Elogiei o discurso de despedida do ainda Primeiro-Ministro! Demasiado longo, mas um estupendo discurso! Mas também elogiei porque enojam aqueles que amam bater em quem já está no chão: tenho repulsa aos cobardes!
Sócrates é depois dos três grandes – Cunhal, Soares e Sá Carneiro – o politico português com mais carisma da democracia! E como todos os homens carismáticos é amado com a mesma intensidade que é odiado, pelo que, da mesma forma que muitos socialistas viram no discurso um homem injustiçado que merecia ter ganho, os militantes dos outros partidos criticaram asperamente o discurso, acusando-o de todas as tropelias! Mas para quem lê a política com paixão mas sem histeria fanática, o discurso foi admirável!
Bem sei que alguns desejavam que ele aparecesse na conferência de imprensa a chorar ou pedisse desculpa por ter nascido ou, preferencialmente, que se jogasse do ultimo andar do hotel em penitência: mas Sócrates fez o que devia ter feito!* Deu os parabéns a quem ganhou e desejou felicidades, chamou a si a derrota, sem queixas nem queixumes, sem culpar sondagens, televisões, comentadores, grupos económicos, a extrema-esquerda, o calor e a chuva: contrariamente a tantas outras vezes, Sócrates teve a humildade de assumir a derrota e, como é óbvio em quem tem convicções, defendeu a sua obra, assumindo, quiçá pela primeira vez, que também errou! Aliás… a prova provada que o discurso foi brilhante, que minutos depois, gente muito assustada já via nele um candidato presidencial!**
Sócrates foi provavelmente o melhor PM da democracia portuguesa até meados de 2008! Depois deixou de governar e preocupou-se apenas em continuar no governo! Assombrado pelos pecados do passado e um manto de suspeições, Sócrates deixou-se rodear de incompetentes, não travou os boys, foi arrogante com as dificuldades e lidou terrivelmente mal com a imprensa! Lembro-me de o ter afirmado há anos, nada pior que uma crise económica em ano de eleições: quando Sócrates se preocupou apenas em ganhar eleições, hipotecou o país; e esse é o grande pecado de Sócrates!
Votei PSD e, sobretudo por o CSD estar no governo e pela presença da troika entre nós, tenho alguma esperança que o próximo governo faça o que tem que ser feito! E tenho a absoluta certeza que se o próximo governo for muito bom, vai perder as próximas eleições e Passos Coelho vai ser tão odiado amanhã como Sócrates é hoje! Mas Portugal precisa urgentemente de um Estadista, de alguém que faça o que é preciso ser feito, mesmo que isso lhe custe perder umas eleições! E termino, perguntando: alguém sabe o nome de quem ganhou as eleições a Churchill?
* fico estupefacto quando leio comunistas da nossa praça a criticar o discurso de Sócrates! Esquecem eles o que aconteceu quando perderam as eleições em Beja? É isso que defendem, concordam e subscrevem?! Porque, não me lixem, que ficou calado perante a ignominia, é preciso desfaçatez para agora falar!
** as presidenciais são daqui a 4 anos; até lá vão haver mais de 50 menstruações, muito sangue vai correr para se poder falar com seriedade sobre o tema! Mas… há algo que teria a sua graça! Sócrates concorrer a PM e, numa segunda volta, andar de braço dado com Louça e Jerónimo ( ou Miguel Portas e Francisco Lopes)
Ao contrário de alguns marsápios, não tenho problemas nenhum em reconhecer a minha tendencia natural de direita.
ResponderEliminarMas o que se passou no discurso de Sócrates foi uma autêntica teatralização e comiseração do ego.
É engraçado que fale no Churchill, é verdade que quase ninguém sabe quem foi Clement Attlee, mas caramba Churchill era um patriota, e punha os interesses da nação acima de qualquer interesse pessoal ou partidário.
Eu só gostava de saber os honorários das empresas de marketting\gestão de imagem deste senhor.
Tenho pena que a Srª da RR não lhe tivesse perguntado também se ele não se opunha á divulgação das escutas dele e ao Srº Armando Vara, já que vai deixar debaixo da alçada da imunidade parlamentar.
Termino reafrimando que discordo totalmente de si, eu penso que a história vai confirmar que este foi o pior 1º Ministro de sempre da República Portuguesa.
Ao menos consigo escrever este texto sem recorrer a fontes externas nem teleponto.
zei - Já estava preocupado! Uma hora de post e ninguem a reclamar!
ResponderEliminarps - Não comparei Sócrates com Churcill, obviamente!!!
Talvez a posição que algumas pessoas têm sobre o discurso de derrota de Sócrates, seja pelo facto de estarem completamente exaustas de ouvir esse Sr.viver numa ilusão e ter falado durante anos ao país com a desfaçatez de quem não tem vergonha.
ResponderEliminarComo sei que o H é pessoa atenta à política, nem vou falar sobre o que de bom possa ter feito o JS, mas será que consegue apagar tudo o que fez de mau !? Governou bem 3 anos e agora enterrou o país para 30... apesar do tempo negro que aí vem penso que será difícil fazer pior.
Quanto ao discurso em si o que eu percebi foi ( em português corrente, mas delicado):
"Bom, depois de ter lixado isto tudo e como não tenho credibilidade para qualquer cargo político e muito menos na oposição, onde até posso ter que trabalhar e não tenho 50 assessores pagos pelo pacóvios, e como também já não posso aturar os raposas velhas do PS.. adeus até ao meu regresso, que isto já deu para ter um apartamentozito de luxo pra mim e prá mamã pensionista e daqui a uns mesitos, depois de eu curtir o Verão descansado, apresento-me na Mota-Engil ou outra parecida para fazer a colecta que me é devida. Como nunca fiz nada profissionalmente ( aliás nem sei se já me resolveram a questão da inscrição na Ordem dos Engenheiros), também não posso dizer o que vou fazer daqui por diante, mas concerteza alguma cadeirita, nalgum conselho de administração se há-de arranjar. Passem bem eu não levo ressentimentos, pois há-de haver quem pague a crise já que agora eu também sou pensionista como a mãmã."
Isto é de quem sai com as nalguinhas entre as pernas... mas sabe que pró lado dele, tá safo ou talvez se engane se a reforma da justiça passar por revelar as tais escutas ou ver com olhos de "ver" o caso freeport. Talvez ainda tenhamos o Zézinho arrependido na cadeia !
Pela primeira vez em Portugal, um primeiro-ministro eleito perdeu umas eleições legislativas. E isso aconteceu com o pior resultado que o PS teve nos últimos vinte anos. Sócrates despediu-se depressa, tinha preparado no teleponto um longo discurso em que, mais uma vez, procurou negar a verdade e fugir às evidências - sobretudo a de que deixa um país encurralado e à beira da ruína e um PS embalsamado e com os seus valores patrimoniais fundamentais muito abalados.
ResponderEliminarO que o discurso revelou - apesar do que dizia o teleponto - foi, por um lado, um Sócrates aterrorizado com o juízo da história e com o lugar que ela certamente lhe reserva, associado à bancarrota de 2011. E, por outro lado, a obsessão em condicionar o natural debate interno sobre as lições que há que tirar deste desaire, que se traduziu na perda, em seis anos, de um milhão de votos.
Manuel Maria Carrilho
H para quando um post sobre medidas e tipo de governação necessárias para ultrapassar a grave situação do país,o que pode o novo governo "governar"ou será apenas uma legislatura marcada pelas medidas da troika,o passado já não muda nada e tanto que é necessário fazer....como poderá Carlos Moedas contribuir para o desenvolvimento do baixo alentejo.......Abraço
ResponderEliminarRealmente o discurso da derrota de Sócrates foi excepcional. Tivesse ele demonstrado uma terça parte da lucidez e humildade reveladas nessa noite e... provavelmente teria obtido outro resultado. Não digo que ganhasse as eleições mas tenho a convicção que ficaria a uma distância muito curta do PSD. Isto é um facto em que estou em sintonia com o H. Onde discordo profundamente do H é quando coloca Sócrates no mesmo patamar de Cunhal, Soares e Sá Carneiro, o que no minímo é uma ofensa a essas personalidades, uma vez que ao antigo PM falta-lhe sobretudo carácter e carisma para tal distinção. Continuamos a divergir, quando diz que foi o melhor PM da nossa democracia, pelos 3 primeiros anos de mandato. Será necessário recordar-lhe os diversos escandalos onde o seu nome se viu envolvido? Ou a súbita mudança que transformou o mundo em 2 dias? Ou o desparra-me de dinheiro gasto em 2009 por causa do exigente ciclo eleitoral? Ou os avanços e recuos nas áreas da Saúde e da Educação? Ou as centenas de medidas anúnciadas na Assembleia da República - nos debates quinzenais - e que nunca chegaram a ver a luz do dia? Não, Sócrates não foi o melhor PM da nossa democracia, foi sim a melhor criação de marketing politico da história recente de Portugal!
ResponderEliminar@anónimo - Se Manuel Maria Carrilho fosse meu leitor, eu era um gajo profundamente orgulhoso!
ResponderEliminar@outro anónimo - Não coloquei Sócrates ao nível de Cunhal, Soares e Sá Carneiro! Disse que depois destes, o mais carismático foi Sócrates! Claro que é em outro patamar! Mas.. se discorda - o que é normal e saudável - consegue dar um exemplo de um politico com mais carisma?!
ResponderEliminar@PM - Não sou apenas eu a fazer uma balanço muito bom dos primeiros dois anos de Sócrates! As pessoas gostam de esquecer, mas, dos maiores elogios a Sócrates vieram de ... Cavaco Silva!
ResponderEliminarEnfim... com mais ou menos sentido político, acho que unanimemente se pode dizer que a governação de JS foi uma trapalhada política !
ResponderEliminarVamos virar a página e esperar que haja mais lucidez nos políticos, mas também no povo, porque só colectivamente, com espírito de sacrifício e vontade de empreender poderemos levar por diante a árdua tarefa de sair desta situação difícil.
Já agora comam TOMATES e PEPINOS Portugueses, porque têm qualidade, são saudáveis e não podemos deixar afundar os produtores nacionais !!
PM - veja o ultimo parágrafo! O Sócrates não é maioritariamente insultado pelo que fez mal; é maioritariamente insultado pelo que fez bem!
ResponderEliminarH- Será ? Pode exemplificar ?
ResponderEliminarAqui vai um exemplo do estado a que isto chegou...Eu fui obrigado a comprar um Magalhães para o meu filho ( e como declaro honestamente os meus rendimentos, e não faço parte de nnhuma minoria étnica perigosa)tive que o pagar, mas entretanto a professora deu ordens para as crianças não os levarem para a escola, para não serem roubados...
PM - O texto é claro: "quando Sócrates se preocupou apenas em ganhar eleições, hipotecou o país; e esse é o grande pecado de Sócrates". Não faço um balanço positivo dos seis anos: se o fizesse, tinha votado nele!
ResponderEliminarMas o problema de Sócrates foi, para além dos pecados do passado, o populismo, do qual, os magalhães são exemplo!
Onde foi muito bom?!
No combate ao deficit nos primeiros anos, na reforma da educação e saúde (até deixar cair os ministros), na reforma da segurança social, nas energias alternativas, nos apoios à exportação, nas alterações na produção com inclusão de I&D!
Onde se perdeu? quando baixou o IVA nas eleições, quando nao travou os boys, quando aumentou 3% salários e pensões em ano de crise, quando fez um ridiculo PEC 1 que não serviu para nada, quando adiou até depois do admissivel o pedido de apoio externo!
PM, bem sei que por estes dias, procurar que as pessoas sejam racionais na análise é complicado! Mas tento ser objectivo na minha análise: sabe... as pessoas não são anjos ou monstros! Todos nós temos defeitos e virtudes! Tal como Sócrates!
ps - e... Lula da Silva concordou comigo...
É por essa sua capacidade de análise e clareza de espírito que o leio e falo consigo.
ResponderEliminarNa minha humilde opinião, as reformas que refere foram apenas estéticas e não tiveram resultados práticos. Por acaso trouxeram mais justiça social, debelaram as fraudes dos desempregados dos biscates, ou das baixas fingidas ? Não me parece. Na educação... bom andámos a melhorar escolas com despesas avultadas, para as fechar dois anos depois ! Resolveu-se a questão da longevidade e utilidade dos manuais escolares, tb não. Ouviu-se falar do sistema de avaliação de professores, que a funcionar com algum compadrio , não me parece que seja um factor melhorador da qualidade do ensino.
No que toca às energias alternativas e à I&D, não me pronuncio, porque não conheço as medidas governativas específicas para essas actividades.
Post Scriptum: uns milhões de portugueses parece que tem uma opinião parecida !
Mesmo depois de tantos anos a estudar retórica, nunca me deixo de me espantar com o efeito que o discurso encantatório tem nas mentes simples.
ResponderEliminarComo se o carisma em si mesmo fosse alguma virtude. Quantos grandes facínoras da história da Humanidade não foram carismáticos e, por isso mesmo, arrastaram milhões para a desgraça?
Ao mesmo tempo este post não deixa de ser um retrato daquilo que é hoje um professor do ensino dito superior.
Não há dúvida que está bem acompanhado pelo Lula. Que fino e excelente exemplo.
ResponderEliminarSe não viesse a educação e a querida ministra à baila até me admirava. LOL
ResponderEliminarEsta Hugo não existe. Também deve estar à espera do julgamento da História, como o outro.
Este blog, daqui a 100 anos vai ser um verdadeiro case study.
@anónimo - Não precisa de dizer muitas vezes, basta uma! Sobre o resto, remeto para aqui: "E como todos os homens carismáticos é amado com a mesma intensidade que é odiado, pelo que, da mesma forma que muitos socialistas viram no discurso um homem injustiçado que merecia ter ganho, os militantes dos outros partidos criticaram asperamente o discurso, acusando-o de todas as tropelias!"
ResponderEliminarMas.. eu sou apenas uma mente simples, não sou iluminado como aqueles que têm tanta certeza de si, que nem coragem têm para assinar!
Deixou-me curioso: se o Lula é um mau exemplo, quem é um bom exemplo? Fidel Castro? Bush?!
ResponderEliminar@ultimo anónimo - O País só vai melhorar quando o Governo for formado pelos anónimos dos blogues! Aí sim Portugal vai ser governado por impolutas mentes sapientes!!
ResponderEliminarH, tens aqui alguns bem recalcados! Já me tinham falado da inveja dos professores do secundário com os do superior, mas não sabia que era tanta!
ResponderEliminare pronto... o tema da discussão passou a ser individualizado com opiniões mesquinhas sobre as pessoas e não sobre os factos, desrespeitando a liberdade que cada um tem de se expressar.
ResponderEliminarÉ por esta pequenez mental, que este País nunca vai ser nada.
Para mim ( e desculpem-me as mentes sapientes - boa H) estas conversas deviam levar a que cada um pensasse o que devemos fazer pelo País, a despertar novos interesses e até quem sabe (não custa ser ambicioso)movimentos cívicos construtivos.
Em oposição temos disparos aleatórios... enfim !
Post Scriptum- Há que reconhecer mérito ao Lula pelo que conseguiu num País assolado pela corrupção e desgoverno ao longo de décadas. Nem foi preciso ser Dr. ou Eng.º , apenas precisou de ser honesto e saber-se rodear de pessoas competentes. (o que na minha opinião o JS não foi,nem fez)
Sou leitor há dois anos e só hoje comento! Não entendo a celeuma! O H nem foi particularmente assertivo, com excepção do fim: disse uma banalidade, que praticamente toda a gente independente subscreve: Sócrates governou bem ou inicio, muito mal depois!
ResponderEliminarAdmito que digam o contrário: só não percebo a necessidade de insultar as pessoas! E se o H me permite, lanço uma pergunta: onde o H disse que ser carismático era uma virtude?
Mentes simples são aquelas que incapazes de interpretar um texto, inventam coisas para ter razão e preferem o insulto ao argumento!
Aqui:
ResponderEliminar"Sócrates é depois dos três grandes – Cunhal, Soares e Sá Carneiro – o politico português com mais carisma da democracia!"
Se lhes chama grandes, está implícito que considera o carisma uma virtude. Ou será que se estava a referir ao comprimento dos homens?
Um homem faz cara de mau, abre muitos os olhos e fala grosso,depois só faz merda, mas é muito carismático.
ResponderEliminarUm homem enfrenta tudo e todos sem cabeça, sem propósito que não seja consolidar o seu poder, não pagar o que às pessoas merecem, dar dinheiro às empresas dos amigos, mas fez um excelente primeiro mandato: abriu os olhos aos professores, esses mauzões parasitas, enfrentou os médicos, esses privilegiados, Ui que génio, que poder, que susto.
Como impressiona o povo com a sua determinação,apesar de cega, corrupta e ignorante.
@anónimo - antes divergia de mim, mas fazia-o com alguma inteligência! Era estimulante divergir consigo! Mas o ódio cega! E hoje roçou a vulgaridade!
ResponderEliminarTenho pena! Entristece-me que pessoas inteligentes se comportem como boçais! (agora pode continuar a insultar, que eu vou passear!)
Ó homem, não se amofine que isto é a gente a falar.
ResponderEliminarDe vez em quando sai uma frase mais seca no calor da discussão. Quero lá saber do Sócrates (pelo menos deste Sócrates... Que tenha muitos meninos.
Vou mas é fazer o mesmo que vc e vou ver a BD que ainda não vi.
E por falar em Sócrates, leia As Nuvens, de Aristófanes, edição da Clássicos Inquérito.
Brilhante texto.
ResponderEliminarContinua-lhe a dar, Hugo!
ResponderEliminarDás a cara pelas tuas opiniões e olha que dar a cara pelo que se acredita parece-me ser um atributo cada vez mais raro, a julgar pelos comentários deste post...
Concordo com tudo. Este é de facto um texto que diz tudo o que penso. Parabéns.
ResponderEliminarSó mais uma coisa: apostam que socrates ainda vai ser candidato a primeiro ministro? Para não dizer que o vai ser!