sexta-feira, junho 03, 2011

E estava uma Praça cheia de gente: até parece que mandaram vir charters de bejenses!

Beja é uma cidade filha da mãe! Escrevo "filha da mãe" porque há uns anos prometi não escrever palavrões no blogue e como sou um amor de rapaz bem mandado, quero cumprir com a minha palavra! Mas ninguém tenha ilusões: eu escrevi Beja é uma cidade filha da mãe o que tinha em mente era mesmo dizer que beja é uma cidade filha da puta para os seus filhos! 
Idolatramos tudo o que vem de fora, qualquer otário que chega à cidade é tratado como um deus, mas somos terrivelmente cruéis para os filhos da nossa terra, deixando emergir a mesquinhez sinuosa da inveja, o egoísmo estúpido dos incapazes! Basta um bejense ter sucesso e ser reconhecido, para que as vozes abjectas da inveja pairem no ar como punhais ou bostas de estrume no vento! 
Por ser verdade o que fica escrito, por ser triste mais insofismável, ainda é mais delicioso e enternecedor assistir ao carinho que os bejenses têm pelos Virgem Suta! A química é tremenda! Vê-los em Beja, vê-los na praça, ver uma conjunção de carinho, de respeito, de estima, de orgulho é absolutamente delicioso, comovente! Ontem À noite, mais uma vez, a cidade rendeu-se ao Virgem Suta, os Virgens Suta renderam-se à cidade! E como eles merecem! Porque eles são o melhor de nós: porque têm talento, são abnegados, trabalhadores e apesar de hoje serem um grupo de sucesso a nível nacional, não esquecem quem são, não deixaram de ser quem sempre foram, mantém a humildade de sempre, a paixão pela música e uma imensa entrega que nos contagia!*

Ainda por cima na Praça! Não esqueço aqueles que gozavam comigo por passar anos a defender a Praça, não esqueço comentários no blogue da esquerda folclórica em que o Jorge Pulido Valente me devia oferecer a Praça para eu brincar! Daqui a dois anos e pouco o povo vai votar, vai ser sábio e o Jorge pode continuar ou ser despedido! Mas aconteça o que acontecer uma marca vai ficar do seu trabalho: recuperou a Praça da República para os bejenses, que se reencontram com o seu centro histórico, que voltou a ter a dignidade perdida! E isso é uma razão de orgulho! Porque merecem, parabéns ao Miguel Góis e ao Jorge Caetano, porque foram os pais da noite de ontem! Porque por estes dias... o amor está no ar! **

* não sou amigo dos Virgem Suta! O Jorge cumprimenta-me muito bem há muitos anos, não faço ideia de como o conheço - como ele também não sabe - e penso que nunca falei com ele mais do que trinta segundos; ou se falei, foi há tantos anos, que me perdi nas memórias! O Nuno Figueiredo será sempre para mim o Nuno da Ana, que foi minha aluna há muitos anos e com quem tenho uma relação de simpatia mutua, mas sem qualquer intimidade! 

** claro que depois, vai aparecer algum idiota a dizer mal de tudo e a falar em campanha eleitoral!

8 comentários:

  1. Anónimo11:41

    Como era bom que existissem mais Hugos!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:22

    Grande coisa...Se é isso que Beja tem de melhor, estamos mal.

    ResponderEliminar
  3. anónimo - está a dizer mal do que? Do festival? DA praça? Dos Virgem Suta? Da Mariana Alcoforado? De qualquer coisa que agora não se lembra?!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:55

    Do festival...é ridiculo!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu procuro defender tudo o que se faz em beja! Quando discordo, tento ser construtivo e oferecer sugestões para melhorar!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:57

    "Idolatramos tudo o que vem de fora, qualquer otário que chega à cidade é tratado como um deus, mas somos terrivelmente cruéis para os filhos da nossa terra, deixando emergir a mesquinhez sinuosa da inveja, o egoísmo estúpido dos incapazes!"
    Sábias palavras caro H, mas que infelizmente não se aplicam só a Beja,que diria o H se conheçe-se profundamente a realidade de Barrancos!!!

    ResponderEliminar
  7. Pedro21:43

    Acho muito bem todas as actividades que estão a ser realizadas, que são muitas e variadas. Só discordo é do título do Festival. Não séria mais lindo, chamar-se "Festival de Beja"? Tenho a certeza que sim.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:50

    Foi pena o teatro sobre Mariana Alcoforado não se ter realizado...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!