terça-feira, junho 17, 2008

Regionalização...

No Congresso do Alentejo teve como principal tema a Regionalização! Apesar do tema estar a ser discutido neste blogue (aqui em baixo, com muitas e divergentes opiniões) e também no Alvitrando, o autor deste blogue (tirando esta brincadeira) ainda não falou do tema: irá acontecer na sexta-feira!
Mas, abro agora a caixa de comentários com a pergunta: o que acha da Regionalização?

8 comentários:

  1. muito bom seu blog. Muito bem escrito. E eu brasileiro, vejo o seu ponto de vista das coisas, o ponto de vista Europeu,(principalmente Portugues).
    Vale a visita aqui, voltarei sempre
    Parabens
    Maurizio

    ResponderEliminar
  2. Em minha opinião se devia de seguir o modelo alemão, ou seja, as regiões têm apenas plenos poderes na educação e na cultura. De resto, e desviando-se do modelo alemão, as regiões deviam de criar um órgão, parecido com um partido político, com sede na assembleia e com poderes de propor e aprovar leis.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:01

    O Mundo está em suspenso, o h vai falar sobre a regionalização na próxima sexta-feira. A boa moda da auto-promoção tem vindo diariamente a alertar para este facto certamente memorável que é "eu vou sexta-feira falar sobre a regionalização não perca".
    Suponho que tenha acertado com CNN,BBC, SIC, TVI,RTP e naturalmente a Rádio Pax a hora da comunicação que certamente merecerá honras de directo.
    Não aguento mais de tanta excitação venha depressa a sexta-feira

    ResponderEliminar
  4. @anónimo - por acaso, não acertou onde! é giro que ainda não falei e já regressaram algum tipo de comentários!
    Mas... tem toda a razão: o que se espera de um gajo vaidoso que aceita participar em acções patrocinadas pelo Municipio e vai de gravata cor-de-rosa! Claro que se lesse o comment onde falei nisso, compreenderia o contexto em que o afirmei e chegaria a outra conclusão! Mas isso dava trabalho e teria menos piada, não é?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:32

    Este anonimo das 10.01 deve ser um incauto desconcertante com uma qualquer seborreia diarretica que nao sabe como a deve tratar,pois eu sugiro que tome um bom cha de baraço.

    p.s.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:46

    eu curto bué a regionalização. Prontos.

    ResponderEliminar
  7. - N�o me parece viavel um unico Alentejo, n�o que tenha receio de ver tudo centralizado em �vora ou n�o acredite que um unico Alentejo seja mais "forte". � simplesmente uma quest�o homogeneidade das regi�es, um unico Alentejo seria enorme, em area, em rela�o �s outras regi�es ou levaria a que no m�ximo podessem ser constituidas 4/5 regi�es o que n�o faria muito pela descentraliza�o.

    - A serem criadas as regi�es, independentemente de um ou mais Alentejos, ser� que os candidatos seriam gente "nossa" ou aconteceria como nas legislativas em que muitos s�o impostos de fora...

    - se olharmos para a divis�o administrativa que temos com cam�ras e juntas de freguesia em que as ultimas, e isto � unicamente do que observo, ou s�o da mesma "c�r" e s�o como que departamentos das cam�ras ou s�o de "c�r" diferente e � quase como se n�o existisem... n�o ficamos (eu fico!) com receio que se possa passar o mesmo em rela�o �s cam�ras? (� claro que dependeria do modelo a adoptar, mas...)

    Por tudo isto e mais � que a minha opini�o � de que, n�o sendo contra a regionaliza�o, n�o acredito que esta venha ser de grande beneficio em rela�o aos custos que teria...

    Imagino � que inten�es estar�o escondidas em algumas pessoas/institui�es/partidos para defenderem o que defendem! o que pode fazer a ambi�o de poder em algumas pessoas......


    P.S.: J� tenho o capacete, que sei que vou levar he..he..he..

    ResponderEliminar
  8. Sien... de mim não leva! E, sobre as Juntas, até vou mais longe: não encontro nenhuma justificação para as Juntas de Freguesia URBANAS! Nenhuma!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!