quarta-feira, julho 22, 2009

100 razões para amar Beja - 99

Pulo do Lobo. A cervejaria! Digo isto, para diferenciar de um outro Pulo do Lobo que se tornou conhecido no País, quando Cavaco Silva, o Primeiro Ministro, veio passear ao Alentejo profundo, no mesmo dia em que o Presidente Soares preparava a cama, na qual Guterres "dormiu" com os portugueses!
Porque Pulo do Lobo? Porque provavelmente é o local onde se comem os melhores petiscos e mariscos da cidade. Porque tem provavelmente a melhor esplanada do burgo. E porque tem muitas outras qualidades, mas tantas tantas, que é sítio que praticamente nunca vou! Aliás, a ultima vez que lá comi oferece-me recordações que me fazem desejar passar muitos e muitos meses e anos sem lá sentar o meu esquelético rabo!
Mas apesar de eu não gostar do Pulo do Lobo, cervejaria, reconheço que será uma excelente razão para amar Beja. Porque o Pulo do Lobo é Beja na sua essência: um local onde se bebe e come excepcionalmente bem, um local onde se convive e conhece pessoas, um local para as tertúlias dos tempos modernos!
Mas... e desculpe a redundância, o Pulo do Lobo (deve ser a quinta vez que uso o nome neste texto, o que significa que estou realmente cansado e o texto está a ficar uma bela merda) é também Beja no seu pior: uma cidade que continua demasiado machista - onde os homens vão para os copos e as mulheres ficam em casa a limpar o ranho dos filhos ou a pila dos vizinhos -, uma cidade que tem orgasmos com a aparência - as pessoas preferem ser o que pensam ou querem pensar que os outros pensam ou deviam pensar de si!!! -, uma cidade de exibicionismo pobre, um burgo onde se cultiva a maledicência e a ciência de falar da vida alheia, esta nossa paixão pelo boato e por gente parva! (escondidas no anonimato, como convém a quem é corajoso!).
Mas as cidades também se fazem com estes contrastes, com as ambiguidades e falhas, com gente genuinamente boa e gente genuinamente parva. E ninguém se iluda: as gente parva é extremamente importante nas nossas vidas! Porque são estes que nos ensinam a dar valor a quem merece...

10 comentários:

  1. Anónimo01:27

    Excepcional! Desarmante! Você é realmente muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo02:27

    ...é uma cidade muito pequena! tudo se sabe, o que é e o que não é,quem morreu, quem nasceu, com quem casou, quem traiu com quem (isto é a Cocaina do povo!! Adoram), quem comprou o quê e onde, como, quando,é por vezes "doentio" a forma de como se ouve falar de assuntos tão intimos e pessoais de terceiros.
    lamentavelmente a juventude tem mentalidade derrotista, tenebrosa, é pouco ambiciosa!!
    obviamnete que não é so em Beja . mas cá é bem mais notório!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo04:01

    Já foste a cervejaria miraserra???bem boa por sinal já cumi lá optimo marisco...mas a maionese de camarão é divinal :P e a marisbeja também não é mazinha de todo...

    ResponderEliminar
  4. Caro Hugo, chama-se "Pulo do Lobo" porque o pai do Lídio é da Serra de Serpa, Margem Esquerda do Guadiana, do Pulo do Lobo, e é uma homenagem à família.
    Tx.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:59

    Excelente texto H, conseguiste a conexão desejada, Beja no seu melhor e no seu pior, quem quiser ver é só olhar para a montra, está à vista.

    Para bom entendedor....

    ResponderEliminar
  6. Depois desta, a qual subscrevo na íntegra, estou curiosíssima para ler a nº 100...E gostava que não te ficasses pelas 100...E gostava de vê-las num livro...
    E totalmente fora do contexto, para te deliciares:
    http://www.youtube.com/watch?v=D8Vla73scHg
    e
    http://www.youtube.com/watch?v=FI0mtLk8h1g

    ResponderEliminar
  7. SZ - FOi a primeira a ser escrita! Aliás, as outras 99 só existiram para escrever esta!

    ResponderEliminar
  8. Um dia, quando for grande, vou querer ter a sua desassombrada capacidade de escrita, H.

    ResponderEliminar
  9. escreve bem melhor que eu, margarida

    ResponderEliminar
  10. A humildade é uma grande virtude. Fica-lhe bem.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!