terça-feira, junho 14, 2011

De todas as coisas que podia dizer, hoje saiu-me isto...

Sinto inveja das mentes simples. Sinto inveja daqueles para quem o mundo é todo branco ou todo preto. Onde não há nuances! Onde tudo é superficial! Um mundo de certezas absolutas. Onde quem concorda comigo é bestial e quem discorda é uma besta! A simplicidade de dizer sempre o que todos querem ouvir. O dizer sempre aquilo que dizem todos os outros. A desnecessidade de procurar o outro lado das coisas. Ter um partido e os meus serem sempre bons e os outros sempre todos maus! A alegria sempre de estar carregado de certezas e de nunca ter dúvidas! Tenho horror de quem acerta sempre, de quem nunca se engana, de quem nunca errou!
Invejo quem nunca questiona as escolhas: quem tem sempre a certeza que fez bem o que devia ter feito. Ou quem nunca questione as escolhas que fez! Quem não se suscite questões e consiga apreciar os prazeres mais imediatos! 
Recordo-me de ter escrito sobre isto no verão passado. Ou no outro verão! Da alegria imaculada da simplicidade das coisas! 

13 comentários:

  1. Anónimo00:06

    Era tão bom que fosse mais simples...

    ResponderEliminar
  2. Hugo, sinto inveja contigo. Sinto inveja do simples que é a vida para essas mente smas ao mesmo tempo dou graças pela minha complicação me dar tantas alegrias. Acontece que as nuances fazem toda a diferença e são motivo de alegria também. Ora, na vida há mais nuances que brancos e pretos por isso, temos mais oportunidades de ser felizes assim. Temos é de saber jogar.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Eu sentia às vezes. Agora já não :)

    ResponderEliminar
  4. Bento Tavares00:29

    Se as coisas fossem todas simples nao tinham piada, se bem que concordando em parte consigo, há coisas que se fossem mais simples, ficava eternamente agradecido...!


    Bento Tavares

    ResponderEliminar
  5. Anónimo01:31

    ...as 'cores' fomos nos que escolhemos...mas podemos sempre alterar as 'nuances'!...Sao R.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo01:31

    Isso não existe. É uma fantasia sua. Ninguém é tão simples que veja o mundo assim. Pode é tentar dar essa impressão ou pode é vc ter essa impressão de alguém.

    ResponderEliminar
  7. Dica09:39

    Refletir, opinar e optar pela diferença fez e fará parte sempre dos genes humanos e neste conjunto de características, tentamos e tentaremos ser nós próprios !!!

    ResponderEliminar
  8. @anónimo 1.31 . carrego em mim todas as dúvidas do mundo, mas esta certeza: há pessoas que são exactamente assim! E são pessoas felizes...

    ResponderEliminar
  9. Maria (descontraída)11:46

    Às vezes dou por mim a pensar: quanto mais questiono o "mundo" menos respostas ele me dá! Vale a pena questionar o inquestionável?
    Hoje estou assim: Carpe diem!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo12:21

    Creio que está bastante enganado... Para sua alegria, ou talvez não, acredite n@ anónim@ das 01:31... :*

    ResponderEliminar
  11. "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus, V:3)

    ResponderEliminar
  12. Sabedoria Popular:
    "Viver não custa, o que custa é saber viver."

    ResponderEliminar
  13. Anónimo14:58

    pessoalmente não gosto de fazer corresponder "mente" ao estado apático, alienado e conformista, acima descrito. Para mim "a mente" implica sempre inteligência, cognição, personalidade, interpretação, crítica,devaneio, romper horizontes, sonho...contudo, seguindo a ideia proposta, tb considero que o branco não lhes pode estar associado, dado que é a junção de todas as cores do espectro de cores, tendo a magia de reflectir os raios luminosos de imensas tonalidades, desde os brilhantes azúis, aos apaixonantes carmins, para nem falar dos doces castanhos....que inundam a realidade de arco-iris.

    Mas...ás vezes tb dou por mim a perguntar se não seria mais simples diluir na multidão...e logo tenho a resposta: há Vida sem ousar sonhar a efémera utopia ?

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!