quarta-feira, junho 29, 2011

Dizem que é uma espécie de metáfora, mas também pode ser uma parvoíce!

Durante uma dezena de anos joguei hóquei em patins! Ou pouco mais! E só deixei de jogar porque o hóquei morreu em Beja por esses anos. Ainda estive um ano a jogar em Castro Verde, mas eram demasiados quilómetros! 
Nunca tive grande jeito para jogar hóquei! É verdade que fui algumas vezes à selecção do Alentejo mas, para ser sincero, tal apenas aconteceu porque na minha geração éramos todos muito fraquinhos, pelo que, não era dificil ser um dos menos maus! Bons, quiçá apenas o Ricardo, mas era chalado! E coerente! 

Em mais de dez anos que joguei hóquei, nunca tive uns patins! Usava os patins dos mais velhos e quando os velhos patins ficavam apertados passavam para os mais novos! Eu e todos os outros! Se queríamos algo nosso, eram apenas as rodas! (uma vermelhas, que alguns compraram!). Em mais de dez anos de hóquei, apenas tive um stick novo e... o ano em que joguei em Castro Verde! Em Beja, os stick partidos eram colados, eram arranjados, eram ligados e passavam para os mais novos! As minhas caneleiras - como as caneleiras de todos os outros - eram feitas no Reinaldo Castilho: umas esponjas e um cano daqueles dos esgotos, que cortavam do nosso tamanho, atadas com cordões! 
Aliás, eram umas carrinhas velhas do Reinaldo Castilho que nos transportavam: tenho vaga memória duma vermelha, outra creme, uma que não tinha bancos atrás, em que íamos sentados em cima dos sacos, a lotação era os que cabiam lá dentro! 
Recordo-me dos lanches: um sumo qualquer tipo caprisol?!! e umas sandes de fiambre, com toda a certeza feita por algum pai ou pelos familiares dos treinadores! Temo que em todos os anos que joguei pelo Desportivo de Beja nunca houve orçamento para uma ida a um restaurante!
Para escrever estas palavras mergulhei vinte anos nas minhas memórias: era outro tempo, outras pessoas, outro país... 

6 comentários:

  1. Anónimo00:04

    o sumo era caprisone (com uma música deslumbrante!!!!), mas caprisol tb fica giro :)

    ResponderEliminar
  2. Pedro00:07

    Uma realidade, em que todos viviam.
    O mesmo não acontece em Portugal: há uma realidade (ou seja, um país pobre comparativamente com os grandes países Europeus), mas a grande maioria vive noutra realidade (ou seja, queremos, e pior de tudo, vivemos como os alemães e ingleses).

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:50

    provavelmente, daqui a vinte anos, tb os jovens de agora irão mergulhar nas suas memórias e dizer "era outro tempo, outras pessoas"...

    ResponderEliminar
  4. Roxo17:28

    No tempo dos meus avos tambem não havia o que no meu tempo de criança houve... Se seriam mais ou menos felizes eles, do que eu ou do que os mais novos agora??? Chama-se evolução... Se ainda hoje gosto de saltar á corda e jogar ao stop com os sobrinhitos é pk eles até teem algum interessa pelos "velhotes"! E ainda ha sitios onde grupos inteiros de miudos se juntam para brincarem ao lenço, ao bate pe ( eh eh) e as escondidas e largam por alguns momentos o vicio da realidade virtual!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:01

    Isto porque tu não apanhaste nos lanches:
    "Iogurtes Mimosa com padaços de morangos"

    ResponderEliminar
  6. Isso era em casa de vitória com goleada!!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!