Mais. No meu post não falo de Évora! Você é que tem o hábito de vir aqui falar nisso: já lhe expliquei e reitero: gosto mto de Évora e mais ainda das eborenses!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo00:05

    H vens regularmente a Évora ou nem por isso?

    ResponderEliminar
  13. Nos ultimos anos, mto menos! Mas fui muitissimo durante a juventude!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo00:52

    Tens uma "pancada" por senhoras eborenses...ahahah

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!