segunda-feira, março 16, 2009

100 razões para amar Beja - 42

Provavelmente o maior paradoxo de Beja é o facto de uma cidade sem trânsito e ter um trânsito tão mau! É complicado de entender como se deixou a cidade chegar a este ponto!
Dizem-me que foi aplicado um estudo feito por uns engenheiros lisboetas; eu não quero ser maldizente, mas, acham mesmo que se em Lisboa percebessem de trânsito era aquele caos?!
Na cidade de Beja o trânsito tem um pecado original: está desenhado para expulsar as pessoas da cidade, em vez de as convidar a entrar! O que se compreende bem, quando pensamos nas diversas entradas da cidade, que nos afastam do centro e nos obrigam a andar em círculos intermináveis. Mais. Tentar dar indicações de trânsito a alguém nesta cidade é uma missão quase impossível: não raramente, é mais fácil levar as pessoas ao local desejado.
Há ainda um problema que urge resolver: a cidade precisa e anseia por uma circular exterior que una a parte norte à parte sul, a continuação da velhinha "variante", de forma a oferecer à cidade uma estrada que circunde Beja. E uma ligação decente ao disparate que foi a colina do carmo e ao quase concluído bairro Álvaro Cunhal...

7 comentários:

  1. Anónimo15:46

    Bairro Álvaro Cunhal!
    Onde é que fica isso?
    J&B

    ResponderEliminar
  2. O novo Bairro da Cooperativa LAr para Todos, na sequÊncia do Bairro dos Ricos e antes do velho oeste...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:13

    Desculpe a ignorância, junto à Quinta D`el Rei?
    J&B

    ResponderEliminar
  4. Sim. Na sequência!

    ResponderEliminar
  5. Não foram lisboetas, foram italianos - bem, há quem diga que é a mesma coisa.

    Agora, em vez de andar de carro, já pensaram em andar a pé? Deixar a carroça a poucos centenas de metros do centro e fazer o resto com as pernocas? Que tal?

    ResponderEliminar
  6. Foram italianos? Tá explicado:

    http://www.4shared.com/file/57766794/b873418e/Europe_and_Italy.html

    ResponderEliminar
  7. I want to wake up in a city where traffic lights never sleep22:11

    O atual pormenor de semáforos a funcionar 24 horas por dia/noite também me exalta sobremaneira.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!