quarta-feira, junho 29, 2011

Um blogue feito por leitores, os ciganos e a escola!

A noticia está aqui! E parece que há uma demissão de uma responsável! Sussurram-me! A discussão está aberta: o que se passa com a distribuição dos alunos pelas escolas?! 

56 comentários:

  1. Anónimo11:41

    Beja: Distribuição de alunos pelos Centros Escolares gera discórdia
    Cerca de uma vintena de pais e encarregados de educação de alunos do Centro Escolar de Santa Maria não aceita a distribuição dos alunos os Bairros da Esperança e das Pedreiras, que têm estado no Regimento de Infantaria, para aquele estabelecimento de ensino. Ontem reuniram a DREA, Câmara e directores dos Centros Escolares para definir a mudança.

    No final de uma reunião que juntou o Director Regional de Educação do Alentejo (na foto José Verdasca falando com os pais e encarregados de educação que o aguardavam à porta da Biblioteca), o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Beja e os directores dos Centros Escolares de Santa Maria, Santiago Maior e Mário Beirão, cerca de duas dezenas de pais e encarregados de educação que aguardaram 3 horas, pelo final do encontro, questionaram a decisão de José Verdasca em distribuir a maioria dos alunos dos Bairros da Esperança e das Pedreiras, que se mantinham no Regimento de Infantaria.

    A reunião decorreu na Divisão de Educação da autarquia que funciona na Biblioteca Municipal de Beja e no final, em exclusivo à Voz da Planície, José Verdasca, dizia que tinha sido encontrada “uma solução de consenso entre todas as partes”.

    Posição contrária à decisão tomada têm os pais e encarregados de educação, expressa nas palavras de protesto de Margarida Figueira, vogal do Conselho Geral do Centro Escolar de Santa Maria, que afirma que o director regional “mudou de opinião de cada vez que houve uma reunião” e que os alunos deveriam ser distribuídos de forma “igual” pelos outros dois centros, situação que não terá sido do agrado da directora Domingas Velez e de uma colega, que deixaram a reunião entre de todas as outras pessoas.

    Não foi possível ouvir o vereador da Câmara Municipal de Beja, José Velez, por ter deixado o edifício por uma porta diferente daquela em que a nossa reportagem se encontrava, o que vamos procurar fazer ao longo da manhã informativa.

    Segundo esclarecimento do Director Regional de Educação do Alentejo, a distribuição dos alunos pelos Centros Escolares deverá ser feito numa proporção do género, 50 alunos para Santa Maria e 25 para cada um dos outros dois. Recorde-se que em entrevista à Voz da Planície em 11 de Novembro do ano passado, José Verdasca defendeu “uma solução equilibrada” para os alunos dos diversos bairros da cidade e que aqueles que se encontravam no Regimento de Infantaria”iriam ser redistribuídos pelos Centros Escolares Mário Beirão e Santiago Maior”.

    Teixeira Correia

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:20

    o eterno problema, os ciganos... A comunidade cigana apegada às suas tradições, vive num mundo paralelo aos restantes portugueses, onde a lei apresenta uma natureza subjectiva... Numa apresentação sobre a cultura cigana, a Olga Mariano, presidente da Associação de Mulheres Ciganas Portuguesas, afirmava que a sua comunidade mantinha as tradições negativas, por exemplo o casamento na adolescência, enquanto outras tinham desaparecido, por exemplo a imagem do patriarca, acompanhando a evolução da sociedade.. Os alquimistas das ciências sociais pretendem a inserção desta comunidade e até trouxeram uma nova forma de descriminação, a suposta descriminação positiva, mas do meu ponto de vista a inserção é feita apenas quando os destinatários pretendem ser integrados... Qual é a solução, não sei... Mas este não é certamente o caminho...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:09

    O que se passa é muito fácil de entender!
    O Agrupamento de Santa Maria acolhe actualmente cerca de 150 crianças de étnia cigana. Como todos sabemos, são crianças provenientes de uma cultura que não abraça os valores de um percurso educativo e formativo para os seus educandos,antes pelo contrário, as suas formas de viver em sociedade agravam o hiato entre as duas realidades. A grosso modo, estas crianças representam para os estabelecimentos de ensino onde se encontram, um agravamento dos resultados de insucesso escolar, absentismo e abandono precoce do sistema de ensino. Quem deseja tais resultados, num sistema que esta orientado para premiar boas práticas e os bons resultados? Ninguém!
    Para além dos scores (não)atingidos, acresce outra problemática. Pelas suas características, estas crianças tornam o trabalho de Professores, Técnicos e Funcionários, um desafio constante e nem sempre atingido com sucesso. É preciso ter estofo, é preciso acreditar, vestir a camisola, sair dos saltos altos e engolir os sapos, que estas crianças querem ver pelas costas. Aqui as pequenas vitórias não se espelham numa nota ou numa classificação. Espelham-se na capacidade de gerir situaçãoes imediatas, na conquista da confianças de pais por natureza desconfiados, espelham-se ainda, na capacidade de estar e de ser, num ambiente tão longínquo daquele para onde regressam ao fim do dia.
    Só pela incapacidade em conseguir tal feito é que consigo entender esta relutância dos outros Agrupamentos em querer abolir tal epidemia das suas salas de aula - nem vou entrar pelas artimanhas arranjadas pelos Encarregados de Educação, para evitarem a todo o custo terem no mesmo espaço fisico as suas criancinhas com estes monstros!!
    Num país que se preza pela incluão, pergunto: que espécie de educadores são vocês, que só aceitam quadros de meninos formatados à imagem e semelhança das vossas formas de ensino?

    C.C.

    ResponderEliminar
  4. CC - Obrigado pelo excelente comentário!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:21

    é muito "bonito" falar de inclusão, mas quem está no terreno sabe perfeitamente as idiossincrasias da operacionlalização deste conceito. E não venham menosprezar o profissionalismo (e extrema dedicação pessoal)de professores e educadores: é um tremendo desafio desenvolver competências em crianças que partem de percursos escolares, motivações, aspirações e referências familiares completamente díspares.

    ResponderEliminar
  6. Estrela do Mar16:25

    Subscrevo na integra o comentário do C.C. Da maneira como as coisas estão, por mais projectos educativos que se desenvolvam nunca se poderão atingir as metas de sucesso educativo numa escola onde estão 150 crianças de etnia cigana, por todos os motivos que se conhecem.

    Neste momento há uma Directora demissionária e os outros dois Directores dos outros Agrupamentos estão a pular de contentes, porque mais uma vez, conseguiram evitar a entrada de ciganos nas suas escolas.Que maravilha!!!!!!!!!

    Por isso é que a santa Maria é o lixo, a Santiago Maior é para os que fogem de Santa Maria e não conseguem entrar na Mário Beirão e a Mário Beirão a eterna escola dos bons professores e dos bons alunos, os queques.

    Eu sei bem do que falo, pois conheço muito bem a realidade da escola de Santa Maria. E lá trabalham muito bons professores, educadores, funcionários e técnicos. Neste momento a frustação é geral e,mais uma vez, a corda parte sempre do lado mais fraco.

    Aos responsáveis deixo a pergunta: como está a vossa consciência com tamanha injustiça? Dormem descansados?

    Já alguem se lembrou do ditado que diz:"entre todos nada custa"

    Que merda de país!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16:28

    Aplaudo a decisão da Professora Domingos, mulher do Vereador!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:50

    Na turma do meu filho , que é composta , por 25 elementos ,2 tiveram "não satisfaz" no comportamento e 23 "Satisfaz bem"....curiosamente os "mal comportados" não eram ciganos.

    ResponderEliminar
  9. H por isto é que todos os dias dou graças a Deus!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:21

    A Professora Domingas é uma LUTADORA uma MULHER DE ARMAS,que tem feito tudo pela santa maria, e quem conhece a realidade da escola sabe que ela se dá bem com a comunidade cigana e os tem ajudado em tudo aquilo que lhe sido possivel, a Senhora não se demite por ser racista mas sim porque a Direcção Regional do Alentejo não tratou do assunto como devia, mas sim como convinha ás outras escolas da cidade.
    É triste que as pessoas válidas, trabalhadoras, e que respeitam os direitos de todos sejam tratadas desta maneira.
    Para a Professora Domingas toda a sorte do mundo que bem merece.
    MMS

    ResponderEliminar
  11. Dica00:15

    Falar é fácil mas o fazer é bem mais difícil !

    A realidade mostra que se falou muito e finalmente nada se fez .

    ResponderEliminar
  12. Anónimo01:26

    Verdadeiro serviço público! Um grande blogue é assim! Parabéns H

    ResponderEliminar
  13. Anónimo11:51

    Mas a Escola de Sta. Maria não está abrangida por um regime qualquer especial, fruto da quantidade de "ciganitos" que lá têm...
    Não têm pessoal especializado para os "ciganitos"...
    Qual a razão de os estrambalharem pela cidade inteira...são muitos na mesma freguesia, o próximo bairro cigano fáçam-no noutra freguesia.
    A morada dos "ciganitos" não é o Bairro das Pedreiras e o da Esperança, qual é o agrupamento da sua àrea de residência...não é Sta. Maria.
    Se eu quiser que o meu filho mude de agrupamento, já nem a morada do meu local de trabalho serve, porque é que os "ciganitos" serão diferentes, a não ser que o talão do rendimento mínimo lhes dê liberdade para frequentar qualquer estabelicimento de ensino.
    Uma história mal contada...

    ResponderEliminar
  14. Uma pergunta: estamos a falar de quantos alunos da etnia cigana?!
    (ps - em privado recebi três mensagens a elogiar o nível do debate: este é o blogue que sonhei!)

    ResponderEliminar
  15. Raquel12:05

    São 71 alunos de etnia cigana!

    Ao anónimo anterior pergunto: As crianças que vivem no bairro dos moinhos, não frequentam o agrupamento da Santa Maria.
    Porque?

    ResponderEliminar
  16. Anónimo12:16

    Raquel, importa-se de clarificar a pergunta, não percebi...ou então foi isto, é claro que as crianças do bairro dos Moinhos frequentam o Agrup. de Sta. Maria e se quiserem frequentar outro, com a morada aí...deixam? Podem? Onde está a igualdade...é caso para dizer queremos direitos e deveres iguais aos dos "ciganitos"...

    ResponderEliminar
  17. Raquel13:05

    Se os "ciganitos" são obrigados a frequentar o agrupamento da sua área de residência, neste caso Sta Maria, porque é que os meninos que residem no bairro dos Moinhos, frequentam outros agrupamentos e não os da sua área de residência?

    Todos nós sabemos ....

    ResponderEliminar
  18. Anónimo13:44

    Tenho estado a ler todos estes comentários e realmente estou PARVA. Parece que não aprendemos nada ao longo destes 37 anos de LIBERDADE. Eu tenho marcada na minha pele, em letras garrafais "branca de segunda"tudo porque vim das ex colónias. Também não me queriam em certas escolas, nem como amiga de alguns meninos e os meus pais a custo conseguiram emprego. Pensei que eram tempos idos. Mas não! O problema aqui é continuarmos a conviver com políticos sem palavra, com cargos políticos que falam mais alto que o moral social. Hoje, a minha filha estuda na Santa Maria e estou muito contente. É uma escola virada para o futuro, com respostas para os problemas e com profissionais que acreditam no que fazem. À prof Domingas ergo a taça e espero que volte à luta porque não está sozinha. ss

    ResponderEliminar
  19. Anónimo14:22

    Como defensor do seu a seu sítio...parece-me que o problema está no Agrupamento de Santa Maria e nos pais de alguns "não ciganitos", que inscrevem e deixam os seus alunos "não ciganitos" irem para outros agrupamentos. E depois pelo mesmo princípio querem distribuir os "ciganitos" pela cidade, provávelmente em transporte escolar pago por todos nós, pois cigano que é cigano só vai à escola se for de "cú tremido", e o autocarro da CMB está aí para isso.
    Não pense que tenho alguma coisa contra ciganos, pretos, chineses, marroquinos, ìndios, gays, verdes, amarelos ou outra coisa qualquer, simplesmente devem ter deveres e direitos iguais a todos os outros, só assim serão seguidos os princípios democráticos e de igualdade...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo16:38

    Eis o busilis da questão, para além da falta de solidariedade e bom senso dos agrupamentos que não admitem alunos de etnia cigana (com a apatia da DREA):Quem confirma, fiscaliza e valida as matrículas dos miúdos de acordo com a sua área de residência?
    É o país no seu melhor, o "Xicoespertismo" no seu auge, com a necessária conivência de alguns...
    Mais do que espertos, temos de ser honestos e inteligentes. Se não respeitarmos os outros, mais tarde ou mais cedo o descrédito e a falta de respeito há-de cair-nos em cima...
    Um abraço e parabéns, H.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo17:14

    Para quem não entendeu!
    Em santa Maria nunca se recusaram entradas de ciganitos, pelo contrário logo que o centro escolar ficou pronto, logo no imediato, a meio do ano lectivo, os alunos que pertenciam aos bairros da freguesia de santa maria, foram de imediato integrados no novo centro escolar. Porque outros alunos permaneceram no quartel, pagando a camara e a DREA, essa permanência?
    porque a CMB continuou a transportar no seu autocarro os alunos das pedreiras para o quartel?
    EU respondo, porque os alunos das pedreiras seriam para dividir pelos outros 2 agrupamentos, uma vez que santa maria já havia retirado os seus, isto é os do Bairro da Esperança, que para se deslocarem à escola pagam os seus passes.
    Porquê continuar a gastar dinheiro dos contribuintes com estes encargos se fossem para ser todos integrados em Santa maria? quem levou os do bairro da esperança também teria que levar os outros, mas dizia (acordo escrito?- nada)os responsaveis por esta m de educação que ficariam aguardando a conclusão das obras dos outros centros.
    E agora?!
    Agora nada- com os outros 2 centros escolares prontos acendeu-se esta polémica, porque dizem ninguém quer os ciganos ou ciganitos, quem não quer?santa maria? essa já tem a sua parte e nunca recusou a entrada de nenhum.
    Quem foi que disse e desdisse?
    Porque se esteve gastando dinheiro com 1 ano e meio de permanencia dos ciganitos no quartel se estes já poderiam estar enquadrados em santa maria?
    Resposta- porque não era para santa maria que estes se deviam canalizar, por que se fossem já lá estariam, como aconteceu com os que mudaram.
    Quanto a bons professores!
    Mérito dos professores que trabalham numa escola inclusiva!
    Bons professores, os que trabalham com a fina nata da sociedade?
    Alguém perguntava pelos alunos do Bairro dos moinhos, e eu pergunto e os alunos do bairro novo de santa Maria? e do Bairro da conceição e da quinta de El rei?
    Porque recebem estes nos outros agrupamentos e não querem receber os das pedreiras?

    ResponderEliminar
  22. Anónimo18:19

    Após a leitura atenta dos post e ainda da imprensa (aconselho a leitura do Publico com as pobres declarações do Presidente de S. tiago Maior e do Vice da Mario Beirão) constato que a Direcção de Stª Maria foi durante 2 anos perfeitamente aldrabada pelo comissário politico que o PS tinha na DREA.Na véspera de cessar funções virou o bico ao prego e deixou um perfeito caldinho para o seu sucessor.O Dr. Verdasca, perfeitamente assessorado pelo CAE-Beja, transformou o que ontem era verdade numa perfeita mentira.
    Aconselho a consultarem os site dos diferentes Agrupamentos, e concerteza que podem ver o excepcional trabalho realizado em Stª Maria , e o trabalho desenvolvido por aqueles coitadinhos que tiveram grandes problemas com a integração de 3 ciganos. !!!!!!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo18:31

    Atendendo " ao excepcional trabalho" desenvolvido pelo Dr. Verdasca está a decorrer na Camara da Vidigueira uma homenagem a esta pessoa que falta frequentemente á verdade e que é incapaz de assumir compromissos. O Sr. Narra , que nem se sabe bem se (É´PC ou se está a caminhar em direcção ao PS)devia ter um pouco de vergonha .

    ResponderEliminar
  24. Anónimo19:53

    Pois é, as pessoas deviam ser homenageadas pelo seu todo e não por parcelas. A Escola da Vidigueira há já muito tempo que precisava de ser requalificada, portanto, a sua substituição era eminente e já estava programada anteriormente, logo o Dr. Verdasca foi pescado ou foi à pesca no caminho. Mas, pronto, leve lá o troféu, pode ser que lhe alivie o peso da consciência, se ainda tiver, Se for nesse sentido curativo da alma, que o troféu o ajude, é o que lhe desejo.
    Quanto a Santa Maria, como é possível que numa cidade de província, onde todos se conhecem e relacionam, possa existir tal falta de solidariedade, civismo, respeito, verdade em profissionais do ensino? Estamos mesmo mal, devia também existir uma troika para avaliar as atitudes de determinados profissionais com responsabilidades acrescidas na educação das crianças e jovens. Concordo com a cogitação que foca a intervenção dos dois responsáveis de direcção dos outros agrupamentos - são mesmo pobres declarações, tristes, incultas, ignorantes.
    Às vezes penso, como é que algumas pessoas reagem a situações deste género, expostas nos media. Aposto que são solidárias com os coitadinhos, os desfavorecidos, mas enfim ... estão lá longe, agora quando toca no meu quintal, tá bem, tá. Vai de retro, Satanás!
    E sabem uma coisa, até vão à missa, mas não posso acreditar que seja por Deus ou por Jesus, não, isso não, será que são tão ofensivos a esse ponto? Que mar de hipocrisia.
    A escola pública serve para lhe dar o emprego, o vencimento no final do mês, mas o desempenho não é de escola pública; portanto também roubam, como os ciganos, o dinheiro dos contribuintes, já que fazem trabalho privado no público. É aberrante!!!
    Será que algum dia isto ainda mudará? Para haver má fé, tem que haver boa fé que a contrarie, senão é o descalabro. Não podem é enganar tanto tempo as pessoas; compreendo perfeitamente o que a massa humana de Santa Maria sente e tem sentido há muito tempo. Está na hora de um BASTA!
    Ei, pessoal de Mário Beirão e Santiago Maior, não têm vergonha?

    ResponderEliminar
  25. Anónimo21:03

    ANÓNIMO- 19H 53 M--totalmente de acordo. De facto os sentimentos de Xenofobia que os Responsáveis de Santiago Maior e Mário Beirão manifestaram no Jornal PUBLICO são inqualificáveis , ainda por cima quando são docentes de um ensino público , promovido por um Estado Democrático e que constitucionalmente é obrigado a proteger as minorias e dar-lhes igualdades de oportunidades.Se uma das causas dessa " alergia " que têm aos ciganos ser o facto de dentro das suas Escolas pretenderem articular o seu ensino com privados ainda pior.
    A tutela se fosse consequente de imediato demitiria esses " responsáveis de agrupamento ". Talvez estejam deslocados e preferissem viver na Alemanha hitleriana onde " não existiam " minoria étnicas.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo10:52

    Onde é que há em Beja falta de solidariedade, civismo, respeito e verdade em profissionais do ensino?
    Só na escola de Santa Maria, onde os docentes, os pais e todo o pessoal não é informado convenientemente dos acordos estabelecidos!!!!
    Ninguém menciona onde é que o acordo estabelecido no ano lectivo anterior não foi cumprido! Se calhar não o conhecem devidamente, porque infelizmente não ficou registado e agora dá-se-lhe a volta conforme dá jeito e põe-se em causa TUDO e TODOS.
    Quando é que as outras escolas recusaram os alunos de etnia cigana ou outros, que lhes pertencem conforme o acordo estabelecido no inicio de 2010-2011???
    É fácil pôr em causa o trabalho honesto de muitos, sem se saber a realidade dos factos.
    Mais uma vez andamos a descredibilizar o Ensino e os professores da cidade ... Porquê?
    Como poderá chegar assim o nosso País a um bom porto na EDUCAÇÂO?
    Quem sai prejudicado sempre???? Os alunos ...sejam eles oriundos donde forem (ciganos, "queques", "normais", pretos, brancos, ...)

    ResponderEliminar
  27. Anónimo11:31

    A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Santa Maria defende em comunicado enviado à Rádio Pax a “distribuição” dos 78 alunos de etnia cigana, actualmente a frequentar o 1º ciclo do Ensino Básico no Regimento de Infantaria 3, pelos outros dois Agrupamentos da cidade (Santiago Maior e Mário Beirão).
    A Associação garante que na sequência das reuniões efectuadas com a Direcção Regional de Educação do Alentejo foi confirmado que os Alunos do RI 3 iriam ser distribuídos pelos outros dois Agrupamentos, sendo esta uma solução defendida pelo Director Regional de Educação do Alentejo, até ao início do mês de Junho.
    A Associação foi informada que esta promessa não foi cumprida.
    Os Pais manifestam a sua preocupação “tendo em conta que o espaço físico existente não comporta a frequência de, aproximadamente, mais 70 alunos”.
    A Escola de Santa Maria tem actualmente 15 turmas de 1º ciclo, com uma média de 23 alunos por turma e 3 turmas do pré-escolar.
    “Presentemente, 4 turmas do 1º ciclo partilham os espaços físicos do 2 º e 3º ciclo, em virtude do espaço físico do Centro Escolar estar na sua máxima capacidade de ocupação”, frisa o comunicado.
    A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Santa Maria assegura que “irá continuar a desenvolver todos os esforços para que os alunos que frequentam este Agrupamento de Santa Maria possam ter acesso à educação num sistema de ensino de qualidade, onde se respeitem os direitos dos outros fazendo também respeitar os nossos”. Margarida Lucas, presidente da Associação, diz que “há qualquer coisa que não está certa” pois a Freguesia de Santa Maria cresceu mais de 40%, segundo os últimos censos, mas este crescimento não se reflecte no número de matrículas naquela escola. Na opinião da mesma responsável existe “nitidamente uma fuga” de alunos para outros Agrupamentos da cidade. “Onde é que estão as pessoas de Direito para fiscalizar tudo isto”, pergunta Margarida Lucas.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo12:39

    Sem críticas estéreis a quem quer que seja, os números falam por si, são de uma crueza atroz, de uma injustiça terrível. Indiscutivelmente a única Escola/agrupamento inclusiva é Sta Maria. A esta realidade juntam-se as tristes e deploráveis declarações dos director e vice-director de Santiago e Mário Beirão. De facto, com dirigentes capazes de declararem tamanhas barbaridades todos temos que ficar preocupados, particularmente os pais dos nossos miúdos que andam em Santiago e Mário Beirão...Tomem algum bom senso. Algo tem de ser feito de forma consistente e séria. Alguém tem de ser chamado à realidade e à responsabilidade. Falou-se Também de território TEIP, bem mas por este andar, Sta Maria terá de ser TRIPLO TEIP!!!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo12:58

    Não será altura do Presidente da Camara emitir publicamente a sua opinião sobre esta grave situação no seu Municipio. Recordo que BEJA CAPITAL defendia activamente quer a INCLUSÃO quer a RESPONSABILIZAÇÃO da Comunidade Gigana.O que diz JPV acerca desta situação ? ou não terá opinião ? ou tem medo de dizer que o seu camarada do PS Verdasca faltou á verdade ? ou tem medo dos Presidentes de Santiago e Mário Beirão ? FALE AOS BEJENSES E CLARIFIQUE DEFINITIVAMENTE A POSIÇÃO DA CMB !!!!!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo14:03

    -ANÓNIMO DAS 12 H 58 M.
    Meu caro porque não pergunta também porque é que o novel Deputado do PSD - Mario Simões , sempre tão interventivo em tudo o que diz respeito á cidade , ainda não abriu o bico ? Será das pessoas que vivem nos Moinhos de Stª Maria e matriculam os filhos na Mário Beirão porque não querem misturas ?
    E então os distintos vereadores do PC ? A veradora do PC até se anuncia como uma expert em Educação nada diz ? Aonde se encontra a defesa dos oprimidos que o Vereador Ramalho tem levado a cabo ?
    Parece-me que nesta situação existem muitos rabos de palha em todos os Partidos.

    ResponderEliminar
  31. Impressionante a necessidade de meterem a merda da política partidária em tudo!!!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo19:47

    Verdade! falemos de educar, de formar e de dar o exemplo. Peço aos corpos directivos dos agrupamentos Mario Beir~ao e Santiago, bem como aos pais/enc de educ, para reflectirem e agirem mais de acordo com os princi´pios ´eticos que se exigem numa sociedade moderna. nunca ´e tarde para reconhecermos os erros, quando se ´e bem formado e quero acreditar que o sejam.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo19:42

    A possibilidade deste assunto existir já nos devia envergonhar......existindo é uma verdadeira vergonha, afinal o racismo existe. Bela reportagem televisiva ....pelo asunto para o Prós e Contras...belo assunto para a jornalista Claudia Borges (filha de Beja)....
    MLSC

    ResponderEliminar
  34. Municipe19:50

    Ao ler o rol de cogitações e fazer a consequente reflexão, realmente como é que neste momento difícil que a comunidade escolar de Santa Maria está a passar, a deixam sózinha, entregue ao seu destino? Será que ninguém pensa em como os pais, professores e funcionários se sentem?
    Num período de transição, sem director regional, sem governador civil, a CMB assiste impávida e serena? Um(a) comentador anterior, foca precisamente este aspecto, fazendo referência ao programa de BEJA CAPITAL, assim como o receio que o presidente da CMB possa ter dos presidentes das outras escolas; realmente dá que pensar. Ou será que este problema não afecta os munícipes - pais, alunos, professores e funcionários de Santa Maria? As escolas que se entendam? Então não há um conselho municipal de educação? O 1º ciclo e pré-escolar não estão mais ligados ao município? Os centros escolares não pretencem ao município? Algo está mal. Como munícipe, gostaria de ser esclarecido. Fico a aguardar. E para Santa Maria, o meu abraço de solidariedade, uma vez que é a única coisa que está ao meu alcance fazer!

    ResponderEliminar
  35. Anónimo21:08

    então a Ex.ma Senhora Professora Domingas depois de fazer com que o dinheiro dos projectos especificos destinados mais para publico-alvo em causa fosse atribuido para a escola que dirige agora ja não quer as responsabilidades inerentes, ou seja, só quis os direitos e agora vira as costas aos deveres. Isto não é uma questão de inclusão ou exclusão, é uma questão de fugir às responsabilidades .....

    ResponderEliminar
  36. Anónimo21:27

    responsabilidades? se há quem fuja às responsabilidades há anos é o Ex.mo Senhor José Verdasca, pois há muito que esta repartição estava "supostamente" agendada, vindo a diminuir gradativamente o número de alunos distribuídos em cada reunião que passava, até chegar ao ridículo número a que chegou. Houve ingenuidade por parte da escola de Santa Maria, pois nem todos temos os mesmos valores e como tal um acordo verbal não funciona para todos, devia ter sido tudo escrito de forma a não existirem mentiras e cobardes falsas acusações. Apesar disso não foge nem nunca fugiu ás suas responsabilidades; de entre as três escolas em questão, se existe alguma que segue as linhas éticas de aceitação e que pense como uma escola deve pensar, ou seja, educar a todos, essa será a escola de Santa Maria, pois ao longo dos anos foi a única que aceitou alunos imigrantes, ciganos, "carmistas", entre muitos mais jovens postos de parte pela sociedade, é um exemplo a seguir pelas outras escolas.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo21:29

    Municipe - e porque não pede ao PCP e ao PSD para tomarem uma posição?!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo22:50

    realmente é bonito de ver que estajamos preocupados com a inclusão, eu acho bem. Mas se calhar para ai chegarmos deveriamos primeiro preocuparmo-nos com a solidariedade entre todos, para depois estarmos em condições de mentalidade do consciente e inconsciente para aceitarmos a diferença. É que quando a Escola Santiago Maior nasceu, há cerca de 20 e tal anos o problema foi igual, só que em vez de ser com os ciganos foi com os ditos seres inferiores (na altura) dos bairros dos indios e do texas e da cooperativa, que, como sabem, agora estão plenamente integrados na visa social da cidade, e essa escola muito contribuiu para isso (PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO, PROFESSOR CABECINHA). Só que nessa altura não me lembro de se falar em distribuir os alunos da ESantiago Maior pelas outras escolas. Ou seja, como é que estamos preparados para respeitar e integrar as diferenças com outra etnia de costumes e condutas completamente diferentes das nossas (sendo que o respeito deverá ser mutuo, ou seja, os nossos hábitos e condutas também devem ser minimanete respeitados) sem nem sequer conseguimos ser solidários entre nós. Este é o eterno problema de Portugal, como é que queremos ajudar os povos do mundo quando nem sequer nos respeitamos e valorizamos entre nós (veja-se como a terra de Beja tratou os seus "filhos" durante os ultimos anos e como Portugal trata os seus "filhos" - os nossos filhos irão todos emigrar, certamente !!! pelo andar da carruagem). Não estaremos em condições de respeitarmos os outros se não gostarmos de nós mesmos. Ninguem consegue amar outra pessoa se não gostar de si mesma, quanto muito consegue estar "dependente doentiamente" por outra pessoa. É claro que agora repete-se a dose de (não) solidariedade e (não) entreajuda que é habitual entre nós, pelos motivos expostos. Não é fácil ser um indivíduo solidário e que esteja pronto a trabalhar em regime de cooperação em PORTUGAL !!!
    Ambas as partes desta contenda têm e não têm razão, pelo que percebi, no entanto nínguem está disposto a ceder um milimetro que seja ....... é triste

    ResponderEliminar
  39. Anónimo23:17

    qual a opinião dos vereadores e membros da Assembleia Municipal (de todos os partidos, sem excepção) a respeito deste assunto? estão muito caladinhos para quem tem responsabilidades locais? Isso de ser politico de profissão também passa por lidar com as "batatas quentes" e ter a coragem e responsabilidade de intervir (quer se trate do executivo, quer se trate da oposição) e não apenas retirar a visibilidade e lidar apenas com a parte mais fácil do oficio.

    DESAFIO TODO O EXECUTIVO E VEREADORES DA CMBEJA, BEM COMO DEPUTADOS ELEITOS POR BEJA A SE PRONUNCIAREM (NO MEIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL QUE ACHAREM MAIS APROPRIADO) SOBRE O ASSUNTO. CASO CONTRÁRIO NÃO PASSAM DE UM CONJUNTO DE MEDÍOCRES COBARDES QUE NÃO SERVEM A POLÍTICA, MAS QUE SE SERVEM DA POLÍTICA.

    AGUARDO. VEJAMOS O QUE SÃO (AFINAL)?

    ResponderEliminar
  40. Anónimo23:33

    Cuidado! Os projectos da Prof. Domingas, melhor, de Sta Maria, deven-se sobretudo por merito e compete^cia. Agora, 10,12,14...anos a serem estigmatizados, guetizados...Gostava de ver quem aguentaria tanto tempo e com tanta dignidade.

    ResponderEliminar
  41. Anónimo13:13

    Embora o Dr. H diga que é um "nojo" misturar politica com este assunto, é inquestionável que só a nivel politico poderá existir uma solução para este impasse. No entanto essa solução tarda e todo o trabalho de lançamento de ano lectivo está paralisado.
    Quem poderá intervir ?
    1-Director Regional de Educação -- Não existe.O anterior depois de durante 2-3 anos ter positivamente aldrabado Stª Maria , em conivencia com Santiago Maior e Mario Beirão abalou para as praias do Algarve.
    Segundo DN os novos Directores Regionais serão nomeados no prazo de 45 dias.
    2-CMB-- É ensurdecedor o silêncio. JPV tem alguma posição ? porque não a divulga ? para que serve o Conselho Municipal de Educação ?
    A oposição Comunista está calada que nem um rato.Estará Miguel Ramalho doente ??? É ensurdecedor o silencio do PCP.
    3-PSD-Antes das últimas eleições quase todos os dias Mario Simões realizava declarações por tudo e por nada. Até agora está calado que nem um rato. No entanto ainda teve tempo para se passear pela Beja-Wine.
    4-CDS. Penso que esta partido não existe em Beja , a não ser quando a sua lider distrital emite um comunicado a dizer que quer uns tachos para a malta .
    Resumindo: todos os intervenientes estão muito caladinhos , no entanto será possivel continuarem caladinhos. NÃO ME DIGAM QUE ESPERAM QUE AS DIRECÇÕES SE SENTEM Á MESMA MESA , COM A PRESENÇA TUTELAR E PARCIAL DO CAE , E RESOLVAM TUDO !!!!!!
    É NECESSÁRIO QUE INTERVENHAM POIS FOI PARA ISSO QUE RECEBERAM OS VOTOS DOS PORTUGUESES

    ResponderEliminar
  42. @anónimo - aceito que se peça aos partidos uma posição! Não compreendo que se ataque A, B ou C, se todos tiveram a mesma postura!

    ResponderEliminar
  43. Anónimo14:19

    MERDA PARA TANTA OPINIÃO!!!!
    COMO É QUE HAVEMOS DE PASSAR DA CEPA TORTA?
    AJAM EM VEZ DE REAGIREM!
    TANTA PALAVRA E NENHUM ACÇÃO!
    VALHA-NOS MARIA - SANTA MÃE DE JESUS!
    E SANTA MARIA À NORA! ATÉ QUANDO?
    SEJAM HOMENS E MULHERES - CIDADÃOS RESPONSÁVEIS!

    ResponderEliminar
  44. DEVER14:28

    O(a) anónimo(a) que fala da Profª Domingas, como virando as costas às responsabilidades, deve ser grande cavalgadura. Não sabe do que fala!
    Acha-se no "direito" de opinar do que desconhece, coitado(a); não deve saber o significado da palavra dever, mas neste momento deve exercer o direito de estar CALADO(A).

    ResponderEliminar
  45. Anónimo16:16

    Se querem ver os vossos filhos com piolhos,mal cheirosos,mal educados,a frequentar a mesma turma de 1º e 2º ciclo com "pessoas" de etnia cigana, vulgo ciganos. É bom que nao se esqueçam que tambem voçes ja foram crianças e recordem-se que na vossa altura tambem nao os queriam junto de vos. Porque motivo vao obrigar os vossos filhos e os dos outros?
    Eles só vao para a escola para receberem o rendimento social de inserção que todos pagamos.
    Abram os olhos e deixem-se de hipocrisias!!!!!!

    ResponderEliminar
  46. Anónimo20:03

    Então o que sugere? Pedimos ao Ministério da Educação que expulse os ciganos da Escola? É esta a solução?

    ResponderEliminar
  47. Anónimo23:29

    Grande democracia!!!! As minorias a mandarem nas maiorias!!!

    ResponderEliminar
  48. Anónimo23:37

    Pergunta p a Associação de Pais e direcção da escola de Santa Maria: defendem ou não a matrícula de todos os alunos com residência na freguesia??

    ResponderEliminar
  49. Anónimo16:33

    Existem algumas informações que devemos conhecer antes de emitirmos opiniões. Vejamos:
    - As linhas delimitantes das freguesias não coincidem com as linhas da rede escolar de cada Escola/agrupamento. Por ex: Sta Mª tem grande parte das freguesias de Sta Mª, Salvador, uma parte de S. João e uma pequena parte de Santiago. M. Beirão tem a maior parte de S joão, uma pequena parte de Sta Mª e outra parte do Salvador;o Ag de Santiago Maior, tem a maior parte da freguesia de Sant Maior e, pelo menos, uma parte de Sta Maria. Se fosse pelas freguesias, mais de 40% da população da cidade está nas áreas do Ag de Sta Maria (ainda por cima quem mais cresceu em população e população mais jovem). O que se passa é o contrário! Quem devia ter mais matrículas, digamos 45% do total, é quem tem menos. Porque será? Quem será ou serão os responsáveis? porque são aceites e validados avós, tios, tias, primas e primos e até madrinhas como Enc. de Educação? Estranha forma de democracia esta...

    ResponderEliminar
  50. Anónimo20:27

    @ anónimo das 16 h 30 m. Essa pergunta deverá ser direccionada em primeiro lugar ás Direcções de Santiago Maior e Mário Beirão que têm implementado esta promiscuidade vergonhosa , e em 2º lugar á Direcção Regional de Educação que tem pactuado com esta vergonha e óbviamente dado total cobertura institucional aquelas Direcções.

    ResponderEliminar
  51. Anónimo20:35

    Acabei há pouco de ouvir a entrevista da Drª Domingas na Rádio Pax. Simplesmente exemplar , clara , objectiva, serviço da escola pública e com uma dose brutal de HUMANISMO.
    A sua frase final é exemplar " Se os alunos do quartel não fossem ciganos não os receberiam ? "

    ResponderEliminar
  52. Anónimo00:33

    Se os alunos do quartel não fossem ciganos ja estavam em Santa Maria.

    ResponderEliminar
  53. Anónimo21:58

    E agora, Santa Maria????

    ResponderEliminar
  54. Anónimo20:04

    Vamos colocar uma hipótese acadamémica ...
    E se os professores, funcionários e dirigentes de Santa Maria fossem trabalhar para a Mário Beirão e os de lá viessem para Santa Maria, será que a prof. Domingas se importava que os ciganitos viessem em bloco para Santa Maria?

    ResponderEliminar
  55. Anónimo18:04

    Que estupidez!!!
    Onde é que as crianças de etnia cigana têm estado? Há quantos anos é que a Prof. Domingas está em Santa Maria, a tratar de problemas que ninguém quer sequer pensar que existem?
    E quando falar de "ciganitos" de uma forma despretigiante e como se fosse uma praga, pense na hipótese que porventura algum dia, quem sabe, poderá precisar da ajuda de um ciganito, que por acaso é uma pessoa como V. Ex.ª e que poderá não ser da sua cultura, mas perante a sua ideia "acadaménica", concerteza que não será tão estúpido...

    ResponderEliminar
  56. Vi comentarios de louvar e outros d epura ignorancia.

    Direitos e Deveres iguais. Concordo, mas onde estao os memsos direitos quando toda uma comunidade é atirada para a falta de emprego? Ou vao-me dizer que costumam ver muitos patroes a contratar ciganos?

    Pois vida de "rico" é outra coisa. Estao habiutuados a ter dinheiro e condiçoes d evida totalmente diferentes da dos ciganos que sofreram ao longo de seculos num empobrecimento atroz. Sabem fazer contas a qt roubaram aos ciganos?

    Nao so a nivel material,m desapropriandos-lhes dos seus bens, mas a nivel social, marginalizando-os, impedindo-os de conviverem com a socieade dominante, atirando-lhes vez apos vez para uma condiçao de traidos pela socieade dominante favorecendo toda uma desconfiança LEGITIMA dados os comportamentos nao-civicos desses nao ciganos que definem a sociedade dominante.

    Eu pelo menos nao venho aqui como "anonimo" alguem que vem dizer o que pensa escondendo-se covardemente no anonimato, pois sabe que o diz é errado.

    Eu ao menos assumo que SOU CIGANO, e licenciado em engenharia fisica, e não nao tenho nenhum não cigano na minha ascendencia, os ciganos tb sabem ver o que é inportante para os filhos e valorizam SIM a educação. E eu nao sou o unico.

    Mas garanto que os varios "colegas" que apanhei pelo caminho nao sao os unicos racistas que apanhei na vida e que sei que vou apanhar.

    E qd falarem dos ciganos, principalmente para dizerem mal, façam 1º uma coisa - conheçam-nos antes de nos julgarem.

    Que farto de ter conhecimento da existencia de gente de má rÊs entre nao-ciganos, estou eu, mas memso assim nao caio nesse comportamento pre-historico e ignorante.

    Muito bem hajam

    Pimenio Ferreira

    Pimenio Ferreira

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!