sexta-feira, junho 06, 2008

Eu gosto... (Modificado!)


... do novo logótipo do Instituto Politécnico de Beja!
Adenda: Alterei o post! Acho importante perceber o que havia, para ser possível opinar sobre o novo símbolo! Ficam ambos! Agora, comparando-os, será possível opinar melhor!

20 comentários:

  1. Anónimo15:16

    Pois eu gosto mais do logotipo do post anterior!...

    Eheheheheh...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:48

    Eu gostava mais se o curso de Solicitadoria abrisse este ano! Isso é q era!!!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:10

    Eu, nem por isso! Ou mesmo nada!
    Uma falta de criatividade gritante! :S

    Jorge M.

    ResponderEliminar
  5. Jorge M - O novo Logo é o resultado de um concurso de ideias e pretende a uniformização do logo IPB com as 4 escolas! Quando se olha para todos os logos em conjunto, na modesta opinião deste leigo, o resultado é muito positivo! E... que o chefe não me leia.. se compararmos este com o actual...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:31

    Não creio ser este o logo mais adequado ao IPB, no entanto não sei o que realmente se tenta representar, o da ESTIG é o que me levanta mais duvidas...

    ResponderEliminar
  7. @NST - De nós os dois, não sou eu que tenho lugar no Órgão que o aprovou! eheehe
    Sobre o da Estig, confesso que não o compreendo muito bem (o que não é raro em mim), mas, e sem facciosismos, é dos cinco o que mais gosto!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:34

    Pessoalmente, gosto bastante!

    ResponderEliminar
  9. Deixo aqui o mesmo comentário que coloquei no blog da AE Estig :"Ao que parece nenhuma das propostas era realmente boa, pelo que, soponho que esta seja de facto a melhor das propostas apresentadas à assembleia estatutária. Não se percebe o que significa (se é que é para ter algum significado) mas o aspecto global do símbolo do IPB até está bonito, porém, o da ESTIG é sem dúvida o mais feio e que me parece ter menos significado."

    ResponderEliminar
  10. Anónimo13:26

    Comparar o incomparável!
    Muito melhor agora, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  11. o mal dos logos... é o mesmo das cabeças de muita gente... toda a gente percebe o que é saude ( o logo identifica com um icon muito antigo nesta área), toda a gente percebe o que é campo, agricultura e afins (é fácil toda a gente compreender o porquê de lá estar a folha), toda a gente sabe o que é educação... mas nem toda a gente a percebe... chegando à gestão... é algo considerado abstracto... toda a gente já ouviu dizer que devia gerir melhor, nem que fosse as suas poupanças!!! Mas na realidade ninguém o sabe sabe fazer...

    à parte do que disse, considero que os logos estão muito mais actualizados, têm um ar muito "clean" e considero que têm uma imagem que será de melhor leitura quando exposta em publicidade em diferentes formatos.

    BEIJOS da b@be

    ResponderEliminar
  12. Anónimo14:22

    Pois se o post foi modificado:

    Venho assim dizer que gosto mais do logotipo de 3 post abaixo!...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo16:49

    Não se escolheu o melhor, pois a oferta era tão curta que nem interessa falar. Escolheu-se o menos mau.
    Tentou-se poupar gastos criando o tal concurso de ideias, assim não tinham que recorrer a ninguém especializado.
    MAs lá está... no novo símbolo desaparece o mocho, que é o símbolo da sapiência, e era o símbolo do IPB.
    Vamos ver se não desaparece do próprio IPB todo o significado que o tal mocho acarretava. Parece que sim.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo17:02

    Eu sou aluno da Estig, mas nunca gostei do logótipo do ipb, porque me parece ter sido feito no Word. Simplesmente foleiro! Agora os novos logótipos transmitem uma imagem moderna, rejuvenescida e actualizada desta grande instituição. Mesmo que alguns não tenham qualquer significado, conseguem ser, no entanto, esteticamente superiores aos seus antecedentes. Alías, existe alguma regra que diz que todos os logótipos devem ter obrigatoriamente significado? Não, pois não!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo17:16

    Aquele mocho não me dizia nada e eu fui aluno do ipb!!! E sim, eu sabia o significado do mocho. No entanto, estar ou não estar lá é me indiferente. Até podia estar um piriquito que fazia o mesmo efeito. Na minha opinião, aquele logótipo estava obsoleto, siplesmente ultrapssado. O IPB evolui para melhor. A instituição ganhou outra imagem e isso acarreta mudanças. E o novo logótipo é um resultado desse mudança. O mesmo se aplica às quatro escolas.
    Gostei!

    ResponderEliminar
  16. Sempre que se muda... há sempre quem não goste! É normal, não é dramático!
    Falamos de algo meramente estético: pelo que a discussão é sempre um pouco estéril! Eu acho que o novo é mais bonito que o antigo!

    Sobre o processo de escolha, nada sei : não fui membro da Assembleia Estatutária do IPB! Mas.. acho que os novos simbolos, representam a procura de um IPB mais forte! A cidade precisa! E alguns bejenses merecem!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo23:37

    Como newbie na cidade julgo que o mocho do símbolo anterior representa a sabedoria associada a tal ser. Se não o é, as minhas desculpas pelo 'abuso' :-)

    No novo símbolo, vislumbro uma bússola que poderá representar a busca e a descoberta de novos caminhos para a Instituição.

    Estéticamente, gosto mais do novo símbolo, pela harmonia das cores e pela 'suavidade' da letras.

    Cumps,
    C

    ResponderEliminar
  18. Anónimo15:47

    Caro H,
    eu não vou comentar o novo logótipo do IPB, porque já foi tudo dito. No entanto, estava aqui a pensar, se, de facto, a grande instituição que é o politécnico de Beja dá uma passo para o futuro com a apresentação do novo logótipo, porque não apostar mais ainda no marketing e na divulgação de sua imagem. Existem tantos meios de informação e divulgação de baixo custo e muito apreciados pelo público em geral, que me parece estranho do IPB não ter tomado ainda iniciativa. Digo-te um exemplo: Youtube! Já existem muitas empresas do sector privado, pelo menos, que divulgam os relatórios de contas e todas as informações úteis aos seus investidores através deste site. Os próprios canais de televisão (Rtp só para mencionar) têm uma conta criada. O IPB tem um curso de Multimédia, porque não aproveitar o talento dos alunos para criar uma campanha mutlimédia que promova a cultura e a qualidade do ensino, no arranque anual das candidaturas ao ensino superior. E por falar em trabalhos, malditos sejam!, mas esse é um trabalho interessante e enriquecedor para qualquer aluno que frequente esse curso. Eu acho que se devia apostar mais em publicidades multimédia, fundamentalmente vídeos, porque segundo as notícias e meios de comunicação é aquilo que desperta mais interesse nas pessoas.

    ResponderEliminar
  19. @anónimo 3.47 - parece-me uma excelente proposta! Espero que seja lida, por quem de direito!
    Obrigado pela participação!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!