quinta-feira, junho 09, 2011

O discurso de Sócrates


Elogiei o discurso de despedida do ainda Primeiro-Ministro! Demasiado longo, mas um estupendo discurso! Mas também elogiei porque enojam aqueles que amam bater em quem já está no chão: tenho repulsa aos cobardes!
Sócrates é depois dos três grandes – Cunhal, Soares e Sá Carneiro – o politico português com mais carisma da democracia! E como todos os homens carismáticos é amado com a mesma intensidade que é odiado, pelo que, da mesma forma que muitos socialistas viram no discurso um homem injustiçado que merecia ter ganho, os militantes dos outros partidos criticaram asperamente o discurso, acusando-o de todas as tropelias! Mas para quem lê a política com paixão mas sem histeria fanática, o discurso foi admirável!
Bem sei que alguns desejavam que ele aparecesse na conferência de imprensa a chorar ou pedisse desculpa por ter nascido ou, preferencialmente, que se jogasse do ultimo andar do hotel em penitência: mas Sócrates fez o que devia ter feito!* Deu os parabéns a quem ganhou e desejou felicidades, chamou a si a derrota, sem queixas nem queixumes, sem culpar sondagens, televisões, comentadores, grupos económicos, a extrema-esquerda, o calor e a chuva: contrariamente a tantas outras vezes, Sócrates teve a humildade de assumir a derrota e, como é óbvio em quem tem convicções, defendeu a sua obra, assumindo, quiçá pela primeira vez, que também errou! Aliás… a prova provada que o discurso foi brilhante, que minutos depois, gente muito assustada já via nele um candidato presidencial!**
Sócrates foi provavelmente o melhor PM da democracia portuguesa até meados de 2008! Depois deixou de governar e preocupou-se apenas em continuar no governo! Assombrado pelos pecados do passado e um manto de suspeições, Sócrates deixou-se rodear de incompetentes, não travou os boys, foi arrogante com as dificuldades e lidou terrivelmente mal com a imprensa! Lembro-me de o ter afirmado há anos, nada pior que uma crise económica em ano de eleições: quando Sócrates se preocupou apenas em ganhar eleições, hipotecou o país; e esse é o grande pecado de Sócrates!
Votei PSD e, sobretudo por o CSD estar no governo e pela presença da troika entre nós, tenho alguma esperança que o próximo governo faça o que tem que ser feito! E tenho a absoluta certeza que se o próximo governo for muito bom, vai perder as próximas eleições e Passos Coelho vai ser tão odiado amanhã como Sócrates é hoje! Mas Portugal precisa urgentemente de um Estadista, de alguém que faça o que é preciso ser feito, mesmo que isso lhe custe perder umas eleições! E termino, perguntando: alguém sabe o nome de quem ganhou as eleições a Churchill?

* fico estupefacto quando leio comunistas da nossa praça a criticar o discurso de Sócrates! Esquecem eles o que aconteceu quando perderam as eleições em Beja? É isso que defendem, concordam e subscrevem?! Porque, não me lixem, que ficou calado perante a ignominia, é preciso desfaçatez para agora falar!

**  as presidenciais são daqui a 4 anos; até lá vão haver mais de 50 menstruações, muito sangue vai correr para se poder falar com seriedade sobre o tema! Mas… há algo que teria a sua graça! Sócrates concorrer a PM e, numa segunda volta, andar de braço dado com Louça e Jerónimo ( ou Miguel Portas e Francisco Lopes)

30 comentários:

  1. Zéi00:52

    Ao contrário de alguns marsápios, não tenho problemas nenhum em reconhecer a minha tendencia natural de direita.
    Mas o que se passou no discurso de Sócrates foi uma autêntica teatralização e comiseração do ego.
    É engraçado que fale no Churchill, é verdade que quase ninguém sabe quem foi Clement Attlee, mas caramba Churchill era um patriota, e punha os interesses da nação acima de qualquer interesse pessoal ou partidário.
    Eu só gostava de saber os honorários das empresas de marketting\gestão de imagem deste senhor.
    Tenho pena que a Srª da RR não lhe tivesse perguntado também se ele não se opunha á divulgação das escutas dele e ao Srº Armando Vara, já que vai deixar debaixo da alçada da imunidade parlamentar.
    Termino reafrimando que discordo totalmente de si, eu penso que a história vai confirmar que este foi o pior 1º Ministro de sempre da República Portuguesa.
    Ao menos consigo escrever este texto sem recorrer a fontes externas nem teleponto.

    ResponderEliminar
  2. zei - Já estava preocupado! Uma hora de post e ninguem a reclamar!

    ps - Não comparei Sócrates com Churcill, obviamente!!!

    ResponderEliminar
  3. Talvez a posição que algumas pessoas têm sobre o discurso de derrota de Sócrates, seja pelo facto de estarem completamente exaustas de ouvir esse Sr.viver numa ilusão e ter falado durante anos ao país com a desfaçatez de quem não tem vergonha.
    Como sei que o H é pessoa atenta à política, nem vou falar sobre o que de bom possa ter feito o JS, mas será que consegue apagar tudo o que fez de mau !? Governou bem 3 anos e agora enterrou o país para 30... apesar do tempo negro que aí vem penso que será difícil fazer pior.
    Quanto ao discurso em si o que eu percebi foi ( em português corrente, mas delicado):
    "Bom, depois de ter lixado isto tudo e como não tenho credibilidade para qualquer cargo político e muito menos na oposição, onde até posso ter que trabalhar e não tenho 50 assessores pagos pelo pacóvios, e como também já não posso aturar os raposas velhas do PS.. adeus até ao meu regresso, que isto já deu para ter um apartamentozito de luxo pra mim e prá mamã pensionista e daqui a uns mesitos, depois de eu curtir o Verão descansado, apresento-me na Mota-Engil ou outra parecida para fazer a colecta que me é devida. Como nunca fiz nada profissionalmente ( aliás nem sei se já me resolveram a questão da inscrição na Ordem dos Engenheiros), também não posso dizer o que vou fazer daqui por diante, mas concerteza alguma cadeirita, nalgum conselho de administração se há-de arranjar. Passem bem eu não levo ressentimentos, pois há-de haver quem pague a crise já que agora eu também sou pensionista como a mãmã."
    Isto é de quem sai com as nalguinhas entre as pernas... mas sabe que pró lado dele, tá safo ou talvez se engane se a reforma da justiça passar por revelar as tais escutas ou ver com olhos de "ver" o caso freeport. Talvez ainda tenhamos o Zézinho arrependido na cadeia !

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:25

    Pela primeira vez em Portugal, um primeiro-ministro eleito perdeu umas eleições legislativas. E isso aconteceu com o pior resultado que o PS teve nos últimos vinte anos. Sócrates despediu-se depressa, tinha preparado no teleponto um longo discurso em que, mais uma vez, procurou negar a verdade e fugir às evidências - sobretudo a de que deixa um país encurralado e à beira da ruína e um PS embalsamado e com os seus valores patrimoniais fundamentais muito abalados.

    O que o discurso revelou - apesar do que dizia o teleponto - foi, por um lado, um Sócrates aterrorizado com o juízo da história e com o lugar que ela certamente lhe reserva, associado à bancarrota de 2011. E, por outro lado, a obsessão em condicionar o natural debate interno sobre as lições que há que tirar deste desaire, que se traduziu na perda, em seis anos, de um milhão de votos.

    Manuel Maria Carrilho

    ResponderEliminar
  5. H para quando um post sobre medidas e tipo de governação necessárias para ultrapassar a grave situação do país,o que pode o novo governo "governar"ou será apenas uma legislatura marcada pelas medidas da troika,o passado já não muda nada e tanto que é necessário fazer....como poderá Carlos Moedas contribuir para o desenvolvimento do baixo alentejo.......Abraço

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:30

    Realmente o discurso da derrota de Sócrates foi excepcional. Tivesse ele demonstrado uma terça parte da lucidez e humildade reveladas nessa noite e... provavelmente teria obtido outro resultado. Não digo que ganhasse as eleições mas tenho a convicção que ficaria a uma distância muito curta do PSD. Isto é um facto em que estou em sintonia com o H. Onde discordo profundamente do H é quando coloca Sócrates no mesmo patamar de Cunhal, Soares e Sá Carneiro, o que no minímo é uma ofensa a essas personalidades, uma vez que ao antigo PM falta-lhe sobretudo carácter e carisma para tal distinção. Continuamos a divergir, quando diz que foi o melhor PM da nossa democracia, pelos 3 primeiros anos de mandato. Será necessário recordar-lhe os diversos escandalos onde o seu nome se viu envolvido? Ou a súbita mudança que transformou o mundo em 2 dias? Ou o desparra-me de dinheiro gasto em 2009 por causa do exigente ciclo eleitoral? Ou os avanços e recuos nas áreas da Saúde e da Educação? Ou as centenas de medidas anúnciadas na Assembleia da República - nos debates quinzenais - e que nunca chegaram a ver a luz do dia? Não, Sócrates não foi o melhor PM da nossa democracia, foi sim a melhor criação de marketing politico da história recente de Portugal!

    ResponderEliminar
  7. @anónimo - Se Manuel Maria Carrilho fosse meu leitor, eu era um gajo profundamente orgulhoso!

    ResponderEliminar
  8. @outro anónimo - Não coloquei Sócrates ao nível de Cunhal, Soares e Sá Carneiro! Disse que depois destes, o mais carismático foi Sócrates! Claro que é em outro patamar! Mas.. se discorda - o que é normal e saudável - consegue dar um exemplo de um politico com mais carisma?!

    ResponderEliminar
  9. @PM - Não sou apenas eu a fazer uma balanço muito bom dos primeiros dois anos de Sócrates! As pessoas gostam de esquecer, mas, dos maiores elogios a Sócrates vieram de ... Cavaco Silva!

    ResponderEliminar
  10. Enfim... com mais ou menos sentido político, acho que unanimemente se pode dizer que a governação de JS foi uma trapalhada política !
    Vamos virar a página e esperar que haja mais lucidez nos políticos, mas também no povo, porque só colectivamente, com espírito de sacrifício e vontade de empreender poderemos levar por diante a árdua tarefa de sair desta situação difícil.
    Já agora comam TOMATES e PEPINOS Portugueses, porque têm qualidade, são saudáveis e não podemos deixar afundar os produtores nacionais !!

    ResponderEliminar
  11. PM - veja o ultimo parágrafo! O Sócrates não é maioritariamente insultado pelo que fez mal; é maioritariamente insultado pelo que fez bem!

    ResponderEliminar
  12. H- Será ? Pode exemplificar ?
    Aqui vai um exemplo do estado a que isto chegou...Eu fui obrigado a comprar um Magalhães para o meu filho ( e como declaro honestamente os meus rendimentos, e não faço parte de nnhuma minoria étnica perigosa)tive que o pagar, mas entretanto a professora deu ordens para as crianças não os levarem para a escola, para não serem roubados...

    ResponderEliminar
  13. PM - O texto é claro: "quando Sócrates se preocupou apenas em ganhar eleições, hipotecou o país; e esse é o grande pecado de Sócrates". Não faço um balanço positivo dos seis anos: se o fizesse, tinha votado nele!
    Mas o problema de Sócrates foi, para além dos pecados do passado, o populismo, do qual, os magalhães são exemplo!
    Onde foi muito bom?!
    No combate ao deficit nos primeiros anos, na reforma da educação e saúde (até deixar cair os ministros), na reforma da segurança social, nas energias alternativas, nos apoios à exportação, nas alterações na produção com inclusão de I&D!
    Onde se perdeu? quando baixou o IVA nas eleições, quando nao travou os boys, quando aumentou 3% salários e pensões em ano de crise, quando fez um ridiculo PEC 1 que não serviu para nada, quando adiou até depois do admissivel o pedido de apoio externo!

    PM, bem sei que por estes dias, procurar que as pessoas sejam racionais na análise é complicado! Mas tento ser objectivo na minha análise: sabe... as pessoas não são anjos ou monstros! Todos nós temos defeitos e virtudes! Tal como Sócrates!

    ps - e... Lula da Silva concordou comigo...

    ResponderEliminar
  14. É por essa sua capacidade de análise e clareza de espírito que o leio e falo consigo.
    Na minha humilde opinião, as reformas que refere foram apenas estéticas e não tiveram resultados práticos. Por acaso trouxeram mais justiça social, debelaram as fraudes dos desempregados dos biscates, ou das baixas fingidas ? Não me parece. Na educação... bom andámos a melhorar escolas com despesas avultadas, para as fechar dois anos depois ! Resolveu-se a questão da longevidade e utilidade dos manuais escolares, tb não. Ouviu-se falar do sistema de avaliação de professores, que a funcionar com algum compadrio , não me parece que seja um factor melhorador da qualidade do ensino.
    No que toca às energias alternativas e à I&D, não me pronuncio, porque não conheço as medidas governativas específicas para essas actividades.
    Post Scriptum: uns milhões de portugueses parece que tem uma opinião parecida !

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15:44

    Mesmo depois de tantos anos a estudar retórica, nunca me deixo de me espantar com o efeito que o discurso encantatório tem nas mentes simples.

    Como se o carisma em si mesmo fosse alguma virtude. Quantos grandes facínoras da história da Humanidade não foram carismáticos e, por isso mesmo, arrastaram milhões para a desgraça?

    Ao mesmo tempo este post não deixa de ser um retrato daquilo que é hoje um professor do ensino dito superior.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo15:47

    Não há dúvida que está bem acompanhado pelo Lula. Que fino e excelente exemplo.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo15:49

    Se não viesse a educação e a querida ministra à baila até me admirava. LOL

    Esta Hugo não existe. Também deve estar à espera do julgamento da História, como o outro.

    Este blog, daqui a 100 anos vai ser um verdadeiro case study.

    ResponderEliminar
  18. @anónimo - Não precisa de dizer muitas vezes, basta uma! Sobre o resto, remeto para aqui: "E como todos os homens carismáticos é amado com a mesma intensidade que é odiado, pelo que, da mesma forma que muitos socialistas viram no discurso um homem injustiçado que merecia ter ganho, os militantes dos outros partidos criticaram asperamente o discurso, acusando-o de todas as tropelias!"

    Mas.. eu sou apenas uma mente simples, não sou iluminado como aqueles que têm tanta certeza de si, que nem coragem têm para assinar!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo16:04

    Deixou-me curioso: se o Lula é um mau exemplo, quem é um bom exemplo? Fidel Castro? Bush?!

    ResponderEliminar
  20. @ultimo anónimo - O País só vai melhorar quando o Governo for formado pelos anónimos dos blogues! Aí sim Portugal vai ser governado por impolutas mentes sapientes!!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo16:13

    H, tens aqui alguns bem recalcados! Já me tinham falado da inveja dos professores do secundário com os do superior, mas não sabia que era tanta!

    ResponderEliminar
  22. e pronto... o tema da discussão passou a ser individualizado com opiniões mesquinhas sobre as pessoas e não sobre os factos, desrespeitando a liberdade que cada um tem de se expressar.
    É por esta pequenez mental, que este País nunca vai ser nada.
    Para mim ( e desculpem-me as mentes sapientes - boa H) estas conversas deviam levar a que cada um pensasse o que devemos fazer pelo País, a despertar novos interesses e até quem sabe (não custa ser ambicioso)movimentos cívicos construtivos.
    Em oposição temos disparos aleatórios... enfim !

    Post Scriptum- Há que reconhecer mérito ao Lula pelo que conseguiu num País assolado pela corrupção e desgoverno ao longo de décadas. Nem foi preciso ser Dr. ou Eng.º , apenas precisou de ser honesto e saber-se rodear de pessoas competentes. (o que na minha opinião o JS não foi,nem fez)

    ResponderEliminar
  23. Anónimo16:35

    Sou leitor há dois anos e só hoje comento! Não entendo a celeuma! O H nem foi particularmente assertivo, com excepção do fim: disse uma banalidade, que praticamente toda a gente independente subscreve: Sócrates governou bem ou inicio, muito mal depois!
    Admito que digam o contrário: só não percebo a necessidade de insultar as pessoas! E se o H me permite, lanço uma pergunta: onde o H disse que ser carismático era uma virtude?
    Mentes simples são aquelas que incapazes de interpretar um texto, inventam coisas para ter razão e preferem o insulto ao argumento!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo18:28

    Aqui:

    "Sócrates é depois dos três grandes – Cunhal, Soares e Sá Carneiro – o politico português com mais carisma da democracia!"

    Se lhes chama grandes, está implícito que considera o carisma uma virtude. Ou será que se estava a referir ao comprimento dos homens?

    ResponderEliminar
  25. Anónimo18:47

    Um homem faz cara de mau, abre muitos os olhos e fala grosso,depois só faz merda, mas é muito carismático.

    Um homem enfrenta tudo e todos sem cabeça, sem propósito que não seja consolidar o seu poder, não pagar o que às pessoas merecem, dar dinheiro às empresas dos amigos, mas fez um excelente primeiro mandato: abriu os olhos aos professores, esses mauzões parasitas, enfrentou os médicos, esses privilegiados, Ui que génio, que poder, que susto.

    Como impressiona o povo com a sua determinação,apesar de cega, corrupta e ignorante.

    ResponderEliminar
  26. @anónimo - antes divergia de mim, mas fazia-o com alguma inteligência! Era estimulante divergir consigo! Mas o ódio cega! E hoje roçou a vulgaridade!
    Tenho pena! Entristece-me que pessoas inteligentes se comportem como boçais! (agora pode continuar a insultar, que eu vou passear!)

    ResponderEliminar
  27. Anónimo21:42

    Ó homem, não se amofine que isto é a gente a falar.

    De vez em quando sai uma frase mais seca no calor da discussão. Quero lá saber do Sócrates (pelo menos deste Sócrates... Que tenha muitos meninos.

    Vou mas é fazer o mesmo que vc e vou ver a BD que ainda não vi.

    E por falar em Sócrates, leia As Nuvens, de Aristófanes, edição da Clássicos Inquérito.

    ResponderEliminar
  28. Hewitt09:53

    Brilhante texto.

    ResponderEliminar
  29. Continua-lhe a dar, Hugo!
    Dás a cara pelas tuas opiniões e olha que dar a cara pelo que se acredita parece-me ser um atributo cada vez mais raro, a julgar pelos comentários deste post...

    ResponderEliminar
  30. Anónimo23:34

    Concordo com tudo. Este é de facto um texto que diz tudo o que penso. Parabéns.

    Só mais uma coisa: apostam que socrates ainda vai ser candidato a primeiro ministro? Para não dizer que o vai ser!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!