terça-feira, julho 14, 2009

100 razões para amar Beja - 95

As memórias que tenho são muito ténues e confusas! Mais do que vivências, recordo histórias que ouvi. Mas apelando aos confins da patética memória, recordo um monte perto de Serpa, recordo um passeio a cavalo numa improvisada praça de touros. (provavelmente usada para treinar!).
Contaram-me muitas vezes uma célebre história de uma garrafa de cristal que euzinho, labrego e reguila consegui partir! E do cavaleiro que veio em meu socorro e partiu uma segunda, salvando-me de uma bofetada merecida. Como outras que fiz para merecer, pelo meu talento inato para partir coisas, especialmente ossos e cabeças!
Recordo-me muito pouco do acidente! Nem sei se cheguei a ver as imagens. Tenho ideia de o ter chegado a ver na longa batalha contra a inevitabilidade, cinco longos anos onde tentou agarrar-se à vida que tanto amava. Esforço inglório, porque desde o ínicio os dados estavam viciados!
O meu irmão deve um nome a um outro toureiro: mas depois desse acidente, tourada foi algo que não voltei a ver. Se vou lutar sempre pelo direito de quem gosta possa assistir a touradas, sempre assumi que não tenho o menor interesse, que não gosto absolutamente nada!
Não entendo a graça em espetar farpas num touro e tenho para mim que aqueles gajos que se vestem de cor-de-rosa e se agarram uns aos outros em posição de frango com limão no rabo, escondem uma duvidosa sexualidade!
Mas respeito quem gosta. E reconheço que a cidade tem aficionados e pergaminhos na festa brava: e obviamente que para destacar alguém apenas podia ser Varela Crujo, nome maior de uma estranha actividade onde não existe meio termo: ou se ama ou se odeia!

7 comentários:

  1. Já tive uma discussão(pacífica) com o AMREVEZ É "CRUJO" ou "CORUJO"??
    Na internet aparece das duas formas. (e não me apetecia nada dar o braço a torcer, estou farta que ele saiba sempre mais que eu)

    ResponderEliminar
  2. aninhana- crujo.
    e... mesmo que ele saiba mais que nós, é mais feio.

    ResponderEliminar
  3. Estás em cima do acontecimento!!! Acabei de escrever!!! Não é nada feio. É das pessoas mais maravilhosas e bonitas que alguma vez tive o prazer de me cruzar na minha (não muito longa lol) vida. Agora esconde este post, não vá ele ficar convencido.
    Ah e pronto! Perdi! O Sr é CRUJO! Mas de certeza que foi no notário que se esqueceram do "u".
    Cump.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo08:55

    Estas suas (?) razões são assim um pouco como direi ... os episódios das telenovelas que vão sendo escritos e alterados consoante as reacções do público, não são?

    Por este andar, tal comos as telenovelas, até pode chegar aos 200 ou 300 ...

    É tão notório que, pelo menos alguns, não estavam "pensados desde há muito tempo".

    ;)

    ResponderEliminar
  5. @anónimo - Por acaso o de amanhã ou depois, é daqueles que foi motivado por uma "provocação" de leitores.
    E quando comecei não tinha as 100. Nem perto disso.
    Mas.. esta é daquelas que sempre constou da lista: porque como pode ler, é muito intimista. E as reacções que recebi em off, provaram isso mesmo!
    A estes, fico o agradecimento!

    ResponderEliminar
  6. Prezado H.,

    Prefiro muito mais deixar 1 comentario no seu 95.º post por beja que um qualquer outro relativo à "sua empreitada política".

    Dito isto, desde já o congratulo por escolher esta figura, por lhe prestar esta homenagem e por me ter espantado com tal situação.

    Varela Crujo é alguém da nossa historia recente que pela pratica de uma actividade (tão mal tratada por largas franjas desta cidade) levou o nome de Beja a um reconhecimento de que poucos se poderão gabar.

    Falecido o cavaleiro, perpetuou-se o nome pela ganaderia que se passou a designar de Herdeiros de Varela Crujo e cujos êxitos se ficaram a dever a seu Pai, mestre Zé Baptista, também ele recentemente falecido e que tantas saudades deixa...

    Findo como comecei, é bom ver que, ainda que diga não ter gosto por maior pela cultura taurina, saiba identificar a importância que a mesma assume para Beja e, bem assim,destacar uma das mais importantes figuras que esta cidade viu nascer!

    jh

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!