segunda-feira, setembro 20, 2010

No rescaldo das Palavras Andarilhas...

Estou absolutamente convicto que as Palavras Andarilhas é do melhor que se faz por Beja! Aliás, sempre que converso com pessoas que nos visitam e pergunto o que mais gostam em Beja, invariavelmente respondem-me Andarilhas, Festival de Banda Desenhada, o sexo e a Ovibeja!
Roubei este texto ao Serafim*, porque o subscrevo na integra, porque tal como ele, também acho estúpido ter de esperar dois anos por as próximas Palavras Andarilhas! Porque a data escolhida é excelente, porque estão muito bem organizadas, porque são inovadoras, porque arrastam pessoas a Beja, porque divulgam Beja pelo País e fora do País de uma forma bonita, derrubando alguns estereótipos estúpidos que tanto prejuízo nos causam! (só não subscrevo do Serafim a pancada que ele tem contra o porco preto, que quase me parece freudiana!).
Pelo que fica escrito, obviamente que defendo que as Andarilhas devam ser muito mais acarinhadas, porque Beja precisa profundamente deste tipo de eventos! Não acredito que se possa replicar o sucesso Ovibeja, pelo que o caminho é, desejavelmente uma vez por mês, numa lógica um mês um evento - sempre no ultimo fds de cada mês -, a cidade organizar eventos de pequena-média dimensão, que permitam consubstanciar uma ideia de marketing do território! E mesmo sem conhecer o actual orçamento das Palavras Andarilhas, estou absolutamente convicto que com trabalho e imaginação é possível que o evento seja anual!
Mais! Lanço o desafio para que outras vozes se juntem à minha, para que todos juntos, sem politiquices parvas, dando a cara por um projecto que é da cidade, possamos conseguir convencer quem decide para que as XII Palavras Andarilhas sejam em Setembro de 2011!

Nota final, tipo adenda: Parabéns à organização que fez um trabalho excelente**, muitíssimo melhor do que eu algumas vez era capaz de fazer, que fique claro! Mas podemos sempre melhorar: desde logo e já o disse no Antigo Regime e no actual - v. g. o Congresso do Turismo - é preciso envolver a cidade, colocar mais cartazes - felizmente já houve este ano -, sinais de trânsito a indicar o local e ter um programa social para o ultimo dia do evento, de forma a que os participantes sejam tentados a ficar mais uma noite em Beja! Ou seja, repito agora o que já disse tantas outras vezes e que não vou voltar a dizer... porque um gajo cansa-se de repetir o mesmo, tantas vezes!!

*O Serafim assinou este artigo como funcionário da Biblioteca e comunista com as cotas em dia; não posso assinar como socialista, porque sempre deixei claro que estou ideologicamente longe do PS: mas trabalhei muito no projecto Beja Capital, pelo que, mais do que legitimidade para escrever este tipo de crónicas, tenho a obrigação moral de o fazer!
** não tenho relações pessoais com os organizadores!

7 comentários:

  1. Anónimo11:38

    Os comunas quiseram acabar com as Andarilhas! Espero que o novo executivo recupere este evento!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:52

    H, foram os comunistas para passaram as Andarilhas para bianual, certo? E agora são eles que se queixam por ser bianual? E querem culpar a Câmara actual? Bando de hipócritas!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:22

    H, para eles se juntarem ao seu repto, tinham de reconhecer que o PCP errou! E isso eles não são capazes: usam aquelas coisas nos olhos!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:06

    Os camaradas andam todos felizes, porque pensam que vai acabar com o blog! eehhehehehe

    ResponderEliminar
  5. @anónimoS ou um só anónimo muitas vezes para parece muitos, tipo o blog do outro -
    Não vou dar para esse peditório! Nem vou entrar em discussões políticas!
    O executivo PCP entendeu que as Palavras Andarilhas não mereciam existir todos os anos. Discordei e critiquei! Defendo a revogação dessa medida e que o evento volte a ser anual! Apenas isso, mais nada!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:43

    E porque nao criar um movimento na net com recolha de assinaturas para que as andarilhas voltem a andarilhar e encantar todos os anos?

    ResponderEliminar
  7. @anónimo - a ideia não me parece má... mas eu confesso que não tenho nenhum talento para essas coisas! Mas se quem está próximo da organização avançar com isso, assino com prazer!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!