sábado, junho 07, 2008

Girassóis, por Van Gogh

Regresso esta noite a Van Gonh, para contemplar os mais famosos girassóis do mundo!
Inspirado pelos primeiros raios de sol, que desabrocham depois de um Inverno que pareceu infindável, senti vontade de partilhar com o meu bom leitor, um pintura que clama pelo Verão!
Os girassóis de Van Gonh não se trata de um único quadro, mas de uma série de quadros, com três, doze e quinze girassóis, sempre dentro de uma jarra, todas similares, mas diferentes entre si!
Num primeiro olhar, apraz-me sublinhar o óbvio, bem ciente da blasfémia que são estas palavras: parece um quadro banalíssimo, uma variante pouco inspirada de naturezas mortas, um esboço de um aprendiz, reproduzindo algo que o mestre lhe exibe!
Será um engodo que justifica a fama deste quadro? Será esta uma obra menor, excepcionalmente valorizada pelo olhar cúmplice de cínicos críticos que malevolamente endeusaram uma banalidade?
Ou será o quadro sublime e a falácia está nos olhos que hoje o vê?

Ofereceu-lhe um novo olhar, contemplo-o de um diferente prisma, procuro beber as cores, mas não sou capaz de me perder nos amarelos; centro a visão nos girassóis, mas olho-os desalinhados, perdidos numa jarra madrasta, desorientados, por terem sido ceifados à terra mão ainda imberbes, perdidos, ensandecidos com a ausência do sol que era o seu guia!
Questiono-me a razão de depositar numa jarra, algures numa ombreira de uma mal iluminada janela girassóis, plantas esguias, selvagens, mas sem a exuberante beleza das mais delicadas flores?
Será que o segredo que o quadro esconde é recordar-nos da beleza das coisas simples, o orgásmico deleite dos pequenos prazeres, a prolixidade das coisas mais elementares?
Volto a olhar o quadro e encontro nele o prazer quente do sol e esboço o sorriso singelo que nos oferecem as coisas simples, que são sempre as mais complicadas de ter; e comento com os meus botões, que afinal gosto bastante deste Girassóis de van Gogh!

4 comentários:

  1. Anónimo11:33

    Os Girassois são únicos, parecem ter momentos de
    Vida e Morte!...
    Euforia e Depressão!...
    Em movimento constante, sempre a girar pela luz, fecham-se na escuridão.
    Pelo ponto de vista da "vida", diria que representam as alternâncias de humor do Homem!...
    Contudo, os girassóis de Van Gogh expressam também um belo mundo de esperança e sol.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:39

    Não é um dos quadros que mais gosto, mas o texto está lindo!

    ResponderEliminar
  3. já os vi...ao vivo

    ResponderEliminar
  4. acredito que ao vivo, o quadro se torne fabuloso!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!