domingo, junho 01, 2008

Porque hoje é dia da Criança...II



8 comentários:

  1. Anónimo16:59

    são imagens como estas que nos deviam a todos fazer reflectir sobre a pequenez dos nossos problemas e os efeitos nefastos da tão propalada globalização.

    quanto a mim, cada vez mais penso em ir ao encontro de uma destas situações de miséria humana e dar o meu contributo para a mitigar.

    JH

    por vezes é necessário passar por situações extremas para se pensar em actos diferentes dos normais mas que sem dúvida nos satisfazem muito mais que mediante meras compensações monetárias/economicistas.

    se dinheiro não traz felicidade, o provocar 1 sorriso em alguém, novo ou velho, que não tenha quaisquer perspectivas de vida para além da situação em que se encontra, dá um sentido a vida de qualquer um..

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:56

    Para as crianças das fotos, se ainda estiverem vivas, o dia de hoje não tem outro significado que não seja abandono, fome, miséria... nem se apercebem que não são consideradas seres humanos de plenos direitos, como deveriam ser. Não sabem que num mundo longínquo, mas bem próximo delas, este dia tem um significado especial para outras crianças iguais a elas, mas tão diferentes porque tiveram um berço, pais, famílias, carinho, afecto,amor e que essas outras crianças, também elas, desconhecem este mundo miserável e cruel tão longínquo e tão próximo!


    E se deixassemos de olhar para o nosso umbigo!

    Porque é q estas crianças não merecem o melhor?


    porquê?!!!

    porque é que as abandonamos?

    elas não são um pouco de nós?!

    Questiono-me se existe um ser superior,e em nome de que Deus se fazem seres humanos vegetar desta maneira?


    se o melhor do mundo são as crianças porque não lhe proporcionamos
    dignidade...um mundo melhor!


    será hoje só o seu dia?... ou o dia de quem? e para quem?

    ResponderEliminar
  3. pois, algumas pessoas só depois de passarem por situações extremas começam a desvalorizar os bens materiais e a valorizar o dar aos outros só pra ajudar e ver um sorriso e uma alegria alheia... mesmo assim, e como cá em Portugal tb há crianças q precisam de ajuda, eu já tentei ajudar pontualmente e de acordo com as minhas possibilidades, mas qual o meu espanto quando alguns adultos não reagiram bem e levaram a mal o tempo e algum dicheiro q optei por dedicar a essas familias... e fui mal interpretada e até ofendida e humilhada... não vou esquecer nunca =/ e sei q algumas das familias, e neste caso paises, q fazem as suas crianças e familias passarem por esta situação tão extremada, tão dificil de aceitar e compreender, tão inexplicavel... mas eu percebi q o q dá origem a estes casos não é a pobreza economica mas a "pobreza de espirito"... é tão frustante querer ajudar e não conseguir ou levar patada e ver q nem sempre quem precisa sabe aceitar alguma ajuda... podia até dizer mais... dizer q algumas familias portuguesas já a passar dificuldade por desemprego / falencia e com familia mais numerosa, e onde começa a faltar em casa comida pras crianças (principalmente comida com o minimo de qualidade) mas on de continua a haver "preocupação" é com o telemovel e a consola de jogos e o tabaco e a tv por cabo... não dá pra entender... quem ficou mal fui eu... não há poder espiritual q ajude quando a pobreza de espirito atinge tantas familias e governantes de certos paises e tudo quando é pessoas q conseguem manipular a seu belo prazer em proprio proveito e deixam isto acontecer.

    Não consigo explicar melhor nem organizar as palavras pra dizer a minha indignação e revolta...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:49

    Bem, na minha modesta opinião, parece-me que estamos aqui a falar de situações completamente diferentes e sem o mínimo de comparação possível: a situação de pobreza de espírito e "miséria escondida com rabo de fora" que temos em Portugal, está muito bem localizada e identificada. Hoje temos, ou melhor: já não temos uma classe média, aquela que se preocupa com o telemóvel,tv, etc., mas temos uma classe cada vez maior, de baixos rendimentos e que mal consegue dar a volta para chegar ao final do mês, com a vergonha da fome encapotada. São questões de opção política e social e cada um deve ter a coragem de assumir a sua quota parte na situação, cada vez pior, deste País.
    A outra situação, a que deu origem a estes comentários, é uma situação gravíssima, com responsabilidades a nível mundial, e de uma miséria extrema. Estas crianças saberão que estão vivas e o que isso quer dizer? Conhecem mais do que o que os seus pequenos olhos conseguem abranger? É uma questão política, social e principalmente financeira: cada vez há mais miséria e miséria cada vez mais acentuada, para que haja mais dinheiro nos bolsos de uns poucos!
    Há muita falta de dignidade, mas também essa está concentrada nos mesmos que enchem os bolsos com a miséria dos outros.
    E dirão alguns espertos: azar!

    ResponderEliminar
  5. peço desculpa por ter comparado o incomparavel... não me soube explicar... ainda bem q o sr anonimo se explicou muito bem. eu só tentei dizer q a extrema pobreza existe e é incompreensivel... pois gasta-se tanto dinheiro em tanta coisa superflua e com menos dinheiro matava-se a fome e dava-se dignidade a quem realmente precisa, mas era preciso "deixaram" mas tudo indica q há algum interesse em q isso não aconteça, em q a ajuda nunca chegue onde é preciso... etc q não me devo explicar muito bem outra vez

    e cá em Portugal eu não posso fazer muito mais mea culpa... não posso mudar os outros... e mesmo algumas das minhas acções voluntarias não correram como esperado e fiquei muito frustada... parece q a minha contribuição e ajuda até se viraram contra mim... e desanimei.

    como já me disseram alguns dos espertos de quem fala: Azar!

    ResponderEliminar
  6. Não podemos matar a fome no mundo mas podemos matar a fome ao vizinho do lado! Quem ajuda o vizinho do lado?... Poucos, muito poucos...então como queremos nós fazer algo tão grande quando não temos qualidade para fazer o minimo. Miseráveis. É aquilo que nós somos. Todos. Sem exepção.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:42

    é triste, quando temos a cabeça cheia de ideias e boas intensões...
    dói muito querer e nada fazer e quando o tentamos...há sempre quem se ria de nós, mas é o mundo que temos para viver e para tentar mudar.. cada um fará um bocadinho, mas será sempre pouco...
    mas ficaremos bem connosco...na esperança de uma cor verde de um mundo melhor

    ResponderEliminar
  8. Anónimo00:50

    Não LopesZ, não me parece que se expresse mal quando diz o que lhe vai na alma: é a desilusão, a frustração, a revolta contra este mundo cão em que vivemos, no qual e se preciso for, nem o vizinho do lado conhecemos muito bem, ou não conhecemos de todo.
    Agora, mudar o mundo é uma tarefa gigantesca e que tem que começar por mudar mentalidades mesquinhas e miseráveis. Não se faz num dia.... nem em Portugal, nem no mundo! Nunca ouviu dizer que a esperança é e será sempre a última a morrer, e a fé move montanhas!?
    São precisas toneladas de esperança e de fé e, principalmente que o desânimo e a frustração não se apoderem de nós.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!