quinta-feira, junho 12, 2008

Conversas de café

Distraído a ler o pasquim no café (porque de borla, até leio o pasquim) questionam-me sobre onde em Beja há um bom Mastro! Refeito da surpresa e depois de constatar que não se tratava de nenhuma proposta insolente, expus a minha ignorância e vim para casa a meditar sobre os Santos Populares na cidade de Beja.
Não! Não tentem procurar nestas palavras uma crítica à Câmara Municipal de Beja! Não acho que a CMB deva organizar Mastros e a ultima coisa que queria era ver o Presidente Chico (para os amigos, porquanto para mim é Drº Francisco Santos) a grelhar sardinhas, o Vereador Caixinha a servir copos de vinho e bejecas, o Vereador Ramalho a temperar a salada e o Vereador Monge responsável pela música!
Medito sobre os Mastros em Beja porque me recorda a infância! Apreciador de sardinha no pão, gosto sempre de observar os trajes cuidados com que o pessoal vai ao bailarico, interiorizar a qualidade da musica, deliciar-me com a arte dos bailarinos, flirtar as guapas com o molho das sardinhas a escorrer pelos queixos, encantar-me com o charme com que se limpam à roupa e aos braços! Sobretudo, comove-me quando pelas duas, os calores da noite fria, transformam o mastro num areal de porrada, onde quase todos regressam para casa, cheinhos de umas boas batatadas! Sim, desde que há cerca de vinte anos num Mastro no Museu vim uma valente batalha campal, que adoro os santos populares aqui na paróquia!
E, como prometido, deixo a pergunta: onde há mastros em Beja este ano?

PS – Diz lá agora mal de mim? Não te disse que ia perguntar no blogue onde podias ir comer uma sardinha?

Fora de Contexto: Mas não há ninguém que ponha ordem nos loucos da Asae?

9 comentários:

  1. Anónimo14:58

    E já agora onda há um ecrã gigante decente? Aqui, sublinha-se o adjectivo "decente" a fim de exluir o ecrã localizado nas traseiras da casa da cultura.
    Mastros? Mastros há muitos!

    ResponderEliminar
  2. @anónimo - já ouvi criticar o ecrã da Casa da "Cultura", mas não o vi! Tenho a mania de só gostar de ver futebol no estádio ou quieto em casa!
    Mas... sobre Mastros: onde os há?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:33

    Ouvi dizer que lá para a zona do Hospital, num bairro cujo nome sinceramente não me lembro, haveria um mastro e, outro, no Penedo... Mas não devem ser os únicos! Eu já me informo melhor. Em relação ao ecrã gigante, eu como adepto de "public viewing", termo técnico frequentemente utilizado pela comunicação social, sinto-me triste e desconsolado por não haver, em Beja, um ecrã gigante como existe em praticamente todas as cidades do país.

    ResponderEliminar
  4. bem, há mastro enorme e muittiiisssiiimo ruidoso, no bairro social no largo por trás dos prédios da Rua Pablo Néruda... Eu preferia não saber... uma vez que tenho vista priveligiada para lá e já tá a começar o aquecimento da banda... ou seja... enquanto não acabarem a festa esta noite não durmo!!!

    Ah... informo que convem trazerem bons guarda costas... é que segundo sei, consta que numa discussaozeca qualquer, em anos anteriores, até faquinhas atacaram os envolvidos na briga...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo00:41

    bem "H"...aqui em beja suponho k so haja um(no bairro social), no entanto sei de algumas organizaçoes k teem feito com k a tradiçao nao acabe e que o xeiro da bela sardinha continue a vaguiar entre as bejecas e o aroma a montrastos(erva aromatica usada nos arraiais)..sao eles o exemplo de cabeça gorda...porto-peles...e vila azedo...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo08:38

    Agora que a malta tem o depósito do automóvel atestado, não fosse o "Diabo" tecê-las, seguem via rotunda principal d Beja, direcção Lisboa e quando atravessarem a ponte, direcção Alfama.
    Continua a ser o melhor Mastro perto de Beja.

    Presumo que o Mastro de que falas, é estes que se fazem nos Santos Populares!...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16:22

    NOVIDADE
    No parque de merendas na mata pela primeira vez que eu me lembre vao organizar um mastro popular

    ResponderEliminar
  8. Também sou desse tempo...não havia mastro aqui em Beja que não acabasse em porrada...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:28

    hehe...voz de beja...na mata nao é nada de santos populares...é mais bob e erva da boa...akilo n sao mastros...é a rasta fest...mas podes sempre ir la e pedir para eles tokarem emmanuel...hehe...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!