quarta-feira, julho 08, 2009

100 razões para amar Beja - 90

Antigamente só ouvíamos falar no Douro ou num Porto dos Ingleses para ser mais preciso. Timidamente começamos a ouvir falar na Madeira, mas, sejamos francos, este é um Portugal estranho e distante, que nos diz muito menos do que era suposto. Depois, já em tempos mais próximos, começamos a escutar Alentejo, mas um Alentejo que rimava com Portel, Redondo e Vidigueira.
Durante alguns anos - demasiados anos - Beja andou alheada dessas rotas, escondida do protagonismo do néctar que decorre das uvas. Apesar de quando em quando tocar no assunto, estou longe de ser um especialista na matéria, quer enquanto conhecedor, quer enquanto consumidor. Mas este relato não se faz apenas dos meus estranhos gostos, é construído bebendo a realidade que me rodeia, independentemente de concordâncias e divergências.
Disse-o há uma semana e pouco e evoco-o nesta madrugada: a Vinipax foi uma excelente ideia. E as excelentes ideias devem ser aplaudidas e incrementadas, sempre que tal seja possível.
A Vinipax é bem mais que (ou pode vir a ser) uma Feira onde se reúnem os produtores, os distribuidores e os amantes do vinho: este pode ser um verdadeiro mercado para a difusão da qualidade do nosso vinho, a porta de expansão para o desenvolvimento de uma industria que nos poderá trazer num futuro muito próximo muitas e boas razões para sorrir.
Num mercado cada vez mais complexo e nervoso, não basta produzir produtos de excelência se não tivermos a inteligência de levar o que fazemos aos consumidores, quer do nosso pequeno mercado interno, quer do mercado internacional, cuja excelência dos nossos vinhos reúnem as condições para triunfarem e serem felizes: mostras como esta são fundamentais para ajudar a internacionlização, para incrementar o conhecimento de marcas, para permitir contactos e formações que ajudem o bom a tornar-se óptimo, permitindo prestar tributo a quem o merece.

6 comentários:

  1. Anónimo00:22

    Mais uma feliz escolha h., o mercado do vinho assume uma cada vez maior importância e Beja não se pode dele dissociar.

    É necessário aprender a lidar com o mesmo, a fim pugnar pela queda de mitos como sejam "1 bom vinho é 1 vinho caro", ou "nenhum vinho pode ser caro"!

    jh

    ResponderEliminar
  2. Esqueceste-te referir que Beja se candidatou a "Cidade do Vinho 2010".
    Nisso sou como tu, não bebo vinho, e se dependessem de mim abriam todos falência...;)
    No entanto reconheço a importância que este sector tem para a cidade e para o Alentejo e todo que se faça em prol do vinho só pode ser bom para nós também!

    ResponderEliminar
  3. @Zig - não foi esquecimento, porquanto, quando o post foi escrito, ainda não era conhecido esse desejo da Autarquia (que me parece boa ideia!)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:17

    Estranha relação das uvas com o vinho. Quanto mais baratas estão as uvas mais sobe o preço do vinho.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:04

    Meu Kerido H
    Sabe quem fundou a AMPV?
    A Vidigueira.
    Sabe porque Beja organiza a cidade do vinho 2010.
    Porque o meu Presidente é um lamechas do caraças.
    Era para ser na Vidigueira, mas o "gajo" defendeu BEJA por ser a capital do distrito.
    Tradição no vinho têm a VIDIGUEIRA.
    Cá para mim foi para dar uma ajuda ao xico santos.
    LOL

    ResponderEliminar
  6. Kerido Vidigueira - falei na sua terra. Sobre a ajuda ao Xico, ele precisa muito e agradece!!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!