quarta-feira, julho 15, 2009

100 razões para amar Beja - 96

Foi um leitor que me lançou o desafio para este post! E faço-o porque as entidades visados merecem. Isto e obviamente muito mais. Mas escrevo estas mal paridas linhas com extrema dificuldade!
Deixemo-nos de merdas (para usar a expressão de um gajo): não faço ideia de como escrever estas linhas. Porque há coisas na vida, que apenas quem as vive consegue entender!
Não sou pai. E provavelmente muito por causa dessa frustração, sou um tio fanático, dos mais maravilhosos sobrinhos do mundo! E não os imagino de outra maneira!
Assumo a minha fraqueza: mas não sei como conseguia reagir se algum dos meus príncipes fosse uma criança portadora de deficiência. E não faço ideia de onde os pais destas crianças vão roubar forças para suportar sorrindo estas dificuldades que a vida oferece.
Como tenho uma profundíssima admiração e respeito por aqueles que profissionalmente se dedicam a crianças assim: porque sei que mais do que uma profissão é uma devoção! Porque sei que são pessoas com uma inestimável capacidade de entrega, pessoas que numa sociedade tão egoísta, escolhem pensar nos outros primeiro.
Muitas vezes pensei em ajudar estas entidades: mas sou uma besta cobarde a quem sempre faltou a coragem de passar da prosa para o actos. Por outro lado, temo que em nada ou muito pouco poderia ser útil. Apesar de reconhecer que todos são poucos para ajudar!
Sublinho hoje a Cercibeja e o Centro de Paralisia Cerebral, cujo excepcional trabalho é reconhecido por toda a cidade. Como toda a cidade ainda reconhece as dificuldades de meios humanos e financeiros que se debatem, tornando a sua difícil tarefa absolutamente excepcional.
Mas se destaco estas entidades, é para os pais e restantes familiares destas crianças que dedico este pequeno e mal escrito texto, em homenagem à sua coragem e destreza, um elogio à forma como não desistem de sorrir e acreditar no lado bonito da vida. Porque acho notável esta capacidade única de amar incondicionalmente, de dar de si tudo, apenas em troca de um tímido sorriso...

4 comentários:

  1. Muito bem lembrado e - apoiado!

    ResponderEliminar
  2. Raquel01:30

    Merecem todo o nosso apoio, carinho, respeito, admiração...
    Os pais lutam pelo bem estar destas crianças e se nao fossem estas instituições, era impossivel manter um emprego, uma carreira, uma vida social e familiar mais estavel!
    é quase inexistente um apoio mais eficiente ! Não me refiro apenas a ajudas economicas, mas o apoio de foro psicologico é pertinente, formação para pais , irmãos,linhas e gabinetes de apoio ...

    excelente razão para amar beja

    (parabens ao leitor "sensivel")

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:05

    futebolbeja.blogspot.com

    o novo blog sobre o futebol do distrito.
    mt interessante, visitem

    ResponderEliminar
  4. Hugo - Já vais nas 96. Está quase!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!