sábado, junho 25, 2011

Entre insónias, memórias e sardinhas assadas...

Quando os primeiros raios de sol descem sobre a cidade, os bejenses que não fogem da cidade aos feriados e fins-de-semana, mergulham no Parque da Cidade, inequivocamente a marca mais positiva de um falhado programa Pólis! Muitas vezes vejo-os chegar, enchendo o espaço do sorriso único das crianças e perdido num livro não consigo evitar pensar se o sucesso do Parque da Cidade resulta da excelência do local – onde apenas faltam as sombras – ou se da triste melancolia da inexistência de alternativas!
Beja abandonou o jardim público, deixando o espaço morrer de tédio enquanto se espera uma alternativa que há anos me parece óbvia; o Município quis ser o pai afectivo do espaço da Ovibeja, para depois abandonar o filho adoptado, ameaçando o Parque de Feiras e Exposições do cruel ostracismo de ser usada uma vintena de vezes por ano, numa arrepiante impotência para conseguir usufruir as imensas potencialidades do espaço. Insiste-se no decrépito edifício da Casa da Cultura e deixa-se arrastar uma solução para o antigo estádio, na esperança que o terramoto da passagem do tempo destrua o pouco que resta para se erigirem alguns edifícios para os beneficiários do costume e a piscina municipal a caminhar alegremente para uma morte anunciada, na esteia do seu contemporâneo mercado municipal. A ligação da cidade ao Rio Guadiana, sem dúvida a mais apaixonantes promessa eleitoral da ultima campanha, arrasta-se no tempo, continuando o rio uma miragem muito ao longe, nos campos do inacessível!
Era fácil assacar responsabilidades ao executivo camarário: três anos de completa apatia, uma gestão para o quotidiano de pão e circo, com rotundas, pequenos jardins e campos de futebol nas freguesias rurais mais apetecíveis, uma exasperante incapacidade para sonhar a cidade, festas e feiras para distrair o povinho e a interiorização de que quando pior, maiores são os ganhos eleitorais, acompanhada de uma fobia ao empresariado, seriam motivos que sobejam para comprar nos inúmeros pecados do actual executivo camarário, as razões para o desgraçado estado da nossa cidade.
Mas, esse nunca foi nem será o meu caminho, do mesmo modo que nunca alinhei nas teorias simplicistas de culpar os diversos governos centrais pelo complexo estado do País. Se todas as carências de Beja se resolvessem com uma mudança de actores políticos, bastaria que o acto eleitoral oferecesse um verdadeiro 25 de Novembro para que a cidade reencontrasse o sorriso há muito perdido!
Desconfio dos partidos e perdi a capacidade de sonhar com o Messias; mas acredito em projectos que sejam passíveis de mobilizar e valorizar aquilo que a cidade tem de melhor para oferecer: os bejenses!
Beja é uma cidade que tem tido vergonha de ser capital de distrito, com a satisfação medíocre de se subalternizar a Évora, como se a pequenez fosse uma virtude, como se fosse verdadeira a inevitabilidade de este ser o nosso cruel destino!
A cidade de Beja necessita urgentemente de um projecto mobilizador: por uma vez na democracia, que não se discuta se determinada rua deve ter trânsito num ou em outro sentido, onde se vai construir a próxima rotunda ou plantar o próximo campo de jogos, nos inúmeros buracos das nossas ruas – que até ao Verão serão tapados, depois deste longo abandono – ou abanar os fantasmas de sempre criando medo no eleitorado; precisamos de conseguir pensar e planear a nossa cidade, responder à pergunta que é crucial: que Beja queremos para daqui a 12 anos?
Redijo este texto, durante uma gravíssima crise económica internacional, enquanto os meus conterrâneos enchem o Continente e passeiam no Parque da Cidade.
Mais que culpar os poderes locais e centrais, este é o momento que nos devemos criticar a nós próprios! Tempo de ser exigente com a política e os políticos, de contribuir activamente para encontrar soluções em vez de passar o tempo em criticar os problemas, de ter a audácia de ser um verdadeiro cidadão.
Este é o tempo e o momento de reunir quem estima e ama esta cidade, de convidar os jovens a apaixonarem-se pela cidade e ajudarem a construir um futuro que também lhes pertence! Beja precisa de “causas”, de ousar sonhar o futuro, de assumir as suas valências e oferecer à região e ao País as suas diferenças, as peculiaridades que a tornam única! E de perder este estranho receio de ser capital, quer do concelho, quer da região, quiçá daqui a uma década, do sul do País. Porque não o sonhar é a cobardia de se contentar com a mediocridade!

6 comentários:

  1. Anónimo00:52

    Olá H.
    Concordo com o que diz sobre a Casa da Cultura. Na verdade, e muitas vezes passo por tal sitio, ainda não consegui perceber que destino querem dar a uma construção que hoje para além de esgotada já não faz sentido. Está velha, feia e é fruto de um abandono que não é de hoje. Tenho uma ideia péssima do local e penso que não devo estar muito longe da verdade. A Casa da Cultura (e os seus funcionários) está cheia de maus vícios. E não me venham falar que é espaço de cultura, de formação, de internet, blá, blá, blá!! Nada!!! O espaço deixou de ter razão de existir e bem que a CMB pode começar a arranjar uns $$$ para dar um fim ao que lá está a construir algo verdadeiramente útil para a cidade. Já agora, há algum estudo feito sobre o numero de pessoas que de forma diária lá entra? Não serão só as "agarradinhos" e "pseudo-anárquicos" da cidade que lá passam?

    ResponderEliminar
  2. Como continua actual! Parece que foi escrito agora... Só prova que os problemas são bastante mais complexos do que deixam transparecer as campanhas eleitorais.
    "A cidade de Beja necessita urgentemente de um projecto mobilizador", tal como todas as cidades, tal como todos os territórios. Para que isso possa acontecer é necessário, em primeiro lugar, que os candidatos deixem de prometer tudo a todos e já amanhã; em segundo lugar, que quem governa esteja disposto a ouvir o que todos (e não apenas os do círculo mais próximo) dizem e a aproveitar as melhores propostas exequíveis e ter a humildade de reconhecer erros, incapacidades e que outros podem ter melhores soluções para os problemas. Ou seja, mais do que apresentar grandes, bonitos e atractivos programas eleitorais, devem ser apresentadas linhas programátivas a serem transformadas em programa de mandato com os melhores contributos dos outros e com o melhor conhecimento da realidade e da sua evolução. Um processo em permanente construção...
    Mais do acentuar clivagens e divergências, mais do apresentar "o que é nosso é que é bom", importa valorizar o que é convergente e unificador e ter como preocupação maior e permanente assegurar a confiança da maior parte possível da população.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:52

    Os comunas de Beja já têm candidato a CMBeja para de lá tentar tirar o Jorge. Trata-se do actual Presidente de Moura.

    H fazes falta para assegurar a manutenção do Jorge como Presidente da CMBeja.

    ResponderEliminar
  4. @anónimo - a questão é muito mais premente que apenas uma mudança de nomes! E não se resolve em meses...

    ResponderEliminar
  5. LG - Tudo isso foi pensado! O programa que existe (ou existia, não sei) contemplava um processo de debate alargado!

    ResponderEliminar
  6. Reinaldo Louro12:06

    Debater, falar, identificar e elaborar é e sempre será mais fácil do que fazer .

    Não porque não existam ideias

    Não porque não existam vontade políticas e cívicas

    Não porque não existam pessoas e serviços a pensar, qualificar e inovar

    Mas sim, porque na maior parte das vezes sonhar e consolidar pensamentos requer meios económico /financeiros, e elas são muito, mas mesmo muito escassos e com tendência cada vez a ser menores no presente e no futuro, comparativamente ao que foram no passado .

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!