sábado, junho 14, 2008

Congresso Alentejo XXI (com adenda)

Qual o balanço que faz do Congresso? Senhores Congressistas, a caixa de comentários é vossa, para partilharem com a cidade o que se discute no Pax Júlia! Se o Congresso está a ter interesse, esta será um meio (entre outros possíveis) de partilharem os temas em debate!

Adenda: Deixei a caixa de comentários aberta para que os congressistas expressassem a sua opinião! Todas elas críticas para com o Congresso do Alentejo! Mas porque existem visões diferentes, faço um link para um blogue onde se enaltece o resultado do congresso: fica aqui, porque gosto da pluralidade de opiniões!
Adenda 2: Um comentário, fez-me recordar este texto, escrito após a presença de J.Catalino no Programa Conselho de Opinião!

13 comentários:

  1. A tuna da ESTIG a Ma´estig´ama Tuna esteve presente.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:33

    Aquilo não é um Congresso! Aquilo é uma perda de tempo de calor!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:34

    Foi a minha primeira presença no Congresso e fiquei decepcionado. Se não houver a alteração para um modelo que promova a participação de todos os agentes e estimule a definição de estratégias, este espaço nunca atingirá o seu verdadeiro objectivo. Deixo-vos uma questão, o que trouxe de novo para o território o conjunto de participações de hoje?
    Al-Manijah

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:03

    Eu não sei discursar. E hoje deixei de saber se sei ouvir ou se tenho tosse no cabelo ou se cheguei de Marte e não me lembro! Santa ignorância achar que um congresso sobre o nosso Alentejo, deveria ter ... o quê?... Nem sei, talvez mais dignidade! O Alentejo e os alentejanos merecem, não!? Não consigo perceber o que faz uma organização, um secretariado organizador de um congresso quando recebe um determinado n.º de inscrições (mais o dinheirito....) e depois? Terão pensado que as pessoas se inscreveram para ir passear a Beja? Não lhes terá passado perto a ideia de que haveria inscritos que gostariam de dizer das suas razões?
    Nunca tinha visto uma aprovação de regulamento e do horário dos trabalhos sem votação: quem cala consente, mesmo sem ser questionado! Mesmo sem serem questionados, os congressistas, assistentes e oradores, lá tiveram de se contentar com 3 minutitos e é uma sorte.... Não há tempo para mais!
    Não, não estou contra o congresso, nem contra as pessoas que o organizaram. Não se trata aqui de nenhuma rivalidade, mal dizer nem coisa parecida. Apenas acho que neste primeiro dia não funcionou, não houve discussão nem aquela 'ligação' entre congressistas e oradores em geral. Trabalhou-se 'em cima do joelho'.
    E aqueles moderadores dos painéis
    Será que não perceberam quando deviam parar e interromper os trabalhos para o almoço? Deixar oradores a falar para o boneco, não se faz!
    Mas também só lá vão 14 congressos e hoje só foi o 1.º dia deste. Amanhã será melhor! O próximo melhor será que seja!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo00:39

    Mau demais para ser verdade! Se amanhã for igual, vou embora a meio!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:25

    Meus amigos, não dá para perceber que os congressos do Alentejo, à semelhança de quase tudo o que nos diz respeito, reflectem aquilo que somos: poucos, deficientemente qualificados, pobres, pouco cultos, invejosos, malidecentes, intriguistas. A tudo isto devemos somar o que de pernicioso os partidos políticos introduziram no debate.Veja-se as declarações desse génio que dá pelo nome de Pita Ameixa.Precisamos de mais para conhecermos o buraco onde estamos metidos????? Qual a saída? Primeiro não acalentarmos demasiadas esperanças, quer na forma como nos organizamos, quer na qualidade daquilo que produzimos como pensamento próprio acerca dos problemas da região.Em segundo lugar, criar condições para sermos colonizados por gente com ideias, com capacidade de inovar, de inventar , de criar....Y

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16:42

    Uma perfeita vergonha e um espelho de onde estamos metidos.
    Espertos são aqueles que já sairam daqui,porque realmente Beja não é nada,se eu não tivesse 58 anos e fosse mais novo só sendo muito pouco inteligente é que aqui ficava!!
    Este congresso é um retrato deplorável da situação.

    Paulo César

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:05

    Já vi que por aqui, está tudo muito desiludido com o Congresso.
    É natural, estamos certamente em presença de profundos pensadores sobre o estado da nossa região, certamente com provas e contributos reconhecidos para o futuro da mesma, pelo que, perante tão modesto contributo dado por este forum, manifestam a sua revolta.
    Compreendo, mas não concordo.

    Pois acho que Sim, valeu a pena realizar este Congresso, repetindo muito do diagnóstico já feito sobre a região, mas também com muitas propostas de intervenção.

    Sim o Congresso foi um sucesso.
    Sim, a organização do mesmo foi muito profissional, embora com pequenas falhas.
    Sim, estiveram presentes 600 congressistas.
    Sim, muitos eram comunistas, mas não houve noticia de nenhuma criancinha comida.
    Sim, o PS esteve em força no Congresso, incluindo o de Beja.
    Sim, do distrito de Beja faltaram sem surpresa apenas dois Presidentes de Câmara o de
    Cuba e o de Ferreira do Alentejo
    Sim, o PSD de Beja primou pela ausência, mas isso é generalizado ao país.
    Sim, o Congresso teve conclusões, contrariando a tentativa de condicionar as mesmas,
    manifestada por exemplo pelo Deputado Pita Ameixa, que teve em Pulido Valente
    o seu moço de recados no Congresso sobre esta matéria.
    Sim, a Comissão de Redacção produziu uma resenha dos trabalhos, que mereceu a
    aprovação unânime do secretariado e o aplauso dos Congressistas.
    Sim, o Alentejo tem Futuro, concluiu o Congresso, assim saibamos agarrá-lo.

    ResponderEliminar
  9. Nota: Esclareço que o autor deste blogue AINDA não disse uma palavra sobre o Congresso ou sobre o que lá se discutiu de mais pertinente! É algo que farei na sexta-feira!

    ResponderEliminar
  10. Em primeiro lugar quero saudar a postura do autor deste blogue, ao efectuar o link para aminha posição pessoal sobre o Congresso. A mesma demonstra exactamente aquilo que deveria ser a forma de estar de todos os que se preocupam com o futuro de uma terra que é de todos, sem gerrinhas político-partidárias que apenas servem a alguns.
    Depois, uma nota para dizer que os anónimos que aqui deram opinão não devem ter estado no mesmo Congresso onde eu estive...
    1. Cerca de 600 inscritos e quase tantos participantes efectivos não me pareceram assim tão poucos.
    2. A qualidade das intervenções foi, genericamente, boa e nenhuma foi maldizente, intriguista ou pouco culta...
    3. O tempo de cada orador convidado era 10 minutos. As inscrições individuais é que foram reduzidas a 3 minutos, numa tentativa de dar voz ao maior número possivel de inscritos. Infelizmente, tal nem chegou a ser possível, apesar de (quase)toda a gente ter cumprido escrupulosamente o tempo que lhe era dado. Mais do que foi feito era impossível pois, como diz um dos anónimos, também era preciso almoçar...
    Peço desculpa pela extensão do comentário, foi feito numa tentativa de dar um contributo para mais algum esclarecimento do que se passou de facto.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22:23

    H o teu blog está a tornar-se uma visita assidua dos militantes comunistas como se pode perceber pelos dois ultimos comentários,já chega a RVP(Rádio Voz do Partido).
    Que grande congresso 600 inscritos ,fantástico....só uma notinha este congresso dura á 24 anos mas agora é que vai ser...VÁ AGORA!!!!Haja paciencia

    ResponderEliminar
  12. @anónimo 10.23 - Confesso que gosto de receber aqui, pessoas que pensam de forma muito diferente da minha!
    Sobre o Congresso, achei pertinente que ficassem expressas as opiniões de quem gostou e de quem não gostou e esteve lá!

    ResponderEliminar
  13. "á 24 anos"


    É só para dizer que à, do verbo Haver, é com H.(paródia com o nick do autor do blogue, para bom entendedor...) ;-)

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!