sexta-feira, junho 06, 2008

Touradas... (com adenda)


Não gosto de touradas! E já o deixei aqui escrito! Como não gosto de ver os Perdidos, de Bimbys, de almôndegas com molho de tomate, nem de levar no cuzinho! Mas o facto de eu não gostar, nunca me fez nascer a vontade de impedir os outros de gostarem: e tenho amigos que adoram todas estas coisas! E felizmente amigas que adoram a última! O facto de considerar uma parolice passar uma tarde a levar com sol nas trombas a olhar para tipos com roupas amaricadas a correr de um touro e a espetarem-lhe bandeirinhas, respeito o direito daqueles que gostam destes eventos! E sinto vergonha de viver num País onde um Tribunal limita a transmissão de touradas antes das 22h30, com o argumento "fantabulástico" de que se trata de um espectáculo violento que pode influenciar negativamente as crianças! Isto, num paizeco onde durante a tarde há sessões de wrestling, os noticiários das televisões abusam da violência gratuita, as séries televisivas juvenis abusam do sexo gratuito e a Manuela Moura Guedes aparece na TV em hora nobre! Qual o próximo passo? Proibir os pais de levarem os filhos a uma tourada? Meus caros promotores desta iniciativa: se o que está em causa é defender os direitos dos bois, estive a ponderar e deixo a vossas excelências uma sugestão: e que tal, se para pouparem os touros, colocassem o vosso dignissimo Presidente no centro da arena e fosse ele a ser toureado? Até eu que abomino tourada, pagava bilhete para assistir!

Adenda: Segundo me informaram, ontem, no Campo Pequeno, um miúdo de onze anos esteve a tourear! Não se infira das minhas palavras de defesa ao direito de assistir a touradas a menor simpatia por permitir que um miúdo esteja a tourear! Com o mesmo ênfase que critiquei esta medida judicial, iria aplaudir que um Tribunal punisse este pai que permite que o seu filho de 11 anos vá tourear! Pergunto: e se tivesse havido um acidente?

22 comentários:

  1. Nessa questão das touradas (costumo dizer, gosto é de torradas) tem que se começar por algum lado. Também sou como tu, respeito aqueles que gostem dessa coisa, até faço um enorme esforço para respeitar os caçadores! Porque tudo que é contra a vida animal me é adverso!

    Não estou é de acordo contigo quando dizes que essa proibição não tem onde se pegue, porque a pegada é só no fim...

    ResponderEliminar
  2. Gosto mais da bimby!
    Mas no fundo no fundo admiro o gajo que se lembrou que construir um centro comercial debaixo da praça dava umas massas jeitosas!
    Demorou 6 anos e os resultados estão à vista, mais umas lojinhas para Lisboa e cadeias de fast food e um edifio brutal no centro de Lisboa! As touradas..é só pa disfarçar..

    ResponderEliminar
  3. quem trata os animais como pessoas acaba a tratar as pessoas como animais...

    ResponderEliminar
  4. Engraçado antes não suportava Tourada porque tinha fixa a ideia de violência e que se tratava apenas de um espetáculo em que um homem se faz de muito grande perante um adversário dado logo à partida como inferior. Mas a verdade é que comecei a reconhecer-lhe uma certa magia, a imponência de um animal de grande porte, ver a forma como reage, e as pegas (quase escrevia pêga!!!!!...mas ainda fui a tempo) no final, a adrenalina que esse momento dá. Mas é claro que também não percebo a lógica da proibição da transmissão antes das 22h30....não tem qualquer sentido.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:52

    A que ter pena desses intelectoaloides do whisky e do charuto. Será que esses "Senhores" saberão o significado de democracia? Penso que não. E já agora saberão que o toiro bravo só existe devido aos aficionados da festa brava? Também não.
    O toiro bravo é um animal que ao longo de séculos, não teve nenhuma evolução morfológica e que se mantém intacto, ou seja, é um fossíl vivo, sem qualquer outra aptidão.
    Preocupem-se é com os pedófilos, políticos corruptos e outros afins........
    VIVA Á NOSSA TRADIÇÃO, VIVA A FESTA BRAVA!!!!!!!

    Hugo da Silva C.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:06

    A piadola dos trocadilhos que se podem fazer aos homens da Festa Brava, com os "homens" de outro tipo de festas é sem dúvida hilariante e mais uma vez, acertaste-lhe em cheio. Diria que espetaste bem o ferro!...

    Agora a sério, as Touradas são uma tradição, uma festa que é apreciada por algumas pessoas (não necessáriamente todas do mesmo extracto social), é uma arte também.

    Pessoalmente gosto de assistir, pela TV, pois isto de pagar bilhete para ver Touradas já começa também a ser um luxo.

    Em relação à Lei que proibe a transmissão das Touradas antes das 22.30h, por causa das crianças, essa dá vontade de rir.

    Ontem em pleno Campo Pequeno, numa Tourada dedicada ao Grande "João Moura", assistimos mais uma vez a uma brilhante actuação deste cavaleiro e da sua dinastia.

    Agora hilariante e em controversa com essa dita lei, foi ver um dos filhos de João Moura (menor) a tourear a cavalo. E que bem que o puto toureava "quem sai aos seus...". O puto tem somente 11 anos. Porra, é puto e já é um Homem. Não é qualquer um que ia para dentro de uma arena enfrentar um bichinho daqueles!...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo11:15

    Eu também não gosto da Bimby, nem de ver os Perdidos, adoro almondegas com molho de tomate e adoro touradas!
    Quanto á proibição de passarem na tv antes das 22.30H... incompreesível de facto!
    Realmente deve ser muito menos prejudicial para as crianças começar as manhãs a assistir a "desenhos animados" repletos de violência, seguidos de uma "boa luta" de wrestling, depois do almoço assistir a filmes com as mesmas caractrísticas, e, durante toda a semana assistir séries ditas juvenis que são autênticos tesourinhos deprimentes. Isso não influencia as nossas crianças em nada...
    E Viva España!!!
    OLE!

    ResponderEliminar
  8. existem, de facto,diversas correntes no âmbito da psicologia que estudam a tourada como fenómeno da cariz sexual. a expressão "oferecer-se ao touro", entre outras, ilustra isso...
    A tua reflexão sobre violência televisiva peca por não destrinçar a ficção do real: o sangue da tourada é verdadeiro enquanto o que aparece nas telas é uma mistura de CMC, glucose e corante, ou de chocolate e groselha...
    outra coisa...
    já experimentaste levar no cuzinho*?
    antes que me perguntes o mesmo, ajudo-te com a lógica...também nunca experimentei enfiar um projéctil de 9 mm nos miolos...

    era só para ajudar...

    e os bois nunca entram em touradas, só os touros...

    * é que, pelo que escreves, dás isso a entender... só quero ajudar...pela impressão que transmitiste com alguns tópicos menos bons, quem me trouxe aqui vai deixar de te ler ou quando vier cá é só para te dar na cabeça... podes apagar se quiseres mas guarda o texto...

    melhor sorte

    ResponderEliminar
  9. Meu Caro Rocket -
    Começo pelo fim! Neste blogue não se apagam comments, por discordarem de mim! Antes pelo contrário: aqui apreciam-se divergências! E provoca-se, para obter reacções!
    E claro que ao longo dos anos perdi leitores! Quem assume posições fortes, tende a afastar pessoas: mas os unanimismos nunca me motivaram!
    (como, não ignoro, o facto de escrever a brincar sobre coisas sérias, afasta pessoas! Mas é um estilo!)
    Sobre hábitos sexuais... não me vou pronunciar: seria valorizar o acessório em detrimento do essencial!

    Esclarecido este ponto, vou ao conteúdo!
    Discordo da sua discordância! Desde logo porque as TV passam imensa violência real, como, o problema da violência ficcionada é que o meu caro sabe que é ficcção eu sei, mas as crianças não! (recorda-se quando Hussein foi enforcado?)
    Mais do que ser contra ou a favor de Touradas (e eu não gosto, mas sou a favor!) choca-me este puritanismo judicial, desresposabilizador das família! E foi isso que quis transmitir no post!

    PS - Espero que regresse, para concordar ou dar-me na cabeça: acredite no que muitos já sabem: será recebido de igual forma, quer concorde, quer discorde! Gosto de debater, sem ofender ninguem!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:14

    Caríssimo Hugo,
    creio que não é porque mil um idiotas lançam lixo pela janela do carro se vai deixar de fazer uma lei que não permita atirar com lixo pela janela do prédio.
    Sei que é um argumento (quase) pateta mas é para ver se percebes o que desejo explicar.

    Não é do teu tempo mas quando era miúda, acho que era ao domingo que passava tourada.
    Tornou-se um hábito ver (eu não ligava mas sabia o que estava a dar).
    Como criança que era, não deixei de fazer as perguntas naturais de uma criança: aquilo magoa o touro?
    (dentro de mim parecia-me um bocadinho esquisito...).

    Veio a mentira: não, o touro tem a pele grossa e não magoa.
    Fiquei descansada e a tourada tornou-se pacífica para mim e claro, uma tradição. De tal forma arreigada que aceitei que era uma "tradição".

    Mas estavam a mentir-me. Aquilo magoa o touro e é uma lança medonha. Já estive num restaurante decorado com "artefactos da nobre arte de tourear".

    Ainda ontem o mano me dizia que estava ali no campo pequeno a ver uma tourada, que não ia há anos e arranjara bilhetes à borla.
    O meu lado que foi enganado anos a fio, entendeu.
    O outro lado apenas consegue dizer "não às touradas".

    Podiam estar a dar horas de cenários de guerra com ditadores a ser mortos quase em directo ou inocentes a morrer com bombas, além de lutas entre cães e outras coisas que tais... não me interessa, o que me interessa é que pelo menos vão existir menos crianças como eu a que têm que mentir e dizer que não fazem mal ao touro.



    Actualmente é pedofilia ter relacionamentos com crianças...

    O meu bisavô (jovem) viu a minha bisavó com 12 anos a fazer de Nossa Senhora num andor e disse: é com esta menina que vou casar. Sim, é verdade que não casou aos 12, mas deve ter casado pelos 15...
    O que muitos chamam de "erro" era comum e sem maldade...
    Vamos passar a ter pena e compreensão pelos pedófilos só pq antes era assim?
    Hoje sabemos que nem sequer em termos físicos uma menina tem maturidade para começar a ser mãe tão jovem como antigamente era por vezes forçada a ser.

    Hoje sabemos que não deviam existir touradas. Insultar uma suposta hipocrisia, por vezes é perder o norte e a objectividade sobre uma situação.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo20:54

    Esta troca de "argumentos"sem duvida é o que torna o teu blogue interessante e sempre em "movimento".
    Os assuntos mais sensiveis como este,originam criticas(que é o que se pretende aqui),mas sem duvida nunca nos esqueçamos de respeitar as opiniões de todos sejam elas quais forem,não sendo por isso admissivel qualquer ofensa pessoal.
    O tema das touradas há muitos anos que é discutido por muita gente,embora me parece que grande parte das vezes com muita hipocrisia e falsidade,embora sendo um "espectaculo"em que existe alguma violencia,perigo e também porque não dize-lo ,um tratamento inadequado ao animal presente,mais uma vez a falta de regulamentação do mesmo provoca situações desagradáveis.
    Como falei há pouco existe muita hipócrisia,a feira de Barrancos é um grande exemplo!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo23:57

    Encaro os apreciadores de Touradas como os de Futebol. Se para uns não faz sentido estar uma tarde inteira a ver uns tipos amaricados a fugir de um toiro, para outros faz menos sentido ainda estar uma tarde ao sol a ver 22 gajos a correr atrás de uma bola e quando a apanham ainda a chutam para mais longe ...
    Sou um leigo em ambos os temas, aprecio mais uma Tourada que um jogo de Futebol, não me choca o papel do toiro numa arena (apesar de apreciar muito mais um toureio a pé do que a cavalo, e ainda mais a figura do forcado).

    Gosto de almôndegas com molho de tomate (compro a carne e trato das almôndegas em casa); deixo-me dormir a ver os Perdidos e nunca experimentei uma Bimby nem levar no cuzinho :-)

    Cumps,
    C

    ResponderEliminar
  13. Anónimo10:19

    Já o disse antes, o miudo esteve muito bem a tourear.
    Contudo, não deixas de ter razão na tua observação em relação à atitude do Pai (João Moura).
    Como melhor entendedor de leis, que o és, corrige se estiver enganado!...
    Indo pelo campo da "exploração de mao de obra infantil", só seria aplicado caso:
    - não houvesse consentimento dos pais (que não é o caso)
    - desde que estivesse garantido que o miudo estuda e tem sucesso na escola (presume-se que sim)
    portanto, por aqui não parece criticável.
    Agora se tivesse havido uma acidente?
    Nenhuns pais na sua "plena consciência normal", arriscaria pôr um filho em risco de vida!...
    Mas quantas vezes isso acontece no dia a dia de muitas familias, basta o acto de atravessar uma estrada (e podia-se dar tantos exemplos...).
    Agora é verdade que dentro de uma praça de touros, o risco aumenta, sem dúvida.
    Mas de Direito percebes tu!... O que é que um Juíz pode fazer neste caso?
    Existe na lei qualquer coisa que se refere às tradições, e no mundo dos touros também é verdade que é tradição começarem a tourear muito novos.
    Parece uma matéria de muita discussão?

    ResponderEliminar
  14. @rui p - É não apenas uma irresponsabilidade deixar o puto tourear, como do ponto de vista jurídico é relevante: parece-me uma inaceitável exposição a perigo de um menor!

    ResponderEliminar
  15. Não gostas de touradas. Discordas com os horários das touradas. 'Tás lixado com o João Moura. Preferes chamar bois a touros.
    Certo?
    Tudo bem. É a tua opinião e até concordo com ela em algumas coisas.

    Mas porque raio tens de dizer que já não gostas de 'levar no cuzinho'?

    É marketing?
    Falar de sexo trás mais comentadores?
    Com as search words do Google, através de 'cuzinho', aparecem mais visitas no sitemeter? Que aliás até vejo que tens milhares, por isso não deve ser o caso?

    Se estiveres para isso, podias até explicar.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo15:56

    H
    "exposição a perigo de um menor", qual é a pena/sanção/... que existe?

    ResponderEliminar
  17. @ Patti - Presumo que não seja leitora frequente do blogue! Se fosse, perceberia que este blogue se auto-assume como tonto! Aqui fala-se a sério a brincar e brinca-se com coisas sérias!
    Sempre me preocupei pouco em ter muitas visitas! Nesse aspecto é um blogue bem diferente! Embora, todas as quintas-feiras se fale de sexo neste blogue.. de uma forma muito própria! Que alguns apreciam e causa repulsa a outros! Acontece!
    Convido-a a voltar a passar por cá! E quiçá compreenda a razão da tal expressão, que não pretende ofender ninguem, nem esconder coisa nenhuma!

    ResponderEliminar
  18. Enganas-te. Já passei por aqui várias vezes. E também costumo ler o perfil dos blogs que visito. Por isso sei que te pautas por diversas parvoeiras nos teus posts. Faz parte do teu estilo. Cada um faz com o blog o que quer.
    A minha pergunta mantém-se. E não me satisfiz com a tua resposta. Mas nem sequer tens de me responder, é um direito que te assiste.

    Pena que um assunto tão sério tenha de ter sempre cuzinhos, maminhas ou calcinhas de cintura descaída, pelo meio.
    Se calhar é por isso que não vamos nunca a lado nenhum. Mesmo com gente a escrever bem.
    Pena.

    ResponderEliminar
  19. Patti.. nem sei responder! Escrevo sem pensar demasiado: o post.. saiu assim! Admito que, reflectindo agora, usasse outra expressão! Não pela expressão em si, mas por ter desviado a atenção do principal para o acessório!
    Como presume... mta gente desgosta do estilo! Mas.. no dia a dia escrevo coisas tão sérias e chatas.. que me dá prazer à noite esta catarse de disparatar sem pensar demasiado!

    ResponderEliminar
  20. mas afinal quem é que gosta de "levar no cuzinho"? tu ou os touros?

    ResponderEliminar
  21. LeniB - como se depreende do texto, assumo que eu não gosto! Como, posso estar errado, mas estou convicto que os touros também não!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!