quarta-feira, março 18, 2009

100 razões para amar Beja - 44

Para os mais assíduos leitores desta estranha e mal frequentada casa, não é surpresa a minha solene embirração com a rotunda do matadouro e da zona "comercial"! Sou o primeiro a reconhecer que isto parece ser uma "pitelhice", mas para mim, sempre me pareceu uma questão de principio. Não aceito que Beja tenha uma das suas entradas principais com tão pouca dignidade, já para não mencionar que a forma como foi construída aquela mal parida rotunda é um atentado à segurança rodoviária!
A forma como a rotunda foi plantada, diz muito do que tem sido uma determinada visão da cidade nos recentes anos, subalternizando-se a mesma e retirando-lhe dignidade! Uma cidade que não convida os visitantes a entrar, que os expulsa para os arredores, que lhes veda o acesso ao centro histórico e às zonas mais nobres do burgo!
Uma cidade que aspira a ser capital, que se pretende o pólo e atracção de toda uma região, tem que ser convidativa para os seus visitantes; porque gostemos ou não, a primeira impressão é sempre a inicial. E por vezes marca-nos para sempre...

4 comentários:

  1. Anónimo20:08

    Em Évora há bonitas rotundas com repuxos e tudo ;)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:39

    Eu apenas não gosto da visão estética da rotunda que para mim está demasiado pobre e badalhoca...
    De resto, não me importo.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:57

    No seguimento da boa cooperação entre a autarquia e os ramos das forças armadas sediadas em Beja, a CMBeja convidou o RIBE a projectar a decoração do "miolo" da dita, a exemplo da rotunda de Lisboa com a Força Aérea.
    Quanto a gostos?...nunca são consensuais.

    ResponderEliminar
  4. Ao menos sabes de quem é a "culpa" deste mau desenho desta rotunda?

    Seja como for, o visitante desprevenido entra direitinho para a zona comercial, pensando assim que Beja tem apenas essas lojas e um McDonald's...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!