segunda-feira, março 02, 2009

Breves notas sobre a recandidatura de Francisco Santos

Rapidamente - por imposições académicas - esboço breves notas sobre a apresentação pública da candidatura do PCP (os verdes não surgem na lista) para a Câmara Municipal de Beja.
Casa muito cheia - 700 pessoas, sempre são 700 pessoas e vem provar que a máquina comunista está atenta e a trabalhar - para uma lista em que a grande surpresa é a ausência de surpresas!
Não sei se é bom ou mau, mas é significativo que as reuniões internas do PCP já não são um santuário sagrado e durante os últimos meses fomos ouvido pormenores sobre as listas!
Francisco Santos conseguiu ser o candidato e Miguel Ramalho reforça o seu papel como número dois (e caso o PCP ganhe será Presidente em 2012!); entra uma senhora (quotas, oblige) e a maior surpresa parece ser a entrada na lista de José Monge. (eu tinha afirmado em Setembro que FS era o candidato e em Janeiro nesta crónica expliquei as razões)
Não vou criticar, contrariamente à vox populi. Respeito que as pessoas mudem de opinião e alguém tornar-se comunista não é nem crime nem defeito de carácter (e rezam as crónicas, que ontem levantou bem o punho e gritou!!): recordo que aparece em quinto da lista, logo não vai ser eleito, pelo que não vejo o facto como uma transacção comercial (dito isto, se JM surgir em alguma empresa municipal, obviamente que pensarei o inverso e qualificarei a conduta que ora defendo como abjecta!).
Mais. Excelente a escolha do Paulo Ribeiro. É o reconhecimento que o PCP está a perder os jovens e escolheu para mandatário alguém que merece respeito e consideração entre todas as idades, os jovens em especial (pessoalmente, sempre fui fã do Paulo!).
Sobre o conteudo das propostas, só posso dizer bem das ideias base ontem apresentadas, a saber: tornar Beja a melhor capital do Alentejo e a necessidade de amar a cidade! Aliás, convido mesmo os meus leitores a lerem estes meus dois textos: apaixona-te por Beja e coisas aqui da terra.

15 comentários:

  1. Anónimo13:00

    Quem diria que voce ainda vinha a ser o ideólogo do PCP. eheheheheh

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:32

    Isto não se faz, deixar 400 pessoas de pé, e de idade já avançada, uma vez que o auditório tem cerca de 300 lugares.
    Levaram cadeiras?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:50

    não é faça muita diferença mas não foram 700, mas sim 800 e qualquer coisa( eu sei do que falo porque o meu patrão vai querer receber o dinheirinho dos almoços que serviu a mais dos 700)e não como deve calcular o má lingua o almoço não foi servido no auditório.

    ResponderEliminar
  4. @anónimo 5.50 - O numero que falo foi o que vinha na Imprensa. Salvo erro usado pelo candidato. Apesar da minha secreta esperança, não fui convidado!
    E espero que tenha tido uma boa gorjeta depois de tão intenso trabalho!!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:44

    H admiro a sua versatilidade!!
    Eu não gosto deles nem com molho de tomate...nem vê-los!

    ResponderEliminar
  6. @anónimo - Movem-me diferenças ideológicas; mas nunca tive pejo em criticar ou elogiar!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:58

    diferenças ideológicas???em relação a quem???...à politica???todos temos....mas se quizermos analisar os resultados eleitorais para as autárquicas e para as legislativas, os mesmos raramente se cruzam, o que grosso modo significará que para as autárquicas os eleitores votam em projectos/pessoas e não em partidos.

    ResponderEliminar
  8. @toino - Em relaçao ao PCP tenho profundas e fundas diferenças ideológicas; mas ainda recentemente escrevi que na questão autárquica é de somenos importância!
    Por isso mesmo, tenho elogiado Serpa e Vidigueira, por exemplo. Sobre a CMBeja, mais que um problema ideológico é uma questão de falta de competência!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21:20

    h. vamos deixar os eleitores analisar essa sua opinião de falta de competência.
    PS:já agora fale-me um pouco da lei das pluralidades, isto sim é idiologia...talvez politica.

    ResponderEliminar
  10. @toino - qual lei se refere?
    Sobre a "falta de competência" obviamente que compete aos eleitores pronunciarem-se! Limitei-me a dar a minha opinião, com a frontalidade que sempre o fiz! Elogio quando acho que devo elogiar, critico quando me parece criticável e não escondo que o balanço que faço do mandato é bastante negativo!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22:00

    H,anda distraido. qual foi a lei q o nosso PR não promulgou hoje, e q diz respeito ao afamado "jornal do municipio"

    ResponderEliminar
  12. @meu caro toino - o meu bom amigo é que anda distraído! Já escrevi no blogue sobre essa lei, explicando porque discordo da mesma. Esteve bem o PR.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo23:45

    O PR já os lixou.
    Queriam que a Ambaal ficasse sem o DA mas tiveram azar.
    Queriam dominar tudo, CA, PAX e agora DA.
    Democraticamente só eles é que tinha voz.
    Boa PR Cavaco Silva

    ResponderEliminar
  14. @anónimo - Escrevi há minutos no Alvitrando: parece-me um evidente disparate pensar que esta lei se preocupa com o Diário Oficial do Alentejo! É óbvio que visa o caso da Madeira!
    Mas.. é uma boa notícia para o Xico: vai ter a sua rádio e o seu jornal para a campanha!
    Sobre as suas considerações sobre a Pax e o CA, são opiniões suas, feitas anonimamente, sem as justificar!

    ResponderEliminar
  15. eu lembro-me desse amigo Miguel Ramalho aqui há uma década atrás...
    Agora vão lá ver a vidinha do amigo.

    é uma vergonha...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!