terça-feira, julho 14, 2009

Para a Puta que os pariu... (adenda)

Há cerca de dois anos prometi a alguém não voltar a escrever “palavrões” no blogue; quebro hoje a promessa, mas estou ciente da pessoa em causa me vai desculpar, entendendo as minhas razões!
Daqui a poucas horas vai ser conhecida a lista que acompanha Jorge Pulido Valente no combate autárquico de 11 de Outubro! De uma lista da qual OBVIAMENTE eu não vou fazer parte, porque como sempre afirmei, de forma clara e inequívoca, sempre estive INDISPONÍVEL para a política activa! (por todos, o post onde assumi que era apoiante!) Sou um académico que ama o que faz: não sou nem quero ser político!
Desde há muito que sou crítico do actual mandato da CMBeja: não apenas por estar ideologicamente muito longe do PCP (o que sempre me pareceu irrelevante na questão autárquica), mas por entender que este mandato foi penosamente mau: nem sequer é uma opinião, mas é hoje um facto conhecido que o melhor Francisco Santos é bem pior, que o pior Carreira Marques! Beja é uma cidade parada, estagnada, que passou quatro anos a queixar de tudo e todos, deixando por cumprir mais de 60% das promessas eleitorais! E não sou critico de Xico Santos por apoiar Pulido Valente: apoio JPV por ser muito critico do actual mandato!
O que penso sobre a cidade e este mandato, o que elogiei e o que critiquei, foi sendo publicado aqui, no CorreioAlentejo, nas Crónicas Rádio Pax e no programa Conselho de Opinião: espaços onde exerço os meus direitos de cidadania, de forma GRATUITA, divergindo e aplaudindo, sempre com o cuidado de respeitar as pessoas e apenas combater as ideias! E mais que uma vez desafiei quem discorda de mim a provar o contrário!
Ao longo destes anos, somei algumas inimizades, algo que nunca cultivei: repito muitas vezes que não gostar de mim pode ser uma virtude e nunca fui pessoa de unanimismos: defendo aquilo em que acredito, procurando fazê-lo com elevação e de quando em quando algum humor!
Há cerca de um ano o meu nome foi usado numa hipotética candidatura independente: sempre fui claro ao defender que a mesma era impraticável em Beja; posteriormente, “dizem por aí” que o meu nome foi ponderado por uma outra solução: mais uma vez fui claro a mostrar a minha indisponibilidade! Mas bastou o “boato” surgir, para começar a ser atacado por pessoas cuja frustração os faz cegar!
Como em outras vezes, entendi não responder, porque não me chateia quem quer e nunca me importei com a opinião de porteiras e gente de baixo carácter!
Posteriormente entendi aceitar o convite de Pulido Valente para auxiliar, contribuindo com ideias e projectos, numa candidatura que se queria o mais independente possível (apesar de ser patrocinada pelo Partido Socialista); era mais cómodo para mim ter recusado ou ficado na sombra: mas gosto de assumir o que faço e não sou daqueles que se alimentam da penumbra e entendi que quem tem ideias deve lutar por elas, assumindo publicamente as suas convicções! Fi-lo de forma altruísta, desinteressada, deixando claro que a minha disponibilidade terminava no dia antes das eleições!
Claro que também ouvi boatos. E sei que podia ter terminado os mesmos mais cedo: mas em conjunto foi decidido que não, tendo aceite um pacto de silêncio: quanto mais perdessem tempo a atacar o meu nome e honra, numa campanha nojenta onde me chamaram de tudo (e aproveito por pedir desculpa aqueles que andaram a preparar uma pasta sobre mim!!!, mas, não a joguem fora, quem sabe daqui a 8 ou 12 possam precisar dela!), com mais tranquilidade se pode construir uma lista séria, forte e credível, inesperada!
Não tenho feitio nem vocação para vítima: ao aceitar este desafio, tinha consciência do que ia acontecer! Mas.. qual o meu crime? Acreditar numa alternativa, construir ideias e lutar por elas?
Curiosamente, de todas as pessoas que me atacaram neste processo, quer em comentários anónimos, quer em blogues anónimos (embora aqui, me pareça que mais do que maldade é uma questão de parca esperteza!), não houve UMA que tenha tido a hombridade de o fazer assumidamente, dando a cara, discordando de mim ou das minhas ideias. O que é claramente sintomático de uma cidade, onde ainda há demasiadas pessoas demasiado pequenas, onde ainda impera a patética lógica de que “ou estás connosco e és dos bons” ou “se não concordas, mais que um adversário é um inimigo e as tuas motivações são feias, sujas e más”…
E deixemo-nos de merdas: o facto de amar a minha cidade, nem me sujeita a conviver com o “vomitado” de mentecaptos, nem me obriga a fazer algo que colide com a minha consciência! Admito que se um dia tiver o privilégio de ter filhos e eles precisem, dar o rabinho a troco de dinheiro: mas se admito vender o corpo, não estou disponível para prostituir a minha mente, os meus princípios e valores!
Seria hoje o dia de responder. Mas há muito que escolhi não o fazer! Porque o que as pegas virgens e as “porteiras” pensam de mim há muito que me deixou de importar! Sou apoiante claro e assumido de Jorge Pulido Valente e se algo correr mal no dia 11 de Outubro serei um dos grandes derrotados da noite. Se correr bem, enquanto o PS estiver a festejar, vou escolher não ir e ficar por casa. Com a sensação de ter ajudado a minha cidade. Talvez veja um filme. Quiçá abra uma garrafa de vinho tinto! E queijo. Dos Grous. O vinho, claro!


Adenda: Pode ver aqui e aqui as listas de candidatos pelo PS para a Câmara Municipal de Beja e Assembleia Municipal

72 comentários:

  1. Anónimo12:09

    De vez em quando, aparecem Homens como como você. Aos imbecis e cobardes perdoai-lhes Senhor.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:12

    A sua não inclusão torna a lista mais pobre. Mas provou que é um Homem de muito caracter. Hoje respeito-o ainda mais!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:24

    Fantástico! Muito bom, é assim que demonstras a tua qualidade enquanto ser humano e enquanto forma de estar na vida!

    ResponderEliminar
  4. PORRA...eu levantei-me e bati palmas, assim é que é ser!!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:40

    Enganou-me bem... E tenho pena de não votar em si!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:06

    Hugo, imagino o que prazer que tiveste a escrever isto. Parece que te estou a ver!
    Abraço
    PC

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:07

    5 estrelas...!

    ResponderEliminar
  8. rita barbosa15:46

    H
    5 estrelas como a pessoa que tu és…..

    ResponderEliminar
  9. Anónimo16:08

    Isto significa que para o ano continua na estig?

    ResponderEliminar
  10. @Ultimo anónimo - Como se diz no Brasil.. uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

    @outros anónimos e não anónimos: Obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo16:40

    O Hugo sabe estar, e nota-se, de qq forma a vida académica é bem melhor que a politica.
    Eu ponderei votar este ano num partido em vez do meu habitual voto nulo (devido ao principio de não votar mentirosos cujo carácter se torna duvidoso, mas votar sempre, desse direito não abdico.
    Mas por enquanto os red devils continuam igual a si mesmos, os orange county lá andam na novela, e as panteras cor-de-rosa em supense... Mas depois vê-se o site, declaração do candidato, lista e informação avulsa e esta é mais uma candidatura transvestida de uma coisa que fundamentalmente não é.
    A campanha provavelmente irá demonstrar que tanto estes como os outros são apenas mais do mesmo, com máquinas partidárias parolas e idiotas a financiar, seres análogos em candidaturas troianas.
    Faz falta algo diferente...talvez daqui a 8 ou 12 apareça.
    Veremos....

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17:06

    Estas listas são uma desilusão, mais do mesmo. Até dá vontade de votar cdu.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo17:23

    Até pode não gostar da lista, mas se algo caracteriza a lista é ter muita gente nova e inesperada. Uma lufada de ar fresco no PS!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo18:01

    Acho o texto demasiado intenso, ainda que admita transmitir um sentimento justificado.
    A vida pública que parece teres escolhido (seja por via da cidadania seja por via da estratégia política de terceiros) implica, a meu ver, uma maior moderação, mesmo nestes finais de vindima.
    Mas é só uma opinião amiga (acredita)

    ResponderEliminar
  15. Anónimo18:04

    H de hugo ou de homem?!?!?!
    uma resposta simplesmente bestial e extraordinaria, bastante educada o que eles não sabem fazer, isto na minha opinião é claro!
    Ficava mesmo feliz se o Hugo decidi-se ser o candidato à CMBeja, que venceria com clara maioria projectando a cidade para o futuro, mas está no seu direito de recusar!
    Por sua vez, ficaria tambem algo triste pelo facto de ja não ter o melhor professor que alguma vez tive e conheci em toda a minha vida de estudante, o mais justo, honesto, defensor dos direitos dos alunos (sim porque tambem temos...) e considerado por TODOS os alunos (inclusive dos que tem negativas) como um grande AMIGO!!!

    ResponderEliminar
  16. @anónimo 6.01 - Compreendo o que diz e ponderei no título (o texto está muito contido!).
    Mas.. assumo o título: por vezes é preciso usar a única linguagem que alguma gentinha entende!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. Anónimo18:20

    Tu lá sabes. Acho apenas que falar a tal linguagem da gentinha, é dar-lhe uma importância que não merecerá. Honestamente, prefiro ler-te menos ... condoído.
    Quem não te conheça, pode até retirar interpretações menos justas.
    Fica o abraço

    ResponderEliminar
  18. Anónimo18:23

    Tanta surpresas...e tantas explicações de uma assentada. só mesmo quem conhece os personagens percebe este filme.Mas que é giro é...
    H, agora percebo a tua cara de ontem à tarde. Não eram os testes coisa nenhuma...eram as testas...de ferro...de alguns!!!

    ResponderEliminar
  19. Puta cus pariu a todos!!
    Sem dúvida!
    Mas, sem pôr em causa a tua vertebral disposição... seria de estimável decência admitires que também não integras as listas porque... não te querem lá!! Compreensivelmente!
    eheheheh
    Beijo
    AMRevez

    ResponderEliminar
  20. Anónimo18:52

    Professor desde já os meus mais sinceros parabens porque apesar de ser um grande professor
    é ainda um maior homem e acredito que se algum dia vier a ser pai será sem sombra de dúvida um grande pai, porque apesar de ter "uma granda pancada na cabeça" voce merece tudo de bom e não é uma pessoa maldosa.
    São os votos sinceros de um aluno seu que voce muito massacrou este ano.
    Um abraço

    PS: não sai da estig porque ela precisa de si

    ResponderEliminar
  21. Anónimo18:55

    Caro H, parece-me claro que hoje vão deixar de lhe bater tanto e vai passar a ter as orelhas menos quentes :) enfim, é a única maneira que ELES conhecem de fazer política.
    E deixa-me que te diga, mas acho que a Lista apresentada tem lá a tua mãozinha, certo!? Cheia de gente nova nestas lides e que bem ffazem falta!

    ResponderEliminar
  22. @anónimo das testas de ferro - é um daqueles comment que leio uma vez, duas, três e fico sem entender...
    Mas. como diz, devem ser filmes de personagens que desconheço..

    ResponderEliminar
  23. @AMRevez - e eu que tinha o sonho de ser presidente de junta...
    Abraço, na nora...

    ResponderEliminar
  24. Anónimo19:37

    Calaste bem a escumalha. Permanece sempre fiel a ti próprio!
    abraço

    ResponderEliminar
  25. Olha, então os comentários maldosos desapareceram?! Ora bolas! Quando vi que tinhas aqui 24 comentários pensei que houvesse sangue, afinal no pasa nada... txiiii mãe que desilusão!!!

    ResponderEliminar
  26. grande H isto que se queixa é a maquina comuna no seu melhor...já assisti um dia a uma cena em que calaram literalmente uma opinião oposta...a partir desse dia disse para mim mesmo - votar comunas nunca mais...este ditos políticos são muito muito baixos...só assim sabem viver...mas o que é deles esta guardado...e não basta festivais e concertos porque eu acredito que a cidade esta a acordar...eu tenho uma teoria para o marasmo que assombra a cidade - quanto mais jovens saiam da cidade mais tempo eles vão aguentando o poleiro...apoio JPV porque é na minha opinião uma opção muito válida...vamos lutar todos pela cidade porque nós devemos amála até à morte e contra estes comunas...

    Força H

    JC

    ResponderEliminar
  27. E o enigma desfez-se. :). Sabe, é difícil encontrar pessoas como o H, que dão tudo a troco de recompensa pessoal ( dai, ter colocado o post: encosto político...ou não. Provavelmente o H até daria um polotico razoável, mas ainda bem que optou por continuar um excelente professor, senão até podia acontecer o que aconteceu ao outro: deixa de ser um excelente médico para ser um péssimo político.
    Relativamente às listas digo-lhe porque conheço a maior parte das pessoas que as compõem: Há elementos que estão lá com o mesmo interesse pessoal que o H tem tido ao longo destes últimos tempos ( ou seja nenhum) mas que também há elementos à procura do encosto político lá isso não tenhamos nós duvidas mas, adelante, faz parte do sistema e isso ninguém vai conseguir mudar.
    Desculpe se duvidei da sua boa vontade em contribuir para a mudança mas sabe, "quando a esmola é grande o pobre desconfia". Se já era por mim considerado um individuo com valor, pela forma como defende os seus pontos de vista ( mesmo que discordando deles algumas vezes)hoje subiu ainda mais uns pontitos na minha consideração ( não direi muitos senão fica com o ego demasiado elevado:)) Boas férias.
    Ana Ramos, a Noctivaga

    ResponderEliminar
  28. E o enigma desfez-se. :). Sabe, é difícil encontrar pessoas como o H, que dão tudo a troco de recompensa pessoal ( dai, ter colocado o post: encosto político...ou não. Provavelmente o H até daria um polotico razoável, mas ainda bem que optou por continuar um excelente professor, senão até podia acontecer o que aconteceu ao outro: deixa de ser um excelente médico para ser um péssimo político.
    Relativamente às listas digo-lhe porque conheço a maior parte das pessoas que as compõem: Há elementos que estão lá com o mesmo interesse pessoal que o H tem tido ao longo destes últimos tempos ( ou seja nenhum) mas que também há elementos à procura do encosto político lá isso não tenhamos nós duvidas mas, adelante, faz parte do sistema e isso ninguém vai conseguir mudar.
    Desculpe se duvidei da sua boa vontade em contribuir para a mudança mas sabe, "quando a esmola é grande o pobre desconfia". Se já era por mim considerado um individuo com valor, pela forma como defende os seus pontos de vista ( mesmo que discordando deles algumas vezes)hoje subiu ainda mais uns pontitos na minha consideração ( não direi muitos senão fica com o ego demasiado elevado:)) Boas férias.
    Ana Ramos, a Noctivaga

    ResponderEliminar
  29. Desculpem alguns erros ortográficos.

    ResponderEliminar
  30. José Sério21:41

    Calma, amigos... ainda há lugar prometidos para assessores! Com papas e bolos... Eu é que te topo!

    ResponderEliminar
  31. Xiça, o Português é traiçoeiro. Reparem falhou-me uma palavra e o texto ficou com o sentido desvirtuado.
    Correcção :... a troco de NENHUMA recompensa pessoal.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo22:58

    Ao ler o texto e os comentários fica-se com a impressão de que a notícia do dia foi a não inclusão do H nas listas do PS e não a apresentação destas. Será que o PS gostou da brincadeira?...

    ResponderEliminar
  33. Aqui do Norte: Um abraço!
    Não ao H político. Ao H cidadão!

    ResponderEliminar
  34. José Sério - Coloca a hipótese de eu vir a aceitar lugares no pós. Ciente de que agora o JPV vai ganhar.
    Duas notas:
    Primeira - agradeço o optimismo mas ainda é cedo.
    Segunda - Ou você é o mais esperto de todos os que comentaram ou... será o mais...
    Repito o que disse em Março: no dia 12 de Outubro nada vai mudar na minha vida! Se isto não é claro...

    ResponderEliminar
  35. @anónimo 10.58 - Nunca pedi a opinião ao PS para escrever no meu blogue. Nem faço ideia se gostaram ou não.
    Se a minha não inclusão é noticia, a responsabilidade é de quem começou a fazer circular boatos e especulações.
    Estive calado dois meses para não prejudicar JPV e hoje era dia para um esclarecimento aos meus leitores.
    Porque merecem...

    ResponderEliminar
  36. José Sério00:39

    Ramalho dixit... filha avança! O H que espere, é miudo ainda! E veremos dos assessores se do IPB não vem nenhum! E, acredite... sou o mais... mesmo se quiser! Agora parvo é que não sou!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo00:51

    Coisa estranha, passa de besta a bestial!

    Grandes anónimos!!
    Quanto as listas, admito que foi uma excelente escolha !!!

    Só licenciados gosto de ver a grande mistura de classes Drs com engs e drs!!
    Gente que representa bem o povo!! Muito jovens alguns com uma experiencia brutal!!

    PArabens ps! Começa com uma escolha pouco elitista!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo09:53

    Uma lista diferente e parece-me a mim pela positiva, que os conheço quase todos, ao contrário de muita gente que só conhece os velhos "adamastores"! Acho que o candidato do PS acertou na escolha, sobretudo porque ninguem estava à espera de uma lista mais Técnica e menos Política. Parabéns.

    ResponderEliminar
  39. Anónimo10:21

    Caga nisso, Professor Hugo...

    Nas terras de salúquia é a mesma coisa. É só gente triste. Os que não andam a mamar, andam a querer mamar.

    Brafma

    ResponderEliminar
  40. voz de beja10:31

    Mais uma oportunidade perdida tal como há quatro anos, sem uma lista forte o ps nao os tira de lá...

    ResponderEliminar
  41. Eu gostava de ver a CDU sair da CMB... cada vez mais o xorrilho de más decisões, de equivocos, e opções erradas é maior.

    mas...

    não gostei de ver o JPV sair de Mertola para se vir candidatar a Beja, parece-me que já tinha feito a pergunta: e a seguir? candidata-se a Lisboa?

    mas ainda gostei menos das listas...

    por enquanto dou ao JVP o beneficio da duvida: como o h foi atacado assim será quem quer que faça parte das listas e algumas pessoas, tal como h, não estão para isso. Ainda mais se for para fazerem missa de corpo presente em lugares não elegiveis. que contar contar contam os 3 ou 4 e o resto faz figura.

    mas a verdade é que a lista apresentada, para mim, fica ferida de dois aspectos que lhe retira valor a primeira por ser composta exclusivamente por funcionários publicos, não tenho nada contra, mas não há pessoas válidas no setor privado dispostas a alhinhar nas listas? uma das minhas maiores criticas á CMB é a asfixia do parque industrial começando logo por uma taxa de IMT que onera em 6% qualquer pavilhão industrial... e acredito que averia um sencibilidade maior para estas questões da parte de quem já passou por elas. o segundo aspecto é as relações entre as pessoas destas e doutras listas que dá a entender que se escolheram uns aos outros.

    e depois a malta do PSD diz que é só xuxas....

    por isto se o PS tiver o meu voto será pelo empenho do Dr Barriga, que merecia melhor, e pela lástima que é a CMB actual e Beja tambem merece melhor.

    ResponderEliminar
  42. queiram desculpar-me os erros ortográficos e as frases confusas...

    ResponderEliminar
  43. Bejense e Jovem11:10

    Congratulo-me com esta lista. Gente jovem, como eu, em quem me revejo. Um lider agregador que prepara terreno para entregar Beja aos jovens bejenses. Se queremos revitalizar esta cidade temos que apostar em sangue novo, não numa lista de reformados que estão tão agarrados ao poder que nem se apercebem que eles já caminham para a catalogação de “fora de prazo”.
    Congratulo-me também com o número maioritário de mulheres, o que significa que não houve uma “obrigação” para cumprir as quotas, mas que as mulheres qualificadas não foram preteridas pela sua simples condição de mulher.

    Eu vou votar JPV. Parabens.


    E já agora, parece-me um bocado despropositado o comentário de que a lista é formada só por funcionário públicos. Primeiro, porque, pelo menos, 2 dessas pessoas não são funcionários públicos (só me refiro a 2 porque são as que tenho a certeza absoluta). Em segundo lugar, aprecio que estas pessoas avancem, pois só prova que têm valor. Pessoalmente estou farta de ver gente a dizer mal do PCP, mal do executivo da Câmara, mal da gestão da cidade e depois, quando é altura de avançar, têm medo, porque "os Comunistas são vingativos".

    ResponderEliminar
  44. todos nos lugares elegiveis na lista para a CMB... eu pedi desculpa pelas frases confusas....

    a partir de uma certa posição não interessa quem é porque nem nos melhores prognósticos será eleito.

    ResponderEliminar
  45. Então... vamos lá a umas quantas respostas...

    @ moi cheri - também fiquei deprimido. Em 44 nem um insultozinho... Estou triste e carente!
    bACI

    ResponderEliminar
  46. @jOSÉ SÉRIO - Ainda bem que esclareceu que não é parvo...
    Apenas respondo porque ataca pessoas que me merecem o maior respeito.
    O facto da Vera estar na lista tem uma razão clara: dou aulas de gestão há dez anos e, conjuntamente com 2 pessoas das Finanças, uma de um Banco, um jovem empresário (que qualquer dia oferece-me emprego e faz de mim rico) e um jovem que vai terminar este ano e poderá fazer o que quiser porque é brilhante, a Vera foi das minhas melhores alunas.
    Mais. Claro que vai desconfiar,porque é algo sanguíneo: a presença da Vera na lista em lugar não elegível, precede a escolha do Presidente Ramalho.
    Nota final e mais importante: o IPB não foi nem é como os outros serviços públicos: aqui respeita-se a diferença e vai ver pessoas do IPB em TODAS as listas. Mais. No que se refere a questões políticas estou mto longe do actual Presidente: e não tenho nem tive nunca receio de dizer o que penso!

    ResponderEliminar
  47. @Brafma - fui professor do Rui mas há anos que não estou com ele. Mas tenho-lhe estima e consideração e desejo-lhe sorte. Gostava mto que os tres ex-alunos que concorrem ganhassem! (e me oferecem tachos mto bem pagos, obviamente!)

    No caso de Beja a lista é o contrário do que diz. Gente nova. Técnicos, não políticos!

    ResponderEliminar
  48. @sien - Acho que está enganado sobre os funcionários públicos e, pessoalmente, entendo que empresários a concorrerem a uma autarquia suscita questões melindrosas!
    Mas respondo por outro motivo. E acredite na minha palavra: a pessoa mais satisfeita com esta lista é o Dr. Barriga.

    ResponderEliminar
  49. @noctivaga, ana ramos.
    Expressou a sua opinião. O tempo provou que se enganou. E assumiu isso! NÃO foi visada no meu texto, porque contrariamente a muitos outros, tem coragem para assumir o que pensa (e hoje provou que também sabe assumir quando erra!)!
    Repito o que muitas vezes escrevi: as divergÊncias são saudáveis!

    ResponderEliminar
  50. Anónimo11:42

    Mas que "jovem bejense" tão atrevida!

    Acha que deve começar assim a catalogar os mais velhos como sendo "fora de Prazo"?
    Tambem sou jovem e não gostei nada do seu comentario!

    ResponderEliminar
  51. @vários anónimos e não anónimos!
    Não me vou pronunciar sobre a lista! Porque estou umbilicalmente ligado à sua constituição, para o bem e para o mal!
    E deixo um esclarecimento que é justo e merecido. São públicas e conhecidas as minhas grandes divergências com o Partido Socialista, nomeadamente a nível concelhio e distrital. Nunca o escondi e continuei a assumi-lo no local próprio!
    Mas é da mais elementar justiça reconhecer que o PS teve um comportamento EXEMPLAR no processo da constituição das listas para a CMBeja. O candidato e a sua equipa escolheram as pessoas, a lista foi apresentada, votada e aprovada! Até comigo foram simpáticos!
    Para o bem e para o mal, a responsabilidade da lista é de JPV e de quem este escolheu para o ajudar nessa tarefa!

    ResponderEliminar
  52. Anónimo12:24

    Não percebeu a segunda parte do meu comentário...

    Os que andam a criar pastas e a espalhar o veneno, são aqueles que andam a mamar ou a querer, já que têm de defender o seu castelo...

    Já ocupei cargos politicos, sendo directamente eleito ou por substituição, já estive em todos os lugares do poder local, à excepção da assembleia de freguesia... Mas sei bem o que se passa nos bastidores e aos 32 anos estou decepcionado tanto com a politica local, como a nacional...

    As pessoas não entram com um espirito de melhorar a comunidade onde estão inseridos, pode haver excepções, mas a maioria é para orientar a sua vida ou dos familiares...

    Não faço comentários das pessoas quando não as conheço bem, desta forma, jamais iria criticar o Rui.

    Brafma

    ResponderEliminar
  53. @brafma - abraço (ou beijo, se for caso disso!)

    ResponderEliminar
  54. Anónimo12:50

    Depois de ler o seu artigo, não é possível ficar indiferente.
    Aos "políticos de carreira" é difícil de entender que há pessoas que estão na política a bem da sua região, para defender os seus princípios e não para ganhar proveito próprio.
    Aos "não políticos" é difícil de entender que, nos bastidores da política, se passam situações em que as pessoas de bem são postas à prova e sofrem pressões para entrar em jogos que não são os seus.
    Para emitir um artigo destes, tão sentido e tão vindo de dentro, penso que terá passado por situações que o fizeram "explodir"!
    Embora seja defensora de outra cor política, é sempre gratificante ver que, ao contrário do que por aí dizem, ainda há muitas pessoas de carácter e firmes nas suas convicções.
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  55. Anónimo13:01

    Sem dúvida 3 factos muito, mas mesmo muito positivos, e que me fizeram engolir algumas palavras junto de uns amigos:
    1. Maioria de mulheres nos 7 efectivos (não por serem mulheres, mas por serem competentes);
    2. Muitos jovens com valor;
    3. E acho eu... a maioria são independentes.
    Por muito que custe a muita gente, e a mim custou-me, há-que admitir que esta lista é uma surpresa pela positiva e o JPulido Valente e o seu partido tenham mostrado aqui o que os pode diferenciar do seu concorrente directo.

    ResponderEliminar
  56. @H realmente... nisso tenho de lhe dar razão se fossem só empresários tambem podia dar aso a outras conversas... bem nunca agradará a gregos e a troianos...

    E perdoe-me a injustiça, é claro que pelo seu empenho também... sem os querer gabar em demasia e não desfazendo os outros candidatos e apoiantes acredito que nenhum dos dois precisa da CMB nem do PS ou do JPV e que não os apoiariam publicamente se não acreditasem na candidatura.

    ResponderEliminar
  57. eu até te dava um beijo mas...

    fica pa proxima


    quando a consciência do individuo é livre (o que não há muito), podemos dizer tudo o que nos vai na alma.

    ResponderEliminar
  58. Anónimo14:08

    Tiro o chapeu ao JVP, em BEJA tá se a dar uma ilusão colectiva e estão efectivamente a acreditar no manancial de promessas que se vislumbram.

    E provocar este tipo de reacções populares tem o seu mérito. LOL

    ResponderEliminar
  59. Anónimo14:34

    Meus caros e minhas caras...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_da_Moura_Sal%C3%BAquia

    Já percebeu que Brafma é nome de gajo? Lol...

    ResponderEliminar
  60. Anónimo15:29

    H só aqui um aparte isto não foi o post com mais comentários até hoje???LOL

    ResponderEliminar
  61. Anónimo15:37

    eu contribuo com mais um...

    61 votos...lol

    ResponderEliminar
  62. acabei de ver os nomes da lista e há dois ou tres que me fazem rir de cabeça para trás....

    direi que são alguns taCHistas á procura de um emprego (leia-se emprego e não trabalho) bem remunerado, assessores e outros mais...

    somidades autênticas (com conhecimento de causa)

    ResponderEliminar
  63. Anónimo19:57

    E eles continuam na propaganda impunemente injuriosa contra todas aquelas pessoas que se atravessam no caminho, de uma forma ou de outra, o que interessa é serem maus e saírem impunes no final de contas. Eles talvez saiam impunes pelos crimes de ofensa, mas acho que não o sairão no dia dessas eleições.

    ResponderEliminar
  64. Hugo - Fizeste bem em mandar para a mãezinha todos aqueles que te caluniaram e que lançaram boatos sobre ti colocando em causa a tua abnegação e entrega a um projecto. A todos os que primeiro te conotaram com o PS chamando-te todos os nomes, depois com uma lista de independentes depois, eventualmente até com o PSD. Para mim não é surpresa que não constes das listas. Sempre soube que estavas a contribuir com o teu melhor para a tua cidade. Nada mais te movia. Nenhum interesse. Eu sabia-o. Agora todos o sabem. Finalmente!

    ResponderEliminar
  65. Ó H quanto á vera...não basta ter sido boa aluna...é preciso muito mais e essa rapariga, de beja, se calhar só sabe o caminho da universidade para casa e de casa para a universidade, (terá algum conhecimento profundo da cidade onde vive)...desconfio e muitooooo.
    E o grande problema da politica também será esse, tem que ser tudo doutoriii, nem que seja nota 10 no final do curso e com cábula.

    ResponderEliminar
  66. Tenro - a noção que tenho da Vera é muito boa. E carrega consigo conhecimentos muito importantes sobre a questão do aeroporto.
    E, sublinho pq alguns dos anónimos da ancha jogaram bairro à parede, a pessoa em questão passou para o quadro da empresa quando era dirigida pela saudosa direcção ligada ao PSD.

    ResponderEliminar
  67. Anónimo18:37

    Infelizmente esta é uma situação que se tem vindo a viver numa grande parte do país: as pessoas não votam pelam competência de quem se candidata, não votam nas pessoas, votam porque é o partido em que sempre se votou (mesmo que quem lá está não faça nada)...

    Daí que tenho muito orgulho da minha terra, distrito de Beja (mas não Beja), fomos considerados do contra nas 2 últimas autárquicas, mas o progresso vê-se! (quem não sabe do que falo procure no google)

    Porque é que Beja continua tão atrasada? certamente não é por ser só uma cidade do interior!!
    É incrível como há tanta gente que não vê o estado da cidade... é só festinhas para a população animar e o resto?

    Beja precisa de mudança!

    CR

    ResponderEliminar
  68. Anónimo23:31

    Este deve ser o pior blog de Beja. Nos outros andam a nomear pessoas para prémios e não falam no teu! Ou será que se deve a este texto?!
    Continua o mesmo de sempre. Tu és grande!

    ResponderEliminar
  69. @anónimo - Eu não gosto de correntes e estrago sempre aquilo. Não acho que seja conspiração.
    Por falar nisso: este é o comment 69! Vamos valorizar o importante...

    ResponderEliminar
  70. Anónimo02:03

    Aguardo a(s) candidatura(s) independentes...falavam falavam e ainda nada!
    Só espero que não sejam todos 'licenciados'... Um gajo com a quarta classe que não deva nada a ninguém consegue fazer mais numa Câmara que 20 drs, engenheiros e especialmente licenciados que por ai andam..

    ResponderEliminar
  71. H - fique bem claro que não tenho nada contra a Vera, que fique bem claro...mas é uma miudinha que poderá ter esse conhecimento (aeroporto) mas H por favor, eu (sem qualquer curso) seria mais capaz com o conhecimento e experiência que tenho e até de olhos fechados, e sabes porquê porque conheço desde o gajo do Carmo Velho ao gajo fino, bati muita calçada nesta cidade e isso é muito importante para ver as necessidades que existem nesta cidade.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  72. Anónimo12:52

    As listas independentes saem brevemente e as "categorias profissionais" são muito abrangentes!!

    Tenro: gostei do pormenor do 10 e com cabulas!! Ha por aí cada licenciado , quem nem um oficio sabem escrever...ahahaha

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!