sexta-feira, julho 17, 2009

100 razões para amar Beja - 97

Mais que uma vez em heterodoxos contextos, deixei escapar em linhas intimistas, que gosto de noites de Inverno, que me encantam os duas de chuva! O que provavelmente até diz muito de mim. Ou se calhar até não diz absolutamente nada de mim e isso são apenas pensamentos preconceitos que nos habituamos a ter como verdadeiros.
Adoro o som da chuva. Adoro ler a ver chover. Por patético que seja gosto de andar à chuva, obviamente sem cantar! Gosto da luz da lenha a arder! Mas poucas coisas se comparam com a lareira alentejana.
Porque as lareiras no Alentejo são muito mais que lenha a arder e calor. Porque carregam consigo um calor diferente: o calor da beleza das coisas simples.
A lareira alentejana é a televisão dos lisboetas: o local em redor do qual a família se reúne, onde se trocam conversas e histórias, onde nos sentamos a ver passar o tempo devagar, olhando a lenha a ser consumida com calma, deixando o gerúndio encher a sala! Mas a lareira não é apenas família e calma: a lareira é onde a linguiça é assada e o entrecosto grelhado, onde se apagam os cigarros e acendem as castanhas, onde se curam os enchidos.
Porque as lareiras alentejanas no montes brancos com a risca azul, mais que um fonte de calor fazem brotar o amor; porque quem nunca fez amor frente a uma lareira nunca fez amor de verdade!

10 comentários:

  1. Belo texto, parabéns!

    Melhor frase:
    A lareira alentejana é a televisão dos lisboetas (excelente)

    Pior frase:
    onde se apagam os cigarros (dispensável...)

    Agora, essa do fazer amor frente a uma lareira tem os seus dois lados diferentes: um quee fica quentinho e outro que fica frio como o c.. ;)

    E se essa lareira estiver numa qualquer aldeia pelo nosso Alentejo fora, melhor, não achas? De manhã, quando os dois fogos já estão apagados (o do amor e o da lareira), nada melhor do que acordar com o som do campo :)

    ResponderEliminar
  2. Meu caro H: desconfio que esse seu mau feitio em relação aos lisboetas esconde alguma invejazinha recalcada... :) só assim se justifica que esteja sempre a falar deles!

    Quanto ao resto: é válido também para Lisboa, com cigarros apagados, claro! (antes de depois)

    ResponderEliminar
  3. Estive em Beja um mês a estagiar e simplesmente adorei. As minhas razões para amar Beja: a calma, a simpatia das pessoas, as ruas acolhedoras, o sotaque alentejano, todas as terras que a envolvem, o caminho até lá, aquele calor abrasador, e o frio que gela os ossos. É simplesmente Beja, e só gosta mesmo quem tem um sentido especial.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:05

    H2Homem - Nem sei que te diga quanto ao remate final! E quem fez amor pela primeira vez frente a uma lareira? Haverá mais bela recordação?

    ResponderEliminar
  5. Mas essa lareira alentejana parece que já não existe em Beja.
    Existem, sim, no seu imaginário, o que é bom!. As pessoas já não conversam à roda da lareira.Têm outros interesses e, além disso, as lareiras são mais asépticas e padronizadas. Não são convidativas a esses deleites. É pena...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:54

    Em que ano e século julga que vive?!

    ResponderEliminar
  7. com este calor... e tu lembraste de lareiras... Independentemente da estãção do ano e da temperatura que se faz sentir na rua... As lareiras alentejanas são simplesmente maravilhosas...
    Até mesmo o cheiro que se prende aos cabelos e à roupa, consegue ter um "gostinho especial" quando por vezes, sem esperar o sentimos...

    ResponderEliminar
  8. Vivo num ano e num século, no qual ainda posso ter estes pequenos prazeres. Por acaso não em Beja, mas em ficalho!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo00:20

    Aih! Meu Alentejo distante... Lareira da minha casa grande onde minha Mãe me deu à luz... -Ali, se amava, ali eu nasci.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!