sábado, setembro 18, 2010

XI Palavras Andarilhas, já para o ano!!

"Excelentíssimo Senhor presidente da Câmara Municipal de Beja, permita-me dirigir a V.Exª por este meio. E sem papas na língua, directo ao assunto, pois a urgência que sinto em fazê-lo assim me impele: se há eventos que têm provado e mostrado que o Alentejo não se reduz a um deglutir contínuo de acepipes tradicionais são as Palavras Andarilhas. Deixe-me expressar-lhe a minha profunda mágoa, enquanto cidadão de Beja, ao tomar conhecimento pela comunicação social, sempre pela comunicação social, da nova periodicidade com que o evento se passará a realizar. De anual passará para bianual. Deixe-me dizer-lhe, salvo o erro, foi na quinta ou na sexta edição que também se assumiu tal posição e depois, felizmente, a coisa e ainda bem, não foi avante. A anteceder esta tomada de posição, deveria acontecer um profundo debate, entre o executivo público, as chefias de departamento, a direcção da biblioteca e os incansáveis técnicos, sobre o que são as Palavras Andarilhas, o que consolidaram, o que significam para o país e para cidade, que rumo devem seguir. Tal coisa não acontece, nunca aconteceu e pelo andar da carruagem nunca deverá acontecer. Falo na primeira pessoa e sei do que falo. Apesar de me encontrar em regime de licença sem vencimento, treze anos de biblioteca e oito de Palavras Andarilhas permitem-me tecer convictamente as minhas considerações. Valem pelo que valem, mas têm voz própria. Não posso deixar de aproveitar o espaço que mensalmente me é concedido no "Correio Alentejo", para denunciar, quanto a mim uma irresponsabilidade sem conta nem medida, que é a de não realizar anualmente um evento com a envergadura e a qualidade das Palavras Andarilhas. É da obrigação de um executivo, qualquer que seja a sua natureza política, precaver a existência e fundamentalmente a insistência em actividades que dignifiquem o bom-nome dos equipamentos e das instituições que gere. A Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago é uma instituição da cidade como nome além-fronteiras, quer certa mediocridade que por aqui grassa assim o queira ou não. Numa terra que leva a vida promovendo pão, queijo, vinho e bedum de ovelha há gente que acredita que há mais para dar. Há mais para procurar! Há mais para criar! Há muito por fazer! Ano após ano, as Palavras Andarilhas já provaram que merecem ver consagradas em orçamento próprio, não só a sua continuidade como a sua incessante procura em novas e renovadas reflexões/abordagens ao mundo do livro e da leitura. Quem tiver dúvidas, pesquise na net... E verá que da Argentina ao Brasil, de Espanha a França, dos Palop´s aos Camarões, de Norte a Sul de Portugal, já existe muita gente a saber o que são dez anos de Palavras Andarilhas. Anuais, obviamente!"

Adenda: amanha a esta hora!

22 comentários:

  1. Anónimo18:22

    Não sou leitora do Correio do Alentejo mas penso que isto será uma carta aberta escrita pelo Paulo Barriga. E espero que a adenda queira dizer que a partir de amanhã vai começar "a luta" pelas Andarilhas 2011.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:33

    Você que está tão próximo do actual executivo podia e devia colocar a questão em local apropriado em vez de o fazer num mero blog ...

    Adenda: Por acaso, nos moldes em que é realizado as Palavras Andarilhas bem pode passar a bianual ou mesmo deixar de realizar-se. A ideia é boa mas, na prática, aquilo actualmente resume-se a pouco mais que nada ...

    ResponderEliminar
  3. @anónimo - e qual é o local apropriado?!
    Adenda: que defende para "aquilo" ser um pouco mais que nada?!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:47

    Eu até posso imaginar quantas vezes participou o anónimo das 19.33 nalguma iniciativa das Palavras Andarilhas. Secalhar até posso adivinhar...

    ResponderEliminar
  5. É em Beja é muito mau: acabem com as Andarilhas, com a Ovibeja, com a Wine Night, mais as passagens de Modelos, mais a BB, mas a vinipax e a ruralbeja, mais a feira de agosto e a tourada e fiquem as outras iniciativas que dão prestígio à cidade...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:55

    H, o sitio certo é nas reuniões de Camâra ou na Assembleia Municipal, ou prefere a porta fechada só com o executivo.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo - Não tenho assento nas reuniões da CMBeja e nunca fui a uma AM. Prometi um dia ir, mas apelas pelo gozo de ver a galinhagem! E sou apenas um cidadão, pelo que não tive, não tenho, bem vou ter, reuniões à porta fechada com o executivo!
    Limito-me a fazer agora o que fiz no passado: escrever sobre o que me apetece, defendendo as minhas convicções, sem mariquices ou vassalagens! Quem gosta gosta.. quem não gosta, discordo! Ou quando não têm caracter, mandam bocas! (não é o seu caso, que educadamente discordou de mim!)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo20:11

    Qual bianual, é tudo ou nada!!! Façam mas é de 6 em 6 meses ou 3 em 3...assim como assim se é para queimar queima-se bem...

    ResponderEliminar
  9. ultimo anónimo - não percebi! Acha que deve ser bianual? Anual? Acabar com a PA?

    ResponderEliminar
  10. hpalma22:09

    Porra que não se pode fazer nada na cidade que aparecem logo grandes cabeças pensadoras a deitar abaixo!! Não gostam, fiquem em casa!!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22:49

    Sou do Porto. Nunca fui a Beja e venho a este blog porque acho que o H escreve coisas fabulosas e mesmo sem o conhecer sou sua fã (será tão bonito como dizem?). Ao ler as polémicas aqui no Viagra fico a pensar que deve ser muito complicado viver em Beja, onde todos protestam por tudo!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo01:29

    Em Beja não se governam nem se deixam governar. Só sabem protestar.

    ResponderEliminar
  13. @H: Acho que deve ser da forma mais viável e que traga mais prestigio à iniciativa e à cidade. Se o formato anual não permitir um financiamento e organização em condições que passe a bianual - Veja-se o exemplo de outras iniciativas bianuais de sucesso como o Festival Islâmico de Mértola.
    Havendo insistência em manter formatos que podem ser o principio do fim das iniciativas espero que as pessoas que insistem depois assumam as suas responsabilidades.

    ResponderEliminar
  14. H O QUE TENS CONTRA BIANAL???

    ResponderEliminar
  15. A parte do bedum fez-me rir! Concordo com o anónimo das 22:49. Dá-me ideia que o H gosta de levantar polémica (assim um bocadinho). Beja é uma cidade pequena, que me parece crescer em termos culturais, sejam eventos de moda, sejam iniciativas que apelem à leitura, sejam vinhos, sejam ovelhas, seja banda-desenhada.. mas depois perdem tempo, como é habitual em todo o lado, a deitar abaixo os projectos em que outros acreditam e trabalham. Que aproveitem esse tempo grande que existe aí, essas calma para pensar e mostrem que gostam da nossa terra. Não aborreçam!

    O H é um moço bonito sim :)

    ResponderEliminar
  16. Anónimo12:10

    H, veja se este artigo não é do Jorge Serafim, porque falta o nome do autor. E pelo curriculum, parece-me ser o nosso contador de historias.

    ResponderEliminar
  17. @amora - Gosto de provocar: é importante espevitar as pessoas e faze-las pensar!

    ResponderEliminar
  18. @anónimo do meio-dia - se reparar, o texto está entre aspas, em itálico e com nota de que falta uma adenda...

    ResponderEliminar
  19. @anónimo das 20h - As andarilhas não são o Islâmico: e mais importante que isso, Beja não é Mertola!!!

    ResponderEliminar
  20. JC - Sou totalmente favorável ao bi-anal! Aliás.. favorável a bis e a anal também!!

    ResponderEliminar
  21. Dica16:38

    Não sei neste momento qual é a decisão final do executivo em relação ao evento, mas pelo que ouvi falar penso que a ' feira do amor ' será também bi-anual, esterá aqui a razão de ser desse pensamento ?

    A minha opinião pessoal é que deva ser anual e não venham falar mais em crises financeiras, elas existem, mas o mundo e o país não se imobiliza nas várias áreas ...

    Umas palavras para o evento do Beja Moda de ontem à noite e madrugada de hoje no Castelo de Beja:

    Participação imensa, num espaço fabuloso com sons musicais para todos os gostos desde o fado / desfile Augustus, a DJs e a bandas ao vivo, num convívio inovador para cidadãos, modelos, comerciantes, empresários e visitantes de outras localidades.

    Um bom cartão de visita de Beja para quem tiver bom gosto !

    ResponderEliminar
  22. Anónimo21:46

    Eu tb queria anual, ontem passei uma tarde perfeita com os meus filhos de 1 e 4 anos e uma vizinha de 10 anos.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!