... por estes dias vi um ciganito, rapazola para treze, no máximo catorze anos a andar de mota: parou e fez uma chamada de um telefone topo de gama!
Escrevo o post para sublinhar a postura cívica de não falar ao telefone a conduzir uma mota!
Escrevo o post para sublinhar a postura cívica de não falar ao telefone a conduzir uma mota!
Eu vejo-os todos os dias, chateando-nos no canil, querendo cães para os venderem posteriormente ou então querendo-nos vender animais roubados - Mas, não se pode dizer naaaada - são uns coitaaados!!!
ResponderEliminarAin ... atão o ciganito parou a mota nã parou?! Onde é tá o mali?! Os outros nã param e o cigano é que paga?
ResponderEliminarEu sei que tem estado de férias mas gostava de saber a sua opinião sobre a proposta de criação de uma fundação apresentada pelo candidato do PS.
ResponderEliminarSeja realista,meu caro, daqui a dezenas de anos esse ciganito pode ser o líder do Kosovo- Alentejo independente e depois nem os das mais amplas liberdades nos acodem.
ResponderEliminarRepare na reprodução desta raça e nos descentes de d.Afonso Henriques. E ainda por cima não há paços, concunbinas e bastardos e além disso inventaram as pílulas que se calhar aquela raça descohece.
Não sei a opinião do H, mas digo-lhe a minha. Depende.
ResponderEliminarQuem a vai gerir e como, é fundamental.
Temos bons exemplos cá, por ex. a Fundação do Lar Nobre Freire que presta um serviço vital para algumas pessoas, um serviço muito importante para outras.
Agora se quisermos levar o assunto para outro nível, dá para tudo.
Parece-me que a ideia até é boa, depende agora do processo da teoria à pratica
Alguém tem que ter bom senso nesta cruzada que praticamente começou agora e cujo desfecho é neste momento uma incógnita.Já andam a falar de Fundações, se calhar quem para lá iria. Calma!!!
ResponderEliminarlol, muito engraçado o blog.passem no meu *
ResponderEliminarA experiencia que existe com as fundações do ps são bem conhecidas.
ResponderEliminarAqui bem perto temos a Serrão Martins em Mértola
Curiosamente no Canadá continua a ser permitido falar ao telefone a conduzir...o que me parece bastante perigoso, parece que Portugal afinal está nesse aspecto mais à frente...Lol
ResponderEliminarMesmo que quisesse saber a idade do ciganito provavelmente está registrado 2 ou 3 vezes pa receber os abonos do estado ( quem sabe um dia...nao está longe). o telemóvel duvido que seja roubado! as feiras e mercados rendem, comércio informal..e descontam? sim...á porrada nos bófias e companhia e a juntarem-se em comunidade no largo do tribunal em dias de julgamento, onde as criancinhas correm pelo jardim e quem for ali a passar de carro...ui..muito cuidado que um toquezinho é logo um tirinho! E com rendas de casa a 30 euros...pfff..também eu juntava e comprava um tele topo de gama!
ResponderEliminar@Hélice in Neverland
ResponderEliminar"as feiras e mercados rendem"
Pois rendem! E porquê? Será culpa de quem vende ou de quem lá vai comprar, não por ser mais barato, mas por puro snobismo de exibir certas marcas "finas", ainda que de contrafacção? O mesmo se diga das "lojas chinesas"! Todos criticam mas todos lá vão!
A culpa das comunidades cigana e chinesa ter por cá o peso que tem é de quem lhes compra a mercadoria normalmente os mesmos que se queixam á mesa do café entre um prato de caracóis e uma imperial.
(Quase que valia a pena pensar nisto e boicotar mercados ciganos e lojas chinesas)
os ciganitos...daqui a uns anos vao ser eles os novos bejenses! Nem suporto vê-los por essas ruas com carros top de gama, telemoveis de luxo, andarem no meio da rua e nós que vamos de carro é que nos temos que desviar deles porque por um motivo qualquer nao podem andar no passeio, recebem comida grátis da cáritas que jogam, muitas das vezes, para o lixo...enfim, cada vez mais odeio este tipo de "coisa" (sim porque nao sao pessoas, as pessoas nao se comportam assim)...mas o que mais me intriga é que ninguem faz nada. Eles demonstram sinais de riqueza e ninguem faz nada! Continuam a ter acesso a todo o tipo de ajudas (casas, comida, roupas, RSI) e a desprezar e mal-tratar todos os reais habitantes desta cidade. Deviamo-nos reunir e faz como em Figueira dos Cavaleiros!Para se integrarem têm que ter direitos mas tambem (e parece que toda a gente se esqueceu desta parte) DEVERES
ResponderEliminar@anónimo da Fundação! - Não gosto especialmente de fundações. Mas reconheço que o RJIES aponta para elas, pelo que quando se pensa em parcerias para a investigação, este deverá ser o melhor caminho, dada a legislação vigente!
ResponderEliminarÉ que dá receber subsídios do Estado. Além de uma casa nova, com uma prestação mensal de 3€.
ResponderEliminarMuito "fixe". :)
viva o preconceito!!!
ResponderEliminarSó os ciganos é que vivem em casas tão baratas? só os ciganos vivem á custa de subsidios dos estado?
E só os ciganos é que tem mota com telm topo de gama?
Anónimo das 10:55
ResponderEliminarNa mouche! Existe cá por Beja muito boa gentinha que, desculpem-nos a expressão, nunca fez a ponta de um corno na sua vidinha fútil e ociosa sempre enconstados à mama do estado. E isto é transversal a toda a sociedade bejense ... independentemente de se concordar (ou não) com as formas de integração da comunidade cigana. Muitos, por puro racismo e preconceito, não estão interessados nem entendem qualquer tipo de integração ... coitados, não conseguem ir mais longe.
A coisa que mais me custa nesta vida, à excepção de levar uma bolada nos tomates, é ver o meu dinheiro (impostos) ser dado a estes "coitados" da sociedade...
ResponderEliminarJá repararam que ficam com parte dos nossos salários, sem fazer nenhuma os dias inteiros, sempre no café a beber umas cervejas e nós feitos patetas fartos de trabalhar...
São dos poucos que entram nos stand´s comprar belos carros e carrinhas a pronto pagamentos...
vivem á grande e a francesa com o dinheiro que o estado "rouba" aos trabalhadores para entregar aos malandros, tá bonito isto tá...
Penúltimo e antepenúltimo Anónimo: Se vocês são daqueles que têm inveja dos "agricultores" e "betinhos" que têm grandes carrões e afins, eu não tenho culpa. Esses recebem subsídios porque quem tem terrenos e plantações recebe subsídios da U.E. (o que também é um enorme disparate!)
ResponderEliminarA verdade é que os ciganos não pagam impostos nenhuns, nem carta de condução tiram já que não sabem escrever, e a verdade é que não passam fome. E pessoas que trabalham e recebem o salário mínimo passam fome.
pedro:
ResponderEliminarAinda teve a infeliz ideia de me lembrar desses "betinhos" com carroes...a minha custa!!!! E que nao fazem NADA...
quanto aos ciganos não fazerem descontos "pagarem impostos" tem razão!! MAs será que alguem lhes daria emprego? Ou que alguem faria um esforço para olhar para um cigano como um ser humano?
Ai AI, agora fiquei a pensar nos putos betinhos, qe ate tem bom corpinho para trabalhar e nao sao excluidos, alias , ate são venerados!!!
quando fiz o meu comentario, apenas me lembrei de pessoas que vivem à custa do RSI na maior!!! SEm preocupações e dores de corpo e de cabeça...
ps: gostei do pormenor de "...nem carta de condução tiram pq nao sabem ler...",mas pelo menos, sabem parar na berma para falar ao telefone!!! Coisa que muitos que sabem ler , nao fazem! eheheheh
ResponderEliminarPenúltimo anónimo: eles que vão para a Universidade e tirem um curso. A vida ta difícil, e sem estudos atão...
ResponderEliminarE hoje em dia, para qualquer "emprengozinho", pedem no mínimo o 11º ano (trabalhar num call center, por exemplo), e como uma pessoa que não sabe ler e escrever arranja emprego? Nem num café...
Anonimo 10h55: E? É por isso que são Bons cidadãos? Pode roubar, matar, corromper, conduzir sem carta, não ter seguro para o carro, etc, mas se parar na berma para falar ao telemóvel já é um Bom cidadão.
ResponderEliminarEle só parou a mota porque conduzir e falar ao telemóvel é algo impossível de se concretizar porque o barulho do vento é tanto que impede qualquer conversação audível.
que eu saiba quem andou por aqui (beja) a matar nao foram ciganos!!
ResponderEliminarAte consta que foram pessoas de "bem" .
e...nao fale assim, hoje em dia ate lhe fica mal!
é suposto vivermos em tempo de mudança e essa atitude , nao o leva a lado nenhum, experimente ver o cigano como um ser humano que ate tem os mesmos diretos que o Pedro. E acima de tudo o RESPEITO!!
Por acaso nunca assistiram a cenas de vandalismo e roubo descarado mo Modelo ou intermarché, nunca assistiram a restaurantese cervejarias terem de encerrar as portas pelo comportamento daquela gente, perguntem no Hospital de Beja quantos pacatos cidadãos têm sido vitima da sua fúria, perguntem aos policias as ameaças de qeu são vitimas. A isto chama-se preconceito?
ResponderEliminarAnonimo 10h55: Não é discriminação, até porque semanalmente lido com pessoas ciganas, e trato-as como qualquer outra pessoa: carinho, simpatia, ética, respeito, dignidade, etc.
ResponderEliminarMas 2 coisas são verdade: 1º - eles vivem as custas do Estado e isso ninguém pode negar. Basta passar de manhã na Segurança Social para ver.
2º - Não cumprem as Leis. Eles têm lá as Leis deles, e nós é que temos que nos "aguentar". Por exemplo, porque razão, quando chega a hora das visitas no Hospital de Beja, em que só pode tar 1 ou 2 pessoas de cada vez, chegam a tar 4 e 5 ao mesmo tempo?
Fora outras coisas, que não me apetece escrever que estou muito cansado.
uma resposta ....Porque quem não é cigano , permite, e porquê???
ResponderEliminarMedo e preconceito!!
A verdade é esta.. no nosso país se formos de etnia cigana, se formos ladrões ou se andarmos a matar gente, o estado dá-nos tudo (porque temos problemas psicológicos, sociais etc etc etc)!
ResponderEliminarSe formos pessoas honestas, que passaram a vida a trabalhar, a descontar e a pagar os impostos, que pagamos as nossas coisas com a miséria do ordenado mínimo que recebemos ao fim do mês? Aí a história já é diferente, temos de pagar ainda mais impostos e viver na miséria enquanto outros andam com telemóveis topo de gama, grandes carros...
@Pedro
Peço-lhe então que se informe devidamente sobre a situação dos subsídios dos agricultores! Os grandes esses sim recebem quase tudo quanto é subsidio, mas reveja a situação dos pequenos!
Daqui a uns anos (não muitos) não temos agricultura em Portugal, porque segundo parece a agricultura não é importante! Mas o que vamos comer nós nessa altura?? Só coisas importadas?? E com a crise vai haver dinheiro para isso?